AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Considerando que a saúde bucal representa um aspecto importante da saúde geral e do bem-estar dos indivíduos desde idades precoces, será realizada uma pesquisa para avaliar as condições de saúde bucal de pré-escolares e os impactos das mesmas na qualidade de vida da criança e de sua família. A pesquisa ocorre no Dia D da campanha de multivacinação, 24 de setembro, com crianças de 2 a 5 anos de idade, no município de Santa Cruz do Sul.

A campanha acontecerá em diferentes postos de saúde, porém a avaliação das condições de saúde bucal acontecerá em dez deles. Os pais ou responsáveis pela criança serão convidados a participarem. Aceitando, preencherão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responderão a um questionário e a criança será avaliada. Após a avaliação, os pais ou responsáveis serão informados quanto às condições de saúde bucal da criança. Esse projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisc, sendo que os integrantes foram capacitados e calibrados para fazerem a avaliação.

De acordo com as responsáveis pela pesquisa e professoras do curso de Odontologia da Unisc, Beatriz Baldo Marques e Renita Baldo Moraes, a partir dos resultados da pesquisa quanto às condições de saúde bucal das crianças e das percepções de seus responsáveis, podem ser propostas ou revistas as ações em saúde que tenham o objetivo de propiciar melhores condições de vida. “Destaca-se que, embora a maioria das doenças bucais possa ser prevenida, muitas pessoas no mundo inteiro sofrem de dor e desconforto bucal”, salientaram.

A pesquisa foi autorizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul e conta com a parceria da mesma, com a participação de profissionais da rede municipal de saúde, acadêmicos e docentes do curso de odontologia da Unisc e da Universidade Federal de Santa Maria.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL