AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Ciências Contábeis - Montenegro

Campi

Montenegro, Santa Cruz, Sobradinho, Venâncio Aires

Modalidade

Presencial

Nome: Grace Kelly Ferreira Lima

Título: VIABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA DE UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA PARA A INCLUSÃO DA 3º IDADE NO MUNDO DIGITAL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Eloi Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: 12/12/2017

Número de páginas: 66 pg.

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a viabilidade econômica e financeira da abertura de uma empresa de prestação de serviços para a terceira idade, situada na cidade de Santa Cruz do Sul, para dar aulas de informática exclusivamente para o público da terceira idade. Para prosseguir neste estudo foi desenvolvido uma pesquisa na parte teórica para recolher as informações pertinentes a abertura, como também foi feito um levantamento de dados para que pudesse ser estudado através de cálculos, o quanto a empresa precisaria desembolsar e receber para fazer jus as despesas. Finalmente, pode-se concluir que dentro do período proposto para este estudo de acordo com os cálculos de análise de retorno de investimento não possível no dentro dos levantamentos feito por este estudo a abertura da escola neste momento, ficando como sugestão uma análise em três cenários otimista, pessimista e intermediário.

Palavras-Chaves: Viabilidade Econômica e Financeira, Terceira Idade, Escola.

 

Nome: Jaíne Betine Wendland

Título: ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA DE UMA REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Eloi Almiro Brandt

Professor Convidado: Melissa Kanitz

Data da banca: 18/12/2017

Número de páginas: 43 pg.

Resumo:

Diante a economia atual e alta competitividade do mercado, é necessário que as empresas possuam um processo de gestão eficaz. O trabalho baseou-se na coleta de dados e projeções de uma Representação Comercial da região central do País. Através destas informações buscou se projetar receitas, despesas e demonstrações contábeis do ano de 2017, de modo a mensurar as premissas fundamentais para sua elaboração. Neste contexto, o presente trabalho demonstra a comparação do fluxo de caixa projetado dos meses de agosto e setembro a partir das premissas, do ano de 2017. Realizou-se uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa para o desenvolvimento do estudo. Por fim, foram evidenciados os resultados obtidos por meio das projeções e análises realizadas, onde no comparativo podemos verificar que no mês de agosto a maior diferença ocorreu nas receitas, que, aumentaram em mais de cem por cento em relação ao período projetado e, as despesas diminuíram. Já no mês de setembro a maior diferença foi nas despesas, que novamente diminuíram em relação ao período projetado. Foi concluído que a representação comercial obtém receitas suficientes para cobrir todos os gastos e despesas.

Palavras chave: Estudo. Fluxo de caixa. Planejamento orçamentário.

 

Nome: Juliana Fritsch

Título: ANÁLISE DO PREÇO DE VENDA PRATICADO PELA EMPRESA MARCENARIA FRITSCH LTDA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Eloi Almiro Brandt

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 30/11/2017

Número de páginas: 82 pg.

Resumo:

A contabilidade de custos pode ser o fator determinante para a vantagem competitiva de uma empresa no mercado, visto que por meio da mesma é possível determinar o preço de venda ideal e verificar a receita que a empresa está gerando com os preços de venda praticados em seus produtos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o preço de venda praticado pela Marcenaria Fritsch Ltda., comparando-o com o preço de venda ideal e o preço de venda encontrado no mercado, avaliando se a mesma está gerando receita suficiente para cobrir seus custos e obter o lucro almejado pelos sócios. Para tanto, a metodologia deste estudo foi classificada como uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa. Utilizando-se do método de custeio variável, determinaram-se os preços de venda ideais dos produtos fabricados pela Marcenaria Fritsch Ltda., no período de julho a setembro de 2017, estimando-se o lucro de 15%. Os resultados obtidos demonstraram que a empresa proporcionou lucros de 8,60% e 9,76%, nos meses de julho e agosto, respectivamente, e que no mês de setembro não gerou margem suficiente para cobrir seus custos. A comparação com os preços de venda encontrados por meio de pesquisa de mercado evidenciou que a empresa em estudo está praticando preços de venda superiores em 52,63% dos produtos analisados. Enfim, concluiu-se que em julho e agosto a Marcenaria Fritsch Ltda. gerou lucro, porém não atingiu o percentual desejado pelos sócios, enquanto que em setembro, a empresa não conseguiu de fato gerar lucro com as vendas realizadas.

Palavras-chave: Contabilidade de custos. Preço de venda. Custeio Variável. Pesquisa de mercado.

 

Nome: Letícia Milene Raddatz Kohls

Título: CONTROLE DOS CUSTOS DE FEIRANTES DA AGRICULTURA FAMILIAR DA ASSOCIAÇÃO SANTACRUZENSE DE FEIRANTES - ASSAFE

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Professor Convidado: Cidonea Machado Deponti

Data da banca: 28/09/2017

Número de páginas: 58 pg.

Resumo:

Devido ao aumento do número de agricultores familiares que vem buscando a diversificação da propriedade para ter uma renda complementar, a agricultura vem desenvolvendo-se e produzindo cada vez mais, necessitando assim, de um gerenciamento rural na propriedade em que possa extrair informações que permita possuir um planejamento, controle de custos para a tomada de decisões e acompanhamento da evolução e comparação de resultados. Por esse motivo, o presente trabalho teve como principal objetivo identificar as necessidades comuns das informações de controle de custos para análise da produção comercializada nas feiras rurais da Associação Santacruzense de Feirantes, visando verificar, assim, como os custos comuns a todos os feirantes para então elaborar uma proposta de planilha de controle para a gestão rural de custos. Utilizou-se como metodologia a aplicação da entrevista semiestruturada e observações in loco, sendo esta aplicada em uma das seis feiras rurais da Associação Santacruzense de Feirantes, do município de Santa Cruz do Sul -RS. Os dados foram analisados e apresentados em forma de textos descritivos que relatam as respostas com sínteses das perguntas abertas e quadros, os quais contêm dados referentes às avaliações dos entrevistados. Por fim, pode-se concluir com o estudo realizado, que os feirantes não realizam controle de custos em suas propriedades. Em contrapartida, para os entrevistados, toda propriedade rural deveria conhecer para a gestão de sua atividade o controle de custos para definição do preço de venda, análise da margem de lucro dos produtos, análise de produção, volume de vendas, análise de resultados e levantamento de custos para cada cultura. Estas necessidades comuns de controle sustentam a proposta de elaboração da planilha de controle para a gestão rural de custos da produção comercializada nas feiras rurais como principal constructo da pesquisa.

Palavras-Chaves: Controle de custos, Feiras rurais, Agricultura familiar

 

Nome: Alessandro Souza da Rosa

Título: EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DOS ATLETAS DE CLUBES DE FUTEBOL CONFORME A NBC ITG 2003

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Eloi Almiro Brandt

Data da banca: 05/12/2017

Número de páginas: 82 pg.

Resumo:

O Conselho Federal de Contabilidade, no dia 25 de janeiro de 2013, determinou a aplicação da ITG 2013 - Entidades Desportivas Profissionais, que especifica os processos de registro e estruturação das demonstrações contábeis em entidades profissionais da área esportiva. Com o crescimento acentuado nas receitas dessas entidades, existe a necessidade de divulgação de suas demonstrações contábeis de forma transparente aderindo às normas estabelecidas para essas organizações. O objetivo principal deste estudo foi o de verificar a forma de evidenciação dos atletas dos clubes do Campeonato Brasileiro de Futebol da série A, observando se estão em conformidade com o padrão estabelecido pela ITG 2003, no exercício social de 2016. A metodologia do estudo se deu a partir de pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, onde, através do levantamento das Demonstrações Contábeis e notas explicativas buscou-se conhecer os procedimentos contábeis dos clubes. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos clubes evidenciou os atletas profissionais e em formação no grupo do intangível conforme orienta a norma, pois os atletas são adquiridos ou desenvolvidos pelos clubes, geralmente, com o objetivo de contribuírem para a geração de benefícios econômicos futuros para a entidade. Em relação ao registro das receitas e gastos, bem como evidenciações em notas explicativas pode-se concluir que os clubes precisam se adequar, pois uma boa parte ainda não cumpre com a norma na íntegra. Observaram-se no decorrer do estudo que os clubes da região sul e sudeste são os mais ajustados a ITG 2013.

Palavras-chaves: ITG 2003, intangível, clubes de futebol, atletas.

 

Nome: Amanda Lopes de Mello

Título: ANÁLISE DAS ADEQUAÇÕES ORGANIZACIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESOCIAL NAS IES COMUNITÁRIAS DO RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen.

Professor Convidado: Rodrigo Rabuske

Data da banca: 02/12/2017

Número de páginas: 63 pg.

Resumo:

A pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças organizacionais necessárias para a implantação do projeto eSocial nas IES comunitárias do RS. Diante da iminente obrigatoriedade de transmissão de dados de forma unificada e tempestiva, as instituições deverão adaptar-se para atender às exigências deste novo informativo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, a qual contou com a participação de 10 (dez) IES integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Os dados foram coletados mediante realização de entrevista semiestruturada com responsáveis pela área trabalhista bem como aplicação de questionário, elaborado por meio do online pesquisas. Os principais achados da pesquisa indicam necessidade de ampliar conhecimento à respeito do tema, adequações na execução de rotinas trabalhistas, medicina e segurança do trabalho, mudanças no sistema de TI e controle de jornada. Para atender as necessidades do projeto, as IES criaram um grupo responsável pelo mesmo, aumentaram o quadro de funcionários trabalhando no sistema, realizaram reuniões entre as instituições integrantes do Comung e investiram em cursos e treinamentos para devida capacitação. Entre as dificuldades durante o processo, estão presentes a resistência cultural, os prazos para obrigatoriedade, diversidade de funções e CBO e a reforma trabalhista, gerando dúvidas sobre a plataforma eSocial e a integração de bases de dados. Entretanto, em momentos distintos do processo de adequações ao eSocial, as IES o avaliam positivamente, apostando no beneficiamento do setor de recursos humanos em virtude de informações compactadas, diminuição e simplificação de obrigações.

Palavras-chave: eSocial. Prática trabalhista. IES comunitárias.

 

Nome: Amides Walter

Título: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC/ABM PARA UMA

EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Laércio R. Friedrich

Professor Convidado: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Data da banca: 22/11/2017

Número de páginas: 57 pg.

Resumo:

O aumento da complexidade e demanda pelos serviços prestados por empresas contábeis torna cada vez mais relevante a busca por informações que possibilitem uma melhora no desempenho destas empresas. Diante deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta de método de custeio ABC/ABM para uma empresa prestadora de serviços contábeis localizada na cidade de Lajeado – RS, buscando evidenciar o custo e a lucratividade por cliente. Inicialmente foram coletadas e analisadas as informações sobre a empresa objeto de estudo e, em seguida, as informações obtidas foram utilizadas no desenvolvimento de uma metodologia para a aplicação do método de custeio proposto. Após foi realizada a análise dos custos, das atividades, dos resultados obtidos pela empresa e dos honorários de cada cliente. Para isto foi selecionada uma amostra de clientes e determinado um período para a coleta das informações. Quanto à metodologia aplicada, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, abordando um estudo de caso. Com os resultados obtidos demonstrou-se o custo final de cada cliente; o custo das atividades realizadas, identificando as que consumiram mais recursos, e a variação na lucratividade proporcionada por cada cliente que, considerando somente os clientes que geraram lucro, foi de 8% a 84%. Concluiu-se que a variação na lucratividade ocorreu pela falta de informações sobre os custos de cada atividade e, por consequência, de cada cliente e pela ausência de uma margem de lucratividade estipulada pela empresa, o que resulta numa maior dificuldade para precificar adequadamente os honorários.

Palavras-chave: Custeio ABC. Custeio ABM. Honorários contábeis

 

Nome: Ana Paula Bohnen

Título: REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA DO RAMO DO COMÉRCIO EM SANTA CRUZ DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: 21/11/2017

Número de páginas: 133 pg.

Resumo:

No país, as altas taxas tributárias representam uma grande parcela dos custos de uma empresa. Com isto, as empresas recorrem ao planejamento tributário por ser um meio lícito e que visa a diminuição dos tributos. O presente estudo tem como objetivo efetuar o planejamento tributário na empresa Mademake Materiais de Construção, o qual é optante do Simples Nacional, verificando qual é o regime tributário menos oneroso para a empresa. Para a realização dos cálculos foram levantados dados da empresa através dos balancetes fornecidos pelo escritório de contabilidade, relatórios gerenciais da empresa e conversas com o administrador e realizado uma pesquisa documental, explicativa, quantitativa e qualitativa. A apuração dos cálculos do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real indicou que a empresa continue optando pelo regime Simples Nacional pois este apresentou-se menos oneroso. Conclui-se assim que a importância da contabilidade não apenas para a apuração de impostos, mas também como uma ferramenta de gestão.

Palavras-chave: Planejamento Tributário. Simples Nacional. Lucro Presumido, Lucro Real.

 

Nome: Bruna Cristina Haas

Título: CICLO OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SIMPLES NACIONAL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Melissa Kanitz

Data da banca: 28/11/2017

Número de páginas: 88 pg.

Resumo:

 A constante necessidade da obtenção de um excelente desempenho empresarial exige estratégias para alcançar procedimentos eficientes e lucrativos. Neste contexto, as empresas necessitam cada vez mais de instrumentos que sirvam de base para a tomada de decisões, como a projeção de demonstrações contábeis e elaboração e análise do ciclo operacional, econômico e financeiro. Tendo em vista a eficácia da gestão, a presente pesquisa objetivou verificar qual foi o ciclo operacional, econômico e financeiro do ano de 2016 a junho de 2017 e qual a sua projeção para o período de julho de 2017 a junho de 2018, em uma empresa comercial do ramo de produtos médicos e ortopédicos localizada em Santa Cruz do Sul. Para isso, o tema foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, caracterizada como uma pesquisa qualitativa, buscando dados da empresa e analisando-os através de uma pesquisa documental. Desta forma, foi possível demonstrar os resultados atingidos por meio das análises e projeções realizadas. Além disso, compreende-se que a gestão financeira e orçamentaria, aliada a informações fidedignas, atua como um instrumento para a diminuição dos riscos e contribui para uma melhor gestão da empresa.

Palavras chave: Ciclo operacional, Ciclo financeiro, Ciclo econômico, Tomada de decisões.

 

Nome: Debora de Almeida Ferrari

Título: CUSTOS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO – UM ESTUDO NAS PREFEITURAS MUNICIPAIS DO VALE DO RIO PARDO

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Patrícia Sostmeier

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: 22/11/2017

Número de páginas: 25 pg.

Resumo:

O presente artigo objetiva relatar as ações realizadas para aplicação de custos no setor público pelas prefeituras municipais do Vale do Rio Pardo, tendo como premissa a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 16.11. A pesquisa desenvolvida foi descritiva, por meio de levantamento de dados e evidenciada de forma qualitativa. O questionário, composto por 8 perguntas abertas, foi direcionado aos contadores municipais, obteve-se retorno de 10 dos 15 municípios pesquisados, representando 66,67%. Como resultado verificou-se que nenhum dos municípios participantes faz a apresentação de custos distintamente às despesas, porém alguns já estão organizando-se para futura implantação de sistema informatizado de custos. Constatou-se a falta de conhecimento por parte dos gestores municipais em relação à norma e a carência de recursos aplicados em tecnologia.

Palavras-chave: Normas Brasileiras de Contabilidade. Custos no setor público. Prefeituras municipais do Vale do Rio Pardo.

 

Nome: Éder Percival Silveira

Título: GESTÃO ESTRATÉGICA: UMA ABORDAGEM DO BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE CONTROLE GERENCIAL NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 06/12/2017

Número de páginas: 59 pg.

Resumo:

Com o avanço da tecnologia e também com os altos níveis de competitividade, as empresas cada vez mais necessitam terem os controles bem realizados dentro da organização, onde indicadores de resultados com informações fidedignas são fundamentais. Neste contexto o Balanced Scorecard, ferramenta de gestão estratégica, pode ser importante no auxilio na tomada de decisões. Através desta ferramenta buscou-se um auxilio aos gestores no seu processo de gestão, analisando os indicadores de premissas financeiras e não financeiras, verificando as críticas pontuais que poderiam ocorrer bem como elaborar um plano de ação para que fosse melhorado as quatros perspectiva da ferramenta (financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento) bem como o alinhamento da estratégia. Buscou-se primeiramente uma verificação de um referencial teórico sobre o tema no qual foram analisados os principais autores. Posteriormente por meio de entrevistas informais foram levantados os dados da empresa buscando esclarecer a estratégia e seu alinhamento. Percebe-se que o Balanced Scorecard pode auxiliar a gestão através dos indicadores e suas metas bem como uma realizar uma interação entre as perspectivas buscando o entendimento e um alinhamento das partes envolvidas. Diante disso foi realizado um plano de ações dentro das quatro perspectivas onde foram elencadas atos para que dentro do contexto da estratégia adotada pele empresa, possa ser possível um crescimento sustentável da organização.

Palavras chaves – Balanced Scorecard. Gestão estratégica. Controles.

 

Nome: Estéfani Caterine Overbeck Beckenkamp

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE ASSESSORIA EM LICITAÇÕES NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: 07/12/2017

Número de páginas: 75 pg.

Resumo:

A prática de empreender surge para muitos como oportunidade, para outros como necessidade, mas de qualquer forma, qualquer investimento nasce com intuito de gerar lucro, porém para que este seja alcançado é necessário planejamento e análise de números, mercado e cenários. Com base no planejamento e análise das variáveis de um novo empreendimento, o projeto em questão tem por objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira de implantação de uma empresa assessoria em licitações na cidade de Santa Cruz do Sul. Para que tal análise fosse possível foi necessário explorar o mercado, projetar receitas, despesas, fluxos de caixas e a demonstração do resultado do período além de avaliar indicadores financeiros que permitiram uma sólida análise de viabilidade do empreendimento. A metodologia aplicada referente a tipologia de pesquisa foi a exploratória pois buscou através de pesquisas bibliográficas fundamentar os assuntos abordados, já quanto aos procedimentos foi a experimental uma vez que foram estimados valores e preparados estes para a resolução do problema de pesquisa. Após as projeções e com base nos valores apresentados, foi possível estimar o valor presente líquido que foi de R$ 50.586,78 para um investimento inicial de R$ 30.000,00 e período de três anos, com um payback de aproximadamente doze meses e uma taxa interna de retorno de aproximadamente 101% para os três anos projetados. Com isso apresentou-se um cenário positivo, concluindo a viabilidade do investimento.

Palavras-chave: Análise, viabilidade, licitações.

 

Nome: Estela Frantz

Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL SOB O ENFOQUE DA ASSESSORIA CONTÁBIL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Rodrigo Rabuske

Data da banca: 07/12/2017

Número de páginas: 66 pg.

Resumo:

Regida pela Lei nº 11.101/2005 conhecida como Nova Lei de Falências, a recuperação judicial visa auxiliar as organizações que se encontram em dificuldades financeiras a superarem o momento de crise. É uma medida voltada a fonte produtora, a preservação da sua função social, assim como a garantia dos interesses dos credores. Para usufruir dessa norma judicial, a entidade deve entrar com o pedido na justiça, viabilizar um acordo com os credores e apresentar um plano de reorganização das contas da empresa e, de como ela sanará o seu desequilíbrio financeiro. Como especialista em contabilidade cabe a esse profissional organizar e elaborar os documentos necessários para o ingresso no processo, sendo por meio das demonstrações contábeis capaz de contabilizar de maneira eficaz a real situação da empresa e a capacidade dela se reerguer no mercado. Com base neste contexto, o presente estudo teve como objetivo principal apresentar o processo de recuperação judicial de uma empresa sob o enfoque da assessoria contábil. A metodologia utilizada para elaboração da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Com base nos resultados, verificou-se que a empresa Exemplo Ltda., foco do estudo, encontra-se ainda em processo de recuperação judicial. Onde, percebeu-se no decorrer do estudo, a importância da contabilidade como fonte de informação, tanto técnica como gerencial e, que a atuação e consultoria do profissional contábil junto aos credores, administrador judicial e ao próprio juízo é de fundamental importância uma vez que contribui de forma direta e exaustiva durante todo o processo em questão.

Palavras-chave: Recuperação Judicial, Lei 11.101/05, viabilidade econômica, plano de recuperação, assessoria contábil.

 

Nome: Felipe Sulzbach Weiss

Título: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DOS PAÍSES MEMBROS E ASSOCIADOS DO MERCOSUL E SUA ADESÃO AOS ODS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: 29/11/2017

Número de páginas: 43 pg.

Resumo:

O presente estudo abordou o desenvolvimento social e econômico dos países membros e associados do Mercosul, no qual buscou-se analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) bem como a adesão dos respectivos países aos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) propostas pela ONU para uma agenda mundial em prol do desenvolvimento sustentável para o período de 2016 a 2030. Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema de pesquisa. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciaram que os países membros e associados do Mercosul com os melhores IDHs foram respectivamente Chile, Argentina e Uruguai e os piores foram Paraguai, Bolívia e Guiana, ocupando a última posição. Dentre os países com melhores IDHs, apenas a Argentina apresentou boa classificação em relação ao PIB, com a segunda colocação entre os países membros e associados do Mercosul. Nos países analisados, associados e membros do Mercosul, não verificou-se vinculação do desemprenho do PIB e IDH. Identificou-se que todos os países do Mercosul como membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aderiram aos ODMs bem como a nova agenda 2016-2030 que são os ODSs. Como limitação do estudo não identificou-se relatórios por país do alcance das metas dos ODMs, tendo-se apenas o último relatório global disponibilizado no site da ONU de 2015 e o 5º relatório do alcance das metas do Brasil.

Palavras-chave: IDH e PIB. Mercosul. Desenvolvimento social e econômico. ODS.

 

Nome: Franciele Adilles Finger

Título: ANÁLISE DOS GASTOS COM A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO DE COMBUTÍVEIS DE SANTA CRUZ DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Rodrigo Rabuske

Data da banca: 02/12/2017

Número de páginas: 54 pg.

Resumo:

O presente trabalho foi desenvolvido em uma empresa do ramo de combustíveis localizada no município de Santa Cruz do Sul e tem como objetivo principal analisar os gastos com a rotatividade de funcionários. Um índice de rotatividade elevado pode ser considerado um problema para a empresa, pois compromete os resultado da mesma a partir dos altos gastos com rescisões e admissões de funcionários. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa documental e análise descritiva, onde a abordagem é qualitativa. Com o auxílio da teoria referente a gestão de pessoas, departamento pessoal, custos, gasto e rotatividade, foi possível alcançar os objetivos propostos. Demonstrando os índices de rotatividade, os gastos com a rotatividade e os motivos dos desligamentos com sugestões de melhorias para reduzir o grande número de entradas e saídas de funcionários. O estudo deste trabalho demonstra que a empresa possui altos gastos com rotatividade, principalmente com os desligamentos de funcionários, representando assim boa parte de seus lucros. Além também de dispor de um elevado índice de rotatividade, principalmente nos departamentos loja e pista. Os gastos da rotatividade de pessoal podem influenciar diretamente na queda de produtividade e na qualidade do serviço e principalmente nos resultados da organização. Por este motivo é fundamental para as organizações identificar as causas que levam a rotatividade de funcionários e conhecer os aspectos deste fenômeno que geram altos gastos e desgastes. Por fim, para reduzir a rotatividade é necessário que as organizações invistam no capital humano, a final de contas para atingir o sucesso é necessário o investimento nas pessoas, com identificação e desenvolvimento intelectual. E a melhor forma de reter talentos é mantê-los desafiados e motivados, além de uma politica de cargos e salários bem estruturada.

Palavras- chave: Índice. Rotatividade. Gasto. Admissão. Desligamento.

 

Nome: Franciele de Fátima Lemes Santos

Título: PLANO DE NEGÓCIOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UM RESTAURANTE DE COMIDA JAPONESA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Melissa Kanitz

Data da banca: 04/12/2017

Número de páginas: 60 pg.

Resumo:

Por inúmeros motivos, a culinária japonesa vem atraindo cada vez mais admiradores em todo o Brasil. Além de ser saudável e possuir vários benefícios, esta alimentação possui um sabor exótico, o que faz com que muitas pessoas queiram experimentar o novo. Por exigir qualidade e diferencial em sua elaboração a culinária japonesa requer um público alvo de padrão mais alto. Com base nestas informações, surgiu o desejo de realizar a pesquisa e elaboração de um plano de negócios para avaliar a viabilidade da implantação de um restaurante de comida japonesa com serviço de entrega delivery. Para obter-se uma visão completa e ampla da viabilidade ou não do restaurante, realizou-se uma pesquisa aplicada sobre o negócio a ser implantado, bem como o ambiente externo, ou seja, clientes fornecedores, etc. Como metodologia da pesquisa, caracteriza-se como bibliográfica a análise teórica realizada no primeiro momento. Para realização do plano de negócios, utilizou-se um software como ferramenta de análise, sendo esta parte classificada como descritiva e exploratória , sendo a pesquisa caracterizada como qualitativa, em que são incluídas todas as informações avaliadas como relevantes, e assim são projetados indicadores econômicos e financeiros como Demonstração do Resultado do Exercício, fluxo de caixa, payback descontado e simples, onde todos apresentam resultados positivos, e um retorno de dois anos para o descontado e um ano para o simples , sendo assim, são atingidos todos objetivos da pesquisa sendo confirmada a viabilidade do empreendimento.

Palavras-chave: Culinária japonesa, restaurante, indicadores financeiros, plano de negócio, viabilidade.

 

Nome: Gabriele Tainara da Silveira

Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI DO VALE DO RIO PARDO EM RELAÇÃO AO GUIA DAS MELHORES PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PARA COOPERATIVAS DO IBGC

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Vania Amires Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 05/12/2017

Número de páginas: 72 pg.

Resumo:

A governança das cooperativas é um dos elementos essenciais para aprimorar a confiança do público e assim conseguir novos investimentos e recursos para essas organizações. Com base no exposto o estudo teve como objetivo principal verificar se as práticas de governança da cooperativa de crédito Sicredi Vale do Rio Pardo RS estão de acordo com as recomendadas pelo guia das melhores práticas de governança para cooperativas do IBGC. A metodologia da pesquisa quanto aos objetivos, procedimentos e abordagem do problema foi descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma entrevista, por meio de um questionário estruturado, com o conselho de administração da cooperativa, e realização de pesquisa documental no estatuto social e no relatório 2016 elaborado pela cooperativa. Como resultados da pesquisa, observou-se que a Sicredi VRP/RS possui um modelo de governança bem estruturado, estando dentro dos padrões estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Destacaram-se como pontos fortes a busca pela participação dos associados nas ações da cooperativa. Percebeu-se que a gestão baseada na governança traz maior transparência para a cooperativa perante os associados.

Palavras-chaves: Governança corporativa. Cooperativa de crédito. Boas práticas de governança.

 

Nome: Heine Willian Toillier

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA CRIAÇÃO E ENGORDA DE PEIXES NA LOCALIDADE DE TUCURUÍ – PA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 17/11/2017

Número de páginas: 57 pg.

Resumo:

Tendo em vista o alto índice de empresas que encerram suas atividades nos primeiros três anos de atividade, percebe-se a necessidade de realizar-se um planejamento eficiente, para empreender e investir em alguma atividade econômica que traga retorno financeiro. Estudar a viabilidade econômica de uma criação e engorda de peixes no Norte do pais foi o objetivo deste trabalho. Para este estudo, o principal questionamento foi: qual é o investimento inicial necessário para a viabilidade econômica para a atividade da piscicultura, na criação do peixe pirarucu na região Sudeste do Pará, para o triênio. Para projetar e pôr em prática esta viabilidade, com projeção para recuperar o investimento inicial nos três primeiros anos, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de forma qualitativa. Para obter as informações realizou-se um trabalho em conjunto com a EMBRAPA-PA, região Marabá, por meio de folders, cartilhas, com a finalidade de coletar dados, além de identificar possíveis consumidores e suas necessidades na região sudeste do Pará, bem como estimar volume de vendas durante os três anos de atividade. Para demonstrar em cálculos dos índices de viabilidade foram realizados orçamentos de demonstrações de resultados dos exercícios do triênio e lucratividade. Após todos os dados serem criteriosamente analisados, chegou se a conclusão que o projeto deste empreendimento é viável, e que o investimento inicial necessário foi de R$ 106.288,74, e a lucratividade é favorável, chegando aos índices de 29%, 17,17 % e 11,85 % sobre o faturamento bruto anual, nos anos X1, X2 e X3, sucessivamente.

Palavras-chave: Viabilidade econômica. Gestão de resultados. Investimento inicial.

 

Nome: Helena Scorteganha

Título: PARTICIPAÇÃO PER CAPITA DOS EMPREGADOS NA DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM DIFERENTES RAMOS DE ATIVIDADES

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: 16/11/2017

Número de páginas: 17 pg.

Resumo:

Dentre as informações contidas na DVA, as quais auxiliam seus diversos usuários na tomada de decisões, destaca-se a importância da distribuição da riqueza gerada aos empregados. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal a análise da participação dos empregados na riqueza gerada pelas empresas que fazem parte da carteira do ISE no ano de 2016, identificando o setor que mais distribui valor adicionado per capita aos seus empregados. Para o desenvolvimento desta análise a metodologia utilizada considera-se de natureza descritiva, de abordagem quantitativa, e o método utilizado foi a pesquisa documental. A amostra foi composta pelas empresas pertencentes a carteira do ISE 2016 divulgada pela BM&FBovespa, sendo os dados coletados das Demonstrações de Valor Adicionado e Relatórios de Sustentabilidade para os períodos de 2015 e 2016. Os resultados demonstraram que o setor de Utilidade Pública distribuiu o maior valor aos empregados per capita durante os períodos de 2015 e 2016. Já o setor de Consumo Cíclico foi o setor que menos distribuiu valor per capita em ambos os períodos, havendo ainda um decréscimo do ano de 2015 para 2016. Pode-se concluir que há diferenças significativas entre os setores no que refere-se a distribuição de valor per capita aos empregados.

Palavras-chaves: Valor adicionado. Valor per capita distribuído aos empregados. Índice de Sustentabilidade Empresarial.

 

Nome: Iury Jean Lucas

Título: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA METALÚRGICA MOR S.A.

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Melissa Kanitz

Data da banca: 11/12/2017

Número de páginas: 59 pg.

Resumo:

A análise das demonstrações contábeis é uma importante ferramenta da contabilidade através da qual se avalia o desempenho da empresa por meio de índices econômicos financeiros, analisando fatores internos fornecendo uma visão sobre as tendências da empresa em determinado período de tempo, produzindo informações úteis para auxiliar na tomada de decisão pelos seus administradores, investidores e demais interessados. O presente estudo buscou verificar a situação econômico financeira da empresa Metalúrgica Mor S/A no período de 2012 a 2016, e compará-la ao setor ao qual pertence, sendo esse o setor Siderúrgico e Metalúrgico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em livros e artigos cientificos sobre a análise contábil. Quantos aos procedimentos utilizou-se da pesquisa documental, servindo de base para a análise as demonstrações contábeis publicadas da empresa Metalúrgica Mor S/A., sendo o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. O resultado desta análise demonstra que a empresa é bem gerenciada por seus administradores apresentado resultados positivos, tendo apenas o ano de 2015 como exceção devido a fatores externos, os quais afetaram todo o setor. Por fim, tendo analisado a situação financeira e econômica da Metalúrgica Mor S/A, conclui-se que esta está estável e também está melhor que a média do setor por ter apresentado melhores resultados nos índices analisados.

Palavras-chave: Analise das demonstrações financeiras. Índices Financeiros. Setor metalúrgico.

 

Nome: Jéssica Porciúncula

Título: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: 07/12/2017

Número de páginas: 54 pg.

Resumo:

O Código de ética profissional do contador (CEPC) foi criado para guiar os profissionais no que diz respeito aos procedimentos corretos no desempenho da profissão e contém os princípios éticos aplicáveis a sua conduta. Nesse contexto, o estudo teve por finalidade conhecer a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul sobre a ética profissional contábil, com base no CEPC, através da aplicação de questionário visando conhecer a importância que os alunos atribuem à ética profissional. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 63 alunos, do 7º e 8º semestres, de um total de 79 estudantes. A metodologia desenvolvida foi uma pesquisa descritiva, quantitativa de forma a analisar e qualificar a população examinada. Sobre o CEPC o conhecimento de modo geral mostrou-se mediano, pelo fato de quase todas as questões envolvendo especificamente o CEPC tiveram um baixo conhecimento por parte dos alunos. Quanto as questões envolvendo a conduta profissional, os alunos obtiveram um bom desempenho, visto que mais da metade julgaram as práticas de conduta de acordo com as normas profissionais. Teve- se em 2014 uma pesquisa realizada por aluna concluinte com mesmos objetivos, e ao compara-las notou-se pouca diferença e evolução no conhecimento dos entrevistados. Com os resultados apurados, percebesse que a disciplina de Ética e Legislação Profissional Contábil se torna ainda mais necessária para uma boa percepção dos alunos quanto a ética profissional.

Palavras-chave: Ética; Código de Ética Profissional do Contador; Conduta Profissional; Ética Profissional.

 

Nome: Jéssica Tais Hackenhaar

Título: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: 23/11/2017

Número de páginas: 51 pg.

Resumo:

Atualmente, obter um sistema de informações gerencias para as empresas de pequeno porte, é de suma importância, pois o país passa por uma queda brusca na economia, e tendo que se manter diante da alta competitividade no mercado, principalmente o comércio varejista, a qual se refere o presente estudo. Portanto, o trabalho estuda o sistema de informações gerenciais de uma empresa de pequeno porte, no ramo de comércio varejista feminino, localizado no centro de Santa Cruz do Sul –RS. O trabalho foi classificado como sendo uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa, para a viabilidade da mesma em relação ao mercado competitivo. Para tal execução, foram utilizadas algumas ferramentas, como o fluxo de caixa e aplicação dos mark-up, afim de obter resultados que influenciem nas tomadas de decisões da empresa, e as projeções do período de julho a dezembro de 2017. Com tudo, o referido trabalho, apresenta dados e informações disponibilizados pela proprietária da empresa, e apresentou resultados satisfatórios em relação a sua projeção do fluxo de caixa, e de seus mark-up. A empresa consta com o mês de setembro bem favorável em relação ao projetado, diferente do mês de agosto, onde não teve o valor projetado. Finaliza-se então, que a empresa em questão tem condições para se manter no mercado, e gerar lucros requeridos pela proprietária.

Palavras chave: Estudo; Mark-up; Fluxo de caixa; Projeção; Economia.

 

Nome: Josiane Schaefer Grando

Título: ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS PESSOAIS DOS EMPREGADOS DO HOSPITAL SANTA CRUZ

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Melissa Teresa Kanitz

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: 16/11/2017

Número de páginas: 62 pg.

Resumo:

Levando em consideração a relevância do tema educação financeira, que define-se como um processo pelo qual busca-se entendimento sobre produtos financeiros e informações para tomadas de decisões acerca de questões relacionadas ao assunto, o Hospital Santa Cruz promoveu palestras sobre independência financeira para seus empregados, a fim de beneficiá-los com informações para administrarem suas finanças pessoais de forma correta. O presente trabalho teve como objetivo, diagnosticar se o grupo de empregados que participou da palestra teve outra percepção sobre sua gestão financeira pessoal em relação ao grupo que não participou. A metodologia classificou-se como descritiva, procedimento identificado como survey e quanto a abordagem como qualitativa quantitativa. Para o levantamento e análise dos dados, elaborou-se questionário sobre educação financeira e selecionou-se vinte empregados, destes, dez configuram o grupo de controle, isto é, empregados que participaram de palestra sobre independência financeira. Após de acordo com as características do grupo de controle, selecionou-se outros dez empregados que formam o grupo estudado, ou seja, aqueles que não participaram. A partir do questionário analisado, os resultados apontaram que houve outra percepção dos empregados que participaram da palestra proporcionada pela instituição em relação ao grupo que não participou. Deste modo, elaborou-se proposta de programa de educação financeira para a instituição hospitalar, a fim de beneficiar todos os envolvidos no processo, auxiliando empregados a se organizarem financeiramente e a instituição, com equipes mais concentradas e financeiramente saudáveis. Pode-se ressaltar também a relevância acadêmica do assunto abordado, pois torna-se banco de dados para futuras pesquisas relacionadas ao assunto.

Palavras-chave: Educação financeira. Instituição hospitalar. Empregados.

 

Nome: Josiele Cristiane Paulus

Título: PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA EM UMA EMPRESA DE COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Vilmar Thomé

Professor Convidado: Melissa Kanitz

Data da banca: 20/11/2017

Número de páginas: 84 pg.

Resumo:

A projeção do fluxo de caixa está relacionada ao planejamento financeiro da empresa, considerada uma ferramenta de orientação que auxilia os gestores para as tomadas de decisões, utilizadas para fins gerenciais. Em empresas de pequeno porte, o proprietário assume diversas funções de gestão. Por este motivo precisa estar a par de tudo o que acontece nos diversos ambientes da empresa, para assim tomar uma decisão eficaz. Neste contexto, foi realizada a projeção do fluxo de caixa de uma empresa de comercialização de materiais de construção para o período de julho de 2017 a junho de 2018. Para isso, se teve como objetivos as seguintes projeções: investimentos, receitas, despesas, demonstração do resultado do exercício, fluxo de caixa e suas respectivas análises verticais. Quanto à metodologia de pesquisa, foi considerada uma pesquisa exploratória, descritiva, documental, bibliográfica e qualitativa. Através da Matriz de SWOT foram apresentadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. As projeções das receitas e despesas foram realizadas por meio da análise histórica do período e a partir das premissas estabelecidas, para fins de análise dos resultados. Em termos de resultado, verificou-se que a empresa apresentou saldos financeiros positivos para o período projetado. Constatou-se também a importância da implantação do sistema orçamentário que contempla o orçamento operacional e a projeção do fluxo de caixa, pois torna os gestores capazes de analisar os resultados e minimizar os possíveis riscos de forma antecipada, gerando soluções para o desenvolvimento da empresa.

Palavras chave: Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro. Orçamento.84

 

Nome: Juliana Tainara dos Santos

Título: ANÁLISE DE CUSTO VOLUME LUCRO COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA GESTÃO DE ARROZEIRAS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando B. B. Fontoura

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 16/11/2017

Número de páginas: 54 pg.

Resumo:

 Diante da necessidade de um processo de gestão eficaz para arrozeiras, o presente estudo teve como objetivo geral identificar os resultados em termos de custo, volume e lucro da Arrozeira Santos. Os objetivos específicos foram realizar um levantamento patrimonial, levantar os custos fixos e variáveis, elaborar planilhas de margem de contribuição, precificação, ponto de equilíbrio e projeção resultados. A metodologia do estudo foi qualitativa e descritiva, e os dados foram levantados mediante pesquisa documental junto a empresa cerealista. Como principais resultados destaca-se a análise de ponto de equilíbrio e avaliação de resultado que poderá ser reavaliado a cada período na empresa. A empresa vem tendo resultados positivos, evidenciado pelo resultado líquido do período analisado de R$126.547,90 em comparação com o resultado líquido que seria obtido caso fosse aplicado o preço de venda ideal sugerido por meio de Mark Up que seria de R$99.214,32.

Palavras- chave: Custeio variável. Ponto de equilíbrio. Gestão de resultados.

 

Nome: Kátia Luiza Kuentzer

Título: GESTÃO E MAPEAMENTO DE COMPRAS DE MATERIAIS INDIRETOS COM ÊNFASE EM CONCEITOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Laercio Rogério Friedrich

Data da banca: 05/12/2017

Número de páginas: 38 pg.

Resumo:

Em um ambiente corporativo cada vez mais competitivo, as organizações se vêm obrigadas a tornarem-se mais eficazes e eficientes. Portanto se faz necessário que a empresa tenha uma atitude proativa e analise o que de fato poderia ser reduzido ou aprimorado internamente, para agregar valor à organização como um todo. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal verificar a contribuição da governança corporativa na gestão e mapeamento de materiais indiretos no setor de compras de uma organização. Foram apresentados os principais aspectos do departamento de compras e o conceito da gestão de materiais que visa assegurar que os materiais supram a necessidade do processo e auxiliem na produtividade da organização. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo foi de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Com base na análise dos dados da pesquisa, verificou-se que a empresa estudada possui uma boa governança corporativa estabelecida na compra e gestão de materiais indiretos, através de normas e procedimentos globais e locais voltados para a padronização do processo de compras e para o relacionamento com o fornecedor. Os resultados demonstram que a empresa possui um bom controle e gestão dos materiais indiretos, atingindo 84% do total desses materiais. Para o restante dos materiais indiretos apresentou-se um plano de ação para gestão e mapeamento, como sugestão de melhoria, que resultariam em benefícios, como redução de custos e maior abrangência das aquisições.

Palavras-chaves: Governança corporativa, compras, gestão de materiais indiretos.

 

Nome: Leticia Sabrina Weisheimer Bittencourt

Título: A ANÁLISE DO USO DA FERRAMENTA DE CONTROLE GERENCIAL NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: 28/11/2017

Número de páginas: 48 pg.

Resumo:

As micro e pequenas empresas tem a necessidade de utilizar ferramentas gerenciais que permitem agilizar e aprimorar o processo decisório, pois são muito vulneráveis as mudanças do ambiente. Neste contexto o presente trabalho teve por objetivo verificar junto as Micros e Pequenas empresas localizadas no bairro Centro do Município de Santa Cruz do Sul – RS seu ao conhecimento e a utilização de alguma ferramenta da contabilidade gerencial no processo de gestão para tomada de decisão. Os métodos utilizados no estudo foram a pesquisa bibliográfica e documental com características da pesquisa descritiva e abordagem qualitativa do problema. A unidade de análise foi uma amostra de 633 empresas no qual obteve-se um retorno de 124, representando 15,52% do total da região central de Santa Cruz do Sul – RS. Conforme os dados obtidos pela pesquisa verificou-se que 51,61% dos que responderam informaram que não utilizam ferramentas da contabilidade gerencial, 27,42% responderam que utilizam e 20,97% não responderam. A pesquisa, apresenta a importância da contabilidade gerencial para as micro e pequenas empresas, mostrando que a contabilidade gerencial é a base de uma administração segura, pois os casos de sucesso destas empresas aumentariam de maneira significativa, além de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.

Palavras-chave: Ferramentas da contabilidade gerencial. Gestão de negócios. Micro e pequena empresa.

 

Nome: Luana Vanessa Schlesner Arguilar

Título: ANÁLISE DO PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNISC QUE CURSARAM OS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS CONTÁBEIS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 16/11/2017

Número de páginas: 67 pg.

Resumo:

A formação de profissionais aptos a desempenhar suas atividades acompanhando as rápidas mudanças que ocorrem em todos os segmentos exige cada vez mais das universidades. Nesse contexto, insere-se o presente trabalho, no qual buscou-se identificar e analisar o perfil do Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, graduados a entre 2012 a 2016, que tiveram em seu currículo, estágios curriculares assistidos em Laboratórios de Práticas Contábeis. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema. Para o levantamento de dados recorreu-se a pesquisa survey com a aplicação de um questionário elaborado no Online Pesquisas. Trabalhou-se com uma amostra de 54,41% dos diplomados no período. Em termos de resultado, verificou-se que os laboratórios de Práticas Contábeis, 75,3% dos egressos pesquisados ampliaram os conhecimentos úteis a profissão; para 62,6% melhorou o aprendizado em si, e para 25,3% os laboratórios reduziram a falta de experiência. A pesquisa também possibilitou a identificação de deficiências na formação profissional, que subsidiaram recomendações sobre medidas que visem à melhoria do ensino superior de Ciências Contábeis.

Palavras-chave: Perfil profissional. Ciências Contábeis. Laboratórios de Práticas Contábeis.

 

Nome: Maria Augusta Steinhaus de Lima

Título: PLANO DE NEGÓCIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA NO RAMO DE CONFEITARIA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Ricardo André Machado

Professor Convidado: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Data da banca: 01/12/2017

Número de páginas: 94 pg.

Resumo:

O presente estudo tem como propósito elaborar um plano de negócios para implantação de uma empresa no ramo de confeitaria com vendas sob encomenda, no município de Santa Cruz do Sul - RS. Neste sentido, o plano de negócio torna-se de fundamental importância para a realização deste estudo, uma vez que, é considerado uma ferramenta gerencial, capaz de mostrar a viabilidade e estratégias do negócio, além de ser bastante utilizada na tomada de decisão do empreendedor que almeja implantações, expansões ou mudanças de localidade do negócio. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica deste trabalho, aborda-se conceitos de vários autores das áreas de empreendedorismo, microempreendedor individual, sistema de tributação pelo Simples Nacional e plano de negócios. Quanto aos objetivos, busca-se apresentar a estrutura e as principais características de um plano de negócios, analisar o mercado e o contexto organizacional da empresa, estabelecer os aspectos estratégicos, mercadológicos e financeiros do negócio e, por fim, avaliar a viabilidade de implantação da empresa. Quanto ao método utilizado para realização deste estudo, utiliza-se quanto aos objetivos, o delineamento de um estudo descritivo, quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa e, quanto aos procedimentos técnicos, realiza-se a pesquisa bibliográfica, documental e o levantamento de informações a cerca do assunto por meio de conversas semi-estruturadas, pesquisas de preços e da aplicabilidade de uma enquete de satisfação junto aos clientes. Sendo assim, por meio da metodologia utilizada, coleta-se todas as informações necessárias e primordiais para a realização deste estudo. Por fim, com base nos resultados alcançados, pode-se concluir que o projeto em estudo para o período de três anos, dentro dos dados elaborados e de acordo com a análise do plano de negócios, torna-se viável, com cenário favorável e em crescimento contínuo.

Palavras-chaves: Empreendedorismo. Plano de negócio. Confeitaria. Viabilidade.

 

Nome: Marilei Janice Gehrke

Título: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO APLICADO A EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Laercio Rogério Friedrich

Data da banca: 04/12/2017

Número de páginas: 62 pg.

Resumo:

No Brasil a alta carga tributária muitas vezes interfere nos resultados das empresas de forma a dificultar sua continuidade. Com o propósito de enfrentar a concorrência e se manter no mercado, as empresas buscam formas para reduzir seus custos e obter lucro. Neste intuito, o planejamento tributário tem como objetivo diminuir os custos através da redução de impostos, que deverá refletir positivamente nos resultados da empresa. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi apurar os tributos no âmbito federal e estadual nas três modalidades de tributação, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, e verificar se a atual tributação de uma empresa do ramo de comércio varejista de produtos farmacêuticos será a mais indicada para o ano de 2018. Este estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo descritiva e com abordagem qualitativa. Após as apurações realizadas, mantidas as demais variáveis, concluiu-se que a modalidade de tributação que a empresa tributa atualmente, o Simples Nacional, será a mais vantajosa para 2018.

Palavras-chave: planejamento tributário; simples nacional; lucro presumido e lucro real.

 

Nome: Marleti Silveira da Silva

Título: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL PELA INDÚSTRIA DO TABACO DA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO – RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 22/11/2017

Número de páginas: 38 pg.

Resumo:

Com as mudanças ocorridas na contabilidade, seja em função da convergência às normas internacionais ou pelas constantes exigências do SPED, o mercado de trabalho passou a requerer maiores qualificações para atuação do profissional contábil. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar o perfil socioeconômico, as competências e habilidades que a indústria do ramo de tabaco, concentrada no Vale do Rio Pardo na região de abrangência da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, busca no profissional contábil. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de natureza descritiva com abordagem quantitativa do problema. O levantamento dos dados foi realizado por meio de survey, com aplicação de questionário eletrônico ‘online pesquisa’ em 11 indústrias do ramo do tabaco, associadas ao Sinditabaco. Os resultados sobre o perfil socioeconômico revelam que as empresas não tem preferência por idade, gênero, estado civil e a maioria não exige conhecimento de outro idioma. Quanto às habilidades e competências os resultados sinalizaram a exigência de várias habilidades técnicas e interpessoais destacando-se conhecimentos específicos na área de custos, legislação fiscal e tributária e habilidades de trabalho em equipe e comprometimento. Conclui-se que os profissionais requeridos pela indústria do tabaco, devem ter exímio conhecimento e experiência na área contábil e, possuírem um amplo conjunto de habilidades interpessoais.

Palavras-chave: Habilidades e competências. Perfil profissional do contador. Mercado de trabalho. Indústria do tabaco.

 

Nome: Matheus Sulzbach Weiss

Título: ANÁLISE DA REMUNERAÇÃO DO GOVERNO PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA COM ISE NO PERÍODO DE 2012 a 2016

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: 29/11/2017

Número de páginas: 30 pg.

Resumo:

O presente estudo teve objetivo evidenciar a importância da Demonstração do Valor Adicionado como instrumento informativo da riqueza gerada com ênfase na remuneração paga ao governo a títulos de impostos taxas e contribuições. Para tanto, foi realizada uma análise compreendendo os dados dos anos de 2012 a 2016 da Demonstração do Valor Adicionado das empresas da BMF&BOVESPA com participação na carteira da ISE verificando-se qual o setor econômico que melhor remunerou o governo nos últimos cinco anos. Em termos metodológicos, para o levantamento dos dados utilizou-se da pesquisa documental junto ao banco de dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Quanto a abordagem do problema recorreu-se a pesquisa quantitativa, pelo fato de utilizar-se de instrumentos estatísticos para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram que os setores com a maior remuneração ao governo, a título de impostos, taxas e contribuições, foram, respectivamente o setor de energia elétrica e o de intermediação financeira, em valores monetários e em percentual de distribuição em relação a riqueza gerada. Observou-se que a remuneração paga ao governo a título de impostos, taxas e contribuições não mantem um padrão no período analisado de 2012 a 2016, diferenciando-se entre as empresas e também entre os diferentes setores.

Palavras-chave: DVA. Distribuição do Valor Adicionado. Remuneração do governo. ISE.

 

Nome: Mayara Ellwanger Ritzel

Título: PRECIFICAÇÃO EM UMA EMPRESA VAREJISTA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Eloi Almiro Brandt

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: 28/11/2017

Número de páginas: 57 pg.

Resumo:

O presente trabalho teve como foco principal a Gestão de Custos e formação do Preço de Venda, objetivando a apresentação de resultados através da análise da formação de preço e alguns fatores que o envolvem como métodos de custeio e lucro, com o objetivo de demonstrar as principais estratégias de formação do preço de venda utilizadas no Supermercado Wollmann, com base nos meses agosto/setembro/outubro 2017 e comparar com o procedimento apresentado na literatura da área de precificação. O estudo fora realizado por meio de pesquisa descritiva documental com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados partem de uma abordagem qualitativa, permitindo escrever e analisar objetivando compreender os aspectos relevantes e diferenciais sobre princípios, conceitos e origens que darão uma ampla ideia para justificar a formação do preço. Isso se obteve através de informações sobre o custo de aquisição das mercadorias, as despesas fixas e variáveis, para assim, obter ou realizar a apuração do custo total. Foi realizada a pesquisa sobre o cálculo do Mark-Up para a formação do Preço de Venda. Ressaltando a importância de utilizar a gestão de custos como ferramenta gerencial. Em um ambiente de negócios que enfrenta uma alta preocupação em relação a concorrência é importante saber e diagnosticar um diferencial para se encontrar mais à frente dos demais. Portanto, após a realização do estudo em tela, em especial no que se refere ao estudo de caso, será possível verificar que a empresa estudada necessita de melhoramentos no que tange à precificação.

Palavras-chave: Contabilidade de Custos. Métodos de Custeio. Precificação

 

Nome: Maycon Schulz Ruas

Título: CUSTOS ALIMENTARES: MENSURAÇÃO E ANÁLISE DOS CUSTOS DAS DIETAS EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Ricardo André Machado

Professor Convidado: Elói Almiro Brandt

Data da banca: 05/12/2017

Número de páginas: 95 pg.

Resumo:

Em meio à crise econômica que assola os hospitais de maneira geral, o domínio das variáveis financeiras se mostra indispensável para gestão estratégica. Ter o pleno conhecimento dos custos das diversas operações para fundamentar as decisões é uma das condições primordiais para o bom desenvolvimento de qualquer instituição da saúde. Portanto, o controle minucioso dos custos mostra-se como uma ferramenta fundamental. Diante disso, este estudo buscou analisar e mensurar o custo das sete principais dietas hospitalares prescritas aos pacientes internados no Hospital Santa Cruz no período de agosto de 2017. Visando atender a demanda de informações gerenciais e otimização das metas planejadas, buscou-se apurar os custos dessas dietas por meio de duas metodologias de cálculo, avaliando, se a forma de mensuração de custos até então praticada na instituição é satisfatória para apoiar a tomada de decisões dos gestores. O desenvolvimento do trabalho deu-se por meio de uma revisão conceitual de implementação dos principais sistemas de custeio, entrevistas e levantamento e análise de dados visando atender e elucidar os objetivos propostos. Foi possível observar após análise dos dados colhidos, que a metodologia utilizada atualmente pelo Hospital Santa Cruz para a mensuração dos custos das suas dietas, é satisfatória, em relação às necessidades da administração para a tomada de decisões, uma vez que após o desenvolvimento das duas novas metodologias, foi possível perceber que com as particularidades envolvidas no preparo das refeições, a metodologia de pesos praticada atualmente pode ser definida como apropriada para a mensuração dos custos.

Palavras-Chaves: Hospital. Análise de custos. Custos hospitalares. Dietas hospitalares.

 

Nome: Milena Maiara Rachor

Título: O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E O ACESSO À INFORMAÇÃO NO ÂMBITO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE SOBRE A TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Patricia Sostmeier

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: 30/11/2017

Número de páginas: 58 pg.

