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Mestrado e Doutorado em Letras

Linguagens e suas tecnologias: intermidialidade e leitura

Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Munari Domingos

Descrição: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), cuja terceira versão foi promulgada em 14 de dezembro de 2018, é o documento que define os componentes curriculares para todas as áreas da Educação Básica, fundamentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013). De um lado, ela norteia esses princípios em nível nacional, propondo aquilo que é considerado indispensável à educação do brasileiro; de outro, ela permite ajustes nos currículos a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos que levem em conta questões regionais e locais, pensando a diversidade cultural do país. O projeto de pesquisa se debruça sobre o texto Linguagens e suas tecnologias, da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a fim de entender conceitos e objetos de aprendizagem a partir dos termos linguagens, tecnologias e mídias. Em seguida, a proposta é cotejar esses conceitos com aqueles definidos pelos estudos em Intermidialidade, a fim de propor uma metodologia para a leitura das mídas adequada aos pressupostos da BNCC, mas mantendo um olhar crítico sobre eles. Nesse capítulo da BNCC, a intenção é propor que, através dos componentes sugeridos, seja possibilitada uma participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens? (BRASIL, 2018, p. 473), focalizando na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias? (BRASIL, 2018, p. 470). Como parece explicitado no próprio nome dado à área em questão, há um entendimento, supõe-se, que o termo linguagens é tanto aquele que conecta os diferentes componentes que ela agrega como também aquele que dimensiona em sentido amplo a ideia de participação social no que diz respeito à manifestação cultural, às relações humanas, ao trabalho e ao exercício da cidadania.


Escola, escuta, vocalidade e experiência poética de ler

Prof.ª Dr.ª Ângela Cogo Fronckowiak

Descrição: Para o grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem, o tema da vocalidade ou performance vocal segundo Paul Zumthor, surgiu a partir do estudo da fenomenologia da imaginação em Gaston Bachelard. Compreendemos que a dificuldade de conceber a linguagem enquanto propositora de realidades, banaliza os processos de mediação das experiências leitoras, enquanto vigor do agir em linguagem. Contudo, adesões aos projetos do grupo pelas redes públicas e privadas de Educação Básica da região dos Vales demonstraram que a performance do corpo-voz favorece a experimentação do potencial poético da palavra, principalmente em gêneros como a poesia, que apelam à imagem e à intercorporalidade. Neste estudo, realizaremos um levantamento das obras premiadas na categoria Poesia pela FNLIJ, suas particularidades e como têm sido compartilhadas entre alunos dos professores parceiros. Intencionamos investigar os vínculos entre a qualidade estética destes textos, a proposta de abordagem livre fomentada pelo grupo de pesquisa e aquela proporcionada pelos educadores quando da sistematização da leitura com seus alunos. Desejamos auxiliar os professores a reconhecerem que a forma escolar menospreza a dimensão poética da educação e que os adultos podem empenhar-se em garantir aos jovens, na organicidade da sua atuação, as ações de ler, compreender e escrever assumindo os riscos que elas supõem.


Comunicação, Cultura e Desenvolvimento: aproximações a partir dos Estudos Culturais (Fase II)

Prof.ª Dr.ª Ângela Trevisan Felippi

Descrição: O projeto objetiva dar sequência às pesquisas de construção de propostas teórico-metodológicas para o estudo da comunicação e da cultura no âmbito das áreas do Planejamento Urbano, Regional e Demografia (PURD) e das Letras. Com base na teoria dos Estudos Culturais e suas matrizes britânica e latino-americana, a pesquisa se desenvolve por alguns objetos de estudo, construídos na perspectiva dos estudos espaciais e de linguagem, explorados a partir de alguns protocolos metodológicos devedores dos circuitos da cultura. Há atenção a temáticas afetas tanto ao Desenvolvimento Regional, quanto aos processos de Leitura e Cognição.


Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifestas nos Vale do Rio Pardo e Vale do Caí/RS-Brasil

Prof.ª Dr.ª Ângela Trevisan Felippi

Descrição: Com o projeto Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifestos nos vales do Rio Pardo e do Caí/RS-Brasil investiga-se o fenômeno da rurbanidade em duas regiões do estado do Rio Grande do Sul, com características espaciais comuns, assim como aspectos que as distinguem. A pesquisa busca a compreensão das alterações contemporâneas dos espaços urbanos e rurais e dos sentidos atribuídos pelos sujeitos e pela mídia, as novas ruralidades e urbanidades (sintetizadas na rurbanidade). O intuito é produzir conhecimento para a área de Desenvolvimento Regional, subsidiar a docência e a extensão nessa área e especificamente da equipe do projeto. O projeto tem interface com projeto de pesquisa semelhante desenvolvido na Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina), sob a coordenação de Gustavo Cimadevilla e Edgardo Carniglia. No Brasil, serão definidos grupos sociais de maior vulnerabilidade que vivenciam o fenômeno da rurbanidade para serem estudados. A pesquisa empírica inclui o mapamento das manifestações de rurbanidade, o estudo das representaçoes e os sentidos construídos a partir das mídias e dos grupos sociais selecionados sobre o fenômeno. Os resultados serão divulgados em eventos e revistas científicas nacionais e internacionais e num livro final.


Palavras, imagens e discursos: a significação da sociedade de nosso tempo

Prof. Dr. Carlos Renê Ayres

Descrição: Nas sociedades contemporâneas, especialmente no cenário político, o(s) discurso(s), sobretudo, o midiático tem produzido uma (re)configuração das palavras, das imagens e dos efeitos de sentidos. No contexto de uma retórica contemporânea, discursos e contra discursos têm sido colocados em confronto. As palavras, as imagens, os discursos, ao serem colocados em circulação pela mídia, produzem sentidos e se inscrevem em uma rede de memória. Nesse sentido, variadas apropriações discursivo-semióticas, decorrentes de determinadas formações ideológicas se constituem como definidoras de valores e padrões que moldam o meio social. Em razão disso, são mobilziadas formações discursivas que criam acontecimento na rede de memória, produzindo determiados efeitos de sentido. Dito isso, naturalmente nosso recorte teórico-metodológico é o da Análise de Discurso que nos possibilita produzir um gesto de interpretação a partir do corpus que irá se constituindo no decorrer do processo e da observação da dinâmica da sociedade, com foco especial no cenário da mobilização política pela disputa do Planalto, ou seja para a presidência do país. Assim, ao longo desses dois anos, nosso olhar estará atendo para o cenário midiático pautado pelas temáticas relativas à disputa política pelo poder central que irá se desenvolver e criar contornos muito identificados a determinadas formações discursivas. O corpus, então, vai se estruturando em torno de temas como democracia, justiça, representação popular, papel das instituições, o poder da mídia e dos grupos de pressão de modo a fornecer o material discursivo e imagético que nos permitirá problematizar os sentidos produzidos e suas implicações e vinculações ideológicas na rede de dizeres, compreendida aqui não apenas como o campo linguístico, mas também o semiótico. Nosso interesse com a proposição deste projeto é criar um espaço para que possamos desenvolver estudos focados nos funcionamentos linguísticos/imagéticos que possibilitam fazer irromper no dizer traços do interdiscurso que materializa a interpelação ideológica e condiciona o funcionamento do discursivo e a produção de sentidos na sociedade de nosso tempo.


Docência, linguagem e tecnologias: tecendo redes com a Educação Básica

Prof. Dr. Felipe Gustsack

Descrição: Resumo Docência e campos de atuação de professores em exercício e em formação, suas linguagens e tecnologias compõem o tema deste projeto. A questão de pesquisa é: Como vem sendo experienciada e compreendida a docência por professores/as das licenciaturas da UNISC, de licenciandos/as e de colegas que já atuam na Educação Básica? Investigar concepções de docência e como ela se constitui, mediada por multimodalidades de linguagens e tecnologias, configura o seu objetivo geral. A metodologia está concebida como qualitativa, adotando a estratégia da cartografia e as técnicas de grupos focais, não excluindo outras possibilidades. Os campos empíricos envolvem os cursos de licenciatura da UNISC e as articulações da universidade com escolas da Educação Básica. Estudos acerca da linguagem, tecnologias e docência na ação e formação de professores formam a base teórica desta pesquisa. Considerando esses recortes conceituais, a pesquisa será realizada articulando diferentes áreas do conhecimento e a circularidade da pesquisa, ensino e extensão. A expectativa é contribuir com reflexões para a constituição e fortalecimento de redes de cooperação em torno de propostas educativas que visem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida no contexto contemporâneo de inovações.


