AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado Profissional em Administração

O Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional em Administração da UNISC (PPGA/UNISC) procura estabelecer um processo de internacionalização de suas atividades. Este processo tem sido potencializado por meio de acordos e convênios que têm como objetivo possibilitar a participação de professores pesquisadores e alunos do PPGA/UNISC em redes de pesquisas internacionais.

  • Universidad de Barcelona: Facultat de Economía y Empresas, da Espanha

Em 2012 foi estabelecido convênio com a Facultat de Economia i Organitzación da Universitat de Barcelona, da Espanha, onde os professores do PPGA/UNISC tiveram artigos científicos apresentados em conferências internacionais e nacionais espanholas, bem como projetos de pesquisa desenvolvidos com a instituição.

 

  • University College Dublin/Centro de Estudios Superiores de Galícia

A UNISC também firmou uma parceria com a University College Dublin/Centro de Estudios Superiores de Galícia a partir do ano de 2013. Esta parceria proporciona a realização de pesquisa conjunta e a publicação de artigos em periódicos internacionais por pesquisadores de ambas as instituições. Várias atividades entre professores do PPGA/UNISC e referida universidade já foram desenvolvidas de forma conjunta, como seminários e pesquisas.

 

  • Centro de Estudios Superiores de Galícia (CESUGA) - La Coruña, na Espanha.

O PPGA/UNISC firmou Protocolo de Intenções com o Centro de Estudios Superiores de Galícia (CESUGA), com a finalidade de desenvolver atividades conjuntas nas áreas de ensino de pós-graduação Stricto Sensu e pesquisa. A publicação de artigos científicos em periódicos e conferências internacionais foi o resultado dessa cooperação.

 

  • Escola de Negócios da Durham University, do Reino Unido

O convênio internacional firmado pelo PPGA/UNISC com a Escola de Negócios da Durham University, do Reino Unido, uma das 50 melhores Escolas de Negócios do mundo, está em vigor desde 2015. O Programa de Mestrado e Doutorado em Negócios da Durham University confere a seus pesquisadores elevada reputação na produção científica em periódicos de maior prestígio do mundo. Os professores do PPGA/UNISC têm publicado de com pesquisadores da escola britânica de negócios, resultando na publicação de artigos científicos internacionais em periódicos A1 e A2, além da participação nas mais importantes conferências de Marketing e Marketing Internacional.

 

  • Waikato University - Nova Zelândia

O Convênio de Cooperação com a Waikato University, da Nova Zelândia tem possibilitado aos professores do PPGA/UNISC um trabalhado em conjunto com pesquisadores da Universidade da Nova Zelândia, instituição de ensino superior e líder de pesquisa na área de Negócios, cuja escola figura entre as 30 melhores do mundo. O convênio já possibilitou a publicação de artigos em journals internacionais como Tourism Management, International Journal of Hospitality Management e várias conferências internacionais.

Como parte deste convênio, está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa internacional na área de marketing internacional, o qual abordará o processo de internacionalização de grupos hoteleiros globais. O referido projeto que é financiado pela Waikato University, envolve a participação de alunos do Mestrado em Administração da UNISC e da Universidade da Nova Zelândia .

A participação do PPGA/UNISC em eventos internacionais ocorre desde o início do Programa e tem-se intensificado ao longo do tempo a fim de criar intercâmbios e possibilidades de pesquisa em conjunto com universidades estrangeiras.

EVENTOS:

  • 17th World Marketing Congress, Academy of Marketing;
  • Business Strategy in Developing Countries (Espanha);
  • European Marketing Academy (EMAC), da Business Association for Latin American Studies (BALAS),
  • International Conference on Information Resources Management (track Management and Governance of IT).
  • Feira-conferência da NGA- National Grocers Association em Chicago nos EUA;
  • Fourth Annual Meeting of the Latin American Chapter of the Academy of International Business AIB-LAT em Medellin, Colômbia;
  • Latin America and the Caribbean no International Conference on Information Resources Management (Conf-IRM) , no Canadá;
  • Life After Crisis (Portugal);
  • NRF BIG SHOW realizado pela “National Retail Federation – NRF”;
  • Programa Internacional de Liderança e Estratégia no Varejo, em parceria do CDL-POA & Instituto IGA Coca-Cola;
  • Structural Equation Modelling (Espanha).

