AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

Investigação e Práticas em Leitura

Como citar: SOUSA, Otília Costa; FERREIRA, Patrícia Santos; ESTRELA, Antónia; ESTEVES, Sandrina. (Org.). Investigações e práticas em leitura. 1ed.Lisboa: CIED, 2020.

 

Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras

Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras - vol. 1 - Estudos Linguísticos. 1. ed. Campinas:
Pontes, 2019. 450p .

 Volume 1

Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
(Org.). Tendências contemporâneas na pesquisa em literatura: Rede Sul Letras - vol. 2 - Estudos Literários. 1. ed.
Campinas: Pontes, 2019. v. 2. 566p.

 Volume 2

 

(Per)cursos (inter)disciplinares em Letras 

Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - v.1. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 472p . ISBN 978-85-2170-0005 

 Volume 1

Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - vol.2. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 464p . ISBN 978-85-2170-001-2

 Volume 2

 

Literatura, linguagem e mídia: convergências e cenários

Como citar: PELOSI, Ana Cristina [et al] (orgs). Literatura, linguagem e mídia: convergências e cenários. Águas de São Pedro - SP: Livronovo, 2016. Disponível em: <http://www.unisc.br/site/coloquio2015/>. Acesso em: 12 ago 2016. ISBN 978-85-8068-238-0.

 

Narrativas do ver, do ouvir e do pensar

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana. Narrativas do ver, do ouvir e do pensar. Santa Cruz do Sul - RS: Catarse, 2016. Disponível em: <http://editoracatarse.com.br/site/2016/08/01/narrativas-do-ver-do-ouvir-e-do-pensar/>. Acesso em: 12 ago 2016. ISBN 978-85-69563-07- 5

 

Ensinando a ler e a escrever: o português brasileiro, seus princípios fonológicos e os vínculos entre fala, escuta, leitura e escrita

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. Ensinando a ler e a escrever: o português brasileiro, seus princípios fonológicos e os vínculos entre fala, escuta, leitura e escrita. Santa Cruz do Sul - RS: EDUNISC, 2016.

 

A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição

Como citar: GABRIEL, Rosângela; MORAIS, José; KOLINSKY, Régine Kolinsky. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies,Florianópolis, v. 69, n. 1, p. 061-078,  jan/abr 2016. ISSN 2175-8026. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/40897>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p61.

 

A argumentação e o ensino da escrita

Como citar: LEBLER, Cristiane Dall' Cortivo. A argumentação e o ensino da escrita.Antares, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, p. 83 - 98, jan/jun 2016. ISSN 1984-4921. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4400>. Acesso em: 12 ago. 2016.

 

A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 41, n. especial, p. 42 - 52, jan/jun 2016. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7324>. Acesso em: 12 ago. 2016.DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7324

 

A literatura, o sistema midiático e a emergência do quarto narrador

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo. A literatura, o sistema midiático e a emergência do quarto narrador. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 41, n. especial, p. 154 - 161, jan/jun 2016. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7336>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7336.

 

A transformação dos fatos em discurso: um olhar argumentativo

Como citar: LEBLER, Cristiane Dall' Cortivo. A transformação dos fatos em discurso: um olhar argumentativo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 51, n. 1, p. 90 - 98, jan/mar 2016. ISSN 1984-7726. Disponível em: ,http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21674>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/0101-3335.2016.1.21674

 

ATITUDES INTOLERANTES ERGUEM MUROS E IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DE PONTES: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião

Como citar: PELOSI, Ana Cristina; GABRIEL, Rosângela. ATITUDES INTOLERANTES ERGUEM MUROS E IMPEDEM A CONSTRUÇÃO DE PONTES: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 41, n. especial, p. 29 - 41, jan/jun 2016. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7323>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7323.

 

Consciência, Linguagem e Cérebro: Uma Apreciação Psicolinguística

Como citar: GABRIEL, Rosângela. Consciência, Linguagem e Cérebro: Uma Apreciação Psicolinguística. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, v. 69, n. 1, p. 261-266, jan. 2016. ISSN 2175-8026. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/39295>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p261.

 

O elemento missioneiro como problematização da identidade gauchesca nos contos de Luiz Sérgio Metz

Como citar: GUIMARÃES, Rafael Eisinger. O elemento missioneiro como problematização da identidade gauchesca nos contos de Luiz Sérgio Metz. Todas as Musas, São Paulo,ano 7, n. 2, p. 254 - 265,  jan/abr 2016. ISSN 2175-1277. Disponível em: <http://www.todasasmusas.org/14Rafael_Eisinger.pdf>. Acesso em: 12 aug. 2016.

 

Pressupostos e subentendidos segundo a Teoria da Argumentação na Língua

Como citar: LEBLER, Cristiane Dall' Cortivo. Pressupostos e subentendidos segundo a Teoria da Argumentação na Língua. Gragoatá, Niterói, v. 21, n. 40, p. 295 - 316, jul 2016. ISSN 2358-4114. Disponível em: <http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/712>. Acesso em: 12 aug. 2016.DOI: http://dx.doi.org/10.15448/0101-3335.2016.1.21674

 

Voz, memória e literatura: narrativas sobre a violência na América Latina

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria (org.). Voz, memória e literatura: narrativas sobre a violência na América Latina. Curitiba - PR: Appris, 2015. ISBN 978-85-8192-704-6.

 

Hiperleitura e Escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã

Como citar: Domingos, Ana Cláudia Munari. Hiperleitura e escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2015. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs>. Acesso em: 12. ago 2016. ISBN 978-85-397-0769-0.

 

Jornalismo-laboratório: televisão

Como citar: Soster, Demétrio de Azeredo; TONUS, Mirna. Jornalismo-laboratório: televisão. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015. ISBN 9788575784198.

 

O samba e a filosofia

Como citar: NOGUEIRA, Renato; SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; SCHAEFER, Sérgio. O samba e a filosofia. Curitiba: Prismas, 2015. ISBN 9788568274514.

 

“12 ANOS DE ESCRAVIDÃO” E A PAIXÃO PELO REAL

Como citar: FINGER DE OLIVEIRA, Luís Gustavo; STEINDORFF, Gabriel; PICCININ, Fabiana Quatrin. “12 ANOS DE ESCRAVIDÃO” E A PAIXÃO PELO REAL. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 3, dez. 2015. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/5694>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v5i3.5694.

 

A DESCONSTRUÇÃO DO MAL: A RELAÇÃO ENTRE “A BELA ADORMECIDA” E “MALÉVOLA

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria; DUTRA, Viviane da Silva. A DESCONSTRUÇÃO DO MAL: A RELAÇÃO ENTRE “A BELA ADORMECIDA” E “MALÉVOLA”. Linguagem: estudos e pesquisa, Catalão - GO, v. 19, n. 1, p. 163 - 177, jan - jun. 2015. ISSN 2358-1042. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/lep/article/view/39898>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/lep.v19i1.39898

 

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA CONTRA-CORRENTE DA COMPLEXIDADE E O RESGATE DA AUTO-CONSTITUIÇÃO

Como citar: PELLANDA, Nize Maria Campos. A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA CONTRA-CORRENTE DA COMPLEXIDADE E O RESGATE DA AUTO-CONSTITUIÇÃO.Revista Ciências Sociais em Perspectiva - RCSP, Cascavél - PR, v. 14, n. 27, p. 302 - 318, 2º sem. 2015. ISSN 1981-4747. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7114>. Acesso em: 12 ago. 2016.

 

A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico

Como citar: SÖHNLE, Ernesto. A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 40, n. 69, p. 110-121, jul. 2015. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/6572>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i69.6572.

 

A reconfiguração das vozes narrativas no jornalismo midiatizado

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo. A reconfiguração das vozes narrativas no jornalismo midiatizado. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 1, p. 23 - 35, jul. 2015. ISSN 2318-406x. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/6254>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6254

 

Abordagens do amor romântico: aspectos históricos, sociais e literários

Como citar: SCHONARDT, Luana Grasiela; GAI, Eunice Piazza. Abordagens do amor romântico: aspectos históricos, sociais e literários. Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, n. 14, p. 164 - 172, jul. 2015. ISSN 1679-849X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/18522>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.5902/1679849X18522

 

Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento

Como citar: PICCININ, Fabiana; PUHL, Paula. Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento.Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 37 - 48. ISSN 2238-7714. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/89886>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886

 

AS CRIANÇAS QUE NÃO EXISTIAM: A INFÂNCIA E A LITERATURA EM ANA MARIA MATUTE

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. AS CRIANÇAS QUE NÃO EXISTIAM: A INFÂNCIA E A LITERATURA EM ANA MARIA MATUTE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, p. 375 - 396. ISSN 1806-9142. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/14393>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/cadsem.2015.14393.

 

As diferenças de adaptação fílmica de A Fantástica Fábrica de Chocolate

Como citar: STEINDORFF, Gabriel; DOMINGOS, Ana Claudia Munari. As diferenças de adaptação fílmica de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, n. 14, p. 90 - 108, jul. 2015. ISSN 1679-849X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/18516>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1679849X18516.

 

Biografia jornalística: Algumas possibilidades

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo; BARTZ, Rodrigo. Biografia jornalística: Algumas possibilidades. Guavira Letras, Três Lagoas/MS, n. 21, p. 187 - 201, jul./dez. 2015. ISSN 1980-1858. Disponível em: <http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/article/view/363>. Acesso em: 12 ago. 2016.

 

Complexidades para humanizar o herói: Notas sobre a personagem David Lurie em Desonra

Como citar: PICCININ, Fabiana; BATISTA, Bianca Cardoso. Complexidades para humanizar o herói: Notas sobre a personagem David Lurie em Desonra. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 20, n. 34, p. 113 - 120, 2015. ISSN 1980-3710. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/famecos/article/view/21369>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21369

 

CONFLITOS DE MEMÓRIA: Contemporaneidade e regionalismo na narrativa hispano-americana

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. CONFLITOS DE MEMÓRIA: Contemporaneidade e regionalismo na narrativa hispano-americana. Revista Língua & Literatura, Frederico Westphalen, v. 17, n. 28, p. 153 - 162, 2015. ISSN 1984-381x. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1290>. Acesso em: 15 ago. 2016.