Perspectivas contemporâneas sobre a personagem

Prof. Dr. Rafael Eisinger Guimarães

Descrição: Oscilando entre dois extremos, as pesquisas sobre a personagem literária, sobretudo no século XX, podem ser divididas, via de regra, entre aquelas que tomavam este elemento da narrativa a partir do seu aspecto de mimese dos seres humanos reais, herança da leitura aristotélica, e aquelas que, em um viés estruturalista, enfatizavam sua função na narrativa. Contudo, na virada do milênio, observa-se uma proliferação de abordagens que extrapolam o paradigma que, desde os primórdios, deteve a hegemonia na área. Seja por trazer a questão do leitor como um importante agente de produção de sentido na obra, seja por sublinhar as significativas contribuições provenientes de disciplinas afins, a partir de abordagens interdisciplinares com relação à personagem literária, as perspectivas contemporâneas têm contribuído para lançar novas luzes a esse elemento da narrativa. Contudo, no que tange ao contexto brasileiro, chama a atenção o fato de as pesquisas e estudos acadêmicos, de uma forma geral, não estabelecem um diálogo com essas novas tendências. Levando-se em consideração essa realidade, pretende-se, com o presente projeto de pesquisa, discutir e articular tais conceitos, buscando responder a seguinte questão norteadora: que contribuições as concepções teóricas contemporâneas trazem para a interpretação e a crítica literária no contexto acadêmico brasileiro.


O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais

Prof.ª Dr.ª Rejane Frozza

Descrição: Este projeto investiga os estilos de aprendizagem relacionados ao processo de raciocínio humano e que possam ser automatizados para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o auxílio de agentes pedagógicos. Agentes inteligentes são ditos pedagógicos quando o propósito fundamental é a comunicação com estudantes. Logo, um dos propósitos deste projeto é o desenvolvimento de uma interface de interação, entre estudantes e agentes, em linguagem natural.


Integrating reading research into educational practices: a focus on early childhood

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: O projeto de cooperação estratégica INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD? (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas educacionais: um foco na infância) tem como objetivo geral ampliar o intercâmbio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, cuja área de concentração está voltada aos estudos sobre a leitura em seus aspectos linguísticos, literários e midiáticos, com instituições de pesquisa conceituadas no exterior, a fim de intensificar parcerias e qualificar a pesquisa em leitura no Brasil. Importante considerar que no âmbito do PPGL Unisc, a leitura pode ser entendida tanto em sentido amplo (como a maneira de compreender e de interpretar a multimodalidade presente nas várias linguagens), quanto em sentido estrito (habilidade de decodificar um código, como o alfabético, condição sine qua non para a compreensão leitora), já que se desdobra em aspectos internos (cognitivos) e externos (culturais), com repercussões sociais indiscutíveis. A proficiência em leitura engloba desde os níveis mais básicos (do reconhecimento de letras e da decodificação, por exemplo) até níveis que contemplam o estabelecimento de múltiplas inferências, comparações e contrastes com precisão e detalhamento, bem como avaliação crítica de textos complexos. As condições para transitar por esses níveis são construídas paulatinamente ao longo de anos de experiência com a linguagem oral e escrita. Nessa linha, o presente projeto busca contribuir para a qualificação de pesquisas com foco na leitura e nas habilidades necessárias para a aprendizagem da leitura, visando ao desenvolvimento científico e a sua integração às práticas educacionais.


O trabalho dos olhos durante a aprendizagem da leitura em crianças e adultos iletrados: investigando linguagem e cognição por meio dos movimentos oculares

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os movimentos oculares realizados por crianças e adultos em fase de alfabetização, contribuindo para uma maior compreensão dos processos cognitivos subjacentes e decorrentes da aprendizagem da leitura. Em projeto desenvolvido no período de 2016 a 2019, reunimos um conjunto de dados junto a crianças e adultos iletrados e ex-iletrados, buscando investigar possíveis efeitos da aprendizagem da leitura sobre a linguagem e a cognição, em especial memória e funções executivas. No presente projeto, buscamos aprofundar a compreensão sobre esses efeitos a partir da metodologia de rastreamento ocular (eyetracking), em crianças e adultos iletrados em fase de aprendizagem inicial da leitura. Acreditamos que parte dos problemas apresentados por leitores iniciantes brasileiros decorrem de práticas pedagógicas equivocadas, que se baseiam em concepções equivocadas, talvez condizentes com o comportamento observado em leitores experientes (GABRIEL; KOLINSKY; MORAIS, 2016), mas que não se aplicam a leitores aprendizes. Qual o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que tem pouca experiência como leitoras? Qual o comportamento dos olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência de longos anos de escolarização que vão talhando nosso conhecimento sobre gêneros e tipos textuais, sobre a modalidade escrita da língua e automatizando os processos subjacentes à leitura fluente? Em que medida o comportamento observado nesses dois grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações explícitas no texto, e se é como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a leitura e a compreensão leitora. Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder, a fim de contribuir para a criação de leitores.


Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido

 

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: Concebido em resposta ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021, lançado em maio de 2021, após 14 meses de a Organização Mundial da Saúde ter anunciado a pandemia de COVID-19, o projeto de pesquisa INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO tem como objetivo geral integrar a pesquisa na área das neurociências da leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido. A fim de alcançar esse objetivo, o projeto se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1. Planejar propostas metodológicas de educação para a leitura, adaptadas ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltadas à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 2. Produzir material didático (impresso, ebooks, podcast e videoaulas) objetivando a educação para a leitura, adaptado ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltado à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 3. Ofertar quatro cursos de formação continuada para professores da educação básica, em formato híbrido (presencial e online síncrono), voltados à educação para a leitura, direcionados a professores da educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos]), ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental.


Pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: As pesquisas na área conhecida como (neuro)ciência da leitura têm avançado nas últimas décadas graças a novas ferramentas, tais como os rastreadores oculares (eye tracking), métodos de neuroimagem (fMRI) e potenciais de eventos relacionados (ERPs). No presente projeto, buscamos estabelecer possíveis relações entre a percepção e a atenção na leitura, a partir do rastreamento ocular, a fim de contribuir para a compreensão dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura em crianças e adultos. Dentre as questões de pesquisa a serem respondidas, destacamos: Qual o comportamento dos olhos de crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência décadas de escolarização? Em que medida o comportamento observado nesses grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações visualmente explícitas no texto (estratégias top-down e botton-up), e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora? A metodologia de rastreamento ocular permite aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir padrões que relacionam percepção (intrínseca ao usuário) e atenção (capturada pelo eye-tracking) na navegação de usuários em textos. O desenvolvimento de pesquisa que contribua com novas técnicas para estudos na área de experiência do usuário (user experience - UX) pode auxiliar na identificação de dificuldades durante a atividade de leitura e na proposta de intervenções que busquem minimizar essas dificuldades. A busca de uma ciência da leitura mais universal, que integre conhecimentos sobre línguas como o português, voltada a contextos sociais diversos como o brasileiro, pode contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados para ensinar a ler e a compreender, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos.


Investigando linguagem e cognição durante a aprendizagem da leitura por crianças e adultos

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: No presente projeto, buscamos aprofundar a compreensão sobre os efeitos da aprendizagem da leitura sobre a linguagem e a cognição em crianças e adultos iletrados. Qual o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que tem pouca experiência como leitoras? Qual o comportamento dos olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência de longos anos de escolarização que talham o conhecimento sobre gêneros e tipos textuais, sobre a modalidade escrita da língua e automatizando os processos subjacentes à leitura fluente? Em que medida o comportamento observado nesses dois grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações explícitas no texto, e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora. Avançar na busca de respostas a essas questões pode orientar a elaboração de propostas pedagógicas mais eficazes, que contribuam para a universalização da aprendizagem da leitura e para a qualificação da compreensão leitora.


Adaptação do nível de leiturabilidade de textos informativos de saúde para população idosa de baixo nível educacional

Prof.ª Dr.ª Sabrine Amaral Martins Townsend

Descrição: O contingente de idosos brasileiros está em consoante crescimento, porém o baixo nível educacional dessa população limita o acesso a informações de saúde. Os materiais informativos escritos de saúde não são bem compreendidos devido a dificuldades de ordem conceitual e de ordem linguística como escolha de léxicos pouco frequentes, extensão textual, excesso no uso da voz passiva, acarretando uma demanda cognitiva maior no entendimento das informações ali disponibilizadas. Algumas modificações já têm sido sugeridas e realizadas, como aquelas relativas à legibilidade dos textos. No entanto, pouco se tem feito para tornar a linguagem desses textos mais compreensível, conforme o nível educacional de seus leitores, por exemplo. Por essa razão, o presente estudo tem por objetivo adaptar o nível de leiturabilidade de textos informativos sobre saúde destinados à população idosa, considerando o baixo nível educacional dessa faixa etária. Serão utilizados seis textos da revista Seleções, com adaptações relativas ao índice Flesch de leiturabilidade, extensão textual, incidências de substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, elementos coesivos, frequência de palavras disponibilizadas no software Coh-Metrix-Port (ALUISIO et al., 2010), seguidos de uma tarefa de compreensão com perguntas abertas e uma atividade de cloze. Participarão do estudo 16 idosos saudáveis, com idades entre 60-85 anos e nível educacional até cinco anos. Todos realizarão testes de leitura, de letramento em saúde e neuropsicológicos de memória além da tarefa. Com essas adaptações, pretende-se contribuir para melhorias na compreensão dos textos sobre saúde pela população idosa e apresentar mais contribuições da linguística nessa área tão incipiente no Brasil, buscando mostrar novas estratégias para facilitar a compreensão dos materiais informativos sobre saúde pelos indivíduos com baixo nível educacional.

