AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A equipe Baja de Galpão da Unisc disputa a 26ª edição da competição Baja SAE Brasil, entre os dias 11 e 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O grupo de 20 pessoas vai atrás de um sonho, idealizado há dez anos e que cada vez fica mais próximo: a vaga no Mundial da competição. Voltado totalmente à prática, a Baja SAE oferece a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Para tanto, os alunos se envolvem com o desenvolvimento de um baja (o modelo do carro) desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A equipe Baja de Galpão, dos cursos de Engenharia da Unisc, já venceu a etapa regional em 2016, que envolveu instituições de ensino da Região Sul do Brasil. No ano passado, buscou o título nacional e ficou em sexto lugar, sendo sua melhor colocação até então, desde que começou a participar do certame, em 2010. Para ir ao Mundial, que vai ser disputado de 3 a 6 de junho em Illinois, nos Estados Unidos, a Baja de Galpão precisa ficar entre as três primeiras colocações na semana que vem. “É o nosso sonho. Temos isso traçado como meta, dentro do nosso planejamento estratégico. Estamos há dez anos tentando e sabemos que não é fácil”, comentou Fernando Sansone, professor do curso de Engenharia de Produção e coordenador do projeto Baja. Além dele, a delegação santa-cruzense é formada pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Flávio Thier, e alunos.

Embora a competição comece no dia 11, desde o final de 2019 a Baja de Galpão já trabalha para a participação da equipe no certame. Ao projetar o veículo a ser apresentado, é necessário escrever e enviar à organização um relatório, que já rende pontos. “Essa primeira etapa da competição vale 120 pontos. Já recebemos o feedback da organização e, até o momento, estamos em 11º lugar entre as mais de 70 equipes participantes”, afirmou Sansone. “É a nota de relatório mais alta que obtivemos até agora, em todos esses anos. Isso nos anima para a competição da semana que vem”. Na disputa em São José dos Campos, primeiramente serão analisados quesitos de segurança do carro, como frenagem e manobrabilidade, além de avaliações sobre o controle de desvios de obstáculos.

Texto: Cristiano Silva/Gazeta do Sul

Fotos: Alencar da Rosa

MENU PRINCIPAL