AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado Profissional em Psicologia

 


 

É com satisfação que divulgamos um livro - PRÁTICAS RESTAURATIVAS: da pesquisa à extensão universitária - organizado pelo Professor Eduardo Steindorf Saraiva, juntamente com a Professora Fabiana Spengler.

O livro apresentado foi organizado por integrantes do grupo de pesquisa Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UNISC, e escrito por pesquisadores, docentes, graduandos, mestrandos e doutorandos de vários campos disciplinares (Direito, Psicologia, Sociologia, etc.), de diferentes estados do País e com variadas inserções sociais e profissionais.

Para acessar o livro basta fazer o cadastro, clicando em “cadastre-se”. Depois é só fazer o download em: https://www.esserenelmondo.com/pt/direito-prAticas-restaurativas-ebook210.php

 


Lançamento do 1º E-book do PPGPsi

É com grande satisfação que durante o I Seminário Científico “Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções” o PPGPsi-UNISC lançou a publicação do seu primeiro E-book: Pandemia COVID-19: saúde mental e práticas sociais. Organizado pelos Professores Letícia Lorenzoni Lasta, Jerto Cardoso da Silva, Marcus Vinicius Castro Witczak.

O E-book está disponível para download gratuito em: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-profissional-em-psicologia/e-books

Agradecemos imensamente pela participação de todos e todas!

 


 

No dia 01/10/2021 às 8:30h durante o I Seminário Científico "Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções", promovido pelo Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC, o Professor do PPGPsi Dr. Pedrinho Guareschi, Phd em Psicologia Social, falará sobre "A formação de pesquisadores e as produções acadêmicas em Pós-Graduação”.

Convidamos a comunidade a participar do evento, ele é aberto e gratuito. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/2Ydrr10

O evento será transmitido através do YouTube, pelo canal "Unisc Ao Vivo", a partir das 08h30.

 

 


No dia 01/10/2021 a Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo, Professora  PUC-Campinas dos programas Graduação e Pós-graduação em Psicologia, participará do I Seminário Científico "Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções", promovido pelo Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC e falará às 17h sobre as "Lições da pandemia para educação e saúde". 

Convidamos a comunidade a participar do evento, ele é aberto e gratuito. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/2Ydrr10

 

 

 


O Professor Pedrinho A. Guareschi participou no dia 21/09/2021, do Chimarrão Profético, um programa que falou sobre “O centenário de Paulo Freire”, (importante educador, filósofo e também o Patrono da Educação Brasileira).

 


A Professora Silvia participou no dia 16/09 do XIII Seminário da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia em uma mesa sobre os Mestrados Profissionais e suas contribuições para a Ciência e a Profissão. A coordenadora do mestrado apresentou a experiência do PPGPsi até aqui, deu exemplo dos produtos técnicos desenvolvidos e das bancas finais já realizadas.

 

 


Neste sábado passado, dia 11/09/2021, iniciou uma atividade voltada à comunidade em geral com mais de 60 anos. Oficina ministrada pelas mestrandas do PPGPsi Lais Schwarz e Mariluza Bender, sob a coordenação da Professora Silvia Coutinho Areosa.

A atividade remota que está sendo promovida pela UNIAMA da UNISC terá 10 encontros gratuitos pela plataforma Meet, para levar às pessoas idosas, dicas de como manter sua mente ativa e envelhecer com qualidade de vida.


No dia 27/08, Dia do Psicólogo, o Mestrado em Psicologia da UNISC, juntamente com o curso de Psicologia, realizou um evento comemorativo transmitido via Youtube - Uma palestra com o tema: O Desenho do Trabalho no Contexto da Pandemia ministrada pela Professora Doutora Silvana Regina Ampessan Marcon (UCS).

O evento contou também, com o lançamento do livro - Riscos e Proteção Psicossocial: Trabalho, Saúde Mental e Práticas Sociais, organizado pelas Professoras Silvia Virginia Coutinho Areosa e Silvana Regina Ampessan Marcon, o qual é fruto das produções do I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais realizado em 2020.

