AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado em Sistemas e Processos Industriais

Emancipada em 28 de setembro de 1878 e com cerca de 129 mil habitantes, Santa Cruz do Sul está localizada no Vale do Rio Pardo, no centro do Rio Grande do Sul, distante 147 km da capital Porto Alegre. É o 2º município que mais gerou empregos no Brasil em 2017, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Seu Produto Interno Bruto (PIB) total é de aproximadamente R$ 7,7 bilhões – o sétimo colocado no ranking do Estado – e a sua principal produção está focada no tabaco, na metalurgia, na alimentação, nos plásticos e na borracha.

A cidade conta com 24 hotéis e pousadas, além de 141 restaurantes e diversos bares, choperias e cafeterias, que oferecem uma grande variedade de opções gastronômicas. Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul e é conhecida por ser sede da maior Oktoberfest do Estado, uma festa popular germânica que ocorre anualmente no mês de outubro. Também conhecida como Festa da Alegria, é a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina.

O município sedia, ainda, um dos maiores festivais de arte amadora do Estado, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart); grandes eventos realizados no Autódromo Internacional; a tradicional Festa das Cucas; e diversas outras atrações que ocorrem durante o ano e atraem visitantes de várias localidades do Estado e do país.

MENU PRINCIPAL