 

CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA

Como citar: DE BORBA, Paula Junqueira; BARRETO, Sabrina Rosa; FLÔRES, Onici Claro. CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 5, n. 1, maio 2015. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/5873>. Acesso em: 12 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5873.

 

¿Cómo se sale de un agujero? Narrativa, violência e memória em Augusto Roa Bastos

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria; DÖRR, Amanda. ¿Cómo se sale de un agujero?Narrativa, violência e memória em Augusto Roa Bastos. Darandina Revisteletrônica, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, p. 1 - 12, mar 2015. ISSN 1983-8379. Disponível em: <http://www.ufjf.br/darandina/anteriores/volume-7-numero-2-marco2015/artigos/>. Acesso em: 12 ago. 2016.

 

Dialogia e atorização: características do jornalismo midiatizado

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo. Dialogia e atorização: características do jornalismo midiatizado. Rebej - Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 5, n. 16, p. 4-20, jan./jun. 2015. ISSN: 1981-4542. Disponível em: <http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/view/341>. Acesso em: 12 ago. 2016.

Does the mental lexicon exist?

Como citar: SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Does the mental lexicon exist?. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 23, n. 2, p. 335-361, set 2015. ISSN 2237-2083. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5642>. Acesso em: 12 ago 2016.

 

DUAS PERSPECTIVAS SOBRE A LÓGICA NA IDADE MODERNA: A DIALÉTICA, DE RAMUS, E A LÓGICA OU ARTE DE PENSAR, DE ARNAULD E NICOLE

Como citar: MOLINA, Jorge Alberto. DUAS PERSPECTIVAS SOBRE A LÓGICA NA IDADE MODERNA: A DIALÉTICA, DE RAMUS, E A LÓGICA OU ARTE DE PENSAR, DE ARNAULD E NICOLE. Revista Contemplação, n. 12, p. 251 - 285. ISSN 2179-8079. Disponível em: <http://fajopa.com/contemplacao/index.php/contemplacao/article/view/96>. Acesso em: 12 ago 2015.

 

Estudo do conto Os caçadores de capibaras, de Augusto Roa Bastos

Como citar: DÖRR, Amanda; GAI, Eunice Piazza. Estudo do conto Os caçadores de capibaras, de Augusto Roa Bastos. Literatura e Autoritarismo, n. 25, p. 92 - 100. ISSN 1679-849X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/16578>. Acesso em: 15 ago 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1679849X16578

 

Na companhia dos lobos: do livro à tela, do mito à diversão

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. Na companhia dos lobos: do livro à tela, do mito à diversão. Desenredo, v.  11, n. 1, p. 185 - 201. ISSN 1808-656X. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5041>. Acesso em: 15 ago 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v11i1.5041

 

O jornal das senhoras e a busca pela emancipação moral e intelectual da mulher brasileira

Como citar: KROETZ, Itiana Daniela; GAI, Eunice Piazza. O jornal das senhoras e a busca pela emancipação moral e intelectual da mulher brasileira. Literatura e Autoritarismo, n. 25, p. 118 - 131. ISSN 1679-849X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/18518>. Acesso em: 15 ago 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.5902/1679849X18518

 

O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ADAPTAÇÃO DO CONTO DE FADAS: PROPOSTAS DE LEITURA DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ADAPTAÇÃO DO CONTO DE FADAS: PROPOSTAS DE LEITURA DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. RevLet - Revista Virtual de Letras, v. 07, n. 01, p. 298 - 307. ISSN 2176-9125. Disponível em: <http://www.revlet.com.br/index/literatura>. Acesso em: 15 ago 2016.

 

O outro através de mim: memória, narrativa, e trauma em "El olvido que seremos", de Héctor Abad Faciolince

Como citar: MARTIN, Catiussa; CARDOSO, Rosane Maria. O outro através de mim: memória, narrativa, e trauma em "El olvido que seremos", de Héctor Abad Faciolince.Landa, v. 4, n. 1, p. 1 - 16. ISSN 2316-5847. Disponível em: <http://www.revistalanda.ufsc.br/Edicoes/v4ed1-2015.html#>. Acesso em: 15 ago 2016.

 

O resumo como atividade de significação

Como citar: LEBLER, Cristiane Dall'Cortivo. O resumo como atividade de significação.Estudos da Língua(gem), v. 13, n. 1, p. 11 - 31. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/442>. Acesso em: 15 ago 2016.

 

Os estudos acadêmicos de literatura: uma experiência constitutiva

Como citar: GAI, Eunice Piazza. Os estudos acadêmicos de literatura: uma experiência constitutiva

 

Os Níveis Narrativos como Frase Hermenêutica no Filme “A Origem”

Como citar: STEINDORFF, Gabriel; PICCININ, Fabiana. Os Níveis Narrativos como Frase Hermenêutica no Filme “A Origem”. Ação Midiática -Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, n. 9, p. 1-11. ISSN 2238-0701. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/37951>. Acesso em: 15 ago 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.5380/am.v0i9.37951.

 

Perspectivas hermenêuticas do romance metaficcional Cordilheira, de Daniel Galera

Como citar: BATISTA, Bianca Cardoso; GAI, Eunice Piazza. Perspectivas hermenêuticas do romance metaficcional Cordilheira, de Daniel Galera. Literatura e Autoritarismo, n. 14, p. 18 - 29. ISSN 1679-849X. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/18264>. Acesso em: 15 ago 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1679849X18264

 

Quarenta anos da revista Signo, dezessete anos dos Encontros com a Poesia

Como citar: PERKOSKI, Norberto. Quarenta anos da revista Signo, dezessete anos dos Encontros com a Poesia. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 40, n. 68, p. 20-30, jan. 2015. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/6165>. Acesso em: 15 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i68.6165.

 

Revisitar Fernando Pessoa: o relativismo criador, o paradoxo, a pluralidade

Como citar: GAI, Eunice Terezinha Piazza. Revisitar Fernando Pessoa: o relativismo criador, o paradoxo, a pluralidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 40, n. 68, p. 31-41, jan. 2015. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/6166>. Acesso em: 15 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i68.6166.

 

Revista Signo: desafios da última década

Como citar: GABRIEL, Rosângela. Revista Signo: desafios da última década. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 40, n. 68, p. 11-19, jan. 2015. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/6168>. Acesso em: 15 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i68.6168.

 

Subjetividade e ironia: breve discussão e análise

Como citar: LEBLER, Cristiane Dall'Cortivo. Subjetividade e ironia: breve discussão e análise. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. 03, p. 316-324, 2015. ISSN 1984-7726. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/19490>. Acesso em: 15 ago. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2015.3.19490.

 

Princesas que viram monstros

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. Princesas que viram monstros. Curitiba: Appris, 2014. ISBN 978-85-8192-453-3

 

Consciência Metapragmática: uma Abordagem Multidisciplinar.

Como citar: FLORES, Onici Claro.  Consciência Metapragmática: uma Abordagem Multidisciplinar. Curitiba: Appris, 2014. ISBN 978-85-8192-515-8

 

Narrativas comunicacionais complexificadas 2: a forma

Como citar: PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio. Narrativas comunicacionais complexificadas 2: a forma. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014. ISBN 978-85-7578-400-6

 

Jornalismo-laboratório: radio

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo; TONUS, Mirna. Jornalismo-laboratório: radio. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014. ISBN 978-85-7578-401-3.

 

A arte da controvérsia

Como citar: LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm.  A arte da controvérsia. Tradução de Onici Claro Flôres e Rosângela Gabriel. Revisão técnica de Jorge Molina e André de Godoy Vieira. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2014. ISBN 9788574316376.

 

Tecendo conexões entre cognição, linguagem e leitura

Como citar: GABRIEL, Rosângela; FLORES, Onici Claro; CARDOSO, Rosane; PICCININ, Fabiana. Tecendo conexões entre cognição, linguagem e leitura. Curitiba: Multideia, 2014. ISBN 978-85-86265-89-1. Disponível em: <http://www.unisc.br/site/tecendo-conexoes/archives/ebook.pdf>. Acesso em 15 ago 2016.

 

A ESCRITA GENDRADA DO GAUCHO NAS NARRATIVAS TRANSGRESSORAS DE SILVINA OCAMPO

Como citar: GUIMARÃES, Rafael Eisinger. A ESCRITA GENDRADA DO GAUCHO NAS NARRATIVAS TRANSGRESSORAS DE SILVINA OCAMPO. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 38-51, 2014. ISSNe 2175-7917. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/issue/view/2107/showToc>. Acesso em: 15 ago 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2014v19n2.


A importância do conceito de fonema para a formação de professores alfabetizadores

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. A importância do conceito de fonema para a formação de professores alfabetizadores. Textura, Porto Alegre, v. 16, n. 31, p. 5-15, maio/ago 2014. ISSN 2358-0801. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1198>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

A IMAGEM DO CORPO E A ESCRITA DA IDENTIDADE: A RELAÇÃO ENTRE CORPORALIDADE E AUTORIA FEMININA NA OBRA DE ELIANE BRUM

Como citar: GOMES, Jaqueline Frantz de Lara; GUIMARÃES, Rafael Eisinger. A IMAGEM DO CORPO E A ESCRITA DA IDENTIDADE: A RELAÇÃO ENTRE CORPORALIDADE E AUTORIA FEMININA NA OBRA DE ELIANE BRUM. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 15, n. 26, p. 5 - 15, ago/dez 2014. ISSN 1984-6959. Disponível em: <http://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/463>. Acesso em: 12 ago 2016.

 

A IRONIA ROMÂNTICA COMO FIO CONDUTOR PARA A INTERPRETAÇÃO DO ROMANCE 'DESONRA'

Como citar: GAI, Eunice Piazza; TORRES, Daniela Freitas. A IRONIA ROMÂNTICA COMO FIO CONDUTOR PARA A INTERPRETAÇÃO DO ROMANCE 'DESONRA'. Terra roxa e outras terras - Revista de Estudos literários, Londrina, v. 27, p. 27-37. ISSN 1678-2054. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/index.php?option=com_content&task=view&id=59&Itemid=77>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

A POESIA DA RELVA E O DEVANEIO DE UMA FOLHA

KREBS, Fernando Müller; PERKOSKI, Norberto. A POESIA DA RELVA E O DEVANEIO DE UMA FOLHA. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 3, nov. 2014. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4489>. Acesso em: 16 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4489.

 

A transgressão em Bernardo Guimarães

Como citar: PERKOSKI, Norberto. A transgressão em Bernardo Guimarães. Revista Texto Poético, Vitória - ES, v. 16, p. 169 - 190, 2014. ISSN 1808-5385. Disponível em: <http://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp/article/view/214>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

Acoplamento tecnológico e autismo: o iPad como instrumento complexo de cognição/subjetivação

Como citar: PELLANDA, Nize Maria Campos. Acoplamento tecnológico e autismo: o iPad como instrumento complexo de cognição/subjetivação. Polis e Psique, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 136 - 149, 2014. ISSN 2238-152X. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/46224>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

As tecnologias touch: corpo, cognição e subjetividade

Como citar: PELLANDA, Nize Maria Campos; DEMOLY, Karla Rosane do Amaral. As tecnologias touch: corpo, cognição e subjetividade. Psicologia clínica, Rio de Janeiro, v. 26, n.1, pp. 69-89, 2014. ISSN 1980-5438. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-56652014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

AUTORITARISMO E EXPLICITUDES NA NARRATIVA DO TELEJORNAL

Como citar: PICCININ, Fabiana. AUTORITARISMO E EXPLICITUDES NA NARRATIVA DO TELEJORNAL. Nonada - Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 23, p. 106 - 115, 2014. ISSN 2176-9893. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/1076>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

Bovarismo e reminiscências infernais: a presença da metaficção no romance Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís

Como citar: Bovarismo e reminiscências infernais: a presença da metaficção no romance Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís. Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura,São Paulo, v. 2, n. 23, p. 106 - 115, 2014. ISSN 2176-9893. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/issue/view/422> Acesso em: 16 ago 2016.

 

CINEMA E FUTEBOL: DOS GRAMADOS PARA AS TELAS

MACHADO, Daniel; OLIVEIRA, Luís Gustavo Finger de; PICCININ, Fabiana Quatrin. CINEMA E FUTEBOL: DOS GRAMADOS PARA AS TELAS. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 2, set. 2014. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4509>. Acesso em: 16 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4509.

 

Convergência de campos: transdisciplinaridade ou luta?

Como citar: DOMINGOS, Ana Claudia Munari. Convergência de campos: transdisciplinaridade ou luta? Cibertextualidades, Porto - Portugal, n. 6, 2014. ISSN 1646-4435. Disponível em: <http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-6-2014/interaccao-de-linguagens-e-convergencia-dos-media-nas-poeticas-contemporaneas-conteudos>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

Eça e machado: do realismo naturalista ao realismo carnavalizado

Como citar: SCHAEFER, Sergio. Eça e machado: do realismo naturalista ao realismo carnavalizado. Moara, Belém - PA, n. 41, p. 105-116, 2014. ISSN 2358-0658. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1962>. Acesso em: 16 ago 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i41.1962

 

Geografia-geografias: a literatura (felizmente) se ocupa do que a historiografia parece menosprezar

Como citar: HOHLFELDT, Antonio Carlos; MUNARI, Ana Cláudia. Geografia-geografias: a literatura (felizmente) se ocupa do que a historiografia parece menosprezar. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 49, n. 2, p. 241-247, abr. jun. 2014. ISSN 1984-7726. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/13483>. Acesso em: 16 ago 2016.  DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2014.2.13483

 

Lectura, infancia e políticas inclusivas en Brasil: reflexións sobre a experiencia literaria e a diversidade cultural na arte

Como citar: CARDOSO, R., LEIRIA, E.. Lectura, infancia e políticas inclusivas en Brasil: reflexións sobre a experiencia literaria e a diversidade cultural na arte. Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, n. 1, jul. 2014. Disponivel em: <http://www.usc.es/revistas/index.php/elos/article/view/1719>. Acesso em: 16 Aug. 2016.

 

Literary narrative in the daily print media: Zero Hora and Gazeta do Sul

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana Quatrin. Literary narrative in the daily print media: Zero Hora and Gazeta do Sul. Brazilian Journalism Research, v. 10, n. 1, 2014, p. 122-143. ISSN 1981-9854. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/629>. Acesso em: 16 ago 2016.

 

Narrativas e conhecimento: um estudo sobre "Desonra", de J. M. Coetzee

Como citar: SILVA, Pamella Tucunduva da. Narrativas e conhecimento: um estudo sobre "Desonra", de J. M. Coetzee. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 39, n. 66, p. 229-240, jan. 2014. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/4876>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v39i66.4876.

 

O IPAD E OS APLICATIVOS DE JOGOS COMO INSTRUMENTOS COMPLEXOS DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO EM AUTISTAS

Como citar: LIMBERGER, Letícia Staub; PELLANDA, Nize Maria Campos. O IPAD E OS APLICATIVOS DE JOGOS COMO INSTRUMENTOS COMPLEXOS DE COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO EM AUTISTAS. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, jun. 2014. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4492>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4492.

 

O PAPEL E A TELA: DIFERENTES PLATAFORMAS E A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA

Como citar: PFAFFENSELLER, Ana Claudia de Almeida. O PAPEL E A TELA: DIFERENTES PLATAFORMAS E A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA. Revista Desempenho,n. 22, 2014. ISSN 1677-9797. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/16355>. Acesso em: 29 ago. 2016.

 

O que este texto quer [ou não quer] dizer?

Como citar: LOPES, Daiane; GAI, Eunice Piazza. O que este texto quer [ou não quer] dizer?. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 39, n. 66, p. 204-219, jan. 2014. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/4879>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/signo.v39i66.4879.

 

Observando as práticas de leitura da cultura digital

Como citar: DOMINGOS, Ana Claudia Munari. Observando as práticas de leitura da cultura digital. Textura, Canoas, v. 16, n. 31, p. 16 - 29, maio/ago. 2014. ISSN 2358-0801. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1199>. Acesso em: 29 ago. 2016.

 

QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES?

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 134 - 144, jul./dez. 2014. ISSN 1982-7830. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776>. Acesso em: 29 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i37.776.

 

SOCIAL COGNITIVE REPRESENTATIONS OF VIOLENCE IN URBAN BRAZIL: VIOLENCE AS AN UNCONTROLLED FORCE

Como citar: PELOSI, Ana Cristina.SOCIAL COGNITIVE REPRESENTATIONS OF VIOLENCE IN URBAN BRAZIL: VIOLENCE AS AN UNCONTROLLED FORCE. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 293-316, jul./dez. 2014. ISSN 1982-7830. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/786. Acesso em: 29 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i37.786.

 

UM NOVO OLHAR SOBRE A LEITURA NA COMPLEXIDADE

Como citar: PICCIN, Stela; PELLANDA, Nize Maria Campos.UM NOVO OLHAR SOBRE A LEITURA NA COMPLEXIDADE. Linha Mestra, ano VIII, n. 24, jan./jul. 2014, p. 3141-3144. ISSN 1980-9024. Disponível em: <https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/08/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_sandra_thiago.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016.

 

Um Rio Grande do Sul narrado: identidade regional no Jornal Nacional.

Como citar: FELIPPI, Angela; PICCININ, Fabiana. Um Rio Grande do Sul narrado: identidade regional no Jornal Nacional. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, n. 16, p.49-58, janeiro/abril 2014, ISSN 1984-8226. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.161.06/4004>. Acesso em 29 ago. 2014. DOI: 10.4013/fem.2014.161.06

 

Jornalismo-laboratório: impressos

Como citar: SOSTER, Demétrio de Azeredo; TONUS, Mirna. Jornalismo-laboratório: impressos. EDUNISC: Santa Cruz do Sul, 2013. 319 p. ISBN: 978-85-7578-372-6

 

“SUA VIDA ESTÁ NA TV”: O TELEJORNALISMO DA NOTÍCIA AO ENTRETENIMENTO NO JORNAL DO ALMOÇO.

Como citar: GRINGS SILVA, Emilin; QUATRIN PICCININ, Fabiana. “SUA VIDA ESTÁ NA TV”: O TELEJORNALISMO DA NOTÍCIA AO ENTRETENIMENTO NO JORNAL DO ALMOÇO. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 2, nov. 2013. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4081>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v3i2.4081.

 

Tudo ao mesmo tempo e agora”: análise da cobertura de cotidiano no TV Folha

Como citar: PICCININ, Fabiana. “Tudo ao mesmo tempo e agora”: análise da cobertura de cotidiano no TV Folha. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 416-430, out. 2013. ISSN 1984-6924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2013v10n2p416/25745>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n2p416.

 

A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Como citar: PELLANDA, Nize Maria Campos; BOETTCHER, Dulci Marlise. A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 274-289, jul./dez. 2013. ISSN 1982-9949. Disponível em: < http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4002/3026%20>. Acesso em 29 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i2.4002

 

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: LEITURA/ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Como citar: BARBOSA, Carla Cristiane Fonseca; FLÔRES, Onici Claro. A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: LEITURA/ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 5, n. 1, p. 149-171, jan./jun. 2013. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/viewFile/1880/2428>. Acesso em: 29 ago. 2016.

 

CRIAÇÃO E LEITURA POÉTICA – UMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA

Como citar: DA SILVA, Roseane Graziela; PERKOSKI, Norberto. CRIAÇÃO E LEITURA POÉTICA – UMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 3, dez. 2013. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4280>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4280.

 

Do decifrado à apreensão da temática: leitura de implícitos

Como citar: FLÔRES, Onici Claro; SCHERER, Lilian Cristine. Do decifrado à apreensão da temática: leitura de implícitos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 44-52, jan/abr 2013. ISSN 2177-6202. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.111.05/1422>. Acesso em: 29 ago. 2013. DOI: 10.4013/cld.2013.111.05.

 

Eliane Brum e as personagens complexas da obra "A vida que ninguém vê"

Como citar: NOBRE, Kassia; PICCININ, Fabiana. Eliane Brum e as personagens complexas da obra "A vida que ninguém vê". Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 2, 2013. ISSN 2318-406X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/4019>. Acesso em: 29 ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v1i2.4019

 

ESTUDO PRELIMINAR, TRADUÇÃO E NOTAS DA DISSERTATIO STILO PHILOSOPHICO NIZOLII, DE LEIBNIZ

Como citar: MOLINA, Jorge Alberto; HOFFMANN, Edgar Affonso. ESTUDO PRELIMINAR, TRADUÇÃO E NOTAS DA DISSERTATIO STILO PHILOSOPHICO NIZOLII, DE LEIBNIZ.Dissertatio - Revista de Filosofia, v. 38, p. 291 - 349, 2013. ISSN 1983-8891. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8631>. Acesso em: 30 ago.2016.

 

Falsas memórias e compreensão em leitura: possíveis interfaces

Como citar: EISENKRAEMER, Raquel Eloísa; GABRIEL, Rosângela. Falsas memórias e compreensão em leitura: possíveis interfaces. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 21, n. 2, p. 151-172, dez. 2013. ISSN 2237-2083. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5106>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

FIGURANDO EMMA BOVARY: UMA LEITURA ÍNTIMA DE SUA REPRESENTAÇÃO EM FLAUBERT E CHABROL

Como citar: DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. FIGURANDO EMMA BOVARY: UMA LEITURA ÍNTIMA DE SUA REPRESENTAÇÃO EM FLAUBERT E CHABROL. Caderno Seminal, v. 20, n.20, p. 11-34, 2013. ISSN 1806-9142. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/12013>. Acesso em:. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/cadsem.
 
Como citar: SCHAEFER, Sérgio. Literatura e filosofia. Letrônica, v. 6, n. 2, p. 753-766 , jul./dez, 2013. ISSN 1984-4301. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/14554>. Acesso em: 30 ago. 2016.
 
Como citar: GAI, Eunice Piazza; ROCHA, Silvia Raquel. "Manual da paixão solitária", de Moacyr Scliar, e o percurso hermenêutico: da Bíblia Sagrada à visão sobre temas polêmicos. Antares - Letras e Humanidades, v. 5, n. 10, jul-dez 2013. ISSN 1984-1921.Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1866>. Acesso em: 30 ago. 2016.
 
Como citar: DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 159-171, dez. 2013. ISSN 2317-2096. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/4914>. Acesso em: 30 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171.
 
Como citar: BARTZ, Rodrigo; FLÔRES, Onici Claro. O uso de anáforas demonstrativas nas piadas de relações conjugais. Entretextos, Londrina, v. 13, n 1, p. 464 - 480, 2013. ISSN 1519-5392. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14358>. Acesso em: 30 ago. 2016.

Onde o jornalismo mostra e reflete sobre seu fazer: o caso do documentário contemporâneo

Como citar: PICCININ, Fabiana. Onde o jornalismo mostra e reflete sobre seu fazer: o caso do documentário contemporâneo. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 27, n. 66, p. 236-242, set./dez. 2013 ISSN 1806-6925. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2013.27.66.10>. Acesso em: 30 ago. 2016. DOI: 10.4013/ver.2013.27.66.10

 
 

POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DOS SERES HUMANOS A PARTIR DA LEITURA DE NARRATIVAS LITERÁRIAS

Como citar: DÖRR, Amanda; PIAZZA GAI, Eunice Terezinha. POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DOS SERES HUMANOS A PARTIR DA LEITURA DE NARRATIVAS LITERÁRIAS. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 3, dez. 2013. ISSN 2237-048X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4279>. Acesso em: 29 ago. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v3i3.4279.

 

PROCESSO INFERENCIAL E LEITURA DE IMPLÍCITOS NOS ANOS INICIAIS

Como citar: FLÔRES, Onici Claro; HUBNER, Lilian Cristine; GABRIEL, Rosângela. PROCESSO INFERENCIAL E LEITURA DE IMPLÍCITOS NOS ANOS INICIAIS. Nonada - Letras em revista, v. 2, n. 21, p. 1-26, 2013. ISSN 2176-9893. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/778>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

Reconfigurações narrativas no jornalismo e na literatura.

Como citar: SOSTER, Demetrio de Azeredo. Reconfigurações narrativas no jornalismo e na literatura. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), Brasília, v. 3, n. 12, p. 96-108, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/issue/view/32/showToc>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

UMA PERSPECTIVA JORNALÍSTICO-LITERÁRIA EM OLGA, DE FERNANDO MORAIS

Como citar: SOSTER, Demetrio de Azeredo. UMA PERSPECTIVA JORNALÍSTICO-LITERÁRIA EM OLGA, DE FERNANDO MORAIS. Recorte - revista eletrônica, v. 10, n. 1, jan./jun. 2013. ISSN 1807-8591. Disponível em: <http://revistas.unincor.br/index.php/recorte/article/view/810>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

Viagens na minha terra: perfeita adequação entre código e canal para uma boa comunicação