Resumo:

Com o intuito de aprimorar a gestão pública, as legislações acerca da transparência governamental tornaram-se mais exigentes, ampliando a fiscalização dos atos praticados pelos poderes públicos, o controle das respectivas prestações de contas e a disponibilidade das informações ao cidadão. Neste contexto, a presente pesquisa teve como foco de estudo abordar a aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Acesso à Informação (LAI) no âmbito municipal, realizando uma análise do processo de transparência na divulgação de informações acerca da gestão fiscal do município de Santa Cruz do Sul/RS em seu sítio eletrônico para os anos de 2014, 2015 e 2016 no que se refere à adequação às normas e regras vigentes nas respectivas leis. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando-se em relação aos procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental, bem como ferramentas de levantamento de dados. Com base na análise dos resultados, constatou-se que a disponibilização das informações obrigatórias em relação à gestão fiscal, tanto pela LRF quanto pela LAI para os anos de 2014, 2015 e 2016 pela prefeitura de Santa Cruz do Sul ocorreu de forma parcial, pois nenhum dos três períodos analisados teve a divulgação da totalidade de itens exigidos pelas referidas leis. De acordo com a pesquisa realizada, no exercício financeiro de 2016, verificou-se a publicação de 90,91% do total das exigências na página eletrônica do município. No período de 2015, esse percentual representou 81,82% de dados disponíveis para consulta popular e, para o ano de 2014, apenas 54,55% das exigibilidades foram divulgadas em cumprimento aos preceitos legais mencionados.

Palavras-chave: Transparência governamental. Gestão fiscal. Lei de Acesso à Informação. Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Nome: Natalia Steinhaus Lima

Título: DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS INDÚSTRIAS CALÇADISTAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2010 A 2016

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Elói Almiro Brandt

Data da banca: 12/12/2017

Número de páginas: 18 pg.

Resumo:

O Brasil tem se destacado no setor calçadista, figurando entre os maiores países produtores, exportadores e consumidores de calçados. Dada a importância deste setor para a economia brasileira, considera-se relevante analisar o desempenho econômico-financeiro de empresas calçadistas, das quais algumas estão entre as maiores empresas do país. Este estudo teve como objetivo principal verificar o desempenho econômico-financeiro das indústrias calçadistas listadas no setor de Consumo Cíclico, subsetor Tecidos, Vestuário e Calçados, da B3, buscando responder se estas empresas apresentam desempenho econômico-financeiro semelhante. O método utilizado foi a pesquisa aplicada e quantitativa, pois é uma investigação orientada para uma aplicação prática que tem como intuito mensurar um conjunto de variáveis. Também foram utilizadas a pesquisa descritiva, considerando que o estudo procura descrever as características de um fenômeno ou fato, relacionado suas variáveis, e a pesquisa documental, pois foi realizada através das Demonstrações Financeiras das empresas. A análise de desempenho econômico financeiro das empresas Alpargatas S.A., Cambuci S.A., Grendene S.A. e Vulcabras/Azaleia S.A. foi baseada nos índices calculados, a partir das Demonstrações Financeiras de cada empresa, exercícios de 2010 a 2016. Os indicadores econômico-financeiros utilizados foram os de endividamento, liquidez e rentabilidade. Com a análise e interpretação dos índices obtidos, verificou-se que a Grendene S.A. não só exibiu o melhor desempenho econômico-financeiro, como também registrou uma vantagem significativa em relação às concorrentes. Foi possível concluir, ainda, que as quatro empresas estudadas, listadas na B3, embora sejam do mesmo segmento, não apresentaram desempenho econômico-financeiro semelhante.

PALAVRAS-CHAVE: Análise econômico-financeira. Setor calçadista. Indicadores. Desempenho.

 

Nome: Roberta Beati

Título: ANÁLISE DOS CUSTOS DA PRODUÇÃO DE FRANGOS: SISTEMA INTEGRADO VERSUS COMPRA DIRETA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Watte

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: 12/12/2017

Número de páginas: 68 pg.

Resumo:

A avicultura é uma atividade dependente de avanços tecnológicos e que exige um grande investimento de recursos, sendo que esta atividade trabalha com margens muito baixas de retorno. A maior parte das aves abatidas é produzida no sistema de integração vertical, onde a empresa detém o controle de todos os elos da cadeia, ou seja, produção, abate, processamento e distribuição. O objetivo do estudo é analisar qual sistema de produção é mais vantajoso para um frigorífico de frangos, o sistema integrado de produção ou a compra direta de frango para abate. Para tanto, primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde utilizou-se livros, artigos e revistas para a fundamentação teórica, a pesquisa enquadra-se como descritiva e documental, pois levantou-se os dados do período de jan. a jun. de 2017, através documentos, planilhas e controles dos custos, fornecidos pelo frigorifico e empresa fornecedora. Foram levantados os custos referente ao frango vivo do 1º sem de 2017 e posteriormente foi projetado o 2º sem de 2017 nos dois sistemas. O frigorifico trabalha pelo sistema integrado de produção, após os resultados obtidos e a análise realizada, é possível afirmar que a empresa deve manter sua produção através do sistema integrado, pois este mostrou-se, exceto em abril e dezembro, menos oneroso em 2017.

Palavras-chave: Avicultura, Frigorifico de frangos, Sistema integrado, Custo frango vivo.

 

Nome: Tamiris de Carvalho Toebe

Título: ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DA MINERADORA SAMARCO FRENTE AO ACIDENTE AMBIENTAL DE MARIANA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: 04/12/2017

Número de páginas: 24 pg.

Resumo:

O desempenho das empresas está cada vez mais contemplando, além da dimensão econômica, a dimensão social e ambiental, ou seja, as empresas precisam objetivar seus lucros de forma alinhada com a responsabilidade social. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo identificar as ações e medidas, relacionadas à responsabilidade social, que a mineradora Samarco vem tomando frente ao acidente ambiental ocorrido em 2015 com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG, assim como demonstrar, por meio da contabilidade ambiental, os reflexos do impacto do acidente nas Demonstrações Contábeis. Quanto à metodologia, o estudo é de natureza descritiva e exploratória com abordagem qualitativa do problema de pesquisa. Para o levantamento dos dados, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Com base no estudo verificou-se que a Samarco reconheceu obrigações em decorrência do acidente ambiental e se comprometeu com um conjunto medidas e ações de reparação e compensação por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Os resultados obtidos demonstraram a importância da responsabilidade social no meio empresarial, de registrar e evidenciar as transações que resultaram em impactos ao meio ambiente, assim como dimensionar os efeitos desses impactos nos negócios da empresa e nas Demonstrações Contábeis.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Passivos ambientais. Mineradora Samarco. Acidente ambiental.

 

Nome: Tássia Briana Agne Azevedo

Título: LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS SOLICITAÇÕES TRABALHISTAS COM BASE NAS SENTENÇAS DEFERIDAS EM AÇÕES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Rodrigo Rabuske

Data da banca: 02/12/2017

Número de páginas: 63 pg.

Resumo:

O passivo trabalhista vem gerando altos custos para as empresas devido ao não investimento em medidas de prevenção e análise das ocorrências dos departamentos pessoais. Uma das medidas a serem adotadas é a introdução da auditoria interna ou externa para minimizar esta realidade. Neste sentido o presente trabalho busca analisar as verbas auferidas nas ações trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região verificando de que maneira a auditoria pode reduzir estes custos ou ainda evitá-los com orientações preventivas. Para este estudo foram utilizadas as sentenças disponibilizadas no site do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, sendo verificadas as verbas solicitadas, as decisões dos juízes e os embasamentos e informações utilizadas para estas. As análises realizadas foram divididas em verbas salariais principais, verbas salariais secundárias, verificação por segmento, verificação por tempo de empresa, buscando analisar de que forma estas informações podem ajudar a reduzir o passivo trabalhista. Com as análises concluídas pode-se verificar que na maioria dos casos, em torno de 70%, a auditoria poderia ter reduzido as ações, ou ainda os custos provenientes das mesmas.

Palavras chave: passivo trabalhista, auditoria, sentenças, ações trabalhistas

 

Nome: Adriane Raquel Henn

Título: O consumo consciente de produtos ecológicos da Fruteira Schulz

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Eloi Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 48

Resumo:

Com a consciência voltada ao consumo sustentável e com o avanço das percepções das questões ecológicas e preocupações ambientais, as pessoas estão valorizando e procurando gradativamente produtos ecológicos e sustentáveis. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar a preferência dos clientes da Fruteira Schulz em adquirir produtos ecológicos, bem como sua inclinação ao consumo consciente e a disponibilidade de pagar a mais por estes produtos. Para isso foi verificada, por meio da aplicação de um questionário, a relação dos clientes com o meio ambiente, seus hábitos de consumo e suas percepções com os aspectos relacionados com a praça de compra dos produtos ecológicos ou sustentáveis. O instrumento de coleta foi aplicado junto a 70 clientes da Fruteira Schulz, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que os produtos ecológicos ou sustentáveis ainda não estão na preferência de muitos, porém pode-se perceber uma inclinação crescente por parte dos clientes sobre estes produtos, desde que a divulgação esteja presente no ponto de venda e que o valor não seja muito expressivo.

Palavras-chave: Produtos ecológicos. Consumo consciente. Meio Ambiente.

 

Nome: Adriane Beatriz Rech

Título: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO

DOS CONTROLES INTERNOS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando B. B. Fontoura

Professor Convidado: Eloi Almiro Brandt

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 90

Resumo:

Este estudo visou demonstrar a análise do desenvolvimento organizacional e controles internos utilizados por uma microempresa prestadora de serviços, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, bem como identificar o reflexo da migração da modalidade MEI para modalidade Simples Nacional. Também buscou-se verificar a necessidade de adequação de controles internos, pois são fundamentais para assegurar a fidedignidade e integridade dos registros, do mesmo modo que fornecem relatórios financeiro e operacional eficientes para dar suporte nas rotinas desenvolvidas diariamente e para a correta tomada de decisões. Deste modo, foram utilizadas as metodologias de pesquisa, quanto ao objetivo, pesquisa explicativa e exploratória; quanto aos procedimentos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, e quanto à abordagem do problema, a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de diversas visitas à empresa, na qual foram elaborados questionamentos ao gestor, análise histórica do desenvolvimento organizacional, e observações, para desta forma averiguar a real situação da empresa, bem como o levantamento de todos os custos e despesas, os preços de vendas praticados, o retorno esperado e cálculo do preço de venda ideal dos serviços. Como principal constructo da pesquisa salienta-se que a empresa teve um crescimento e desenvolvimento baseado na visão empreendedora do gestor, não tendo um monitoramento através de controle adequado ao desenvolvimento organizacional. Sugere-se além da leitura estratégica do negócio, um supervisionamento de controles, sugerido pelo custeio variável como suporte mínimo, podendo ser replicado em outros casos e ramos da atividade.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Organizacional. Controle Interno. Gestão de Custos.

 

Nome: Amanda Michele Abich

Título: ANÁLISE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE

SOCIAL ADOTADOS PELA EMPRESA DICKOW & CIA LTDA.

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Eloi Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 53

Resumo:

A responsabilidade social e ambiental vem tornando-se um tema relevante no planejamento estratégico das organizações, pois seu desempenho nesta área pode vir a comprometer a sua continuidade e rentabilidade. Neste sentido são utilizadas ferramentas para auxiliar as empresas quanto às decisões tomadas neste campo e um dos mecanismos de medição e indução para a responsabilidade social são os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, que buscam avaliar o quanto a responsabilidade social e sustentabilidade estão sendo incorporadas à gestão das empresas. Com isso, o presente trabalho buscou diagnosticar e analisar o estágio de sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios da empresa Dickow e Cia Ltda. tendo como referência os cinco estágios propostos pela ferramenta do Instituto Ethos em quatro dimensões visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Em relação a metodologia, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Utilizou-se de uma pesquisa documental e aplicação do questionário padrão do Instituto Ethos para o levantamento de dados. Os resultados demonstraram que a empresa Dickow & Cia Ltda. na maioria dos 47 indicadores alcançou o estágio dois de sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios, mas pode-se afirmar que a sustentabilidade e a responsabilidade estão incorporadas nas práticas da empresa, onde ela almeja o crescimento econômico de forma responsável, buscando através de melhores práticas antecipar-se das legislações e as exigências de seus clientes e da sociedade.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Indicadores Ethos, Sustentabilidade Empresarial.

 

Nome: Anderson Daniel Karsburg

Título: CONTROLES INTERNOS APLICADOS A OPERAÇÕES DE CRÉDITO AGRÍCOLA

NO SICREDI – ANÁLISE DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO NA AGÊNCIA DE

NOVO CABRAIS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Renê Luiz Seibert

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 125

Resumo:

A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar a existência de controles internos em operações de crédito do setor agrícola no período de janeiro a dezembro do ano 2016 e a partir dos dados levantados propor novos controles internos em relação a estas operações de crédito na agência de uma instituição financeira. Neste contexto, a fundamentação teórica proporcionou o conhecimento de conceitos contábeis fundamentais como contabilidade, controles internos, auditoria e seus principais objetivos. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa, onde foram descritos os dados levantados a partir de documentos analisados de operações de crédito realizadas pela agência. Inicialmente levantou-se a rotina da agência bem como as técnicas que foram utilizadas para se ter controles internos eficientes e qualificados em relação as operações de crédito do setor agrícola. Entre as operações de crédito analisadas, observou-se todos os check lists utilizados para cada linha de crédito, realizando um comparativo entre o check list e os documentos utilizados, com o objetivo de identificar as possíveis inconformidades relacionadas entre os check lists e os documentos utilizados em cada operação de crédito analisada. Assim, levantados os dados, observou-se que os controles internos existentes em relação as operações de crédito do setor agrícola são controles eficientes e qualificados, mas que necessitam estar em constante aprimoramento, trazendo cada vez maior segurança para a Cooperativa em relação ao crédito ofertado. De acordo com os resultados obtidos, sugere-se uma melhor adequação dos atuais controles internos existentes em relação a rotina das atividades relacionadas as operações de crédito da agência.

Palavras-chave: Cooperativa. Controles Internos. Normativos de Crédito. Operações de Crédito.

 

Nome: Angélica Maria Nunes Silva

Título: REALIZAR UMA PERÍCIA CONTÁBIL NA ÁREA CÍVEL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Rodrigo Rabuske

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 95

Resumo:

A contabilidade tem por objeto o patrimônio, o qual também é motivo de conflitos de ordem social, e quando estes não são solucionados amigavelmente, a parte que se sente prejudicada ingressa via judicial, buscando seus direitos. Incumbe ao juiz proferir sentença justa a causa, mesmo que não seja de sua especialidade as particularidades da ciência contábil. Neste contexto, o magistrado pode utilizar-se dos conhecimentos técnicos e científicos nomeando um especialista na área, que materializa seu juízo através da emissão do laudo pericial contábil, diplomado como prova judicial, no qual esclarece o objeto da lide. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma perícia contábil na área cível, âmbito do Poder Judiciário, o processo trata da liquidação de sentença por arbitramento advindo do trânsito em julgado de uma ação de revisão de contrato bancário, sobrevindo de contrato de alienação fiduciária de um veículo, onde a parte autora alegou à existência de diversas irregularidades e cláusulas impostas pelo banco réu de forma abusiva. Na execução dos trabalhos utilizou-se da metodologia descritiva para relatar os fatos, no que concerne a procedimentos, valeu-se de pesquisa documental e empregou-se a metodologia qualitativa na abordagem do problema através de analises mais aprofundadas dos dados. Os resultados ratificam a importância da perícia contábil, quando a lide enseja cálculos financeiros. Os critérios de cálculo foram determinados em acordão judicial, apurando-se saldo credor em favor da autora Mariazinha Esperta, no valor de R$ 7.805,31 pelo Método Price, e alternativamente, R$ 10.063,55 pelo Método de Gauss.

Palavras chaves: Perícia Contábil. Laudo Pericial. Liquidação de Sentença.

 

Nome: Angélica Teresinha Engster

Título: PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA EM EMPRESA DE ATIVIDADE GRÁFICA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vilmar Thomé

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 61

Resumo:

O fluxo de caixa é um mecanismo que possibilita o acompanhamento do fluxo financeiro da empresa, trazendo uma visão relativa a alocação adequada dos recursos financeiros. A implantação do fluxo de caixa identifica a disposição das receitas que mais ocasionam o ingresso de recursos na empresa, assim como os custos e despesas que mais despendem esses recursos. Baseado em um estudo de caso abordado através de pesquisa exploratória, elaborou-se a projeção para o fluxo de caixa do exercício de 2017 de uma empresa gráfica com a finalidade de identificar previamente a disposição dos recursos utilizados para este exercício, assim como a disponibilidade para novos investimentos. Considerando a situação financeira apresentada nas projeções indicou-se que sejam implantados controles rigorosos para otimizar a utilização dos recursos, bem como a busca dos mesmos através de novos meios e a redução dos custos para que se possa ter um equilíbrio financeiro para os exercícios seguintes.

Palavras-chave: Planejamento Financeiro. Fluxo de Caixa. Orçamento

 

Nome: Bárbara Roberta Wollmann

Título: PERICIA CONTÁBIL: ELABORAÇÃO DE UM LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NA

ÁREA CÍVEL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vilmar Thomé

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 82

Resumo:

A perícia é um dos meios de prova admitidos no direito, destinado a levar ao juiz elementos instrutórios sobre algum fato que dependa de conhecimentos técnicos, revelando a verdade de um fato materializado através do laudo pericial contábil. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a realização de um trabalho pericial no âmbito do Poder Judiciário, na área cível, tendo como processo uma ação de liquidação de sentença advinda do trânsito em julgado de uma ação na esfera criminal, que sobreveio de um desentendimento acumulado de agressão. Como procedimento metodológico utilizou-se a análise documental, observando também as Normas Brasileiras de Contabilidade, TP 01 - Norma Técnica e PP 01 – Norma Profissional, bem como, o Novo Código de Processo Civil, caracterizando-se este estudo como uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os resultados confirmam que o Laudo Pericial Contábil é um instrumento imprescindível, para auxiliar os Juízes em diferentes litígios, seja na elucidação de fatos, no arbitramento de valores, ou no subsídio da composição amigável. Quando o litígio remonta a uma liquidação de sentença com o objetivo de apuração de lucros cessantes, os efeitos obtidos da elaboração do laudo pericial refletirão principalmente na determinação de valores e contribuirão para a solução do feito através do respeitável trabalho do perito contador. O presente trabalho aborda dois métodos de cálculo para apuração de lucros cessantes, no primeiro método apurou-se o valor de R$ 109.803,25 e pelo segundo método o valor de R$ 71.195,31.

Palavras chaves: Perícia Contábil. Perito Contador. Laudo Pericial. Lucros Cessantes.

 

Nome: Betina Brust

Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM UM AMBIENTE DE

COWORKING

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Melissa Teresa Kanitz

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 65

Resumo:

O coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos de um escritório entre diversos profissionais. O estudo objetivou analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de um espaço compartilhado de coworking na cidade de Santa Cruz do Sul – RS. O estudo se classifica como exploratório em relação ao objetivo, estudo de caso em relação aos procedimentos, e qualitativa em relação ao problema de pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas as projeções das receitas, custos e despesas, dados estes obtidos através de pesquisa realizada nos espaços de coworking no RS, servindo de base para a elaboração do fluxo de caixa, demonstração do resultado, margem de contribuição e pontos de equilíbrio e posteriormente cálculo do Payback, VPL e TIR, indicadores estes utilizados para avaliar a viabilidade do estudo. Os resultados apontam que o estudo apesar de apresentar algumas limitações é viável, ficando como sugestão para os próximos trabalhos a continuidade das projeções com o objetivo de verificar até que ponto as características demográficas influenciam na viabilidade econômica e financeira do projeto.

Palavras-Chaves: Coworking. Viabilidade Econômica e Financeira. Novas formas de trabalho.

 

Nome: Bruna Silva da Rosa

Título: PLANEJAMENTO TRIBUTARIO: ESTUDO DA FORMA MAIS ADEQUADA DE

TRIBUTAÇÃO PARA UMA EMPRESA DE COMERCIO CALÇADISTA COM

ÊNFASE NOS TRIBUTOS FEDERAIS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Jaqueline da Silveira

Professor Convidado: Ricardo André Machado

 

 

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 69

Resumo:

A contabilidade é de extrema importância para a tomada de decisões nas empresas, no Brasil a alta carga tributária muitas vezes interfere nos resultados finais. Com o propósito de enfrentar a concorrência e se manter no mercado, as empresas buscam formas para reduzir seus custos e obter lucro. O planejamento tributário tem como objetivo, diminuir os custos através da redução de impostos, que deverá refletir positivamente nos resultados da empresa, auxiliando os empresários a ver os benefícios de um correto enquadramento e de forma detalhada os resultados da sua empresa. O objetivo deste trabalho visou apurar os tributos no âmbito federal nas três modalidades de tributação, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, e verificar se a atual tributação é a mais indicada para a empresa no ano de 2016. Este estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e documental, quanto ao tipo é descritiva/explicativa e quanto a abordagem do problema é de característica qualitativa. O estudo foi aplicado em uma empresa do ramo comercial de calçados optante pelo Simples Nacional. Após as apurações realizadas, concluiu-se que a modalidade de tributação que a empresa tributa é a mais vantajosa.

Palavras-chave: planejamento tributário; simples nacional; lucro presumido e lucro real.

 

Nome: Camila Claudia dos Santos

Título: AUDITORIA TRIBUTÁRIA EM UMA MICROCERVEJARIA LOCALIZADA EM

SANTA CRUZ DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Marco Antonio Victor Simch

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 80

Resumo:

A eficiente fiscalização tributária por parte dos órgãos responsáveis vem deixando as empresas em alerta. A agilidade das autuações, o detalhamento de informações exigidas e a aplicabilidade das complexas regras tributárias, principalmente na indústria cervejeira, são fatores importantes para que a organização busque uma ferramenta de prevenção de riscos fiscais. É nesse cenário que a auditoria tributária age, evitando penalidades e buscando um alto nível de conformidade. O presente estudo teve como objetivo o planejamento e a execução de uma auditoria tributária em uma micro cervejaria localizada em Santa Cruz do Sul – RS, com base em dados do último trimestre de 2016. O alcance do objetivo ocorreu por meio de pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objeto do estudo. Para a realização do trabalho seguiu-se legislações específicas, principalmente do ramo cervejeiro, e norma técnica de auditoria e contabilidade com ênfase em procedimentos de auditoria interna. Inicialmente elaborou-se um plano de auditoria, que consistiu na realização de análises de documentações, obrigações acessórias, processos e benefícios utilizados, correlacionando-os com a legislação aplicável. Tais documentos foram selecionados por amostragem, considerando um risco tolerável de 10%. O resultado obtido foi significativo, representado 73% de divergências nas operações com saídas, 38% nas operações com entradas e 19% nas prestações de serviço, dividindo-se em divergências passíveis de multa como também benefícios não utilizados, os quais foram relatados à empresa com sugestões de correção por meio do relatório de auditoria interna.

Palavras chaves: micro cervejaria; auditoria tributária; relatório de auditoria interna.

 

Nome: Carlos Giovani do Amaral

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO

DE UMA ARENA DE FUTEBOL SOCIETY JUNTAMENTE A UM PUB NA CIDADE

DE SANTA CRUZ DO SUL-RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 83

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo verificar se com um montante de R$200.000,00 é possível a implantação de uma arena de futebol Society juntamente a um pub na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, com viabilidade de recuperação do investimento em um prazo de três anos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema, sendo em relação aos procedimentos uma pesquisa bibliográfica, inicia pelo levantamento de todo o investimento necessário para o pleno funcionamento da empresa, posteriormente a projeção de receitas custos e despesas para um período de três anos e posteriormente a elaboração da demonstração de resultado e da demonstração de fluxo de caixa, permitindo o cálculo do valor presente líquido, da taxa interna de retorno e do Payback. Concluindo através dos resultados obtidos que a implantação da empresa em questão como um todo não é viável para o período de três anos, pois, embora tenha mostrado viabilidade econômica apresentando lucro nos três anos projetados, os resultados das ferramentas de análise de investimentos foram insatisfatórios para um prazo de três anos, resultando em um valor presente líquido negativo, não atingindo uma taxa interna de retorno e apresentando uma insuficiência de caixa para atingir o Payback descontado.

Palavras chaves: Viabilidade econômica e financeira, arena de futebol, pub

 

Nome: Caroline Hermes

Título: 25 ANOS DE INCENTIVO À CULTURA: UMA ANÁLISE DA LEI ROUANET

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 60

Resumo:

A Lei Rouanet é um mecanismo de incentivo à cultura, com o objetivo de impulsionar a iniciativa privada para o desenvolvimento da cultura no País. O presente estudo teve como objetivo geral, a identificação e análise da evolução da Lei, dos projetos aprovados e captações de recursos, nos últimos cinco anos, bem como, verificar quais regiões, estados e municípios do RS receberam mais benefícios e identificar as áreas e segmentos culturais que obtiveram maior captação. Para o estudo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental com característica descritiva exploratória, quanto aos objetivos. O levantamento dos dados foi realizado junto ao banco de dados 'Salic', do Ministério da Cultura. Verificou-se que a Lei Rouanet, conseguiu atingir mais de R$ 1 bilhão de arrecadação nos últimos anos. Porém ainda há, um grande volume de projetos aprovados, que não conseguem captação, sendo que nos últimos cinco anos, apenas 57,04% conseguiram recursos para seus projetos. Outro problema visualizado, foi a centralização de recursos, no qual a região Sudeste é responsável por 80% das captações. A cidade Porto Alegre é responsável por mais da metade das captações no estado do RS. Em termos de segmento cultural, verificou-se que as Artes Cênicas e a Música são responsáveis por quase metade das captações. Salienta-se a necessidade de revisão da Lei no que refere-se ao incentivo à artistas de menor visibilidade, pois os mesmos não conseguem competir com grandes projetos.

Palavras-chave: Lei Rouanet. Captação de recursos. Projetos culturais.

 

Nome: Clênio Alberto Konzen

Título: RENTABILIDADE DO TABACO VIRGINIA E BURLEY EM UMA PROPRIEDADE

RURAL DO RIO GRANDE DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Fernando B. B. Fontoura

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 84

Resumo:

O presente trabalho tem como principal propósito a análise dos custos, viabilidade financeira e rentabilidade do tabaco Virginia e Burley na área rural, que tem relevante destaque para a tomada de decisão, apontando sua importância como instrumento eficaz de gestão e assim ajudando o produtor no entendimento dos verdadeiros custos de cada cultura e auxiliando no gerenciamento de sua propriedade rural. A metodologia usada quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa identificando, relatando e comparando, valendo-se de materiais que ainda não receberam nenhuma análise aprofundada e concebendo analises mais profundas em relação ao estudo. Neste contexto o presente trabalho de conclusão de curso apresenta as etapas para apurar o lucro ou prejuízo no cultivo do tabaco Burley e Virginia e sua análise de viabilidade, os dados foram coletados através de informações obtidas junto ao produtor rural. Diante dos dados coletados, iniciou-se o levantamento dos bens da propriedade, o cálculo de sua depreciação, a apuração dos custos com insumos e mão-de-obra, bem como as despesas com combustível, lenha e energia elétrica, permitindo a elaboração do demonstrativo do resultado do exercício. Calculou-se o Payback, o Valor presente líquido e a Taxa interna de retorno realizando assim a análise da viabilidade financeira dos investimentos.

Palavras-chave: Custos de Produção, Propriedade Rural, Rentabilidade e Viabilidade.

 

Nome: Daniele Mayra Klaus

Título: ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO APRESENTADO POR

COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Melissa Teresa Kanitz

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 120

Resumo:

Devido a maior competitividade no cenário econômico, as empresas buscam cada vez mais trabalhando tanto para a otimização de recursos, quanto para bem estar econômico e social da comunidade em que está inserida, desenvolvendo atividades no âmbito da sustentabilidade. Através das demonstrações contábeis é possível analisar e compreender o papel da Companhia dentro do mercado. Desta forma, este trabalho teve como objetivo realizar a análise das demonstrações financeiras das empresas do setor de energia elétrica que permaneceram no Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE nos últimos cinco anos. As análises ocorreram com base no Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultado dos Exercícios publicados pela CVM, entre os anos de 2011 à 2015. Foram realizadas as análises horizontal e vertical, além dos índices de liquidez, rentabilidade e estrutura de capital. Através dos resultados obtidos, pode-se constatar que entre as empresas analisadas, cada uma se destacou em diferentes índices econômico-financeiros, o que ressalta a importância da análise através de variados indicadores. Contudo, a companhia que apresentou um melhor desempenho de forma geral, foi a empresa CEMIG, sendo que obteve melhores resultados na questão de índices de rentabilidade e EBTIDA.

Palavras-chaves: Análise econômica; Análise financeira; Demonstrações contábeis

 

Nome: Eduardo Severo

Título: FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS

CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL – UNISC

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Melissa Teresa Kanitz

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 53

Resumo:

O comportamento financeiro é um assunto que muito vem sendo estudado na atualidade. Com o crescimento do consumismo e do capitalismo saber lidar com o comportamento diante de diversas situações é considerado essencial na atualidade. As finanças pessoais consistem na maneira em que o indivíduo gerencia sua renda, para isso é fundamental o controle da mesma, elencando suas reais necessidades para não cair em dívidas desnecessárias. A pesquisa objetivou investigar e analisar o comportamento dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNISC de Santa Cruz do Sul, no que diz respeito às suas finanças pessoais. A pesquisa caracterizase como descritiva com abordagem quantitativa e em relação aos procedimentos como survey. Para coleta dos dados foi utilizado questionário elaborado na plataforma onlineGoogle docs® e enviado através de e-mail para todos os graduandos do curso de Ciências Contábeis, foram obtidos 139 questionários respondidos e válidos, os dados foram tabulados e analisados. Os resultados apontam que de uma forma geral a maioria dos universitários dispõem de um controle eficaz dos seus recursos, mas por outro lado uma minoria afirmou utilizar aplicativos para essa finalidade, o que poderia trazer benefícios as suas vidas financeiras. Entretanto é necessária a utilização de iniciativas focadas em planejamento financeiro pessoal buscando atingir desde os níveis fundamentais de ensino até as graduações, para que dessa forma seja possível que todos tenham acesso a essa importante ferramenta.

Palavras-chave: Finanças Pessoais. Comportamento Financeiro. Comportamento de Controle.

 

Nome: Eriele Déia Petry

Título: ANÁLISE DAS VANTAGENS SOCIETÁRIAS E TRIBUTÁRIAS DO

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE HOLDINGS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Ana Cristine Heinen

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 93

Resumo:

Diante dos problemas enfrentados pelas empresas familiares com relação à descontinuidade dos negócios após o afastamento de seus fundadores, este trabalho tem como objetivo demonstrar as vantagens societárias e tributárias da constituição de holdings atendendo ao planejamento sucessório. Como metodologia de estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, a partir da aplicação de um estudo de caso, pesquisa documental e levantamento, com abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizaram-se as informações societárias e contábeis do grupo empresarial ABC. Desta forma, através dos dados dispostos nos contratos sociais foram realizadas as análises das vantagens societárias, e com base nas demonstrações contábeis foram calculadas as economias de impostos obtidas no período de 2012 a 2016, em conformidade com as legislações fiscais vigentes. Como resultados, constatou-se que a constituição das holdings promoveu a antecipação e simplificação do processo sucessório, a proteção do patrimônio familiar, a prevenção de conflitos futuros, a agilidade e menores gastos com a transmissão dos bens em vida, além da economia de R$ 1.327.838,95 com a holding pura e R$ 287.263,72 nas holdings familiares, totalizando uma economia de R$ 1.615.102,67 em impostos apurados durante os cinco exercícios para o Grupo ABC. Por fim, pode-se concluir que as holdings apresentam relevantes benefícios para as empresas, ficando como sugestão de pesquisa a análise e apuração das vantagens tributárias com relação às pessoas físicas.

Palavras-chave: Holding. Empresa familiar. Planejamento sucessório.

 

Nome: Ewerton Luiz Iochims Rohr

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA

PARA ABERTURA DE UMA PANIFICADORA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 92

Resumo:

O objetivo de um investimento, monetário ou material, é que ele seja aplicado em algo que resulte num retorno, podendo ser a curto, médio ou longo prazo. Os investimentos que são adquiridos por meio de aplicações podem trazer retornos satisfatórios ou insatisfatórios dependendo do perfil do investidor: conservador, moderado ou arrojado. Aqueles que possuem este interesse e de correr riscos, partem para o empreendedorismo. Neste caso, o investidor além de estar dispondo de capital ou bens, deve contar com auxílio de diversas informações e de outros meios para que seu empreendimento dê certo, e em breve, gerando renda e lucro. É baseado neste espírito de empreendedorismo que este trabalho abordará a iniciativa de aplicar um determinado valor e demais bens, para que seja possível a abertura de uma panificadora na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. Para verificar se os dados que foram disponibilizados pelo investidor teriam retorno, confeccionou-se três cenários distintos, sendo o primeiro realista, com dados oriundos dele, e os demais com expectativa de crescimento econômico. Além disto, analisaram-se os custos iniciais deste projeto para que fosse possível sua implementação. Para isso, as classificações metodológicas utilizadas fazem parte do meio do empreendedor, como Custos Fixos e Variáveis, Margem de Contribuição e Preço de Venda. Além disso, para que o levantamento pudesse ser alcançado, a pesquisa foi tratada como Descritiva e Qualitativa, constatando que o investimento é viável porém a longo prazo devido os cenários gerados terem alcançados baixos retornos dentro do objetivo que seria a médio prazo.

Palavras-chave: Investimento, Empreendedorismo, Custos, Retorno de Investimento.

 

Nome: Fernanda dos Santos de Carvalho

Título: ADEQUAÇÃO DA ISO 9001:2008 À ISO 9001:2015 EM UMA EMPRESA DO

SETOR METALÚRGICO COM ÊNFASE NA MELHORIA CONTÍNUA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas:68

Resumo:

No cenário atual as organizações estão sempre em busca de estratégias que garantam sua melhoria e continuidade em um mercado que está cada vez mais competitivo. A gestão da qualidade tem sido um dos meios mais utilizados pelas empresas que buscam cada vez mais conformidades nos produtos e serviços e atendam as expectativas dos clientes. Sendo assim, as organizações adotam um sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO 9001 que é a norma mais reconhecida no sistema de gestão do mundo e é utilizada por boa parte das organizações. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar a adequação da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 em uma empresa do ramo metalúrgico com ênfase no processo de melhoria contínua. Como metodologia realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa. Para isso, os dados foram coletados através de documentação da empresa e entrevistas com a gestão. Os resultados apontaram que a empresa está ciente de que ocorreram alterações na norma e foram evidenciadas 14 mudanças previstas em função da adequação. Ainda, a empresa propôs a implantação de mais ações e projetos de melhorias que não foram totalmente definidos pela empresa e a reorganização de alguns setores.

Palavras – Chave: Gestão da qualidade. NBR ISO 9001:2015. Melhoria continua.

 

Nome: Graziele Francine da Silva

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GRANJA DE

SUINOS PARA O FRIGORÍFICO RIO PARDINHO LTDA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 51

Resumo:

Análise de viabilidade é uma ferramenta para verificar o mercado na abertura de um negócio. As organizações quando pretendem fazer a abertura de outro segmento que complete o seu atual, não fazem uma análise de viabilidade. Com um enfoque no fluxo de caixa, se buscou analisar, verificar como desenvolver de forma eficaz a ser útil na tomada de decisão dos seus gestores. Através da realização desta pesquisa, os dados necessários foram coletados para realização de um estudo de caso de uma pesquisa descritiva, em uma indústria alimentícia. Realizou se a projeção do fluxo de caixa, consequentemente a Demonstração do Resultado do Exercício e balanço patrimonial, objetivando fazer uma análise mais completa da empresa. Com base nos dados verificou se que a empresa terá condições, de obter lucro e recuperar o valor investido já no primeiro ano de abertura. Mas, a empresa não optou em fornecer 100% da matéria prima que necessita mensalmente.

Palavras-chaves: Fluxo de caixa – Análise viabilidade.

 

Nome: Inara Beise

Título: ANÁLISE DE RECURSOS FINANCEIROS EM UMA FILIAL DE EMPRESA

COMERCIAL VAREJISTA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Marco Antonio Victor Simch

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 70

Resumo:

As mudanças que estão acontecendo no contexto político do Brasil afetam diretamente o ambiente econômico e financeiro, onde a competitividade acaba estando presente em vários cenários, exigindo das empresas uma melhor eficiência na gestão dos seus recursos. As empresas, independente do porte são movidas dos recursos financeiros, e para isso é importante ter informações e ferramentas que possam ser úteis em uma visão ampla e precisa das finanças, a fim de analisar os fatos ocorridos para a tomada de decisões. O presente estudo teve como foco a unidade de negócio da Agro-Comercial AFUBRA Ltda, de Candelária/RS tendo como objetivo principal identificar os processos de entradas e saídas de recursos financeiros, visando à gestão do fluxo de caixa. Para responder ao problema de pesquisa realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, utilizando as metodologias de pesquisa descritiva e qualitativa. Desse modo, foi analisado o fluxo das receitas e despesas da empresa, tomando conhecimento também das práticas comerciais adotadas por ela, a fim de aprofundar o estudo acerca do fluxo financeiro. Após foi realizada uma avaliação dos ciclos financeiros por segmentos de negócio a fim de estudar o prazo médio de pagamento e recebimento. Em termos de resultados, o estudo evidenciou que a empresa atenta para sua liquidez e, a proposta de indicadores de performance irá contribuir como ferramenta gerencial na gestão do fluxo de caixa. Por fim, sugere-se a adoção dos indicadores suscitados nesse trabalho, podendo ser estendido a outros, nas outras unidades de negócio da empresa objeto de estudo.

Palavras-chave: Fluxo de caixa. Recursos financeiros. Indicadores

 

Nome: Júlio Arthur Frantz

Título: RECONHECIMENTO DOS ATIVOS IMOBILIZADOS E INTANGÍVEIS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 49

Resumo:

O presente estudo buscou verificar se as empresas de Santa Cruz do Sul, Sociedades Anônimas, obrigadas a publicar suas Demonstrações Contábeis estão observando as novas normas convergidas aos padrões internacionais do processo de convergência em referentes ao reconhecimento e evidenciação dos ativos intangível e imobilizado no período de 2014 a 2016. A partir da promulgação das leis n. 11.638/07 e 11.941/09, a área contábil buscou a harmonização das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais das IFRS. Pela problemática apresentada, o presente estudo se classifica como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A metodologia utilizada para o levantamento das informações foi à pesquisa documental, no qual foram analisadas as Demonstrações Contábeis publicadas pelas empresas do estudo. Os resultados obtidos evidenciaram que as publicações das Demonstrações Contábeis da empresa Mercur S.A. no período em questão estão alinhadas as normas internacionais de contabilidade, referentes ao reconhecimento e evidenciação dos ativos intangível e imobilizado. Verificou-se que a Excelsior S.A. passou a adotar os padrões internacionais referentes ao reconhecimento e evidenciação dos ativos intangível e imobilizado na publicação de 2016 e a empresa Mor S.A. segue parcialmente o reconhecimento dos ativos imobilizados e intangíveis pelas normas internacionais. Conclui-se, que apesar da evolução das normas contábeis, no que diz respeito ao tratamento de ativos imobilizado e intangíveis, permanece o desafio quanto à publicação adequada desses respectivos grupos para usuários externos.

Palavras Chave: Normas Internacionais de Contabilidade. IFRS. Ativo Imobilizado. Ativo Intangível.

 

 

 

Nome: Letícia Nunes de Oliveira

Título: OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS E FLUXOS NO CAIXA DO

HOSPITAL SANTA CRUZ

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Melissa Teresa Kanitz

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 40

Resumo:

Os fluxos e processos do caixa, além de uma necessidade gerencial que dá suporte na tomada de decisões, para que sejam intensificados e realizados com êxito, precisam, ainda, de padronização e normatização, assim como a definição de parâmetros, possibilitando avanço na qualidade e eficiência de todas as etapas do trabalho dos operadores de caixa. Além de otimizar os resultados e verificar possíveis inconsistências, a revisão dos processos torna a operação mais segura. Neste contexto, o presente trabalho apresenta como objetivo a revisão dos processos realizados no setor de caixa do Hospital Santa Cruz verificando possíveis inconsistências e modificações. Para isso utilizou-se de uma metodologia qualificativa, onde foi apurado todas as informações do fluxo atualmente utilizado no caixa seguido de uma revisão de sua conformidade, com intuito de identificar alterações e possíveis falhas, finalizando com a descrição dos processos atualmente utilizados. Como sugestão de melhoria, propôs-se que sejam atualizadas as descrições dos processos e atividades no sistema de gestão de processos, assim como a atualização do fluxograma. Além disso, orienta-se que esta atualização seja disponibilizada a todos operadores de caixa, e aos demais envolvidos no processo.

Palavra-chave: Fluxos, processos, revisão.

 

Nome: Luiza Silveira Rosa

Título: ANÁLISE DO PASSIVO TRABALHISTA EM UMA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

DO VALE DO RIO PARDO

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 18

Resumo:

Com as mudanças recentes das normas trabalhistas e mediante tantas discussões com relação a novos projetos de legislação federal, existe a necessidade de acompanhamento tempestivo para evitar cálculos e provisões deste passivo com inconformidades. A relevância desta especialidade intensifica-se por representar parte importante das obrigações de uma empresa. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar o passivo trabalhista em uma indústria do vestuário do vale do Rio Pardo. É uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema. O instrumento de coleta de dados foi documental. Após os cálculos, apurou-se um passivo trabalhista, tratando da multa rescisória, um montante de R$ 102.546,18 e R$ 86.009,43 do total da remuneração bruta a ser pago aos funcionários. Verificou-se que algumas das práticas adotadas na empresa, não estavam de acordo com a Legislação. Os resultados encontrados evidenciam que a empresa não está provisionando o passivo contingente em relação as verbas trabalhistas, a exemplo do aviso prévio indenizado com acréscimo de dias após legislação de 2011, assim como a indenização de multa sobre o FGTS. Desta forma, por meio das análises realizadas tornou-se necessário propor uma política para adequação do desempenho dos seus métodos para proporcionar uma boa funcionalidade ao departamento, o que proporciona à empresa estar preparada para possíveis desembolsos futuros e estar cumprindo corretamente suas obrigações.

Palavras-chave: Passivo contábil; indústria do vestuário; prática trabalhista.

 

 

Nome: Marinél Rodrigues Garcia

Título: ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DA SAFRA

DE SOJA 2015/2016 EM UMA PROPRIEDADE RURAL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Melissa Teresa Kanitz

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 94

Resumo:

O propósito dessa análise foi buscar mais conhecimento na área da contabilidade rural, visto que é pouco conhecido esse setor pela área contábil. Por meio de um estudo de caso, em uma propriedade situada na cidade de Vera Cruz – RS, procurou-se realizar o levantamento da safra de soja de 2015/2016 e as despesas e custos fixos, para assim chegar-se no lucro da safra. Por meio de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa, buscou-se efetivar um levantamento inicial dos bens, direitos e das obrigações da propriedade e com esses dados obtidos, levantou-se o balanço patrimonial inicial. As operações realizadas foram referentes ao período de novembro de 2015 a abril de 2016. Deste modo, originando o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício. Após foi gerado a análise das Demonstrações contábeis da propriedade e dos índices de custos, concluindo com a análise do desempenho econômico e financeiro da safra na propriedade rural em questão, com resultados positivos reforçando a tendência de uma situação tranquila para a próxima safra. Espera-se que o presente trabalho sirva de auxílio aos produtores para um melhor gerenciamento de sua propriedade e na tomada de decisões para as próximas safras.

Palavras–chave: Contabilidade rural. Safra de soja. Análise das Demonstrações contábeis. Índices de Custos.

 

Nome: Marlon Nunes Louzada

Título: A IMPORTÂNCIA DO USO DOS DERIVATIVOS NA GESTÃO DE RISCOS EM

OPERAÇÕES EXPOSTAS À VARIAÇÃO CAMBIAL

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Melissa Teresa Kanitz

Professor Convidado: Marco Antonio Victor Simch

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 43

Resumo:

No ano de 2015 teve início no Brasil um período de desvalorização do real frente às moedas estrangeiras, em especial o dólar americano, que, em 21 janeiro de 2016 fechou o dia cotado à 4,1631 reais. Com isso, um grande número de empresas brasileiras registrou prejuízos por terem dívidas expostas à variação cambial com vencimento nesse período. Em virtude disso, o objetivo do presente trabalho foi demonstrar como a utilização de operações de hedge com derivativos poderia ter reduzido as perdas dessas empresas. Para tanto, foi simulado um financiamento para aquisição de uma máquina que aumentaria em 15% a capacidade produtiva anual de uma empresa fictícia. Esse financiamento foi simulado para ser liquidado em um período de dezoito meses, cujos pagamentos foram projetados através de cinco diferentes fluxos de caixa, sendo um em que foi desconsiderada a variação cambial, outro considerando a total exposição da operação à variação cambial ocorrida no período e outros três utilizando diferentes derivativos para realizar o hedge. Uma vez projetados, tais fluxos foram analisados para que fosse possível identificar qual derivativo utilizado gerou maior economia para a operação, demonstrando assim a importância que a utilização de derivativos possui na gestão de riscos cambiais. Ao final das análises identificou-se que no cenário realizado e projeções simuladas os três diferentes derivativos resultaram em economia para a operação, sendo o swap cambial aquele te teve melhor resultado.

Palavras-Chave: Gestão de Riscos; Variação Cambial; Derivativos; Hedge.

 

Nome: Micael de Mello Silveira

Título: Análise dos reflexos da obrigatoriedade do e-social doméstico em escritórios Contábeis

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 20

Resumo:

O eSocial, é atualmente o projeto de maior complexidade do Governo Federal, no âmbito da área trabalhista. Objetiva colher dados sobre a população assalariada do País, de forma a criar um banco de dados, a partir do qual seja capaz o reconhecimento do cenário do mercado de trabalho e suas transformações. No entanto, como qualquer outro sistema em fase de implementação, e dada a sua complexidade, necessita de estudo e análise. Por isso, o objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de mudanças na prática trabalhista realizada pelos escritórios contábeis, a partir das dificuldades durante a fase de implantação do eSocial doméstico. É uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do problema. Os dados foram levantados mediante entrevistas junto a gestores e funcionários da área trabalhista de três escritórios de contabilidade. Com base nos dados levantados, foi observado que são necessárias melhorias significativas em relação à eficiência e agilidade do sistema, pois este em devidos momentos não apresenta a fluidez necessária. Ainda sobre os dados obtidos, foi observado que houve uma expressiva melhora na plataforma, tanto pela implementação de novas funções como pela melhoria nas antigas. Fato observado também, é que não foi unânime a decisão de fazer um planejamento no início do sistema, sendo que um dos entrevistados não comentou sobre cursos e treinamentos desenvolvidos na sua instituição. Com a metodologia de entrevista utilizada, foram encontrados pontos a serem melhorados tanto pelos escritórios contábeis como por parte do Governo.

Palavras-chave: eSocial doméstico - Escritório de contabilidade - prática trabalhista

 

Nome: Nemora Brizolla Vieira

Título: PLANEJAMENTO TRIBUTARIO: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE COMERCIO

VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Melissa Teresa Kanitz

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 71

Resumo:

A carga tributária no Brasil é um dos custos mais expressivos nas empresas, as quais estão encontrando dificuldades para manter-se num mercado tão competitivo. Isso comprova a importância do planejamento tributário nas organizações e os benefícios que um correto enquadramento tributário origina para uma boa gestão econômica e financeira nas empresas. Para o planejamento tributário adequado é preciso amplo conhecimento da legislação, evidenciando a importância do profissional contábil na gestão das organizações. Neste contexto, o objetivo do estudo foi verificar qual o tipo de tributação no âmbito Federal representa menor ônus tributário para a empresa ABC, levando em consideração os dados de 2016. Em termos metodológicos, a pesquisa se classifica como explicativa em relação ao objetivo, quanto ao levantamento de dados foi documental, e a abordagem do problema foi qualitativa. Deste modo, foram levantados os dados junto a empresa e escritório contábil, e calculados os tributos pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Os resultados evidenciam que o regime de tributação menos oneroso para a empresa baseado nos dados de 2016 é o Lucro Real. No entanto nas projeções para 2018 é o Lucro Presumido. Conclui-se que a empresa precisa revisar anualmente a escolha do regime tributário, pois pode mudar o cenário para a escolha do regime tributário menos oneroso.

Palavra-chave: Lucro Real. Lucro Presumido. Simples Nacional. Planejamento Tributário.

 

 

Nome: Patrícia Riéle Schuh

Título: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO APLICADO A UMA EMPRESA COMERCIAL E

PRESTADORA DE SERVIÇOS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 107

Resumo:

A carga tributária atualmente tem se mostrado bastante elevada, o que faz com que as empresas paguem uma parcela significativa de impostos. Diante da situação, os profissionais da área da contabilidade necessitam de alternativas legais, elaborando, portanto, um planejamento tributário para encontrar alternativas dentro da legislação que venham a minimizar os custos de tributos nas empresas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um planejamento tributário aplicado a uma empresa comercial e prestadora de serviços para assim poder indicar a melhor opção de tributação para a mesma. Para este estudo foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação tributária, especificamente as formas de tributação, e solicitar os documentos necessários junto ao escritório de contabilidade da empresa. Com a posse dos documentos, foram realizados cálculos dos tributos pelo Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real Trimestral e Lucro Real Anual. Para finalizar realizou-se uma análise comparativa dos resultados apurados, onde conclui-se que o sistema tributário menos oneroso para a empresa é o Simples Nacional, no qual está atualmente enquadrada. Porém, é aconselhável que a empresa realize um planejamento tributário no final de cada ano, pois a tributação se modifica constantemente.

Palavras-chave: Planejamento tributário. Tributos. Enquadramento tributário.

 

Nome: Rodrigo Fagundes da Rosa

Título: ANÁLISE DA RENTABILIDADE ENTRE PRODUÇÃO DE SOJA E DE TABACO

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Fernando B. B. Fontoura

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 56

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a rentabilidade entre a cultura da soja e do tabaco em uma propriedade rural, na safra 2016/17 onde a cultura do tabaco foi cultivada em uma área de 3 ha, cerca de 45.000 pés, enquanto a área em comparação é de 20 ha que é cultivado a soja, foram avaliados todos os seus custos, desde os custos dos insumos, manutenção das culturas até a colheita e faturamento dos mesmos. A pesquisa foi realizada em uma propriedade rural de forma qualitativa com levantamento documental dos dados empíricos. Após analizar todos os pontos destes cultivares para que tenha sido possível identificar os custos de produção dessas culturas, foi demonstrado em qual setor os custos foram mais elevados e em qual foram mais vantajosos, sendo assim, evidenciando qual maneira deve ser feita a apuração dos custos da plantação, desde o preparo das terras, as forrageiras, insumos utilizados, mão de obra direta, terceirizada entre outras. O tabaco apresenta um alto custo com mão de obra, enquanto a soja apresenta um alto custo direto que se refere a insumos em geral, assim como de um imobilizado superior ao do tabaco, logo a depreciação também será maior, assim como a exaustão da terra em que é feito o plantio da mesma, que abrange 20 ha contra 3 há de tabaco ou seja, a exaustão é calculada pela quantidade de terras em uso, isso pode ser um ponto fraco da cultura da soja em relação ao tabaco no resultado final.

Palavras-chave: Soja. Tabaco. Agricultura. Rentabilidade. Custos.

 

Nome: Rúlika Cordeiro Felipe

Título: APROPRIAÇÃO DAS TICS PARA GESTÃO FINANCEIRA NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE SINIMBU-RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Fernando B. B. Fontoura

Professor Convidado: Cidonea Machado

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 20

Resumo:

Este estudo investiga quais são as TICs de utilização cotidiana em pequenas propriedades do meio rural, que podem ser apropriadas à gestão financeira no contexto produtivo da agricultura familiar. Inicialmente, identificou-se o perfil socioeconômico dos agricultores familiares do município de Sinimbu, verificando a disponibilidade e o uso das TICs no cotidiano, dando ênfase à identificação das práticas de gestão financeira nas propriedades. O levantamento dos dados foi realizado com base numa amostra por acessibilidade, composta por 30 propriedades rurais do município de Sinimbu-RS. Os resultados apontaram que a totalidade dos agricultores familiares entrevistados fazem uso das TICs no dia a dia. Todavia, não dominam os recursos das TICs para fins de gestão e de controle, desconhecendo suas potencialidades. Também, constatou-se que uma das ferramentas tecnológicas mais recorrente nos espaços rurais do município alvo é o smartphone.

Palavras-chave: TICs; Gestão Rural; Agricultura Familiar.

 

Nome: Sabine Hentschke

Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE INVENTÁRIO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA

COMERCIAL VAREJISTA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Marco Antonio Victor Simch

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 61

Resumo:

Nas empresas comerciais, os valores de estoques são representativos e por isso demandam de permanente controle interno. No entanto, não basta à empresa ter controles internos sem que haja exames periódicos realizados pela auditoria interna para verificar se os mesmos estão sendo praticados de forma correta pelos funcionários da empresa e se são adequados para a mitigação de riscos, pois a ausência destes pode expor a empresa a inúmeras perdas. Para tanto, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de inventário de estoques em uma empresa comercial varejista, verificando se é adequado para mitigação de riscos de fraude e erros de estoque. Portanto, para o desenvolvimento deste trabalho buscou-se a fundamentação teórica elaborada através da pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi classificada como descritiva com o uso do método qualitativo. O procedimento técnico adotado é o estudo de caso, possibilitando avaliar os controles internos no processo de inventário de estoque, através da participação prática da contagem na Agro-Comercial Afubra. A análise dos dados permitiu concluir que, a empresa adota sistemas de controle interno sendo o inventário rotativo um importante instrumento para o controle de estoque mitigando riscos de fraude e erros, salvaguardando os ativos da empresa. O estudo ainda possibilitou a sugestão de melhorias para um maior controle de estoques.

Palavras-chave: Estoques. Auditoria Interna. Controles Internos. Inventário Rotativo.