A realização linguística da experiência de mulheres com câncer de mama: um estudo nas áreas de Linguística, Informática e Saúde

Prof.ª Dr.ª Aline Aver Vanin

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a investigar a emergência de metáforas conceptuais no discurso de pacientes de câncer em depoimentos publicados virtualmente, a partir de uma interface entre as áreas da Linguística, da Informática e da Saúde. Parte-se do pressuposto de que o uso de metáforas conceptuais é inerente à comunicação cotidiana, e que tais aspectos são indícios da forma como a cognição humana interpreta o mundo. Para tanto, será tomada como base a arquitetura teórico-metodológica da Linguística Cognitiva a fim de analisar, em contextos da área da saúde, como a expressão da experiência relacionada à doença pode dar indícios sobre a verdadeira faceta da doença para cada indivíduo. A expressão linguística de percepções físicas e psíquicas, emoções, sentimentos, em geral, é permeada de elementos concretos que designam domínios os mais abstratos da cognição. Nesse sentido, a concretização de metáforas conceptuais na língua indica como determinadas experiências estão sendo elaboradas pelo sujeito que as profere. Com vistas a lançar um olhar mais atento para essas realizações linguísticas na área da saúde, propõe-se, neste projeto de ensino e pesquisa, coletar, organizar e analisar a expressão (e o uso) das metáforas conceptuais do discurso de pacientes de câncer. Tendo enfoque em diferentes instâncias de atenção à e de atendimento em saúde, a pesquisa com esse direcionamento visa a coleta, observação e análise do discurso dessas pacientes por meio de seus depoimentos em redes sociais, blogs e fóruns de discussão sobre o tema. O projeto tem duas justificativas norteadoras: (1) pela construção de um corpus de relatos de experiência de pacientes com câncer, que poderá ser disponibilizado para estudos na área da saúde; e (2) por lançar luz à importância da atenção ao discurso ligado a relatos de experiência da expressão de percepções físicas e psíquicas, a fim de, ao se divulgarem os resultados das análises, conscientizar profissionais da área de saúde sobre a atenção e o cuidado sobre o que se diz e, principalmente, sobre o que se ouve. De maneira geral, os objetivos dessa busca são: (a) coletar dados do discurso de pacientes que vivenciam ou já vivenciaram alguma neoplasia; (b) observar a realização linguística de metáforas conceptuais no contexto da saúde a partir de depoimentos em redes sociais, blogs e fóruns de discussão virtuais; (c) envolver estudantes e profissionais das áreas da Saúde, da Computação e da Linguística na construção, organização e análise do corpus com depoimentos sobre experiências com câncer; (d) discutir sobre como o discurso de pacientes com a doença reflete sua realidade subjetiva no âmbito físico, psíquico, mental e emocional; (e) divulgar amplamente o corpus e as análises possíveis de seu conteúdo a fim de gerar debate sobre a importância da atenção ao discurso de pacientes com essa doença; (f) conscientizar o (futuro) profissional de saúde sobre a importância de uma escuta e de um diálogo empático com seu paciente, de modo a apoiar a construção de valores éticos na formação do profissional de saúde e em sua atuação futura.


Vozes sobre a pandemia: a compilação de corpus de narrativas relacionadas a profissionais de saúde na linha de frente ao combate à COVID-19

Prof.ª Dr.ª Aline Aver Vanin

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo compilar um corpus temático, polifônico e representativo, dividido em três subcorpora (de mídia, artístico e testemunhal) a respeito das narrativas produzidas sobre e por profissionais de saúde na linha frente no combate contra a COVID-19. Nesse sentido, pretende-se identificar, em diferentes instâncias de registro narrativo, quais são as percepções a respeito da atuação desses profissionais de saúde. Para tanto, na coleta do corpus de mídia, busca-se realizar um levantamento, em páginas de jornais de grande circulação, de textos que façam menção à atuação de profissionais de saúde para compreender como as narrativas ali descritas revelam pontos de vista sobre a temática. Quanto ao corpus artístico, pretende-se coletar, em materiais midiáticos brasileiros, revistas e blogs de artistas e outras fontes, de produções artísticas sobre a pandemia COVID-19 e aspectos relacionados. Já no corpus testemunhal, pretende-se coletar narrativas produzidas pelos profissionais de saúde que são os pontos-chave deste projeto a partir de estratégias geradoras de textos. A coleta desses dados e a constituição do corpus textual constituirá diferentes pontos de vista a respeito da atuação desses profissionais, e poderá informar de que modo diferentes vozes, de gêneros discursivos diversos, podem evocar modos de ver e os modos de enfrentamento à pandemia que atinge de maneira muito particular o público-alvo desta pesquisa.


Intermidialidade: objetos, teorias, práticas

Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Munari Domingos

Descrição: Este projeto de pesquisa é orientado por duas principais perspectivas de estudo que se complementam. A primeira é a compreensão da abrangência dos estudos de Intermidialidade, que invoca pensar sobre seu espaço de atuação: teorias, metodologias e objetos de análise e, assim, também origens e espaços de fala. A segunda questão diz respeito à continuidade desse entendimento dos aspectos que envolvem os estudos de Intermidialidade, pois é preciso fomentar seu reconhecimento como disciplina através das teorias que propõe e, em certo sentido, administra, e de seus objetos de análise. Para tanto, é necessário refazer o percurso e retornar às origens, consultando seus principais fundadores, a exemplo do que foi feito com a Literatura Comparada, com vistas a mostrar os diferentes pontos de vista e as distintas escolhas teóricas e metodológicas de seus agentes. Aqui, a ação é comparativa e envolve, por isso, as molduras que serão colocadas na primeira fase: que tipo de relações midiais são objeto da intermidialidade? Para tanto, é importante a leitura e a comparação dos textos que não apenas propõem teorias mas observam as mídias e seus objetos, tanto na perspectiva sincrônica como na diacrônica, a exemplo do que tem sido feito pelos pesquisadores do Centre for Intermedial and Multimodal Studies (IMS), em Väjxö. Nesse sentido há um aspecto de inovação, pois formas de comunicação ainda não categorizadas, tanto pelos estudos em Intermidialidade com pelas teorias de gênero, podem vir a ser descritas como novas mídias qualificadas, gerando novas terminologias e conceituações também em um aspecto pragmático. Existe, ainda, a intenção é fomentar novos olhares e interesses sobre o campo, incluindo pesquisas não apenas das Artes, mas também da Comunicação e da Informática, por exemplo, que tem como objeto de estudo as mídias e suas interações. Para essa proposição, as ações se direcionam para a organização e a compreensão das propostas teóricas que advêm das pesquisas do IMS, sobretudo os modelos de Elleström, a fim de estabelecer alguns parâmetros para os estudos em Intermidialidade que possam ser utilizados por pesquisadores dos diferentes campos. Nesse sentido, são objetivos: a) Selecionar uma bibliografia de textos básicos para os estudos de Intermidialidade a partir das pesquisas realizadas no Centre for Intermedial and Multimodal Studies, na Linnaeus University; b) Estudar as teorias propostas pelo pesquisador da Literatura Comparada, Professor Dr. Lars Elleström, da Linnaeus University, e estabelecer relações entre conceitos e terminologias, em uma perspectiva comparativista com outros pesquisadores; c) Elencar, compreender e organizar os principais conceitos e metodologias para os estudos de Intermidialidade; d) Trazer à tona as contribuições dos pesquisadores brasileiros; e) Compreender a abrangência dos estudos em Intermidialidade ? a partir da Teoria da Literatura, como instância da Literatura Comparada ou como linha de pesquisa autônoma; f) Organizar, para publicação posterior, as conclusões de minhas pesquisas; g) Reorganizar perspectivas teóricas, metodologias e objetos para as aulas nos Cursos de graduação e Pós-Graduação.