Como citar: MUNARI, Ana Claudia; HOHLFELDT, Antônio. V iagens na minha terra: perfeita adequação entre código e canal para uma boa comunicação. Navegações, v. 6, n. 2, p. 207-218, jul./dez. 2013. ISSN 1983-4276. Disponível: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/16793>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

VIOLÊNCIA, A MEMÓRIA E EU MESMO: A AUTOFICÇÃO EM EL OLVIDO QUE SEREMOS, DE HÉCTOR ABAD FACIOLINCE

Como citar: CARDOSO, Rosane Maria. VIOLÊNCIA, A MEMÓRIA E EU MESMO: A AUTOFICÇÃO EM EL OLVIDO QUE SEREMOS, DE HÉCTOR ABAD FACIOLINCE. Raído, Dourados, v. 7, n. 14, p. 175-184, dez. 2013. ISSN 1984-4018. Disponível em: <http://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=Raido&page=article&op=view&path%5B%5D=2625>. Acesso em: 30 Ago. 2016.

 

Narrativas brasileiras contemporâneas em foco

Como citar: GAI, Eunice Piazza; OLIVEIRA, Vera Lucia de. Narrativas brasileiras em foco. Santa Maria: Ed. UFSM, 2012. 180 p. ISBN 978-85-7391-170-1.

 

Aprendizagem e sofrimento: narrativas

Como citar: OLIVEIRA, Clara da Costa; PELLANDA, Nize Maria Campos; BOETTCHER, Dulci Marlise; REIS, Ana. Aprendizagem e sofrimento: narrativas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012. 135 p. ISBN: 978-85-7578-335-1

 

Narrativas comunicacionais complexificadas

Como citar: PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio de Azeredo. Narrativas comunicacionais complexificadas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012. 294 p. ISBN 978-85-7578-348-1.

 

O cinema brasileiro e a filosofia

Como citar: SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; SCHAEFER, Sérgio. O cinema brasileiro e a filosofia. Uberlândia: EDUFU, 2012. 232 p. ISBN 978-85-7078-321-9

 

 

Cognição na linguagem

Como citar: MOURA, Heronides de; GABRIEL, Rosangela. Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012. 240 p. ISBN 978-85-7474-649-4.

 

DUAS VISÕES DO FEMININO: DIANA E TAMAR, EM MANUAL DA PAIXÃO SOLITÁRIA, DE MOACYR SCLIAR

Como citar: GAI, Eunice Piazza; ROCHA, Silvia Raquel. DUAS VISÕES DO FEMININO: DIANA E TAMAR, EM MANUAL DA PAIXÃO SOLITÁRIA, DE MOACYR SCLIAR. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 13, n. 21, p. 73 - 82. ISSN 1984-6959. Disponível em: <http://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/186/111>. Acesso em: 12 ago 2016.

 

Fradique Mendes, uma personagem e dois olhares enunciativos

Como citar: GAI, Eunice Piazza. Fradique Mendes, uma personagem e dois olhares enunciativos. Navegações, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 181-185, jul./dez. 2012. ISSN 1983-4276. Disponível em:<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/12797>. Acesso em: 30 ago. 2016.


LEITURA, INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA

Como citar: KILIAN, Carina; FLÔRES, Onici Claro. LEITURA, INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA. Linguagens e Cidadania, ano 14, n. 1, 2012. ISSN 1516-8492. Disponível em:<http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/2126aa06463930747e9d0d25adf1ac82.htm>. Acesso em: 30 ago. 2016.

 

Da teoria à prática: gêneros discursivos & práticas escolares de leitura e escrita

Como citar: FLÔRES, Onici Claro; AKELE, Dercy. Da teoria à prática: gêneros discursivos & práticas escolares de leitura e escrita. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. 240p. ISBN 978-85-7578-311-5.

 

Aprendendo palavras através  da leitura

Como citar: SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Aprendendo palavras através da leitura. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. 136 p. ISBN 978-85-7578-318-4

 

Vivências Autopoiéticas

Como citar: BOETTCHER, Dulci Marlise; PELLANDA, Nize Maria Campos. Vivências autopoiéticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. 134 p. ISBN 978-85-7578-287-3.

 

Ó meus amigos, não há amigos! Reflexões sobre a amizade

Como citar: ALBORNOZ, Suzana; GAI, Eunice Piazza. Ó meus amigos, não há amigos! Reflexões sobre a amizade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC / Movimento, 2010. 159 p. ISBN 978-85-7195-161-7.

:: :: Prêmio Açorianos de Literatura 2011 - Categoria Ensaios

 

Linhas e Entrelinhas: Leitura na Sala de Aula

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. Linhas e entrelinhas: leitura na sala de aula. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008. 216 p. ISBN 978-85-7578-217-0.

 

Memórias e Memórias: Dimensões e Perspectivas da Literatura Modernista

Como citar: OLMI, Alba. Memórias e memórias: dimensões e perspectivas da literatura modernista. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 162 p. ISBN 85-7578-152-9.

 

Leitura e Cognição: Uma Abordagem Transdisciplinar

Como citar: OLMI, Alba; PERKOSKI, Norberto. Leitura e Cognição: uma abordagem transdisciplinar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005. 256 p. ISBN 85-7578-094-8.

MENU PRINCIPAL