AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Nesta terça-feira, 17 de março, a Associação Pró-Ensino Associação em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa seus 58 anos de atividades. A entidade surgiu no início da década de 60, por meio da mobilização da comunidade santa-cruzense, que uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Em decorrência disso, em março de 1962, era fundada a Apesc, Instituição sem fins lucrativos, integrada por representações da comunidade: entidades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação e clubes de serviço.

O engajamento da Apesc com a sociedade, atualmente, se concretiza por meio das ações desenvolvidas por suas quatro mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC), buscando sempre direcionar seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde está inserida.

A presidente da Apesc e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, lembra que, através das atividades de suas mantidas, nas áreas da educação e da saúde, a Associação direciona seus esforços para o desenvolvimento das demais regiões onde atua. “São ações que evidenciam um movimento feito em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental, fomentando o exercício da cidadania e da inclusão social e fortalecendo a identidade comunitária da Apesc, cuja missão é justamente essa”, enfatiza.

Nesse contexto, a Apesc deu mais um passo importante na promoção de ações em prol do desenvolvimento da região. Juntamente com a Prefeitura Municipal, prepara a instalação do Hospital Veterinário. Destinado ao atendimento de animais de pequeno e grande porte, o complexo de saúde também servirá de ambiente de aprendizado para os alunos do curso de Medicina Veterinária. As obras do Hospital Veterinário estão em andamento e a primeira etapa deve estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano. 

MENU PRINCIPAL