Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa
A inserção no mercado de trabalho dos egressos do curso de Serviço Social da UNISC
Professoras Eunice Maria Viccari e Maira Meira Pinto
A pesquisa tem como universo a totalidade de egressos do curso de serviço social da UNISC no período que compreende dezembro de 2003 a julho de 2020. Esse número representa 290 profissionais assistentes sociais. Esta pesquisa foi realizada em 2012 e está em reedição em 2020.
Os objetivos específicos consistem em: Levantar e analisar quais as competências e atribuições privativas do assistente social que mais se evidenciam no exercício profissional desses egressos; Levantar e analisar quais as condições de trabalho vivenciadas por esses egressos; Mapear os espaços sócio-ocupacionais ocupados pelos egressos.
A relevância desta pesquisa, está assentada em 3 aspectos: a aproximação do curso de Serviço Social com a área da pesquisa acadêmica é o primeiro deles. Tradicionalmente os professores e estudantes se vinculam mais a projetos de extensão, dada a natureza interventiva da profissão e as demandas institucionais. O segundo aspecto é a construção de conhecimento sob a realidade do trabalho profissional de assistentes sociais, área muito carente de estudos e informações. O terceiro aspecto é o de poder adicionar a essa pesquisa, um novo conceito formalizado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, que é o do trabalho decente.
Projeto de Extensão
Serviço de Reabilitação Física Nível Intermediário
Professora Eunice Maria Viccari
O “Serviço de Reabilitação Física Nível Intermediário” articula a área da Formação e Atenção em Saúde. Participaram deste projeto multiprofissional desde 2012, pelo curso de Serviço Social, a professora Eunice Maria Viccari e diferentes estudantes bolsistas de extensão do curso juntamente com professores e estudantes dos cursos de fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem e medicina. O Serviço é coordenado pela professora Ângela Cristina da Silva do curso de fisioterapia e funciona na clínica do mesmo curso durante 20 horas semanais. O objetivo do Serviço é programar e executar um projeto terapêutico individual acompanhando os usuários amputados e portadores de necessidades especiais, bem como seus familiares e cuidadores, numa perspectiva de atenção integral em saúde. Este Serviço de Reabilitação funciona através do convênio firmado com o Ministério da Saúde para o processo de reabilitação e com a Secretaria Estadual da Saúde para Dispensação de Órteses e Próteses de Saúde, atribuindo-lhe um caráter de referência para os municípios da Região dos Vales do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, Formação e Atenção a Saúde se materializam em dois eixos que permitem possibilidades de reflexões e discussões em equipe, contribuindo com a formação dos estudantes numa perspectiva de trabalho interdisciplinar com atendimento a atenção integral à saúde dos usuários.