AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

2015

Doutoranda: Miriam Cabrera Corvelo Delboni

Orientador na Universidade de Santa Cruz do Sul: Profª. Drª. Silvia Virginia Coutinho Areosa.

Tutora estágio doutoral na Universidade do Minho: Profª. Drª. Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo.

Origem: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul – Brasil.

Destino: Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga), Portugal e Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2PT) (Braga), Portugal.

Período: fevereiro de 2015 a janeiro de 2016.

 

2017

Doutoranda: Vonia Engel

Orientador na Universidade de Santa Cruz do Sul: Silvio Cezar Arend

Co-orientador (a) na Universidade de Santa Cruz do Sul: Cidonea Machado Deponti

Tutor(a) estágio doutoral na Universidade do Algarve:  Teresa de Noronha (Professora Catedrática - Diretora do Programa de Doutoramento em Gestão da Inovação e do Território/ Faculdade de Economia).

Origem: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul – Brasil.

Destino: Universidade do Algarve – Portugal.

Período: abril a setembro de 2017.

 

Doutorando: Pedro Antonio Muller

Orientador na Universidade de Santa Cruz do Sul: Cláudia Tirelli

Tutor(a) estágio doutoral na Universidade de Albany:  Dr. J Ramon Gil-Garcia

Origem: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul – Brasil.

Destino: University at Albany – Center for Technology in Government – Estados Unidos.

Período: março a agosto de 2017.

 

2019

Doutoranda: Vanessa Costa de Oliveira

Orientador na Universidade de Santa Cruz do Sul: Ângela Cristina Trevisan Felippi

Tutor(a) estágio doutoral na Universidad Javeriana:  Maryluz Vallejo Mejía, Professora Titular – Directora de la Maestría em Periodismo Científico de la Facultad de Comunicación y Lenguaje de la Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá-Colômbia.

Origem: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul – Brasil.

Destino: Facultad de Comunicación y Lenguaje de la Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá-Colômbia.

Período: agosto de 2019 a janeiro de 2020.

 

Doutoranda: Taciana Laís da Silva

Orientador na Universidade de Santa Cruz do Sul: Virginia Elisabeta Etges

Tutor(a) estágio doutoral na Universidad Autónoma Chapingo: César Adrián Ramirez-Miranda

Origem: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul – Brasil.

Destino: Universidad Autónoma Chapingo, México.

Período: agosto de 2019 a janeiro de 2020.

 

1) Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifestas nas regiões dos Vales do Cai e do Rio Pardo-RS – É coordenado pela professora Ângela Cristina Trevisan Felippi, do PPGDR-UNISC, e tem a participação do professor Gustavo Cimadevilla, da Universidade Nacional de Rio Cuarto, Argentina.

Desrição do projeto: Com o projeto Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifestos nos vales do Rio Pardo e do Caí/RS-Brasil investiga-se o fenômeno da rurbanidade em duas regiões do estado do Rio Grande do Sul, com características espaciais comuns, assim como aspectos que as distinguem. A pesquisa busca a compreensão das alterações contemporâneas dos espaços urbanos e rurais e dos sentidos atribuídos pelos sujeitos e pela mídia, as novas ruralidades e urbanidades (sintetizadas na rurbanidade). O intuito é produzir conhecimento para a área de Desenvolvimento Regional, subsidiar a docência e a extensão nessa área e especificamente da equipe do projeto. O projeto tem interface com projeto de pesquisa semelhante desenvolvido na Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina), sob a coordenação de Gustavo Cimadevilla e Edgardo Carniglia. No Brasil, serão definidos grupos sociais de maior vulnerabilidade que vivenciam o fenômeno da rurbanidade para serem estudados. A pesquisa empírica inclui o mapamento das manifestações de rurbanidade, o estudo das representaçoes e os sentidos construídos a partir das mídias e dos grupos sociais selecionados sobre o fenômeno. Os resultados serão divulgados em eventos e revistas científicas nacionais e internacionais e num livro final.

