A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) possui uma cultura consolidada de autoavaliação institucional, realizando, desde 1993, a análise criteriosa de todas as dimensões da Universidade, incluindo seus nove Programas de Pós-Graduação.
No que tange aos cursos de Mestrado e Doutorado da Unisc, além do Programa de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), também a Comissão de Avaliação do Stricto Sensu está permanentemente atenta às informações referentes à prática pedagógica, à infraestrutura e serviços, à gestão dos cursos e à
qualidade da produção científica de docentes e discentes. No caso específico do PPG em Letras, soma-se a isso a realização periódica do credenciamento e recredenciamento de professores, que igualmente opera como um mecanismo de monitoramento e planejamento das ações referentes à prática e à produção do nosso corpo docente.
Além desses mecanismos, desde o segundo semestre de 2023, o PPGL instituiu a sua própria Comissão de Autoavaliação, composta por docentes, discentes, corpo técnico administrativo, egressos e membros externos, integrado por um professor de outro PPG da Unisc e por representantes da comunidade. Assim que foi instaurada, a Comissão estabeleceu um cronograma de atividades e iniciou o processo de sensibilização, diagnóstico inicial e planejamento das ações. Posteriormente foram organizados Grupos de Trabalho, compostos por docentes e discentes, que ficaram encarregados de elaborar os instrumentos de análise (questionários), os quais foram testados, ajustados e enviados a docentes, discentes e egressos do PPGL. Após a coleta, a comissão realizou a tabulação e análise desses dados, encaminhando o relatório à Coordenação do PPGL, que utilizará essas informações na elaboração do planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas no Quadriênio 2025-2028.