Estrutura dos Cursos
CURSO DE MESTRADO: O Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação – tem a duração de dois anos, divididos em oito trimestres. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. O segundo ano destina-se à elaboração da dissertação.
O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, três conjuntos de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.
CURSO DE DOUTORADO: O Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação – tem a duração limitada a quarenta e oito (48) meses. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. Do segundo ao quarto ano destina-se à elaboração da tese, devendo realizar a qualificação do projeto de pesquisa até o final do segundo ano letivo, tendo concluído todas as disciplinas previstas no currículo do Curso para esse período, com desempenho mínimo satisfatório.
O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, um conjunto de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.
Número de Alunos
O curso de Mestrado oferece, anualmente, 20 vagas.
O curso de Doutorado oferece, anualmente, 10 vagas.
Disciplinas
- ESTADO, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO
Concepções de Estado e Educação. Estado, organismos internacionais e suas relações como as
políticas educacionais. Estado, políticas educacionais e suas relações com o capitalismo.
Estado, educação e cidadania e seus efeitos práticos na sociedade neoliberal. Escola, Política,
violência simbólica e justiça social.
- EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
Possibilidades de compreensão de mundo e formas de racionalidade cognitiva, moral e expressiva. Modernidade, desconstrução da modernidade e crítica da metafísica. A virada lingüística da filosofia. Propostas contemporâneas de superação da epistemologia. Mudança paradigmática e implicações para as ciências em geral e para a pesquisa em educação.
- HISTÓRIA DAS IDEIAS E SABERES DA EDUCAÇÃO
Sistemas e formas educacionais na modernidade, considerando a revolução copernicana, a instituição do método científico e o processo de secularização da cosmovisão de mundo. A produção do discurso pedagógico na modernidade e os aspectos relacionados ao Estado-nação, à cidadania e ao poder. A educação na pós-modernidade frente à emergência da interculturalidade no mundo contemporâneo.
- EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS
As ciências humanas e a pesquisa em educação. O saber, o conhecimento e a ciência. Crise paradigmática, ética e suas ressonâncias na educação. Diferentes constituições do humano. A educação como prática educativa.
- PESQUISA E EDUCAÇÃO BÁSICA
Tópicos específicos de pesquisa em educação. Formação continuada de professores. Relação universidade-comunidade-escola. Pesquisa e produção teórica e didática com agentes educacionais.
- PESQUISA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Abordagens de pesquisa como invenção e aprendizagem. Repercussões do método e das políticas sobre o pensamento. Linguagem e suas dimensões. Articulações da pesquisa, artefatos e tecnologias na educação.
- EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUJEITOS
Relações entre educação e os processos de produção de sujeitos na modernidade. O descentramento do sujeito na pós-modernidade e o papel da educação e da cultura na produção de subjetividades, identidades e diferenças.
- PESQUISA EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO
Teoria e metodologia das pesquisas em trabalho, educação e emancipação. Problemas, conceitos, categorias fundamentais e abordagens metodológicas. Estado da arte das pesquisas em educação e trabalho no Brasil. A problemática da emancipação na pesquisa em educação.
- SEMINÁRIO AVANÇADO I
Tópicos de pesquisa em educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.
- SEMINÁRIO AVANÇADO II
Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.
- SEMINÁRIO AVANÇADO III
Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação.
- EDUCAÇÃO E POÉTICA DA LINGUAGEM
Educação como acontecimento “po(i)ético” de produção de linguagem. Imaginação como dimensão projetiva do agir do corpo em linguagem no mundo. Dimensão formativa da expressividade humana e a narrativa como existência inventiva.
- O SENSÍVEL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Educação como ato ético-estético-afetivo. Pensamento simbólico e o sensível na pesquisa em educação.
- EDUCAÇÃO: CORPO, VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
Estudos em educação, evidenciando corpo e vivência como elementos da aprendizagem. Espiritualidade vinculada aos modos de educação ética e estética.
- PESQUISA, EDUCAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS
A pesquisa na perspectiva dos estudos culturais em educação. Análise de artefatos culturais na pesquisa em educação.
- EDUCAÇÃO, MECANISMOS DISCIPLINARES E DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA: A ARTE DE GOVERNAR A PARTIR DA LIBERDADE
Estudo do biopoder; características gerais dos mecanismos disciplinares e dispositivos de segurança; processos de normalização; o poder pastoral e a produção de formas específicas de individualização; análise dos modos de exercício do poder; governamentalidade.
- POLÍTICAS PÚBLICAS, BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO
Ementa: A emergência do biopoder e da biopolítica no governo das populações. Biopolitica, vida nua e estado de exceção. Políticas públicas como estratégia de governo da vida. Políticas públicas e a pesquisa em educação
- EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E MEMÓRIA SOCIAL
Emergência da memória como fenômeno social e enquanto objeto de estudo no campo da Educação e Ciências Humanas em geral. Memória, pesquisa em Educação e diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Memória e sociedade: a lembrança, o esquecimento e a rememoração. Documentos como representação da memória. Memória, instituições, relações de poder e emancipação.
- ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E (DES)COLONIALIDADE DO CONHECIMENTO
A América Latina como um contínuo movimento de busca de alternativas ante as promessas não cumpridas da modernidade. A histórica colonialidade do conhecimento, do poder e do ser. As relações entre educação e emancipação, as experiências pedagógicas alternativas e suas respectivas epistemologias.
- TRABALHO DOCENTE, CLASSE E GÊNERO
Dimensões de classe e de gênero na produção do trabalho docente. O problema do reconhecimento dos saberes da experiência dos trabalhadores da educação. Formas de enfrentamento à organização do trabalho e educação. Mundos hostis e relações bem ajustadas no trabalho docente.
- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO I
A pesquisa em educação com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.
- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO II
A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.
- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO III
A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação.
- ORIENTAÇÃO DE TESE
Orientações individuais. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa. Produção e defesa da tese de pesquisa em educação.
- PRODUÇÃO ACADÊMICA
Produção e publicação de artigo em periódico qualificado da área de educação. Elaboração e publicação de capítulo de livro ou trabalho completo em evento qualificado da área de educação.
DINÂMICA DO CURSO DE MESTRADO
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA