AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

Université du Quebéc à Rimouski (Canadá)

O PPGDR UNISC e o doutorado em Desenvolvimento Regional da Université du Québec à Rimouski – UQAR, tem convênio firmado desde 1999. O convênio permitiu a realização de estágio de pós-doutorado de docente do PPGDR e a realização de doutorado pleno de uma egressa do PPGDR UNISC naquela instituição. O convênio tem viabilizado o intercâmbio de docentes de ambos os Programas para palestras, cursos e conferências no Brasil e no Canadá. A parceira tem também contribuído para a publicações de artigos científicos de docentes da Université du Quebéc à Rimouski na revista Redes, do PPGDR, e de docentes da UNISC na revista do programa canadense. Estudantes de doutorado têm realizado estágio doutoral e outros intercâmbios na instituição canadense.

Universidade de Innsbruck (Áustria)

O convênio assinado em 2013 com o Universidade de Innsbruck, da Universität Innsbruck, tem o intuito de promover o intercâmbio acadêmico, científico e cultural de docentes, de estudantes de pós-graduação, além de auxiliar na promoção de conferências e cursos entre as duas instituições. Por meio da parceria, entre outras ações, ocorreu em setembro a dezembro de 2013, a vinda do o mestrando Christoph Huber, da Universität Innsbruck – Áustria, para cursar disciplinas do PPGDR-UNISC, através do Programa de Mobilidade Acadêmica. Houve ainda a vinda do pesquisador Martin Coy, em 2015, que ministro no PPGDR o curso “Metrópoles: o processo de urbanização/metropolização e os desafios (urbanos) para o futuro”, para alunos e professores, por meio do Programa Escola de Altos Estudos da CAPES. A relação entre as instituições permitiu a realização de estágio pós-doutoral de docente e doutorado sanduíche de estudante do PPGDR-UNISC em Innsbruck e intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação de Innsbruck na UNISC. Em 2017, as instituições realizam a primeira edição da Escola de Inverno, na UNISC, e a segunda está prevista para 2018, em Innsbrück.

Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália)

Com o objetivo de possibilitar a realização de estágios sanduíches pelos discentes, assim como estágios de pós-doutorado por parte dos docentes, intercâmbio de pesquisadores, pesquisas e publicações conjuntas, e organização e participação em eventos científicos foi firmado em 2012 o convênio de acordo com a Univesidade Ca’Foscari de Veneza. Por meio do intercâmbio, foi viabilizada a vinda do Prof. Dr. Giancarlo Corò que, em novembro de 2012, ministrou palestras e o curso sobre “Economia de Sistemas de Pequenas Empresas”, este em conjunto com o PPG Profissional em Administração, da UNISC, e em setembro de 2013 a vinda do professor Mario Volpe, para palestra no VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.

Universidade de Lodz

Buscando criar novos laços de cooperação internacional, o PPGDR/UNISC celebrou em 2018 o acordo de cooperação com a Universidade de Lodz, Polônia.
O acordo prevê (1) troca de experiências e pessoal nas áreas de ensino e pesquisa; (2) planejamento de trabalhos conjuntos, que incluirão planejamento de pesquisa e fornecimento de condições gerais para sua execução, bem como busca por fontes de financiamento. Esses planos podem incluir a preparação de cursos, seminários, palestras e outros eventos de interesse para ambas instituições; (3) intercambiar estudantes, sempre que atendam aos requisitos vigentes na instituição que os receberá.

Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa-Portugal e o PPGDR-UNISC têm convênio desde 2016, com objetivo de promover o intercâmbio de alunos, pesquisadores, bem como o desenvolvimento conjunto de pesquisas e publicações científicas em co-autoria. Os primeiros resultados foram publicações conjuntas, a organização de dossiê temático na revista Redes, do PPGDR, e a realização de pós-doutorado de docente do PPGDR, na Universidade Nova de Lisboa.