 

2) Ciudades intermedias, recursos naturales y desarrollo sostenible: creación y puesta en marcha de una red - Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no período 2016-2017 por pesquisadores do PPGDR-UNISC, do Doutorado em Desarollo Territorial, da Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC) e do Centro Interdisciplinario de Estudios sobre Territorio, Economia e Sociedad (CIETES), da Universidad Nacional de Rio Negro (UNRN) – Campus de Bariloche, também da Argentina, tendo como objetivo analisar a dinâmica relacional existente entre a urbanização das cidades médias de Santa Cruz do Sul (Brasil), Río Cuarto (Argentina) e Bariloche (Argentina), a exploração econômica dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável nas suas regiões de influência.

As ações de cooperação científica desenvolvidas através desse projeto de pesquisa com os colegas argentinos resultaram na celebração, em dezembro de 2017, de convênio de cooperação entre o PPGDR-UNISC e a Universidade Nacional de Rio Negro, visando aprofundar o intercâmbio de docentes, discentes e a produção científica conjunta.

 

3) Políticas Públicas, Novos Arranjos Institucionais e Participação social: Um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial em no Brasil e Chile - elaborado em parceria com os colegas da ULAGOS que foi submetido ao Edital FAPERGS/CAPES Programa de Internacionalização da Pós-Graduação do Rio Grande do Sul. Essa ação foi de fundamental importância para implementação e consolidação da cooperação internacional com a ULAGOS, pois a equipe de pesquisa é integrada por docentes de ambas as instituições e o plano de trabalho aprovado prevê a vinda de docentes da ULAGOS para a realização de missões de estudo, palestras e cursos no PPGDR-UNISC, bem como a ida de docentes e discentes do doutorado do PPGDR para ULAGOS.

Descrição do projeto: Com este projeto de internacionalização pretende-se aprofundar e consolidar as relações de cooperação e parceria existentes e já formalizadas por meio de convênio de cooperação assinado em 2017, entre o PPGDR-UNISC (Brasil) e o Programa de Doutorado de Ciências Sociais em Estudos Territoriais da ULAGOS (Chile), por meio da construção de um projeto de investigação conjunto e da promoção de ações de intercâmbio acadêmico envolvendo ambas as universidades. Portanto, este projeto de internacionalização também se justifica por permitir consolidar as relações de intercâmbio e de cooperação científica já existentes entre as duas Universidades, possibilitando o intercâmbio de pesquisadores e alunos, bem como a troca de conhecimentos e de metodologias. Cabe ressaltar que a construção de uma proposta de investigação conjunta possibilitará um aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos para a área de estudos das políticas públicas de desenvolvimento territorial e dos processos de desenvolvimento regional, através da troca de experiências, conteúdos e referenciais teóricos e metodológicos produzidos em ambos os países, com ênfase nas discussões envolvendo a efetividade dos novos arranjos institucionais e a sua contribuição para o desenvolvimento regional.

 

 

2015

Professor visitante: Martin Coy

Universidade: Universidade de Innsbruck, Áustria

Período no PPGDR/UNISC: 12 a 22 de maio de 2015

 

2017

Professora visitante: Paula Cristina Almeida Remoaldo

Universidade: Universidade do Minho, Portugal

Período no PPGDR/UNISC: 05 a 14 de abril de 2017

 

2018

Professor Visitante: Marcel Theza

Universidade: Universidade dos Lagos, Chile

Período no PPGDR/UNISC: 22 de setembro à 03 de outubro de 2018

 

2019

Professor visitante: Joaquim Farinós Dasí

Universidade: Universitat de València, Espanha

Período no PPGDR/UNISC: 02 a 06 de setembro de 2019

 

ÂNGELA CRISTINA TREVISAN FELIPPI

Pós-doutorado em Comunicação, Recepção e Cultura,  Universidad Católica del Uruguay, UCU, Uruguai - 2019

 

CIDONEA MACHADO DEPONTI

Pós-doutorado em Sociologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS – 2012

 

CLAÚDIA TIRELLI

Pós-doutorado em Sociologia, Universidad Complutense de Madrid, Espanha - 2019

 

ERICA KARNOPP

Pós-doutorado em Geografia, Universität innsbruck, Áustria – 2010

   

ROGÉRIO LEANDRO LIMA DA SILVEIRA

Pós-doutorado em Geografia e Planejamento Territorial, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2015

  

VIRGINIA ELISABETA ETGES

Pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Technische Universität Berlin, TUBerlin, Alemanha - 2000

MENU PRINCIPAL