AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

  1. Desenvolvimento Regional e processos socioculturais – UNISC

    Líder: Profª. Ângela Cristina Trevisan Felippi

    Descrição: O grupo de pesquisa tem como objetivo compreender as relações entre a cultura global e regional no contexto do desenvolvimento regional. Busca, ainda, estudar as transformações da identidade cultural, especialmente a regional, e a relação com o território, bem como os processos de construção de identidade regional relacionados a projetos de desenvolvimento. Pretende, também, compreender os discursos sociais sobre identidade, território e desenvolvimento. Os projetos de pesquisa do grupo incluem questões como o estudo do tensionamento entre o global e o regional sob o aspecto da cultura. São esperados como resultados o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para reflexão crítica do desenvolvimento regional, a formação de pesquisadores em nível de graduação e de pós-graduação e a produção de conhecimento científico em torno das temáticas estudadas, bem como sua publicização nos meios acadêmicos e científicos.



  2. GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais

    Líder: Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira

    Descrição: O GEPEUR foi criado em março de 2000. Tem como objetivo principal desenvolver a reflexão científica sobre os diferentes aspectos conceituais, teóricos e metodológicos relativos aos temas da organização territorial e dos usos do espaço urbano e regional, do planejamento urbano e regional, das migrações e deslocamentos pendulares, e da dinâmica de urbanização das cidades médias e da constituição e desenvolvimento das redes urbanas. Também busca difundir e aplicar os resultados das suas atividades de pesquisa através de ações de extensão. Suas linhas de pesquisa são: Território, Planejamento e Sustentabilidade; Estado, Instituições e Democracia e Redes e Organização Territorial.



  3. Grupo de Estudos sobre Democracia e Políticas Públicas - GEDEPP

    Líderes: Profª. Cláudia Tirelli e Profª. Silvia Virginia Coutinho Areosa

    Descrição: O GEDEPP apresenta como objetivo promover uma maior integração entre os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/UNISC (docentes e discentes) que vêm produzindo investigações em torno das temáticas da democracia e das políticas públicas e suas implicações territoriais. O Grupo também visa possibilitar a troca de experiências entre os seus integrantes (docentes e discentes de graduação e pós-graduação) e a construção de projetos de pesquisa e de publicações conjuntas. Além disso, o GEDEPP visa proporcionar o aprofundamento das reflexões referentes às abordagens teórico-metodológicas envolvidas nesse campo de estudos. Espera-se, por fim, que o GEDEPP se constitua enquanto um espaço de referência na Região do Vale do Rio Pardo/RS no tocante à análise de políticas públicas, podendo vir a subsidiar os agentes públicos municipais e estaduais na avaliação e qualificação dessas políticas nos distintos territórios.



  4. Gestão Econômica Ambiental

    Líder: Prof. Silvio Cezar Arend

    Descrição: Como resultado das atividades de pesquisa do grupo estão a proposição de políticas públicas na área ambiental, bem como a apresentação de subsídios metodológicos para a elaboração de projetos em temas de desenvolvimento ambiental. O grupo propõe também o estudo e desenvolvimento de metodologias de avaliação e valoração de recursos naturais e de indicadores de desenvolvimento englobando questões ambientais. Como parte das atividades do grupo também está a realização de seminários de sensibilização e discussão com a comunidade regional.



  5. Formação sócio-histórica regional


    Líderes: Prof. Olgário Paulo Vogt e Prof. Roberto Radünz

    Descrição: O Grupo de Pesquisa Formação sócio-histórica regional reúne pesquisadores que estudam temas relacionados à formação social, econômica, cultural, política e religiosa regional nos níveis da graduação, especialização, mestrado e doutorado. Agrega diferentes linhas de pesquisa e diferentes perspectivas teóricas abarcando estudos que remontam desde o final do século XVIII até a contemporaneidade. Tem por objetivo geral estimular, debater e divulgar estudos interdisciplinares de formação sócio-histórica regional que possibilitem enfocar o objeto histórico de uma maneira mais completa, tentando identificar suas inter-relações econômicas, culturais, políticas e religiosas ao longo do tempo. Os membros do grupo de pesquisa desenvolvem estudos e pesquisas caracterizadas pela interdisciplinaridade, mas que tem por baliza os processos históricos de formação regional. Embora boa parte da pesquisa recaia sobre a região do Vale do Rio Pardo, RS, o regional é aqui entendido como sendo em diferentes escalas e amplitudes. A unidade do corpo de pesquisadores é garantida pelo rigor das metodologias que norteiam tanto os projetos individuais quanto os projetos coletivos de seus integrantes.


  6. Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional


    Líderes: Profª. Virginia Elisabeta Etges e Profª. Erica Karnopp

    Descrição: O período atual que vivenciamos é marcado pela força dos movimentos que homogeneízam e pela força dos movimentos que resistem, que reagem, que se organizam e se reorganizam no território. A força dos movimentos que, ao promoverem a homogeneização, generalizam, a partir de modelos interpretativos padronizados amplamente validados, vêm sendo confrontados com a força dos movimentos que, ao reconhecerem a diversidade, afirmam as regiões como expressões de arranjos particulares, carregados de tempos diversos, no território.O Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional visa aprofundar a reflexão teórica sobre os conceitos desenvolvimento regional e planejamento e gestão territorial, voltados a temas da Agricultura Familiar, Campesinato, Turismo Rural, Novas Tecnologias - TICS, Arranjos Produtivos Regionais, Agroindústria, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Movimentos Sociais, Diversificação dos Meios de Vida, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

MENU PRINCIPAL