AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Convênio foi assinado nesta terça-feira, na Unisc, com a presença do governador Eduardo Leite

 

 

 

Em solenidade realizada no Auditório Central da Unisc nesta terça-feira, 20 de julho, com a presença do governador Eduardo Leite, o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAPEN), e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) assinaram um Acordo de Cooperação para ofertar cursos de graduação no formato de Ensino a Distância (EAD) para a população privada de liberdade. Por meio do convênio, serão concedidas bolsas integrais de estudo para que cinco apenados do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul cursem o ensino superior. O documento foi assinado pelo governador do Estado, Eduardo Leite; pela reitora da Unisc e presidente da Apesc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Hauschild; e pelo superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza.

“É um ato que vai ao encontro do que apregoamos em termos de respeito aos direitos humanos. Essa ação, com certeza, fará muita diferença na vida dos apenados que vão ter a oportunidade de cursar o ensino superior”, disse a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer. “Ainda que nem todos os apenados usufruam das oportunidades, cabe ao Estado o papel de oferecer mecanismos de ressocialização, que são permitidos por meio do trabalho e da educação, e é isso que estamos fazendo aqui, até porque grande parte da população carcerária não possui acesso ao ensino superior”, frisou o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Hauschild, que participou do evento juntamente com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, fez menção ao trabalho comunitário desenvolvido pela Unisc e reforçou a importância de a Instituição ser parceira do município em ações de âmbito comunitário. “Essa é uma parceria extremamente relevante para a inserção social, pois temos a plena consciência de que a educação e o saber são as melhores ferramentas que podemos oferecer para a ressocialização dos apenados, pois um dia todos eles vão retornar ao convívio social”, revelou.

Por fim, o governador Eduardo Leite ressaltou a satisfação de poder firmar um convênio destinado ao sistema prisional com uma instituição comunitária como a Unisc. “Quando se fala em sistema prisional pressupõe-se punição a quem infringir as regras no convívio social, e isso é verdadeiro. Entretanto, também é oportuno colocar em prática o processo de ressocialização que é tão necessário, e a sociedade precisa estar consciente disso e vencer os preconceitos. Desse modo, quando viabilizamos oportunidades como essa que estamos celebrando hoje aqui na Unisc, estamos trabalhando pela reinserção social não simplesmente de apenados, mas de seres humanos, que é assim que precisam ser vistos por todos nós”, enfatizou.

 

MENU PRINCIPAL