AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado em Administração

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo deverão atender as demandas na área de gestão de negócios das empresas e instituições inseridas na área de abrangência da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Os resultados das pesquisas serão publicados em revistas técnicas e científicas da Universidade e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais ou estrangeiras. Cabe salientar que a UNISC encabeça o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (COREDE) e dentro deste contexto o grupo deverá atuar principalmente junto as pequenas e médias empresas, não somente na colaboração para a solução de seus problemas, mas também propiciar treinamento para que seus responsáveis possam gerir o negócio. Também é preocupação do Grupo a gestão de agronegócios e meio ambiente. Neste sentido a atuação se voltará à organização da produção e do planejamento das unidades produtivas, estudo de mercado, diagnóstico e busca por alternativas para viabilidade das pequenas unidades familiares que representam mais de 90% das propriedades agrícolas da região.

 

Líderes do grupo:

Prof. Carlos Alberto Mello Moyano

Prof. Marco Antonio Fernandes de Oliveira

 

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração.

A área de Operações caracteriza-se por um amplo escopo de atuação dentro das organizações, abrangendo temáticas como gestão estratégica, gestão de operações, logística e cadeia de suprimentos, estratégias tecnológicas, gestão da inovação e aglomerações produtivas. Nas últimas décadas, esse escopo foi ampliado em função do estabelecimento de estratégias colaborativas por parte das organizações, direcionando os pesquisadores para novas abordagens e investigações sobre o papel da área de Operações nas empresas. Trata-se, portanto, de um tema atual e relevante nos estudos organizacionais. Além disso, o Mestrado Profissional em Administração da UNISC tem como uma de suas linhas de pesquisa Operações e Relações Interorganizacionais, com docentes e discentes dedicados a investigar e disseminar conhecimentos sobre essa temática. A criação de um grupo de pesquisa com foco específico nessa linha de pesquisa permitirá potencializar a troca de conhecimentos entre os participantes, destes com o setor privado e o setor público incrementando a produção científica e técnica, facilitando a interface com o meio acadêmico e com a sociedade. O grupo de pesquisa tem como objetivo geral: Investigar temas emergentes sobre Operações e Relações Interorganizacionais e seus impactos para a competitividade organizacional.

 

Líderes do grupo:

Prof. Heron Sergio Moreira Begnis
Prof. Pietro Cunha Dolci

 

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração.

O grupo de pesquisa espera formar alunos capazes de refletirem sobre o processo mercadológico nos espaços organizacionais em que atuam. Desta forma, espera-se levar tecnologia gerencial de ponta às organizações do Estado e do país, capacitando-as a enfrentarem o processo competitivo e tornando-as aptas a enfrentar a franca globalização dos mercados.

 

Líderes do grupo:

Prof. Flávio Régio Brambilla

Prof. Jorge Francisco Bertinetti Lengler

 

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração.

 

 

MENU PRINCIPAL