  • O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MULTILATINAS PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

Tem por finalidade analisar como as falhas institucionais no país anfitrião interferem no processo de internacionalização de empresas multinacionais de países emergentes (as multilatinas) para países em desenvolvimento. O referido projeto é desenvolvido entre os professores pesquisadores do PPGA UNISC e da Waikato University;

 

  • O PROCESSO DE INTERNACIONALIZACAO DE GRUPOS HOTELEIROS GLOBAIS.

Tem como objetivo analisar como os grupos hoteleiros globais internacionalizam suas atividades para mercados emergentes. O projeto terá como foco grupos hoteleiros de mercados emergentes e quais estratégias utilizam para internacionalizar suas atividades. Waikato. Desenvolvido entre os professores pesquisadores do PPGA UNISC e Waikato University;

 

  • PERFORMANCE EXPORTADORA SMES BRASILEIRAS.

O projeto envolve a transferência de tecnologia de exportação para pequenas e médias empresas exportadoras brasileiras. É financiado pela Economic and Social Research Council do Reino Unido;

 

  • REFORMA DEL MODELO DE DEFENSA DE LA COMPETENCIA Y DE LOS CONSUMIDORES.

O projeto tem por finalidade descrever as formas de competição atualmente empregada por empresas e encontrar alternativas de proteção aos consumidores. Tem como órgão financiador a Secretaría de Estado de Investigación, Ministerio de Economía y Competitividad do Governo da Espanha. O projeto estender-se-á até o ano de 2017, e conta com a participação de pesquisadores do CESUGA e Universidade da Corunha (Espanha).

MOHSIN, A. ; Jorge F. B. Lengler ; MELLO, C. M. . Travel intention of Brazilian Students: Are they ready to discover new places and things?. Tourism Analysis, 2017.

 

MOHSIN, A. ; KELE, A. ; LENGLER, J. F. B. . How willing/unwilling are luxury hotels? staff to be empowered?. Tourism Management Perspective, 2017.

 

MOHSIN, A. ; LENGLER, J. F. B. ; SUBRAMONIAN, H. . The influence of Malaysian students? travel motives on their intentions to discover new places and things. Annals of Leisure Research, 2017.

 

GEARY, J. ; AGUZZOLI, ROBERTA ; LENGLER, J. F. B. . The Transfer of 'International Best Practice' in a Brazil MNC: A Consideration of the Convergence and Contingency Perspectives. Journal of International Management, 2016.

 

HANTT, A. F.; BRAMBILLA, Flávio Régio; MENEGHELLO, L. C. ; VOLMER, R. S. . A Relação entre Elementos de Cocriação e Confiança do Consumidor em um Cenário de Inovação Disruptiva. In: Carlos Sousa; Marisol Correia; Pedro Cascada; Raul Filipe; Cláudia Henriques. (Org.). Desafios, Estratégias e Tendências em Gestão e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. 1ed.Faro, Algarve, Portugal: Universidade do Algarve, 2016, v. 1, p. 431-448.

 

HUERTAS-GARCÍA, RUBÉN ; LENGLER, J. F. B. ; CONSOLACION, C. . Co-branding Strategy in Cause-related Advertising: The Fit between Brand and Cause. Journal of Product and Brand Management, v. 26, 2016.

 

LENGLER, J. F. B.; SOUSA, C.M.P. ; PERIN, Marcelo Gatterman ; SAMPAIO, Cláudio Hoffmann . The antecedents of export performance of Brazilian small and medium-sized enterprises (SMEs): The non-linear effects of customer orientation. International Small Business Journal, v. 34, p. 707-727, 2016.

 

MOHSIN, ASAD; LENGLER, J. F. B. . Does travel interest mediate between motives and intention to travel? A case of young Asian travellers. Journal of Hospitality and Tourism Management, 2016.

 

BENTO, P.; NIKOLAEVA, R.; SIMAENS, A. ; BERG, N.; LENGLER, J. F. B.. Why global economics and management Review?. Global Economics and Management Review, v. 19, p. 1-2, 2015

 

DALMARCO, G.; ZAWISLAK, P.; HULSINK, W.; BRAMBILLA, Flávio Régio. How knowledge flows in university-industry relations. European Business Review, v. 27, p. 148-160, 2015.

 

DOLCI, P. C.; MAÇADA, A. C. G.; GRANT, G. G.. Exploring Information Technology and Supply Chain Governance: case studies in two Brazilian Supply Chains. Journal of Global Information Management, v. 23, p. 72-91, 2015.

