AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Ciências Contábeis - Sobradinho

Campi

Montenegro, Santa Cruz, Sobradinho, Venâncio Aires

Modalidade

Presencial

A profissão contábil se coloca como uma das áreas profissionais de maior projeção no País, ganhando mais espaço e valorização, muito em virtude das grandes transformações pela qual passa a economia mundial, onde o registro, controle e os direcionamentos contábeis assumem importância fundamental nas empresas públicas e privadas. Atualmente a classe contábil brasileira, possui mais de 406 mil profissionais habilitados. Mesmo com esse número significativo de contabilistas faltam profissionais que atendam o perfil requisitado pelas empresas frente às mudanças introduzidas pela nova lei das Sociedades Anônimas bem como pela crescente automatização dos processos e controles, no qual os profissionais da contabilidade possuem um papel estratégico nas organizações, conduzindo os tomadores de decisão.

Neste contexto, Ciências Contábeis é um curso com uma grande área de atuação, sendo que um dos seus diferenciais é o alto índice de empregabilidade dos egressos e acadêmicos. O profissional contábil possui um amplo mercado de trabalho, podendo desempenhar suas funções como profissional liberal autônomo ou como empregado, exercendo as mais diversas atividades que lhe são privativas por legislação própria, como:

Controller;
Contador de Custos, Gerencial, Tributário
Auditor Interno e Auditor Independente;
Perito Contábil;
Empresário da Contabilidade;
Consultor Econômico-Financeiro;
Auditor dos Tribunais de Contas;
Fiscal de Tributos Federais, Estaduais e Municipais;
Professor e Pesquisador contábil;
Assessor para a gestão empresarial.

Pelas prerrogativas privativas dos profissionais da contabilidade e pelas várias fontes de pressão que obrigam as empresas a aperfeiçoarem cada vez mais seu processo de controle e planejamento, a necessidade de um Contador especializado é cada vez maior. Nas empresas, o contador pode desempenhar as atividades de Planejador Tributário, Analista Financeiro, Contador Geral, ocupar Cargos Administrativos, de Auditor Interno, Contador de Custo, Contador Gerencial ou Atuário. Na área do ensino, pode ser professor, pesquisador, escritor, parecerista e conferencista. Nos órgãos públicos pode atuar como contador público, agente fiscal de renda, em Tribunais de Contas e como Oficial Contador. E ainda, como autônomo, pode ser Auditor Independente, Consultor, Empresário Contábil, Perito Contábil e Investigador de Fraude.

 

MENU PRINCIPAL