Universidade do Minho (Portugal)

O convênio entre o PPGDR UNISC e o  Doutoramento em Geografia do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho foi assinado em agosto de 2018, fruto das ações de intercâmbio científico entre os pesquisadores do PPGDR e daquela instituição, sediada em Braga - Portugal. Em maio de 2017 a professora Paula Remoaldo, da Universidade do Minho esteve na UNISC, ministrando um curso sobre Turismo e Desenvolvimento Regional, e planejando ações de pesquisa conjuntas no campo do desenvolvimento regional. O objetivo do convênio é facilitar a promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural conjunto de docentes e discentes de ambos os doutorados, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas.  

Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina)

O convênio entre PPGDR UNISC a Universidad Nacional de Río Cuarto foi assinado em 2015, fruto da visita de docentes e discentes do PPGDR, no ano anterior, à Maestria em Desarrollo y Gestión Territorial e Doctorado en Desarrollo Territorial da Universidad Nacional de Rio Cuarto. O objetivo do convênio é facilitar a promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural conjunto de docentes e discentes, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas. Por meio da parceria, professores de Río Cuarto estiveram no PPGDR UNISC ministrando palestras e foi construído o projeto de pesquisa: Ciudades intermedias, recursos naturales y desarrollo sostenible: creación y puesta en marcha de una red, submetido e aprovado pela Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina. O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores do PPGDR-UNISC, da Universidad Nacional de Rio Cuarto e da Universidad Nacional de Rio Negro – Campus de Bariloche. O convênio também tem oportunizado, através de ações conjuntas de seus docentes, publicações científicas e a realização de cursos de extensão em parceria.

 

Universidad Nacional de Rio Negro (Argentina)

O convênio entre PPGDR UNISC e a Universidad Nacional de Rio Negro foi assinado em 2017, fruto das ações de intercâmbio entre os pesquisadores do PPGDR e o Centro Interdisciplinar de Economia, Território e Sociedade (CIETES) da UNRN iniciadas em 2015, por ocasião da atuação conjunta no projeto de pesquisa: “Ciudades intermedias, recursos naturales y desarrollo sostenible: creación y puesta en marcha de una red”, submetido e aprovado pela Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina.  O objetivo do convênio é facilitar a promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural conjunto de docentes e discentes, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas. Por meio da parceria, professores de Rio Negro estiveram em setembro de 2017 no PPGDR UNISC,  participando do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Já os professores do PPGDR-UNISC, em novembro de 2017, ministraram aulas no “Seminário de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial: Enfoques Teóricos e Ferramentas de aplicação para cidades médias”, promovido pelo CIETES da UNRN, na cidade de San Carlos de Bariloche, Argentina.

Universidad de Los Lagos (Chile)

O convênio entre o PPGDR UNISC e a Universidad de Los Lagos foi assinado em 2017, fruto das ações de intercâmbio científico entre os pesquisadores do PPGDR e o Doutorado em Ciências Sociais em Estudos Territoriais, da Universidad de Los Lagos, sediado no campus de Osorno-Chile. Em setembro de 2017, professores da Universidad de Los lagos estiveram na UNISC, participando do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, como conferencistas do evento. O objetivo do convênio é facilitar a promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural conjunto de docentes e discentes de ambos os doutorados, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas.

 

Universidade de Hamburgo (Alemanha)

O convênio entre o PPGDR UNISC e a Universidade de Hamburgo, foi assinado em junho de 2018, fruto das ações de intercâmbio científico entre os pesquisadores do PPGDR e o Departamento de Geografia, da Universidade de Hamburgo, sediada em Hamburgo - Alemanha. Em setembro de 2017, professores da Universidade de Hamburgo estiveram na UNISC, participando do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, como conferencistas do evento. O objetivo do convênio é facilitar a promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural conjunto de docentes e discentes de ambos os doutorados, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas. 

MENU PRINCIPAL