 

IGMUND, STEFAN; SEMRAU, THORSTEN; Wegner, Douglas. Networking Ability and the Financial Performance of New Ventures: Moderating Effects of Venture Size, Institutional Environment, and Their Interaction. Journal of Small Business Management (Print), v. 53, p. 266-283, 2015.

 

MOHSIN, ASAD; LENGLER, JORGE . Service experience through the eyes of budget hotel guests: Do factors of importance influence performance dimensions?. Journal of Hospitality and Tourism Management, v. 23, p. 23-34, 2015.

 

MOHSIN, ASAD; LENGLER, JORGE; AGUZZOLI, ROBERTA . Staff turnover in hotels: Exploring the quadratic and linear relationships. Tourism Management (1982), v. 51, p. 35-48, 2015.

 

OSSLE, M.B.; NEUTZLING, D. M.; WEGNER, D.; TREVISAN, M.; KNORST, M.; NASCIMENTO, L.F.M.. Contradictory perceptions on corporate social responsibility practices in the Brazilian tobacco industry. Latin American J. of Management for Sustainable Development, v. 2, p. 193, 2015.

 

VERSCHOORE, J. R. S.; WEGNER, D.; BALESTRIN, A.. The evolution of collaborative practices in small-firm networks: a qualitative analysis of four Brazilian cases. International Journal of Management Practice, v. 8, p. 152, 2015.

 

AGUZZOLI, R. L.; GEARY, J. . An: Emerging Challenge: Employment Practices of a Brazilian MNC in a Mature Developed Economy. Human Relations (New York), v. 67, p. 587-609, 2014.

 

DOLCI, P. C.; MAÇADA, A. C. G.; GRANT, G. G. IT investment management and Information Technology Portfolio Management (ITPM): Brazilian case studies. Journal of Enterprise Information Management, v. 27, n 06, pp.802 - 816, 2014.

 

HUERTAS-GARCÍA, RUBÉN; GÁZQUEZ-ABAD, JUAN CARLOS ; LENGLER, JORGE . Publicidad conjunta marca-causa: el papel de la implicación del individuo hacia la publicidad en la comprensión y evaluación del mensaje. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, v. 23, p. 147-155, 2014.

 

JIMÉNEZ, DANIEL; CEGARRA-NAVARRO, JUAN GABRIEL; GATTERMANN PERIN, MARCELO; SAMPAIO, CLAUDIO HOFFMANN; LENGLER, JORGE BERTINETTI. Entrepreneurial capacities as antecedents of business performance in Brazilian firms. Canadian Journal of the Administrative Sciences, v. 31, p. 90-103, 2014.

 

LUNARDI, GUILHERME LERCH; BECKER, JOÃO LUIZ; MAÇADA, ANTONIO CARLOS GASTAUD; Dolci, Pietro Cunha . The impact of adopting IT governance on financial performance: An empirical analysis among Brazilian firms. International Journal of Accounting Information Systems, v. 15, p. 66-81, 2014.

 

MOHSIN, ASAD; LENGLER, JORGE. Exploring the Antecedents of Staff Turnover Within the Fast-Food Industry: The Case of Hamilton, New Zealand. Journal of Human Resources in Hospitality & Tourism, v. 14, p. 1-24, 2014.

 

LENGLER, J. F. B.; SOUSA, C.M.P. ; MARQUES, C. . Examining the Relationship Between Market Orientation and Export Performance: The Moderating Role of Competitive Intensity. Advances in International Marketing, v. 24, p. 75-102, 2013.

 

MOHSIN, ASAD ; LENGLER, JORGE ; KUMAR, BHUPESH . Exploring the antecedents of intentions to leave the job: The case of luxury hotel staff. International Journal of Hospitality Management, v. 35, p. 48-58, 2013.

 

NOVELLO, S.; LENGLER, J. F. B.; MURIAS, P.. Customer orientation and sme export performance: insights from italian manufacturing firms. Micro and Macro Marketing, v. 3, p. 453-470, 2013.

 

SIMAS, M. J.; LENGLER, J. F. B.; ANTONIO, N. J. . Integration of Sustainable Development in the strategy implementation process: proposal of a model.. The ICFAI Journal of Corporate Governance, v. 13, p. 511, 2013.

 

WEGNER, DOUGLAS ; KOETZ, CLARA ISABEL ; WILK, EDUARDO DE OLIVEIRA . Social capital in Brazilian small-firm networks: the influence on business performance. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 20, p. 446, 2013.

MENU PRINCIPAL