Agradecemos pela participação de todos e todas!


O projeto " Vale a Vida",  coordenado pelas professoras do Mestrado em Psicologia da UNISC Edna Linhares Garcia e Silvia Virginia Coutinho Areosa e propõe sessões de telepsicoterapia, de forma gratuita, foi apresentado em programa de rádio.

Link da entrevista:
 

PPGPsi-UNISC promove Capacitação on-line sobre a Plataforma Brasil

Na manhã do dia 13/08/2021, às 10h, foi realizada uma capacitação gratuita, na modalidade online, para docentes e discentes sobre "Envio de projetos na Plataforma Brasil", ministrada pela Professora Lisoni Muller Morsch, da UNISC. A capacitação proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas sobre os documentos necessários e como deve ser feito o envio do projeto de pesquisa ao CEP.
Agradecemos pela participação de todas/todos e pelas dicas da professora Lisoni!
 

 


Defesa de trabalho final no Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc

Na próxima quinta-feira, dia 22/07/2021, às 14h, estará ocorrendo a defesa do trabalho final "Estudo do fenômeno suicídio e suas variáveis em ambiente militar das forças armadas na região Sul do Brasil", da mestranda Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro. A banca examinadora estará composta pela professora orientadora Dra. Vera Elenei da Costa Somavilla (PPGPsi-UNISC), pela professora Coorientadora Dra. Silvia Areosa e pelas professoras avaliadoras Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPsi-UNISC) e Dra. Milena Silva Lisboa (CPgPsi-EBMSP).

 

 


 

Publicação de livro com textos dos trabalhos apresentados no I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais do RS

É com satisfação que o PPGPsi-UNISC divulga a publicação de seu novo livro "Riscos e Proteção Psicossocial: Trabalho, Saúde Mental e Práticas Sociais", pela Editora ediPUCRS, organizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e financiado pela FAPERGS. O livro apresenta trabalhos selecionados do I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais, realizado na UNISC em 2020. O livro será lançado em evento do Programa, a ser divulgado nas Notícias e Redes Sociais do PPGPsi-UNISC (Facebook: https://www.facebook.com/mestradoprofissionalempsicologia/ Instagram: https://www.instagram.com/mestradoempsicologiaunisc/?hl=pt-br).
 
 

 Mestranda Daielle Marion, da primeira turma do PPGPsi-UNISC, tem seu produto técnico registrado

É com alegria que o Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC informa sobre aprovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de produto técnico elaborado pela mestranda Daiellle Marion, e demais autorias (professora do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais Rejane Frozza, professora do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e colaboradora do Mestrado Profissional em Psicologia Liane Mahlmann Kipper, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia Silvia Virginia Coutinho Areosa, acadêmico de Ciência da Computação, sob orientação da professora Dra. Liane, Douglas Dotto).

Trata-se do registro do aplicativo Sistema Inteligente para auxílio na avaliação e intervenção de Doenças de Demência (SIDD), desenvolvido para auxiliar os profissionais da saúde no acompanhamento de pacientes com doenças de demência.

Mais informações em: https://www.unisc.br/pt/noticias/aplicativo-como-ferramenta-de-avaliacao-e-intervencao-de-doencas-de-demencia 

 


PPGPsi-UNISC promove Oficina Lattes

Na manhã do dia 25/06/2021, às 9h, foi realizada uma oficina gratuita, na modalidade online, para docentes e discentes sobre "Registro de Produções no Currículo Lattes voltado aos PPGs", ministrada pela Assistente de Pesquisa e Pós-Graduação da UNISC, Luiza Vitalis. A capacitação proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas sobre inclusão e atualização de informações referentes ao Currículo Lattes, tendo em vista a necessidade prática de que a comunidade acadêmica tenha cadastro e mantenha as suas informações atualizadas.
Agradecemos pela participação de todas/todos e pelas dicas e parceria com a Luiza!
 
 

  


Artigo em jornal sobre o mês de combate à violência contra população idosa
A professora e coordenadora do PPGPsi-UNISC, Dra. Silvia Areosa, deu entrevista ao Jornal Gazeta do Sul sobre a saúde mental da população idosa na pandemia, em alusão ao mês de combate à violência contra a população idosa. O artigo pode ser lido em formato impresso (22/06/2021) ou online, em: https://www.gaz.com.br/junho-e-o-mes-de-combate-a-violencia-contra-os-idosos/ 
 
 

Mestrado Profissional em Psicologia UNISC realiza primeira banca final

Na última sexta-feira, 28/05/2021, às 14h, ocorreu a primeira banca final do PPGPsi UNISC, na modalidade online, com a pesquisa-intervenção que versou sobre HIV/AIDS e a atenção à pessoa idosa em uma equipe multidisciplinar, da mestranda Isis Carvalho:

 

 

 

O PPGPsi-UNISC agradece a participação de todas/todos, especialmente a banca examinadora, composta pelo professor Dr. Eduardo S. Saraiva, a professora Dra. Tania Maria Cemin Wagner e a professora Dra. Silvia Areosa. 

 


Capacitação para docentes e discentes PPGPsi-UNISC sobre produtos técnicos

Na manhã do dia 14 de maio foi realizada uma capacitação gratuita, na modalidade online, para docentes e discentes do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC sobre "Ativos de Propriedade Intelectual como produção técnica", ministrada por Isabel Grunevald, coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT-UNISC). A capacitação proporcionou um espaço importante de aprendizagem sobre os produtos técnicos e prioritários para a área da Psicologia, das possibilidades de criação e inovação em um mestrado profissional, além de ter possibilitado um espaço para sanar dúvidas com a coordenadora do setor de inovação e transferência de tecnologia de nossa universidade.
Agradecemos pela participação de todas/todos e pela parceria com a coordenadora do NITT-UNISC, Isabel! 
 

 


PPGPsi-UNISC promove minicurso sobre escritas e leituras acadêmicas

Anualmente o PPGPsi promove cursos, capacitações e assim, para iniciar as atividades de 2021, nos dias 23 e 30 de abril ocorreu o minicurso "Percursos Clandestinos de escritas e leituras acadêmicas", ministrado pelo professor Dr. Diego Orgel Dal Bosco Almeida (Pesquisador de Pós-doutorado em Educação - PNPD/Capes da UNISC). O minicurso foi desenvolvido com as temáticas : a) Bússolas para jovens pesquisadoras/es: ler e escrever no mestrado/doutorado; b)Vida acadêmica clandestina: hábitos, práticas e percursos... O que já sabemos sobre a elaboração da proposta/projeto?; c) Escrita, leitura e o tempo de "pomodoro"; d) Corujas e cotovias: roda de conversa virtual. 

Além das importantes referências e dicas, o minicurso gratuito possibilitou um espaço para trocas entre as/os mestrandas/os e as/os acadêmica/os de graduação bolsistas de IC, foi tratada as dificuldades encontradas nos percursos acadêmicos e as estratégias possíveis para organização e fluidez das escritas e leituras. Agradecemos pela participação de todas/os e principalmente pela parceria e disponibilidade do professor Dr. Diego!

 

 

 


Professora PPGPsi-UNISC fala sobre o Dia da Resistência Indígena

No dia 19 de abril, Dia da Resistência Indígena, a professora Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes participou do podcast Cadeira na Calçada, a convite do Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará - UFC.

 

Entrevista disponível em: https://open.spotify.com/episode/0N9fPTWTG65gGrdIAxgDwn

 

 

Mestranda e professor do PPGPsi-UNISC publicam capítulo em novo E-book

A mestranda Tatiana Weber Mallmann e o professor Dr. Eduardo Steindorf Saraiva publicaram o capítulo intitulado "O Eu no plural que nos circunda" no E-book "Olhares multidisciplinares sobre o processo de ensinar e aprender", organização de Adilson Tadeu Basquerote Silva, Eduardo Pimentel Menezes (1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021).

Disponível em: https://editorabagai.com.br/product/olhares-multidisciplinares-sobre-o-processo-de-ensinar-e-aprender-docencia-autoria-e-subjetividade/

 

 
Professora PPGPsi-UNISC fala sobre educação e inclusão no Podcast Scielo em Perspectiva: Humanas
 
A professora Dra. Betina Hillesheim participou do Podcast Scielo em Perspectiva: Humanas falando sobre a temática "A educação e os desafios para a inclusão de grupos em situação de risco ou vulnerabilidade social". A notícia e podcast estão disponíveis no site oficial: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/04/29/a-educacao-e-os-desafios-para-a-inclusao-de-grupos-em-situacao-de-risco-ou-vulnerabilidade-social/#.YJ1VKLVKjIU

 


 
Capacitação sobre o Portal de Periódicos CAPES
 
No dia 09/04/2021, às 17h, o Mestrado Profissional de Psicologia da UNISC promoveu uma capacitação gratuita para suas/seus mestrandas/os sobre o Portal de Periódicos CAPES. 
A capacitação foi realizada por equipe da Biblioteca Central da UNISC na modalidade remota. 
Considerando a importância da plataforma CAPES e sua abrangência, a capacitação serve para aprender algumas ferramentas específicas que facilitam a pesquisa em Psicologia e, por isso, tal atividade é promovida anualmente pelo PPGPsi.
 
 

 


 

Matéria no site Rede Lajeado sobre projeto com idosas/os da professora Silvia Areosa

O site Rede Lajeado de Informação e Tecnologia publicou matéria intitulada "Mulheres em protagonismo: professora da Unisc desenvolve projeto de apoio aos idosos" onde apresenta entrevista com a professora e coordenadora do PPGPsi-UNISC, Silvia Areosa, e integrante mestranda Eduarda Corrêa Lasta, sobre o projeto O Telecuidado a pessoa idosa - UNISC:
 
"No total, o projeto acolheu 636 pessoas por telefone. Para viabilizar o trabalho, Silvia treinou uma equipe de voluntários, entre acadêmicos de Psicologia, residentes do Hospital Santa Cruz e uma mestranda da Unisc. Os atendimentos eram realizados das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. 'Nosso maior objetivo era escutar as pessoas e suas angústias, passando a mensagem de que elas não estavam sozinhas', aponta Silvia."
 

 

 


 

Revista PSI UNISC está com chamada aberta para dossiê temático

A Revista PSI UNISC, em parceria com a equipe de organização - UNISC e UCS - do “I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia”, realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, convida a todas e a todos para submeterem seus manuscritos para o dossiê temático “Riscos, Proteção Psicossocial e Saúde Mental”, até o dia 12/04/2021.

Também serão recebidos manuscritos que estejam de acordo com a temática, mesmo que não tenham sido apresentados no referido evento. 

 

A Revista PSI UNISC foi inaugurada no ano de 2017 e em 2019 passa a estar vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

A PSI UNISC aceita trabalhos originais e inéditos, incluindo relatos de experiência, de pesquisa, trabalhos teóricos, históricos e ensaios vinculados às temáticas que são foco da revista. Não há cobrança de taxas para avaliação ou publicação.

A PSI UNISC encontra-se em formato eletrônico, hospedada no Portal da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Assim, para fazer a submissão, por gentileza, informe-se acerca das normas de publicação, nas orientações aos autores acessando o site da Revista em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/about/submissions#authorGuidelines

Seguindo a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas, a PSI UNISC disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores sendo de livre acesso.

 

 

 

I Mini Curso organizado pelo PPGPsi

 


1º Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia

O Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc promove nos dias 19 e 20 de novembro o 1º Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia. O evento científico ocorre de forma remota e compartilhado com a UCS, tendo como tema central Riscos e Proteção Psicossocial, Saúde e Trabalho; Saúde Mental e Práticas Sociais. O Congresso terá convidados de renome nacional e internacional para discutir essas temáticas e a sessão de abertura e de encerramento serão transmitidas diretamente pelo youtube. Mais informações sobre o evento estão no site https://www.unisc.br/site/congresso-ppgpsi/index.html
De acordo com a coordenadora do PPGPSI da Unisc, Silvia Virginia Coutinho Areosa, o grande desafio neste momento é como enfrentar uma pandemia com distanciamento social sem perder de vista a qualidade das atividades acadêmicas e científicas. “É importante destacar que a Unisc continua realizando todas suas atividades com adaptações para o sistema remoto e está até o dia 23 de novembro com inscrições abertas para a turma de mestrado em Psicologia de 2021, assim convida aos interessados que venham assistir esses momentos do nosso 1º Congresso e conhecer mais o nosso curso”, ressaltou.

Os programas profissionais em Psicologia objetivam capacitar profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais de forma interdisciplinar. A partir disso, busca a formação de um profissional apto a propor formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho.

 


 

Mestrado Profissional em Psicologia: inscrições abertas até 23 de novembro

O Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc capacita profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a produção de novas tecnologias no campo da Psicologia. Além de habilitar para a docência, este Programa desenvolve as competências necessárias para prevenção, promoção e intervenção em saúde mental. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até o dia 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html

 

Sheryl Andreatta, acadêmica do Mestrado Profissional em Psicologia, buscou no Programa oportunidades de desenvolver suas habilidades profissionais e de abrir caminhos para a docência.  Confira como tem sido sua experiência no Mestrado:

 

Sheryl, o que motivou você a ingressar na sua área de conhecimento e, depois, a buscar uma Pós-Graduação?

R: Escolhi a Psicologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, pelo meu encantamento pelas diversas formas de ser humano e de estar no mundo.

Tenho o desejo de participar dos processos únicos de transformação pessoal e de realidades. Por isso, quis ampliar o conhecimento na Psicologia, fortalecendo a minha atuação e também a possibilidade de estar próxima do meio acadêmico de forma mais capacitada. Então, retornei para a Unisc que é uma instituição em que confio e acredito.

 

Com a experiência do Mestrado, quais foram as suas transformações profissionais e quais as expectativas para a sua carreira?

R: Minha formação profissional começou na experiência da graduação. Não apenas por ser espaço de construção de conhecimento, mas porque a Unisc despertou e fortaleceu os vínculos que carrego com a Psicologia, com o saber científico e com o respeito ao fazer profissional. Então, ingressei no mestrado em Psicologia buscando abrir portas e me renovar profissionalmente. Acredito que é uma oportunidade de fortalecer a base teórica que norteia a minha atuação profissional e de ampliar meu olhar sobre o mundo e o ser humano.

 

Quais experiências do Mestrado auxiliam nesse processo de ampliar a sua visão sobre o mundo e o ser humano?

R: A vivência do mestrado conectou minha trajetória com a de colegas, em uma turma diversa e extremamente rica. A troca de experiências profissionais, as novas percepções das temáticas e das realidades tem sido essencial para o meu desenvolvimento. Da mesma forma uma equipe de professores qualificados e disponíveis tem sido a base para novas aventuras e descobertas teóricas, pessoais e profissionais.

O mestrado beneficia o diálogo entre teoria e prática o que gera um diferencial importante na atuação. Além disso, nos aproxima de outros profissionais e professores, amplia nosso arsenal teórico e fortalece nosso olhar crítico e técnico, além de gerar novas bases de segurança para uma atuação profissional qualificada e habilitar para a docência, ampliando e muito nossas possibilidades e o nosso fazer.

 

 

Processo de Avaliação e Planejamento Estratégico

No dia 20/12/2019 aconteceu a reunião do planejamento Estratégico e o Processo de Avaliação do Mestrado em Psicologia. Esta reunião contou com a participação dos professores e alunos do curso.

 

 


 

 

 


Alunas do PPGPsi participam de evento organizado pelo SIS-UNISC “Clínica Negritude e Saúde Mental”

Na última quarta-feira, dia 20, Fernanda Landim @nandaclandim e Alice Carvalho @alicepsol , psicólogas negras e mestrandas profissionais de Psicologia da @uniscscs , participaram de uma conversa sobre Clínica, Negritude e Saúde Mental, promovido pelo Sistema Integrado em Saúde (SIS), alusivo ao Dia Nacional de Consciência Negra.

A proposta foi oportunizar espaço de troca sobre a prática psi a partir desta temática.

 


 

Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Centro Cultural da UFRGS e a Faculdade de Educação recebem a oitava edição das Jornadas O pensamento de Rodolfo Kusch. Essa será a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que neste ano tem o título “Territorialidades e Interculturalidades: movimentos seminais na América profunda”. O encontro busca refletir, de maneira aprofundada, sobre as ideias do filósofo argentino, cuja obra condensa o desafio de vincular o pensamento popular, o pensamento dos povos originários e o pensamento acadêmico.

As inscrições para apresentação de resumos expandidos seguem até o dia 30 de agosto, no site do evento. A proposta deve estar relacionada com um dos 11 eixos temáticos: educação, interculturalidades e libertação; povos indígenas: educação, cosmologias e línguas; filosofias do sul e processos de libertação; histórias, memórias e narrativas; corporeidade, espiritualidade e saúde; colonialismo, colonialidade e pensamento decolonial; teatro, artes, literaturas e estéticas; políticas e estudos de América; mulheres, sabedorias e lutas; territórios e territorialidades e modos de estar sendo; América profunda, democracias e movimentos sociais.

O encontro é aberto a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. Inscrições para ouvintes na página da jornada. O evento é gratuito.

A oitava edição das Jornadas O pensamento de Rodolfo Kusch é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRGS), pelo Centro Cultural da UFRGS, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e pelo Programa Pensamento Americano da Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail jornadaskusch2019.ufrgs@gmail.com.

 


No dia 08 de novembro de 2019, o programa de Pós-Graduação em Direito / Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC, protagonizou o XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

 

No eixo temático POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Jacqueline Müllich Fensterseifer, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Mestrado Profissional em Psicologia, e Bianca Silva Carneiro, graduanda do Curso de Enfermagem e bolsista PUIC Voluntária, ambas participantes do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE desta Universidade, participaram apresentando de forma oral o tema “Política Pública e a institucionalização na infância e na adolescência: uma análise reflexiva”, sendo a mesa coordenada pelo Dr. André Viana Custódio e pelo doutorando Rafael Bueno da Rosa Moreira.

 


Conferência entre alunos e professores PPGPsi

No dia 08 de novembro de 2019, durante a aula de Seminário da Linha I do Mestrado Profissional em Psicologia ocorreu a conferência intitulada “Pós-doutorado no Canadá Relato de vivências” ministrada pela professora Karine Vanessa Perez.

Na primeira parte da explanação, a professora abordou aspectos relativos à integração, valores e cultura do Québec. Na segunda parte foi apresentado alguns dados preliminares da pesquisa de pós-doutorado que vem sendo realizada na Université du Québec à Montréal sob supervisão do Prof. Dr. Anderson Araújo-Oliveira. Esta investigação está relacionada ao projeto “Sombras e luzes da formação de ensino em meio à prática: pontos de vistas dos futuros professores da UQAM”.

Na ocasião os mestrandos puderam compartilhar suas reflexões a respeito de seus projetos de pesquisa, fazendo relações e comparações entre a realidade brasileira e a canadense. Também puderam conhecer um pouco mais sobre vivências e estudos no exterior, bem como aprofundar o contato com o sistema educacional e cultural do Canadá.

 

 


 

Mestranda PPGPSI realiza palestra com turma do curso de Psicologia

 

 

No dia 06 de novembro de 2019, Jacqueline Müllich Fensterseifer, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Mestrado Profissional em Psicologia, ministrou a palestra “O diálogo entre a pediatria e a psicanálise sob a ótica de Françoise Dolto” para alunos da disciplina de teorias e Técnicas Psicoterápicas em Psicanálise II, no Curso de Psicologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. 

 


Aluno PPGPsi ministra palestra sobre dependência química

No dia 6 de novembro, o aluno do Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc (PPGPsi), Marcelo Almeron Vasconcelos, ministrou uma palestra na Unipampa, em Uruguaiana, a convite da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Neurociências da referida Universidade. A atividade teve como tema Um Olhar ao Invisível, quando foram abordadas questões da dependência química, da desfragmentação do sujeito e do acolhimento em situações de emergência.


Mestranda do PPGPsi palestra sobre suicídio no Viva Unisc Capão da Canoa

 

 

Durante o Viva Unisc Capão da Canoa, realizado dia 5 de novembro, a aluna do Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), Isis Alves de Carvalho, ministrou a palestra intitulada Suicídio: Informando para prevenir. A atividade foi resultado da parceria da Unisc Capão da Canoa com escolas do município, no sentido de aproximar a Universidade da comunidade, buscando atender as demandas e necessidades da região. Participaram do evento em torno de 50 professores.

De acordo com a mestranda, foram abordadas temáticas relativas aos aspectos preventivos do comportamento suicida, desmitificando alguns mitos em relação a esse fenômeno. “Ademais, foram articuladas novas estratégias de intervenções imediatas e preventivas que podem ser inferidas em diferentes âmbitos, tendo como objetivo melhor assistir as pessoas que apresentem fatores de risco”, salientou Isis de Carvalho.

 


Docentes do PPGPsi participam de evento em Porto Alegre

Professoras Cristiane Redin, Silvia Areosa e professor Pedrinho Guareschi

 

Entre os dias 26 e 28 de outubro, as professoras do Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), Cristiane Redin Freitas e Silvia Coutinho Areosa, estiveram em Porto Alegre, para a XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais (JIRS) e IX Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. As docentes participaram da reunião do GT da Anpepp em representações sociais, do qual são integrantes e divulgaram a revista PSI Unisc. Durante o evento, a professora Cristiane participou da mesa-redonda Pobreza, Políticas públicas e Representações Sociais, coordenada pelo professor Pedrinho Guareschi da Ufrgs, e a professora Silvia participou da mesa-redonda sobre Representações Sociais e Processos de Violência e de Exclusão Social na Contemporaneidade, tendo como mediadora a professora Silvana Maciel, da Universidade Federal da Paraíba.

 

 


PPGPsi promove evento sobre (in) tolerâncias e seus impactos na saúde mental

O Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc (PPGPsi) promove no dia 25 de outubro, na sala 101, bloco 1, às 18 horas, um evento aberto à comunidade, tendo como tema (In) tolerâncias, modos de vida e seus impactos na saúde mental. O objetivo é sensibilizar sobre a importância de se discutir os diferentes contextos sociais, as diferenças e diversidades e como as intolerâncias podem afetar a saúde mental das pessoas.

A palestrante será a pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Cidadania (NACI) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufrgs, Valéria Aydos, que trabalha com temas como o autismo e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Também haverá apresentação do curta-metragem O mundo em tons de azul e um debate com o professor do PPGPsi, Eduardo Saraiva, que trabalha dando ênfase à Psicanálise, atuando principalmente com os temas de gênero e sexualidade, diversidade sexual, conjugalidade e educação.


MENU PRINCIPAL