AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Serviço Social

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

Titulação

Bacharel em Serviço Social

Área de Formação

Ciências Sociais Aplicadas e Saúde

O Curso de Serviço Social Unisc, com honra, parabeniza o egresso Carlos Stavizki Junior pelo primeiro lugar no processo seletivo de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS 2021/1 e também pelo primeiro lugar no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc 2021. Desejamos ao Carlos uma excelente escolha e excelente jornada. Orgulho de ser Serviço Social Unisc. 

 




 

Nupes inicia pesquisa desenvolvida no RS, SC e PR

A pesquisa intitulada Práticas de Trabalho Agrícola: comprometimento com relações de trabalho seguras e justas teve início nesta semana. 
Operacionalizada pelo Núcleo de Pesquisa Social da Unisc (Nupes), o estudo conta com o envolvimento das áreas de Direito e Serviço Social, tanto de professores quanto de bolsistas. Mais de 80 famílias dos três estados do Sul do país serão entrevistadas.

A pesquisa se estende até meados de abril de 2021, sendo desenvolvida em parceria com a Philip Morris Brasil.


Serviço Social e o trabalho com comunidades

Serviço Social e o trabalho com comunidades: um diálogo necessário, esse foi o tema da palestra ocorrida no dia 21 de setembro, promovida pelo curso de Serviço Social, e ministrada pelo professor Leonardo Boff. “Através dessa atividade, o curso e a Unisc, em geral, tiveram a oportunidade de renovar o compromisso com a comunidade e com seu desenvolvimento humano e social”, disse a professora Marta von Dentz, que mediou o evento on-line, juntamente com o professor César Goes, com o acadêmico Fabrício da Silva da Rosa e com o padre Jolimar Lemos Silva.


Estudantes de Serviço Social participam de pesquisa em Montenegro

Estudantes do curso de Serviço Social realizaram pesquisa na comunidade Bairro Estação, no município de Montenegro. O estudo, aplicada a 40 famílias do bairro, tem como proposta ouvir a comunidade local no que se refere à possibilidade de desenvolvimento de projetos futuros.

A pesquisa, prospectada pela Global Communities Brasil, está sendo realizada em parceria com a Unisc Montenegro.

 

 

No dia 28 de agosto, o curso de Serviço Social comemorou seus 20 anos com a  presença do Monge Yakusan que aprofundou o tema "A escuta".
O momento foi de grande relevância uma vez que proporcionou o aprofundamento de um tema singular para a área do Serviço Social. Estiveram presentes o Pró-Reitor Prof. Rafael, a coordenadora do Curso de Serviço Social Prof. Marta von Dentz, a Assistente Social Guiomar Silva, a acadêmica Bruna Marckmann.


No dia 31 de julho, o curso de Serviço Social comemorou seus 20 anos com a  presença do Professor Mario Sérgio Cortella que aprofundou o tema Viver no século XXI: por uma ética entre o medo e a esperança. 
Professor Cortella destacou: "Se há algo que não se pode dizer dos Assistentes Sociais é que se acovardaram apenas porque acharam difícil". Foi uma noite memorável!
 
 
 

Evento em comemoração aos 20 anos do curso de Serviço Social

No dia 2 de julho, o curso de Serviço Social comemorou seus 20 anos com a  presença da pesquisadora Maria Carmelita Yazbek, que aprofundou o tema O Serviço Social no contexto do Sistema Único de Assistência Social e os tempos de pandemia. 
"Foi uma noite de intenso aprendizado e celebração de uma história bonita e cheia de desafios. O curso agradece de forma intensa a presença da referida e renomada pesquisadora da área", destacou a coordenadora do curso, professora Marta Von Dentz;
 
*Publicado por Josemar Comjota Santos
 

No dia 2 de julho, o curso de Serviço Social  realizou banca de TCC da acadêmica Luana Talita Lopes de forma on-line.
A banca foi presidida pela professora orientadora Eunice Maria Viccari, com as professoras Marta von Dentz e Alba Regina Zacharias como avaliadoras. 
A acadêmica apresentou o trabalho intitulado "Experiência de estágio em Serviço Social no “grupo feminino de convivência do bairro Menino Deus” de Santa Cruz do Sul – RS", sendo o mesmo de importante relevância para a área profissional.
 
 

 

Nos dias 03 e 04 de dezembro o Curso de Serviço Social vivenciou as apresentações de TCC 2019-2. As bancas foram imbuídas de trabalhos ricos e de intervenções em diferentes espaços sócio-ocupacionais realizadas pelas acadêmicas:
1 -  Larissa dos Santos:  Serviço Social e  articulação em Saúde Mental: experiência da estagiária do CAPSia de Santa Cruz do Sul ;
2 -  Carla Inara Roesch :  Serviço Social hospitalar: uma experiência de estágio;
3 -  Ana Paula Ballejo:  Direitos Sociais no contexto hospitalar: experiência de estágio em Serviço Social;
4 -  Kellen Natana:  Traços da Identidade do Serviço Social: uma análise desde o século XX ;
5 - Dariele Thais da Silva: Acompanhamento às famílias com crianças e/ou adolescentes em situação de acolhimento institucional no CREAS de Santa Cruz do Sul/RS;
6 - Márcia Sipriana Extensão universitária e a vivência do estágio em Serviço Social: um enfoque no programa inserção comunitária;
7 - Isadora Larissa Oliveira A atuação da estagiária na socialização da informações do direito a saúde de puérperas e gestantes no contexto do hospital SCS.
 
 
 

 

 


Na noite de 25/11/2019 acadêmicos do curso de Serviço Social, profissionais da região e supervisores de campo participaram da ilustre conferência com a autora expoente do Serviço Social Maria Lúcia Martinelli. A conferência ocorreu na Ulbra de Canoas e teve como tema "O trabalho e a formação profissional dos Assistentes Sociais, os desafios e avanços do Serviço Social neste milênio". Foi um momento de renovação e aprofundamento acerca do Serviço Social.  

 

 


19/11/2019

Na noite de ontem o Curso de Serviço Social participou da reunião descentralizada da comissão de ética e direitos humanos no Núcleo de Base Vale do Rio Pardo e Centro Serra - NUCRESS em Santa Cruz do Sul. A reunião foi de extrema importância uma vez que problematizou desafios do contingente profissional do Serviço Social e reforçou a importância de aproximar a Universidade nesse debate. Se fizeram presentes duas conselheiras do Conselho Regional. 

 

 
19/11/2019
 
Na última quinta-feira, na disciplina de processos de trabalho na educação, a professora Marta convidou a Assistente Social da APAE Santa Cruz do Sul Mara Inês Wojahn para dialogar com os acadêmicos acerca de seu trabalho na APAE bem como aprofundar a temática Educação especial e inclusiva na educação básica. 
O momento foi de muito aprendizado, trocas, conhecimento e sensibilização quanto a acessibilidade atitudinal em qualquer espaço e lugar primando pela diversidade. O curso de Serviço Social agradece a profissional que se disponibilizou em conversar com os alunos de forma profunda.
 

MENU PRINCIPAL