AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) promoveu duas atividades on-line em parceria com a Universidad Internacional SEK do Equador (Uisek), conveniada da Universidade de Santa Cruz do Sul. No dia 4 de maio, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (PPGSPI), Elpidio Oscar Benitez Nara, ministrou um webinar para a comunidade acadêmica da Uisek, tendo como tema Tecnologias para que a indústria 4.0 sobreviva em tempos de Covid-19.

Já no dia 25 de maio, a convite do professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, Heron Begnis, o coordenador do curso de Negócios Internacionais da Uisek, Diego Herrera, fez uma fala para os alunos da disciplina Economia Internacional, sobre a adoção do dólar americano pelo Equador como moeda corrente no país, implicações sobre a economia interna e comércio internacional.  

 

Percepções dos participantes:

"Quando nos deparamos com um automóvel estacionado e desejamos colocá-lo em movimento, temos a alternativa de empurrar para que o motor pegue no tranco ou acionar o sistema de partida elétrica, que está lá e não requer nenhum esforço maior. A internacionalização é assim, queremos viajar, trazer professores e estudantes do exterior, mas o sistema de partida está disponível e a custo próximo de zero: a Internet e suas ferramentas. Parece que a pandemia foi essa força bruta que colocou a iniciativa em movimento, sendo que bastava apenas um start na tecnologia que já estava disponível. Foi isso que aconteceu com o evento. Estávamos trabalhando o conteúdo de sistemas cambiais na disciplina de Economia Internacional e o Equador representa um exemplo radical e raro do emprego do currency board. Pensando nisso, nada mais interessante para reforçar o processo de aprendizagem do que proporcionar aos estudantes a fala de um especialista da área que viveu e vive esta realidade em seu país” (HERON BEGNIS).

"A experiência do webinar da Uisek do Equador sobre o tema da Indústria 4.0 x Covid-19 possibilitou uma boa oportunidade de visibilidade internacional do PPGSPI e, ao mesmo tempo, estreitar relações para futuros intercâmbios” (ELPÍDIO NARA).

Ambas as ações reforçam a importância dos acordos internacionais sólidos como o que mantemos com a Universidad Internacional SEK. Além disso, vemos que o conhecimento não tem fronteiras e as atividades on-line são o caminho da internacionalização em casa, porque podemos nos conectar com pessoas do mundo todo sem qualquer custo. Para a AAII, será uma satisfação poder colaborar com novas ações nesse formato em diferentes cursos para permitir as interações internacionais de professores e contribuir com o aprendizado global dos estudantes da Unisc” (CRISTIANA MUELLER, coordenadora da AAII Unisc).

Para a Uisek, é muito importante aprofundar seus laços de cooperação internacional com a Unisc, com quem temos acordos desde 2015. Nestes anos, trabalhamos com mobilidade e internacionalização em casa, onde nossos alunos puderam conhecer uma cultura interessante e ter um sólido conhecimento. Atualmente, estamos colaborando com seminários on-line e aulas-espelho, que nos permitem ter experiências comparativas entre o Equador e o Brasil e fornecer aos nossos alunos componentes internacionais para se tornarem profissionais globais” (KAREN GARZÓN, Assessoria Internacional da Uisek).

 

 

 

 

 

 

MENU PRINCIPAL