Poéticas do corpo-voz: vocalidade e performance na constituição da experiência leitora

Prof.ª Dr.ª Ângela Cogo Fronckowiak

Descrição: O interesse pelo tema da poética (ou poéticas) do corpo-voz deriva de um percurso de estudos iniciado durante os anos de 2000 e 2001 quando constituímos, na UNISC, o grupo de pesquisa interdepartamental Estudos Poéticos, hoje Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (CNPq). O projeto inicial do grupo, A poética do devaneio e da imaginação criadora, apontou caminhos, a partir do referencial teórico fenomenológico de Gaston Bachelard, para uma aproximação com a dimensão poética da educação e da arte, acercando-nos da infância enquanto devir humano, como propõe Walter Khoan. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo intensificam sua prática docente e de extensão alicerçadas na intenção de conquistar para a ação educativa o reconhecimento do lúdico, do imagético, do prazeroso e do sensível como inseparáveis do ato cognitivo desde a infância. Nessa perspectiva, o presente projeto busca investigar os gêneros literários poema e drama, comumente abandonados no ambiente escolar, dada a dificuldade pedagógica de reconhecer a estreita ligação entre corpo, linguagem e mundo. A ideia de vocalidade ou performance vocal, segundo Paul Zumthor pode ser aproximada da pedagogia teatral de Constantin Stanislavski, pois ancoram dinâmicas de ação do corpo-voz que conduz leitores desde a infância a experimentarem a repercussão e a ressonância, constituintes do devaneio poético (Gaston Bachelard). A hipótese é a de que tanto a vocalidade quanto a leitura-expressão interpretativa são potência para engendrar o desejo pela leitura e pela escrita, ou podem ser se a forma escolar reconhecer a dimensão poética da educação.


Gestos de leitura - discurso, cognição e sentido

Prof. Carlos Renê Ayres

Descrição: O objetivo geral deste projeto é refletir sobre como conjuntos teóricos, circunscritos em seus arcabouços, possam ser ressignificados de forma a produzir um novo lugar teórico que dê conta do discurso, da cognição e do sentido. Na condição de sujeitos atravessados pela linguagem e pela história, concebemos que a prática discursiva de sentidos nos impõe um lugar de incompletude. As formas do dizer constituem uma ilusão, pois na interpretação dos sentidos pelos sujeitos, significações são agenciadas na ordem de um possível, atravessadas pela tensão do dizer e constituídas por uma alteridade que circula entre o simbólico e o imaginário, potencializando as condições para o equívoco. Da mesma forma, a sociedade se constitui como efeito de sentido do funcionamento discursivo. É nesse contexto, em que sujeito, sociedade e sentido são efeitos do trabalho simbólico operado pelo discurso, que delineamos nosso tema de pesquisa: os efeitos de sentido produzidos pelo funcionamento e saberes advindos de diferentes formações discursivas. O processo de produção de sentidos implica múltiplas relações que estão imbricadas, entre outros, no entremeio do discurso e das condições de produção. Entra em jogo, então, a memória constitutiva dos dizeres caracterizados pelo discurso da campanha publicitária que escolhemos como objeto de investigação. É por meio da noção de discurso e sentido, atravessados por um assujeitamento ideológico, que abrimos espaço para a opacidade e para o equívoco como elementos constitutivos do discurso e, por conseguinte, constituintes do sentido. Nesse espaço discursivo, o processo de compreensão e a cognição se impõem como elementos de necessidade, de processamento prévio para a produção do gesto de leitura.


Experiências de escrita na formação de professores para a Educação Básica - Sequência I

Prof. Dr. Felipe Gustsack

Descrição: Pesquisar concepções de linguagem e experiências de escrita, letramento, tecnologias e inovação da docência junto a professores em formação para a Educação Básica ? EB é o objetivo deste projeto. Visamos problematizar com bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, do Residência Pedagógica e de mestrandos e doutorandos de PPGSS como essas concepções orientam a formação e suas práticas junto às instituições educativas. A metodologia é participativa (HAGUETTE, 1999), com base na pesquisa-ação (BARBIER, 2007), que possibilita pensar diversos contextos e experiências de aprendizagem, envolvendo narrativas dos participantes. Justificamos o projeto por seu alinhamento com objetivos do PIBID de fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador; valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência à formação do professor; proporcionar aos futuros professores experiências junto ao contexto da escola. Mas, também por agregar ensino e extensão ao integrar pesquisas de monografias, dissertações e teses dos participantes. O questionamento geral tem referência em autores como Morin, Echeverría, Maturana, Gadamer, Freire, Larrosa, Benjamin, Ricoeur, Pimenta, Anastasiou, Masschelein e Simons. A expectativa é contribuir com a qualificação da formação de professores para a EB.