 

Nome: Scheila Beatriz Dorfey

Título: ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CONTROLES FINANCEIROS E GERENCIAIS EM UMA EMPRESA COMERCIAL, COM ÊNFASE NO FLUXO DE CAIXA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 105

Resumo:

 

            O estudo aborda a utilização de controles financeiros e gerenciais, fluxo de caixa como importante instrumento de acompanhamento na gestão das empresas. A área financeira é de extrema importância para toda empresa. Ter conhecimento das contas a pagar e a receber da empresa e controlá-las é vital para manter o financeiro da empresa em bom estado. Todo empreendedor deve estar ciente de que toda ação realizada na empresa reflete no desempenho econômico da organização. Sendo que o uso de ferramentas disponíveis em meio eletrônico auxilia no desenvolvimento dos controles, bem como no acompanhamento dos dados gerados pelos mesmos. O objetivo principal deste trabalho foi analisar e verificar se os controles gerenciais existentes na empresa Foto Leipelt, no período do ano de 2016, atendem as necessidades de informações da gestão na tomada de decisões. Após um período de pesquisa e entrevista junto aos gestores da empresa, identificou-se a necessidade da elaboração e implantação dos controles de contas a receber, contas a pagar, caixa diário/mensal e fluxo de caixa, sendo que o único que a empresa já possuía é o controle de caixa que era feito manualmente. Ao analisar o ciclo financeiro da empresa observou-se que apesar de não manter controles gerenciais eficazes, o resultado encontrado foi muito satisfatório. Porém reconheceu-se a necessidade de dispor de controles adequados e de fácil análise, auxiliando diretamente na tomada de decisões.

Palavras-Chaves: Controles gerenciais e financeiros, fluxo de caixa

 

 

Nome: Stéfani Iser

Título: MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA UMA COOPERATIVA DE

AGRICULTORES FAMILIARES

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 52

Resumo:

Considerando o cenário de desenvolvimento das Sociedades Cooperativas, a necessidade da profissionalização dos gestores e dos modelos de gestão se fazem relevantes e neste contexto a governança corporativa se torna fundamental para continuidade e êxito das mesmas buscando implementar uma gestão baseada em seus princípios. O presente trabalho teve como objetivo verificar as práticas atuais da Cooperativa e propor um modelo de Governança com base no Guia do IBGC para a Cooperativa de Agricultores Familiares de Vera Cruz. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem descritiva e qualitativa, no qual foram feitas entrevistas semi estruturadas e aplicado questionário com o Presidente, Secretário e dois membros do Conselho Fiscal. Como resultado deste estudo constatou-se que a Cooperativa já vem utilizando ferramentas básicas de governança, como o conselho fiscal e conselho de administração, buscando uma gestão transparente e igualitária entre todos os associados. Analisando resultados, conclui-se que a adoção das práticas de governança corporativa tem importante papel na construção de uma gestão correta e transparente, além de que se aplicadas corretamente proporcionam uma maior credibilidade. E como sugestão a esta estrutura surge o conselho consultivo, onde os membros com capacidade técnica sugerem melhorias, e auxiliam nas tomadas de decisões, contribuindo com a continuidade e longevidade da mesma.

Palavras-chave: Governança cooperativa. Sociedades Cooperativas. Práticas de Governança.

 

Nome: Suellen Simone Jumes

Título: O IMPACTO DA ALTERAÇÃO DAS ALÍQUOTAS DA DESONERAÇÃO DA

FOLHA DE PAGAMENTO NA CARGA TRIBUTÁRIA DAS EMPRESAS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 15

Resumo:

Visando amenizar uma das maiores preocupações das empresas brasileiras, a elevada carga tributária, em 2011 o governo federal brasileiro editou a Medida Provisória n. 540/2011, posteriormente convertida em lei, a Lei n. 12.546/2011. Esta lei, entre outras medidas, alterou a incidência das contribuições previdenciárias devidas pelas empresas de alguns setores, o que ficou conhecido como desoneração da folha de pagamento. O objetivo do trabalho visa analisar o impacto da alteração das alíquotas da contribuição previdenciária sobre a receita bruta na carga tributária das empresas dos seguintes setores desonerados: Tecnologia da Informação, Hotelaria e Construção Civil. A fim de atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa descritiva. Concluiu-se que, houve um aumento no percentual de tributos federais recolhidos pelas empresas dos setores de TI e hotelaria em 2016, devido ao aumento da alíquota da contribuição previdenciária neste período, enquanto que, no setor de construção civil, não houve este aumento. Por fim, sugere-se que seja realizado novo levantamento, com dados de 2017, devido a Medida Provisória n. 774/2017 ter revogado a Lei 12.546 para a maior parte dos setores a partir de 1º de julho de 2017, inclusive para os setores de tecnologia da informação e setor hoteleiro, analisados nesse estudo.

Palavras-chave: Carga tributária. Desoneração da folha de pagamento. Empresas brasileiras

 

Nome: Susian Analine Bresler

Título: VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DA FLORICULTURA GARDEN BLUE

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 84

Resumo:

Devido ao grande índice de empresas que encerram suas atividades em menos de três anos no País, percebe-se a grande necessidade de se realizar um planejamento eficiente para se empreender em qualquer tipo de oportunidade e investir em algum mercado de trabalho que lhe traga retorno financeiro bem como satisfação de trabalhar com o que se gosta. Estudar a viabilidade econômica e financeira para se implantar uma floricultura na cidade de Venâncio Aires foi o objetivo deste trabalho. Para este estudo de viabilidade, o principal questionamento foi: qual é o investimento necessário, tanto de recursos próprios e se necessário de terceiros, para abrir uma floricultura em Venâncio Aires, com projeção para recuperar o investimento inicial nos cinco primeiros anos? Como este trabalho é um plano de negócio, com pesquisa exploratória de forma qualitativa e para obter estas informações realizou-se uma pesquisa de mercado para coletar dados e assim obter tais informações, além de identificar possíveis consumidores e suas necessidades no mesmo município, bem como estimar volume de vendas durante determinado período. Para demonstrar em cálculos os índices de viabilidade foram realizados orçamentos necessários, DRE e fluxo de caixa projetados, bem como apresentou-se os resultados de margem de contribuição, Payback e lucratividade. E com os resultados apresentados, o projeto tornou-se viável já no primeiro ano de atividade e com retorno previsto de capital investido no terceiro ano, mesmo que o ponto de equilíbrio econômico demonstrou que não se atingiu o lucro esperado.

Palavras-chave: Viabilidade. Pesquisa. Investimento.

 

Nome: Tailyn Darleane Lemos Moraes dos Santos

Título: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO PER CAPITA DOS EMPREGADOS NA GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM EMPRESAS BRASILEIRAS COM ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 39

Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo analisar a participação per capita dos empregados na geração e distribuição do valor adicionado das empresas brasileiras com ISE no BM&FBovespa, e verificar se a mesma se diferencia entre os anos de 2014 a 2016 e entre os diferentes setores presentes no ISE. O delineamento metodológico remeteu a uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa do problema de pesquisa. Para o levantamento dos dados utilizou-se a pesquisa documental com consulta as DVA’s das empresas brasileiras com ISE, obtidas junto ao site da Comissão de Valores Monetários (CVM). Também foram consultados os Relatórios de Sustentabilidade das empresas com ISE para o levantamento do número de empregados. Os dados foram apurados e analisados com o auxílio do Excel. Os resultados demonstraram valores expressivos na participação per capita dos funcionários na geração e distribuição do valor adicionado em algumas das empresas analisadas. As três empresas que mais se destacaram na participação per capita dos funcionários na geração foram: Cielo, com R$ 4.289.859,29 no ano de 2015, e R$ 4.400.465,02 em 2016; Engie, com Engie, com R$ 3.632.724,55 em 2015 e R$ 3.609.588,31 em 2016; e, AES Tietê, com R$ 4.412.507,94 em 2015 e R$ 2.959.994,38 no ano de 2016. Na distribuição do valor adicionado aos empregados os valores apresentaram uma variação entre R$ 38.594,36 e R$ 309.102,75 no ano de 2016. Para estudos futuros sugere-se uma investigação mais aprofundada do valor adicionado per capita destinado aos funcionários.

Palavras-chave: Índice de Sustentabilidade. Demonstração do Valor Adicionado. Distribuição per capita do valor adicionado.

 

Nome: Thiago Vicente Back

Título: ANALISE DE VIABILIDADE ECÔNOMICA E FINANCEIRA PARA A INSTALAÇÃO

DE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ -RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Fernando B. B. Fontoura

Data da banca: julho de 2017

Número de páginas: 76

Resumo:

Em um mercado altamente competitivo, altos juros, inflação, custos e despesas sem planejamento, são componentes que quando combinados podem afetar as organizações de uma maneira negativa, fazendo com que, empresas mal estruturadas encerrem suas atividades precocemente, pelo fato de não atingirem o retorno desejado, com o intuito de minimizar estes riscos, este trabalho objetiva, analisar a viabilidade econômica e financeira de implantação de um escritório contábil no município de Vera Cruz/RS. Como estratégia metodológica foi utilizado neste estudo descritivo, qualitativo, procedimentos científicos, aprofundamento bibliográfico e estudo de caso. Primeiramente foi realizada uma pesquisa na cidade visando identificar a demanda de mercado, valor de honorários praticados, as principais receitas, despesas e custos inerentes ao presente projeto, o investimento inicial necessário e o fluxo de caixa projetado para o período de três anos. Pode-se concluir que o projeto em estudo, dentro dos dados elaborados e parâmetros definidos, se torna viável para o período de três anos, o que pode ser considerado um resultado positivo, que segundo as projeções se dará de forma mais ampla nos exercícios seguintes, reforçando a viabilidade do investimento.

Palavras-Chaves: Investimento. Mercado Contábil. Viabilidade Econômica e Financeira.

 

Nome: Valira Fiuza de Oliveira

Título: HOLDING COMO ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E TRIBUTÁRIO EM UMA PEQUENA EMPRESA FAMILIAR DA CIDADE DE CANDELÁRIA-RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 23

Resumo:

Este trabalho alicerça-se no objetivo geral de analisar a viabilidade da constituição de uma holding como estratégia de planejamento sucessório e tributário em uma pequena empresa familiar, frente aos dois métodos mais conhecidos e utilizados geralmente para a realização da sucessão: a sucessão legítima e a sucessão testamentária. Quanto à metodologia, o trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva qualitativa. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental, estudo de caso e entrevista não estruturada para os procedimentos, buscou-se simular um processo de sucessão diante de cada alternativa, baseado nos dados de determinado patrimônio familiar, incluindo uma empresa, da cidade de Candelária-RS. Essa análise levou a resultados positivos, demonstrando que embora o processo de sucessão realizado a partir da constituição de uma holding familiar, neste caso, seja o mais caro a se realizar, diante dos custos tributários futuros o investimento inicial rapidamente compensaria-se. Outro aspecto positivo a ser mensurado frente ao investimento inicial é o fato das preferências do titular estarem asseguradas bem como diversas vantagens como uma maior segurança e alternativas de diversificação de atividades. Evidenciou-se também a importância do planejamento sucessório e tributário, apresentados os resultados da análise.

Palavras-chave: Planejamento sucessório; Sucessão; Empresa familiar; Holding.

 

Nome: Vanessa Heloisa Bolduan

Título: GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA O TERCEIRO SETOR

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: junho de 2017

Número de páginas: 40

Resumo:

Este trabalho dedicou-se a estudar e relatar as boas práticas de governança para organizações do terceiro setor, demonstrando os benefícios gerados para as entidades que adotam estas práticas, gerando mais valor e credibilidade para as organizações. A metodologia do estudo remeteu a uma pesquisa descritiva exploratória com uma abordagem qualitativa do problema. Foi realizado um estudo das principais práticas de governança para as organizações do terceiro setor, com base no guia de melhores práticas para o terceiro setor, lançado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 2016. O levantamento de dados foi feito com base na pesquisa documental junto à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul, uma associação do terceiro setor. Em termos de resultado observou-se que desde seu primeiro estatuto a associação em questão já observa algumas das principais práticas de governança presentes no guia. Após a alteração realizada no seu estatuto, em 2015, um dos principais tópicos observados que ainda não está presente na Liga é a auditoria independente, que é responsável pela análise das Demonstrações Contábeis elaboradas pela associação, visando maior credibilidade e confiabilidade dos associados e interessados.

Palavras-chave: Terceiro Setor. Governança. Liga Feminina de Combate ao Câncer de SCS.

 

Nome: Aline Farias Marchi

Título:  Comparação dos ciclos econômico, financeiro e operacional de uma rede de Farmácias de Santa Cruz do Sul – um estudo de caso na LGV FARMÁCIAS LTDA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Egardo Kuetzer

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 164 p.

Resumo:

Este estudo tem como objetivo identificar e comparar o ciclo operacional, ciclo financeiro e ciclo econômico de uma empresa de médio porte do comércio varejista de medicamentos de Santa Cruz do Sul, tendo a matriz nesta cidade e suas filiais nas cidades de Igrejinha e Três Coroas, todas no estado do Rio Grande do Sul. A tipologia de pesquisa quanto aos objetivos utilizou-se a pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos, o estudo de caso, levantamento de dados e a pesquisa documental e quanto a abordagem a pesquisa qualitativa. Para conscientizar os gestores da importância da análise das atividades e do ciclo operacional, ciclo econômico e ciclo financeiro, como instrumentos de melhoria nos vários setores operacionais visando diminuir a utilização do capital de giro da empresa. Foram levantadas as informações de inventário de estoques e relatórios para calcular os índices de atividade dos produtos selecionados. E por meio dos dados coletados e analisados identificou-se diferenças entre as lojas em alguns ciclos. Desta forma o estudo permitiu a compreensão gerencial que se deve dar para a análise detalhada dos ciclos operacional, financeiro e econômico para auxiliar na administração financeira da empresa.

Palavras-chave: Empresa de médio porte, Ciclo operacional, Ciclo financeiro, Ciclo econômico, Índices de atividade.

 

Nome: Jordana Jappe

Título:  Viabilidade econômica e financeira para implantação de um mini frigorífico em uma propriedade no município de Herveiras/ RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 62 p.

Resumo:

A contabilidade é uma ferramenta de gestão essencial para implantação de novos empreendimentos e fundamental para a agricultura e pecuária, auxiliando assim para verificar novos investimentos. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo principal a viabilidade de implantação de um mini frigorifico na cidade de Herveiras/RS, onde foi realizado uma projeção de investimento com base em três anos, com três cenários sendo um realista baseado na pesquisa de mercado que foi realizado para verificar a possibilidade de colocar o mini abate-frigorifico, outro otimista e pessimista para poder verificar a viabilidade do investimento.  A propriedade analisada faz seus registros contábeis, e anotações, mas não mensuram o lucro efetivo, não possuem um planejamento para a área da pecuária. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo com abordagem qualitativa e levantamento de dados da propriedade. Os dados coletados foram registrados e organizados em planilhas de Excel. Através destes dados foi possível analisar e interpretar as informações obtidas. Apresentou dois fluxos de caixa positivos, e um negativo dos cenários projetados, mas mesmo assim os resultados foram satisfatórios. Por fim, pode se concluir que a propriedade objetivo de estudo, apresentou um desempenho econômico e financeiro se colocasse um mini frigorifico, teve dois cenários da projeção que deu positivo.

Palavras-chave: Pecuária; Frigorífico; gado de corte; carne para revenda.

 

Nome: Débora Cristine Telöken 

Título:  Gestão de custos e análise de preços: estudo no setor de padaria em empresa do ramo supermercadista

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 85 p.

Resumo:

O objetivo desse estudo consistiu na proposta de aplicação do método de custeio variável no Supermercado Jung & Horn Ltda, visando apurar os custos de fabricação dos produtos relevantes durante três meses, para verificar se o preço praticado pela empresa gera resultado positivo. Para a execução do estudo foram identificados os produtos que trouxeram maior retorno financeiro para a empresa, acompanhando-os durante o processo produtivo, onde foi apurado o consumo de matéria-prima e o tempo de produção. Também realizou-se o levantamento dos custos fixos, cálculo da margem de contribuição, mark-up e analisou-se os resultados obtidos. A metodologia quanto aos objetivos consiste na pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos caracteriza-se como pesquisa documental e levantamento ou survey e quanto à abordagem do problema classifica-se como qualitativa. Este estudo mostra a importância da formação do preço de venda, demonstrando que a maioria dos produtos ultrapassou o preço de venda ideal, gerando para a empresa um lucro maior que o esperado. Em alguns produtos constatou-se que o preço praticado foi inferior ao preço ideal para gerar a margem de lucro de 10%, porém foi suficiente para cobertura dos custos e despesas de fabricação. Somente em três produtos analisados o preço praticado não foi suficiente para colaborar na cobertura dos custos e despesas fixas da empresa e proporcionar o lucro esperado. Por fim, verificou-se que a receita auferida com o total dos produtos vendidos foi suficiente para cobertura dos custos e despesas fixas do setor de padaria e ainda proporcionar lucro no período.

Palavras-chave: Contabilidade, Custos, Métodos de Custeio, Formação de preços

 

Nome: Camila Carvalho Brião

Título:  Conversão das demonstrações contábeis para moeda estrangeira em uma indústria do ramo do tabaco e a consonância com a NBC TG 02

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 74 p.

Resumo:

Considerando que as demonstrações contábeis são um dos principais instrumentos de disseminação de informações de qualquer empresa, tanto por seus administradores, quanto para os atuais e potenciais investidores, a necessidade de comparar estas informações fez surgir a Conversão de Demonstrações Contábeis. Baseado no contexto, o presente estudo apresentou como objetivo principal a verificação na prática do processo de conversão das demonstrações contábeis para moeda estrangeira em uma indústria do ramo do tabaco e a consonância com a NBC TG 02. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada na pesquisa foi descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. Dessa forma, os dados foram obtidos através de razões contábeis e demais relatórios no período de 2015, entrevistas informais com o gestor e, levantamento bibliográfico acerca do assunto. A matriz da empresa, foco do estudo, é localizada no exterior e 95% de sua produção são exportadas. Concluiu-se que o processo de conversão da empresa segue as regras da norma contábil americana, o FAS 52, onde os critérios e procedimentos exigidos em relação a taxas cambiais, métodos de conversão e moeda funcional, entre outros, são semelhantes à norma brasileira NBC TG 02. Percebeu-se no decorrer do estudo que a aplicação de determinado método vai depender do sistema de contabilidade que a empresa possui e da posição da empresa, ou seja, se é uma subsidiária de empresa estrangeira, instalada no Brasil, ou uma empresa brasileira com investimentos ou subsidiárias no exterior, salientando que para ambos os casos, deve-se aplicar as normas vigentes.

