AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Arqueologia na Unisc completa 45 anos.
Atividades com escolares.
 
Escavação arqueológica.
Preservação do patrimônio arqueológico.
 

Fundado em 1974, o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Unisc (Cepa), entidade de caráter Científico e vinculada ao Departamento de História e Geografia da Instituição, está completando 45 anos. As pesquisas desenvolvidas propiciaram um importante acervo, beneficiando significativamente a comunidade acadêmica da graduação e da pós-graduação, acervo este que já proporcionou a produção de várias monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Para registrar e difundir a produção científica, o Cepa mantém a edição de um periódico - Revista do Cepa, sendo esse o primeiro periódico a ser editado pela instituição. A edição de nº 1 ocorreu no ano de 1974 e, ao longo dos anos subsequentes, inúmeros artigos inéditos foram publicados, sendo que seus exemplares integram o acervo bibliográfico das principais bibliotecas do país e exterior.

Para o coordenador do Cepa, Sergio Klamt, entre os objetivos do Centro está elaborar projetos de pesquisa em arqueologia pré-histórica e histórica, desenvolver programas de acompanhamento e salvamento arqueológico em empreendimentos como usinas hidrelétricas, complexos industriais, rodovias, linhas de transmissão, loteamentos, bem como propiciar atividades de iniciação científica a acadêmicos da Instituição. “Então, completar 45 anos representa o reafirmar o compromisso da Unisc com a preservação e a divulgação do patrimônio cultural”, salientou.

O Cepa funciona no Prédio do Memorial da Unisc e o fone para contato é o (51) 377-7628.

 

MENU PRINCIPAL