Leituras da personagem na contemporaneidade

Prof. Dr. Rafael Eisinger Guimarães

Descrição: Objeto que há séculos ocupa a mente de teóricos e pensadores da literatura, a questão da personagem tem recuperado a sua importância na área, configurando hoje um campo consolidado de pesquisa, com grupos de estudo constituídos em diversas universidades, dentro e fora do Brasil, cuja produção soma um número bastante significativo de dissertações e teses, artigos em periódicos e livros publicados. Não obstante, cumpre observar que as reflexões mais recentes acerca do tema deixam em aberto alguns aspectos relevantes verificados na criação literária atual, decorrentes da concepção do sujeito que marca a contemporaneidade. Nesse sentido, embora se registre a existência de discussões pontuais que colocam em diálogo a questão da personagem com a ideia não homogênea de identidade, articulando esse campo da narratologia com os estudos culturais, de gênero e pós-coloniais, encontra-se em aberto um esforço mais amplo que tenha o intuito de discutir o assunto à luz das teorias pós-estruturalistas, as quais nos parecem ser mais adequadas para uma reflexão a respeito da produção literária do sujeito contemporâneo. Nesse sentido, o presente projeto pretende compreender os meandros estilísticos e estruturais envolvidos na construção dos seres ficcionais, tanto em narrativas literárias quanto audiovisuais.


A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: Este projeto tem o objetivo de contribuir para a área de leitura em inglês como língua estrangeira. Mais especificamente, trata da desambiguação lexical durante a compreensão leitora e dos processos envolvidos durante essa desambiguação. De um modo geral, o leitor lança mão do contexto para fazer a escolha entre um sentido ou outro da palavra em questão. No entanto, há vários tipos de contexto que nem sempre auxiliam na melhor escolha. A partir daí, investiga-se a relação entre o tipo de contexto e o que a literatura da área chama de qualidade lexical. Para Perfetti (2007), as palavras possuem características intrínsecas, por exemplo, palavras mais raras em uma língua ou aquelas de pouco conteúdo semântico. Portanto, é preciso entender em que medida tais atributos lexicais estão associados aos tipos de contexto. Nesta investigação, será utilizado o eyetracking, equipamento que rastreia o movimento ocular indicando momento a momento o comportamento dos olhos, por exemplo, suas fixações (milissegundos em que o olhar para em determinadas palavras ou letras) ou sacadas (pequenos saltos do olhar ao longo do texto). Ao analisar o movimento ocular do leitor, busca-se investigar os processos cognitivos subjacentes à compreensão leitora. Será possível analisar se, de fato, as palavras polissêmicas são um alvo de dificuldade para o leitor, e se o contexto ajuda ou não na desambiguação. Espera-se que os resultados indiquem quais contextos estão mais voltados para determinadas características lexicais, sugerindo que o leitor possa se tornar mais consciente de como resolver a ambiguidade.


A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição

Prof.ª Dr.ª Rosângela Gabriel

Descrição: Os sistemas de leitura e escrita constituem-se em um tipo de memória externa, possibilitando que grande parte do conhecimento acumulado pela humanidade esteja disponível em dispositivos, como livros e computadores, àqueles que aprenderam a ler. À evidente transformação cultural decorrente dos sistemas de leitura / escritura, podem-se somar também transformações cognitivas? É possível imaginar que o sistema cognitivo humano, que criou os sistemas de leitura/escrita, seja transformado por esses sistemas, numa relação recíproca entre criador e criatura? As pesquisas na área de neurociências da leitura têm trazido evidências nesse sentido, sugerindo que a aprendizagem da leitura altera a forma como armazenamos e processamos informação, tanto em nível comportamental quanto em nível neuroanatômico e funcional (MORAIS et al., 1979; DEHAENE et al., 2010, KOLINSKY, 2015). O projeto de pesquisa "A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição tem como objetivo geral investigar se e como a aprendizagem de um sistema de leitura alfabético modifica a linguagem e a cognição humana (em especial na relação à memória e às funções executivas) contribuindo para uma maior compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura. A fim de alcançar o objetivo proposto, serão desenvolvidos três estudos (dois transversais e um longitudinal), com crianças antes e após a alfabetização, e com adultos analfabetos, ex-analfabetos e alfabetizados na infância. Os instrumentos a serem utilizados buscarão avaliar em que medida as memórias (de trabalho, curto e longo prazo) e as funções executivas são alteradas pela aprendizagem e proficiência em leitura. A partir do conjunto de evidências a serem obtidos, aliado ao referencial teórico existente na área, espera-se contribuir para que uma compreensão mais acurada sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e prática da leitura possa iluminar práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à educação para a leitura, visando à criação e implantação de estratégias de intervenção mais eficazes. 

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