AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Ciências Contábeis - Sobradinho

Campi

Montenegro, Santa Cruz, Sobradinho, Venâncio Aires

Modalidade

Presencial
Clique aqui e acesso o site do evento.

 

O curso de Ciências Contábeis, alinhado à missão da Universidade, no que diz respeito ao seu papel no Desenvolvimento Regional, realiza a cada dois anos o Simpósio de contabilidade do Vale do Rio Pardo

Em 2017, estamos na 6º edição. A ideia da realização do evento surgiu em 1999, pela qualidade dos trabalhos de estágio, então realizados pela primeira turma de Estágio Supervisionado, os pioneiros, como se denominavam. Isso frutificou, e a cada ano novas exigências de qualidade e novas áreas foram sendo abrangidas como campo Estágio Supervisionado, atualmente na modalidade de Trabalho de Curso. Vários trabalhos deram origem a artigos apresentados em eventos estaduais, nacionais e internacionais, o que muito nos orgulha. O que deu início ao Simpósio, hoje ultrapassa as fronteiras do País.

O evento, desde o seu início, contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS e com a parceria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo - SINCOTEC VARP, que apostaram na qualidade do nosso trabalho, aos quais queremos registrar o nosso mais sincero agradecimento.

O curso de Ciências Contábeis, no decorrer dos seus 52 anos de história, sempre esteve atento às transformações que ocorreram nas organizações e que impactam a comunidade regional, as quais na primeira edição do Simpósio a GESTÃO CONTÁBIL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS receberam nossa atenção como tema central das discussões.

Na segunda edição o tema foi a GESTÃO CONTÁBIL NA PROPRIEDADE RURAL, escolhido a partir da importância que o agronegócio tem para a nossa região e para o país. Na terceira edição, sentimos a necessidade de abordar a GESTÃO TRIBUTÁRIA, tão importante e indispensável na atividade empresarial. Na sequência, na quarta edição trabalhou-se a CONTABILIDADE NA ERA DIGITAL. Na quinta edição, sentiu-se a necessidade de abordar a INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM CONTABILIDADE.

Na edição de 2017, o tema central é CONTABILIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Um tema provocador, que nos remete a olhar para o futuro. Um FUTURO que, nos próximos anos, segundo uma análise feita pela consultoria da Ernst & Young, com base em diversos estudos, prevê a possível extinção de profissões operacionais, ou seja, todas aquelas que podem ser eficientemente substituídas por máquinas.

O FUTURO aposta em profissionais que têm facilidade de se relacionar com várias culturas e perfis diferentes, ao mesmo tempo. O desafio para o sucesso não estará mais ligado necessariamente ao que os profissionais sabem e sim a como conseguem interpretar, analisar e interligar os dados disponíveis, como afirma o consultor Antonio Gil, sócio da Ernst & Young, recentemente publicado, em 19 de setembro de 2017.

As OPORTUNIDADES apontam para atividades pautadas na interpretação, criatividade e emoção humana. Para estarmos preparados é necessário termos habilidade de trabalhar com grande volume de informação e com tecnologias digitais, das mais variadas. A especialização é um caminho indicado para que possamos enfrentar os desafios e as transformações das atividades, nos próximos anos.

É necessário e será ainda mais necessário transformarmos PROBLEMAS em SOLUÇÕES e DESAFIOS em OPORTUNIDADES.

Ao encontro do tema dessa edição do Simpósio, DESAFIOS e OPORTUNIDADES, tivemos o desafio e a oportunidade de retomar as seções de trabalhos científicos, com a publicação de Anais dos artigos aprovados, já disponíveis para consulta online, que abordam os mais variados temas que desafiam e oportunizam a contabilidade na elaboração e divulgação de informações úteis para a melhoria do desempenho econômico e financeiro das mais diferentes organizações.

 

 

MENU PRINCIPAL