AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

 

 

INSCRIÇÕES: 21 de setembro a 23 de novembro de 2020

PROCESSO SELETIVO:  30 de novembro a 03 dezembro de 2020

 

Etapas:

1 - Avaliação do Currículo Lattes

Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/ 

Critérios para avaliação [clique aqui]

Tutorial para unir documentos PDF em um único arquivo [clique aqui]

2 - Anteprojeto de pesquisa de tese

Edital de Seleção [clique aqui

3 - Defesa do projeto, arguição e entrevista

As defesas serão realizadas e gravadas por meio da plataforma Google Meet. O agendamento será realizado de acordo com o calendário de seleção, atendida, na medida do possível, a disponibilidade do candidato e da Comissão. 



RESULTADOS: até 8 dezembro de 2020

MATRÍCULAS: 15 e 16 de dezembro de 2020

INÍCIO DAS AULAS: março 2021

 

DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS AO PROCESSO DE INSCRIÇÃO online:

  • Documento de Identificação;
  • CPF;
  • Cópia do diploma de Mestrado de curso reconhecido no país ou Atestado ou declaração previsão de conclusão do Mestrado;
  • Cópia simples do histórico do Curso de Mestrado;
  • Currículo Lattes atualizado com foto;
  • Comprovantes do currículo Lattes;
  • Cópia do resumo da dissertação de Mestrado;
  • Comprovação de proficiência em uma ou duas línguas estrangeiras (optativo)
  • Anteprojeto de tese.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

E-mail: ppgl@unisc.br

Fone: (51) 3717 7322

WhatsApp: (51) 99540-2536

Horário de Atendimento telefônico: Segunda à sexta-feira: das 10h às 12h; das 13h30min às 17h30min

Converse conosco pelo Google Meet:

SECRETARIA VIRTUAL

 



REFERÊNCIAS SUGERIDAS:

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários e Midiáticos

BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática, 2007.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. 

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 158 p. 

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2011. 

SCHMIDT, Rita Terezinha. Descentramentos/Convergências: ensaios de crítica feminista. Porto Alegre: UFRGS, 2017.  

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos e Cognição

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012. (Tradução Leonor Scliar-Cabral) 

GABRIEL, Rosângela; MORAIS, José and KOLINSKY, Régine. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Ilha Desterro [online]. 2016, vol.69, n.1, p.61-78. 

MAIA, Marcus (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015. 206 p. 

MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014. 

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. Introdução à linguística. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Cortez, 2001.

 

Linha de pesquisa: Estudos de mediação em leitura 

GABRIEL, R.; MORAIS, J. A leitura compartilhada na família e na escola. In: FLÔRES, O. C.; GABRIEL, R. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria: UFMG, 2017. p. 23-48.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. (Orgs). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alamenda, 2013.  

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012. 262 p.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. rev. e aum. São João: Cosac Naify, 2007. 125 p. 

 

MENU PRINCIPAL