AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

Mestrado

O Curso de Mestrado tem sua estrutura organizada em dois anos. O primeiro ano está dividido em 3 quadrimestres, com um período de intervalo entre eles, e é dedicado ao cumprimento dos créditos em disciplinas. O segundo ano é dedicado à elaboração da dissertação. As disciplinas são ministradas nas segundas e terças-feiras, turnos manhã e tarde.

Como cursar: o aluno deve integralizar 30 créditos, sendo 24 em disciplinas e 6 na dissertação.


Há dois blocos, contendo três disciplinas de cada linha, assim o aluno deve cursar no mínimo uma disciplina de cada bloco, para a base da sua formação inter/transdisciplinar:

- o bloco 1 é constituído das disciplinas: “Teorias estéticas”, “Teorias literárias” e “Leitura: mídia, texto e leitor”;

- o bloco 2 é constituído das disciplinas de “Leitura e linguagem”, “Teorias linguísticas” e “Aspectos cognitivos da leitura”.

A disciplina Epistemologia e métodos de pesquisa (2cr. - 30h), a partir de 2018, passará a ser obrigatória.

As demais disciplinas, optativas (3 créditos) e tópicos especiais (2 créditos), são escolhidas pelos alunos tendo em vista seus interesses de pesquisa para a dissertação.

As matrículas são orientadas pela coordenação do programa, sendo as opções de disciplinas discutidas previamente com o orientador (quando já definido).

 

Doutorado

O Curso de Doutorado tem sua estrutura organizada em quatro anos. Os dois primeiros anos, divididos em quadrimestres, são dedicados ao cumprimento dos créditos em disciplinas. O terceiro e quarto ano são dedicados à elaboração da tese. As disciplinas são ministradas nas segundas e terças-feiras, turnos manhã e tarde.

Como cursar: O aluno deve integralizar 48 créditos, sendo 36 em disciplinas, 4 créditos em atividades extracurriculares (detalhamento a seguir) e 8 na tese, conforme a seguinte distribuição:

:: Disciplinas Específicas do Doutorado: devem ser cursadas no mínimo 6 créditos.

:: Para integralizar os 30 créditos restantes, o aluno deve cursar as demais disciplinas ofertadas, específicas, comuns ao Mestrado e Doutorado, bem como em seminários avançados.

:: Atividades extracurriculares - O aluno pode contabilizar 04 créditos em atividades e publicações, assim distribuídas: até 2 créditos em práticas sociais, experiências na dimensão “extensão”, nas áreas de linguística, literatura e mídia, sendo 0,5 créditos em projetos de extensão por semestre letivo; até 4 créditos para publicação de artigos completos em periódicos qualificados na área de Linguística, Letras e Artes da Capes (A1 a B2) e capítulos de livros - teor científico ou pedagógico integrados às pesquisas do programa, sendo um crédito por artigo/capítulo publicado, com ou sem coautoria; até 2 créditos em participação em eventos com apresentação de trabalho (comunicação oral), sendo por 0,5 por evento. O aluno que não contabilizar créditos em atividades extracurriculares, deverá cursar disciplinas até que sejam completados os créditos necessários para o Doutorado, ou seja, 40 créditos (36 créditos em disciplinas mais 4 em atividades extracurriculares – ou disciplinas).

 

Horários

Manhã

  • Disciplinas de 3 créditos: 8h – 11h45min
  • Disciplinas de 2 créditos: 8h – 10h30min

Tarde

  • Disciplinas de 3 créditos: 13h30min – 17h15min
  • Disciplinas de 2 créditos: 13h30min – 16h

MATRIZ CURRICULAR – MESTRADO E DOUTORADO – a partir de 2017

A - Disciplinas do Doutorado (3 créditos cada)

Aspectos linguísticos e cognitivos da aprendizagem 

Epistemologia da Mídia

Leitura: aprendizagem, dificuldades e expertise 

Leitura e sistemas de escrita 

Literatura Comparada

Narrativas literárias e hermenêutica 

Teoria crítica e (pós)modernidade 

Tópicos avançados em teoria da argumentação

 

B - Disciplinas comuns ao Mestrado e Doutorado ( 2 ou 3 créditos)

A enunciação em perspectiva (3cr.)

Aspectos cognitivos da leitura (3cr.)

Epistemologia da complexidade (3cr.)

Epistemologia e métodos de pesquisa (2cr.) - obrigatória 

Leitura: mídia, texto e leitor (2cr.) 

Infância, leitura e ensino (3cr.)

Jornalismo e literatura (2cr.) 

Leitura e Linguagem (3cr.)

Leitura e virtualização (3cr.)

Metáforas, cognição e gêneros textuais (3cr.)

Narrativas de identidade e alteridade (2cr.) 

Narrativa hispano-americana contemporânea (3cr.)

Narrativa, imagem e contemporaneidade (2cr.) 

Poéticas da voz e leitura do texto poético (3cr.)

Teorias estéticas (3cr.)

Teorias linguísticas (2cr.) 

Teoria literária (3cr.)

 

 

Seminários Avançados

Anualmente serão ministrados seminários por professores do PPGL ou por professores convidados, que abordarão temas relacionados à área de concentração e linhas de pesquisas. Este é um espaço de flexibilidade dentro da estrutura do curso para temas de interesse das pesquisas em andamento.

 

Arquivos:

MENU PRINCIPAL