AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado em Sistemas e Processos Industriais

Área de Concentração

Controle e Otimização de Processos Industriais

Linhas de Pesquisa

Tecnologia Analítica de Processos Industriais

Desenvolvimento de tecnologias para a aquisição de informações quantitativas e qualitativas sobre processos químicos, físicos e biológicos, para monitorar, controlar e otimizar sua eficiência no uso de energia, tempo e matéria-prima, contribuindo para a sustentabilidade de processos industriais. Utilização de ferramentas analíticas e de tratamento de dados, bem como princípios das tecnologias limpas de produção.

 

Inovação e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais

Estudos de formas inovadoras para melhoria de sistemas e processos industriais, o desenvolvimento e utilização de tecnologias modernas que impactam na agregação de valor para organizações. Promoção e fomento da otimização de recursos e auxílio na identificação de maneiras inovadoras para concepção de novos produtos, processos e serviços. Desenvolvimento de novas formas de buscar soluções frente às demandas exigidas por meio da aplicação da tecnologia e de abordagens como design thinking e design science research. Combinação de conhecimentos das engenharias, negócios e computação, como por exemplo: inteligência artificial, simulação, ciência dos dados, processamento de imagens, sistemas embarcados, pesquisa operacional, modelos de negócios para a inovação, dentre outras.

 

Gestão de processos Industriais

Abordagem de soluções avançadas na gestão dos processos industriais como: sistema de manufatura aditiva, lean e green, visando a competitividade, inovação e tecnologias limpas. Aplicação da gestão nas áreas de conhecimento, de indicadores de performance e da sustentabilidade com base na Triple botton line. Atuação em melhorias de processos industriais e tomada de decisão com foco no desenvolvimento de ferramentas, sistemas e ambientes computacionais que realizem prognósticos, gestão de sistemas sustentáveis, gestão do ciclo de vida de produtos e de serviços, aprendizagem organizacional. Utilização dos conhecimentos de gestão de processos, gestão do conhecimento, inteligência artificial, algoritmos de otimização em processos industriais que tenham como requisito qualidade e produtividade, desenvolvimento de produtos e cadeias de suprimentos dentre outros. Envolve um conjunto de temas modernos de reconhecido saber do ponto de vista da gestão industrial e da tomada de decisão em cenários e/ou sistemas complexos. 

MENU PRINCIPAL