Palavras-chave: Conversão de Demonstrações Contábeis. NBC TG 02. FAS 52. Taxas e Métodos de Conversão. Ganho e perda de conversão.

 

 

Nome: Luana Taís Gass

Título:  Comparação das práticas de governança corporativa da cooperativa Sicredi Centro Serra em relação ao guia das melhores práticas de governança para cooperativas do IBGC

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 85 p.

Resumo:

Fundamental em cooperativas, a governança corporativa avança em todo o mundo porque contribui para a longevidade e perenidade das mesmas, aumenta o seu valor, gera mais confiança as partes relacionadas, estimulando o seu crescimento e sucesso. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi o de realizar uma comparação entre as práticas de governança corporativa da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Serra e o Guia das Melhores Práticas de Governança para Cooperativas do IBGC, verificando ainda se o sistema adotado está de acordo. O levantamento de dados para análise comparativa desenvolveu-se com uma pesquisa documental e bibliográfica, com tipologia descritiva e com abordagem qualitativa. A partir de informações coletadas nos estatutos, política de governança, site institucional, entrevistas informais e questionários, obtiveram-se resultados apontando que a estrutura, a gestão e as ações da Sicredi Centro Serra, cooperativa foco da pesquisa, estão em conformidade com as principais e mais importantes recomendações do IBGC, de forma eficaz e fidedigna. Tal conformidade deve-se principalmente ao fato de ser um órgão cooperativista, onde a governança torna-se peça imprescindível para demonstrar com mais clareza todos os resultados e informações necessárias para que os associados participem ativamente do processo de gestão. A verificação comparativa evidenciou alguns requisitos que poderiam ser reforçados e apresentados à gestão como sugestão de melhoria e aprimoramento na cooperativa como a política de sustentabilidade, criação de manual para participação nas assembleias e uma política de porta-vozes para reforçar ainda mais os princípios da governança corporativa.

Palavras-chave: Governança corporativa. Guia de governança. Cooperativas. IBGC.

 

Nome: Natalia Kreibich Wünsch

Título:  Custos do beneficiamento de vidros e espelhos. O caso da VHM Vidros LTDA

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Laércio Rogério Friedrich

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 61 p.

Resumo:

Com o crescimento constante da organização, é de extrema importância que os gestores mantenham embasamento em informações precisas para tomar decisões, garantindo que o preço praticado seja capaz de gerar receita suficiente para cobrir todos os custos e despesas e ainda gerar lucro. O presente trabalho foi desenvolvido na empresa VHM Vidros Ltda. A metodologia ao que se refere ao objetivo é descritiva, caracterizando-se um estudo de caso com abordagem abrangendo uma pesquisa qualitativa. Desenvolveu-se uma pesquisa em material bibliográfico com o intuito de fundamentar um referencial teórico para apoio com os principais métodos de custeio e a familiarização dos termos mais utilizados na contabilidade de custos. Para desenvolvimento do estudo optou-se pela aplicação do método de Custeio por Absorção, pois através de rateios, aloca aos produtos todos os custos incorridos na produção. Para aplicação do método foi analisado o período de seis meses. Primeiramente foi feita a identificação dos custos, já a alocação destes ocorreu por setores da organização para então obter-se uma média semestral dos custos do período. A apuração e análise dos resultados se deu através da aplicação da margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. A concretização deste estudo proporcionou aos gestores uma visão mais ampla da empresa, permitindo assim uma tomada de decisões embasada no resultado dos estudos, englobando desde a compra do material, contratação de mão de obra e venda do produto.

Palavras-chave: Custos, Absorção, Vidros.

 

Nome: Bruna Lisane Claas

Título:  Análise do processo de controles internos na indústria da área tecnológica

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Renê Luiz Seibert

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 66 p.

Resumo:

A fim de garantir a seguridade do patrimônio, a precisão e a confiabilidade dos relatórios contábeis e gerenciais as organizações precisam providenciar medidas efetivas dentro do contexto de controles internos. Nesse cenário, o presente estudo objetivou a identificar e analisar as principais fragilidades nos procedimentos de controles internos da área administrativa de uma empresa industrial do ramo tecnológico de Santa Cruz do Sul, RS, através de diálogos e questionamentos realizados, junto aos colaboradores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa exploratória quanto aos objetivos e levantamento documental quanto aos procedimentos. A coleta destas informações buscou identificar os procedimentos de controles internos existentes na organização e suas fragilidades para assim sugerir melhorias. Elaborou-se um parecer onde estão evidenciados os resultados obtidos por meio da análise. Identificaram-se algumas dificuldades quanto aos atuais controles existentes na organização e ressaltou-se a importância dos controles a serem aplicados efetivamente.

Palavras-chave: Controles Internos; Importância; Fragilidades.

 

 

Nome: Elisângela Carina da Silveira

Título:  Responsabilidade Social: A Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Serra no conceito das ‘EMPRESAS B’

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Vânia Stiebbe Peiter

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 143 p.

Resumo:

A atual preocupação da sociedade por uma maior responsabilidade social e ambiental, ganha espaço nas empresas que tenham uma consciência madura e capaz de dar significado às mudanças necessárias e que possibilitem a continuidade saudável dos seres que habitam o planeta. Neste sentido, as ‘Empresas B’ trazem ao meio empresarial, um novo modelo de organização, capaz de incluir os interesses coletivos em seu modelo de negócio e de redefinir o seu conceito de sucesso. Pela sua natureza jurídica e pelos seus princípios, a responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade fazem com que as Cooperativas se incluam nesse processo de cuidado e amadurecimento das práticas socioambientais. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar quais são os requisitos que precisam ser atendidos pelo Sicredi, para que a Cooperativa Centro Serra faça parte do rol das ‘Empresas B’. Para responder ao problema de pesquisa, aplicou-se   na Sicredi Centro Serra, o ‘Questionário de Avaliação de Impacto’ desenvolvido pela ‘B Lab’ e realizou-se uma pesquisa documental na qual foram analisados os indicadores sociais e ambientais publicados no Relatório de Sustentabilidade do Sicredi de 2015, que auxiliaram na análise dos resultados obtidos pela Cooperativa. Em termos de resultado, a análise evidenciou que a Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Serra chegou próximo da pontuação mínima necessária na ‘Avaliação de Impacto’, ou ‘Avaliação B’. O diagnóstico possibilitou identificar diversas práticas a serem aprimoradas e outras a serem implementadas para que a Cooperativa possa fazer parte do rol das ‘Empresas B’.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. ‘Empresa B’. Cooperativismo. Instituição Financeira.

 

Nome: Claiton da Silveira Silveira

Título:  Viabilidade econômica e financeira para implantação de uma agropecuária no interior da cidade rio PARDO- RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Jaqueline Silveira

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 74 p.

Resumo:

O presente trabalho tem objetivo de identificar, mediante pesquisa de mercado, a possibilidade de implantação de uma agropecuária no interior de Rio Pardo, identificando qual o valor monetário para a viabilização do empreendimento. Este trabalho tratou-se de uma pesquisa descritiva, já quanto aos procedimentos foi classificada como levantamento e bibliográfica, e quanto abordagem do problema como qualitativa. Para realização deste estudo, foi realizada pesquisa com moradores da localidade do Passo da Areia para saber a opinião dos mesmos a respeito de um comércio agropecuário local, e outra pesquisa com gestores das principais agropecuárias de Rio Pardo. Os dados obtidos foram analisados, buscando assim projetar receitas e despesas do futuro negócio. Após, foram elaboradas projeções para 3 anos do fluxo de caixa e DRE, possibilitando analisar os resultados obtidos. Logo, foram calculados os índices de viabilidade econômica e financeira para verificar se o investimento seria rentável. Calculou-se o VPL, TIR, payback, margem de contribuição e pontos de equilíbrio para o período de 3 anos. Dessa forma, a partir dos resultados encontrados, concluiu-se que o projeto se torna viável de acordo com os três primeiros anos projetados, apresentando resultados financeiros e econômicos satisfatórios, além de um prazo de retorno dentro do projetado. Sendo assim, os objetivos deste trabalho foram atingidos, precisando apenas de alguns aprimoramentos devido a limitação de informações fornecidas pelas empresas pesquisadas. Como sugestão de aprofundamento deste estudo, sugere-se que futuros gestores do empreendimento tenham ao alcance demonstrativos contábeis de empresas do ramo agropecuário, para que tenham projeções mais exatas.

Palavras-chave: Viabilidade econômica e Financeira, Agropecuária, Projeção

 

 

Nome: Jeferson Kasburg Emmel

Título:  Planejamento tributário em uma empresa do segmento de materiais para construção

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Daniel Wartchow

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 72 p.

Resumo:

No atual mercado em que as empresas estão inseridas, diante da grande carga tributária existente no Brasil, é de suma importância o planejamento tributário visando a economia tributária. Com base nisto, é objetivo do presente trabalho realizar um planejamento tributário na empresa Valmir Emmel e Cia Ltda, que tem como nome fantasia JJ Materiais de Construção. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Assim, foram realizados os cálculos pelos métodos de tributação aceitos pela legislação do Brasil, para verificar qual seria o menos oneroso, com base nos dados de 2015. Os resultados apontaram que o enquadramento tributário menos oneroso para a empresa é o Simples Nacional, sistema já adotado pela empresa na época do estudo.

Palavras-chave: Planejamento Tributário, Tributos, Métodos de Tributação.

 

Nome: Anelise Josimara Waclawovsky

Título:  Identificar os custos dos veículos próprios de uma Empresa do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Fernando B. B. Fontoura

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 51 p.

Resumo:

Este trabalho buscou apresentar os custos dos veículos próprios de uma empresa do setor de transporte rodoviário de cargas. O objetivo principal é demonstrar a importância da identificação dos custos e despesas de uma empresa. As informações para construção deste trabalho foram coletadas junto à Modal Transportes Ltda., dados estes que refletem a realidade da empresa. Para o alcance de tal objetivo, este trabalho caracterizou-se como um estudo de natureza descritiva, onde a investigação sobre determinado assunto, teve como objetivo coletar e organizar os dados abordados, a fim de identificar os custos da frota da empresa. O embasamento teórico abordou assuntos relativos aos temas sobre a Contabilidade de Custos. A partir de uma planilha eletrônica, troca de informações com os sócios/administradores e colaboradores da empresa, e informações obtidas a partir de pesquisas no sistema de informações da empresa, foi a base de dados para o estudo. Dessa forma, foi possível visualizar os custos de cada grupo de veículo e obter informações sobre a frota e assim apoiar na tomada de decisão. E por fim, conclui-se que mesmo não analisando diretamente Receita X Custos dos veículos, os veículos da empresa apresentaram resultados positivos, onde todos os grupos de veículos conseguiram gerar receita suficiente para suprir seus custos e despesas, e cabe a empresa decidir a real necessidade de renovação dos veículos que apresentaram menor representatividade na margem de contribuição.

Palavras-chave: Análise de custos, Transporte Rodoviário de Cargas, Tomada de decisão.

 

 

Nome: Branda Rafaela Rodrigues

Título:  Impactos tributários na contratação de transportador pessoa jurídica ou pessoa física no setor fumageiro

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Láercio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 60 p.

Resumo:

O presente trabalho apresenta uma análise comparativa na contratação de transportador em empresa fumageira, entre o transportador pessoa física e transportador pessoa jurídica, evidenciando qual o tipo de transportador de carga, torna-se menos oneroso. Neste trabalho aborda-se o planejamento tributário como ferramenta de trabalho para evidenciar as vantagens e desvantagens tributárias, objetivando demonstrar qual personalidade de transportador obtêm menos impacto tributário sob os resultados da indústria fumageira. Este discute, por meio de tabelas, gráficos, anexos e apêndices, formulados com base legal vigente, através de um estudo descritivo e qualitativo, para demostrar valores apurados para cada regime tributário, proporcionando o entendimento sobre o transporte de cargas e o seu impacto no desenvolvimento regional e econômico. Demonstrando que a prestação de serviço de transporte de cargas faz-se essencial para o setor fumageiro. O transporte de cargas, possibilita que as operações de logística entre a indústria e os mercados nacionais e internacionais, viabilizem a comercialização do tabaco. Com vistas para o planejamento tributário, este trabalho traz uma análise comparativa entre o transportador pessoa física e o transportador pessoa jurídica, explanando os resultados tributários, em seus diferentes regimes tributários, com o objetivo de evidenciar a opção mais vantajosa para a indústria contratante do serviço de transporte. Comprovando que para a empresa contratante do serviço de transporte a vantagem está em contratar o fretamento de um transportador pessoa jurídica.

Palavras-chave: Contabilidade tributária. Transporte de cargas. Pessoa Jurídica, Pessoa Física, Indústria fumageira

 

Nome: Leonardo Vandré Nicolini Festinalli

Título:  Relação das jornadas de trabalho extraordinárias com o índice de benefícios da Previdência Social

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 31 p.

Resumo:

O objetivo deste artigo é verificar se as jornadas de trabalho extras têm relação com os auxílios doenças acidentárias, relacionando as horas com os acidentes de todas as cidades do Brasil. Como alguns outros artigos publicados que se direcionam para este assunto, buscando entender se a jornada em excesso tende a prejudicar a saúde de um empregado. Este estudo trouxe de forma exploratória, de abordagem qualitativa, que foi buscado em artigos que trazem este assunto até mesmo em âmbito internacional, com dados numéricos usados através do banco de dados da OIT. Este artigo pode trazer uma visão mais ampla da situação das jornadas que os empregados têm em seus empregos, podendo tirar por conclusão que não é só uma jornada maior que interfere no aumento acidentes de trabalho, isso será visto ao longo do artigo, que seus índices de acidentes por hora extra se dividem por todo o país.

Palavras-chave: Jornada de trabalho. Auxilio doença - acidentário. Horas extras.

 

Nome: Cássio Thiesen

Título:  Planejamento de Auditoria Contábil Trabalhista para Empresas da Construção Civil

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 19 p.

Resumo:

O objetivo do estudo é a realização do planejamento da auditoria contábil trabalhista para empresas da construção civil. Mudanças recentes como as alterações nas legislações, o eSocial, explicam a necessidade de técnicas de verificação dos procedimentos internos. A folha de pagamento e seus encargos, quando mensurados com inconformidades, podem gerar passivos contingentes. A pesquisa, de caráter descritiva e qualitativa, foi desenvolvida a partir da técnica documental. O estudo tem a participação de duas empresas do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados foi processada mediante a realização de verificação documental em informativos contábeis e nos próprios recibos de pagamento. Os principais achados da pesquisa indicam pouca preocupação e adoção de procedimentos relacionados às rotinas de forma correta. A execução da prática trabalhista tem forte relação com questões societárias, sendo que a forma de constituição da empresa é determinante e deve ser avaliado no planejamento da auditoria trabalhista. A partir das verificações foram detectados erros técnicos por falta de conhecimento nos proventos da folha, bem como na forma de tributação das empresas. A partir da análise foi possível identificar ausência de procedimentos corretos e um distanciamento daquilo que preceitua a literatura com a prática.

Palavras-chave: Auditoria contábil. Prática trabalhista. Construção civil.

 

Nome: Isa Caterine dos Santos Pinheiro

Título:  Projeção orçamentária em uma empresa do setor fumageiro de Santa Cruz do Sul

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Vilmar Thomé

Professor Convidado: Jaqueline Silveira

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 56 p.

Resumo:

Diante da atual instabilidade da economia do nosso país é muito importante que as empresas tenham a sua disposição ferramentas que possam auxiliar no controle e planejamento de suas atividades. Assim, o presente trabalho é dedicado ao estudo do orçamento empresarial, e dessa forma demonstrar suas vantagens e limitações na tomada de decisão, utilizando-se uma pesquisa descritiva documental. Os dados coletados para a realização do trabalho foram disponibilizados por uma empresa do setor fumageiro, localizada em Santa Cruz do Sul. Foram coletadas as informações a fim de se cumprir todas as etapas necessárias para estruturação do orçamento, identificando as premissas necessárias para que o mesmo seja elaborado, tornando possível a realização da análise das diferenças entre valores orçados e realizados de julho a setembro de 2016. No parecer elaborado estão evidenciados os resultados obtidos através dessas análises, e os motivos que causaram as variações nas projeções. Dessa forma buscou-se demonstrar a importância do orçamento para a gestão das empresas.     

Palavras-chave: Orçamento Empresarial. Controle. Tomada de decisão

 

Nome: Greice Tatiane Jantsch

Título:  Planejamento tributário com ênfase em tributos federais para uma empresa do ramo da mineração

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Jaqueline Silveira

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 89 p.

Resumo:

No cenário atual, uma das maiores preocupações dos empresários é a elevada carga tributária do país, para obter o lucro desejado na venda das mercadorias ou na prestação de serviço é necessário embutir este valor no preço da mercadoria e no da prestação de serviço. Caso a empresa não tenha um estudo detalhado sobre a melhor forma de tributação poderá estar em desvantagem com o mercado. Para então diminuir o ônus tributário é preciso realizar um planejamento, onde sendo observado as atividades permitidas e vedadas, o empresário poderá optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. No primeiro momento será abordado e conceituado os tipos de tributação e os tributos abrangidos neste trabalho. Para a elaboração do referencial teórico utilizou-se a metodologia descritivo-explicativo, com a abordagem bibliográfica.  Como objetivo, este trabalho visou-se apurar os impostos de âmbito federal em uma empresa do ramo da mineração e verificar se a atual forma de tributação, o Simples Nacional, é a mais vantajosa para a empresa. Após conceituados as formas de tributação, realizou-se os cálculos para assim verificar qual a forma de tributação que melhor se aplica para a empresa. Ao concluir este trabalho, verificou-se que a atual forma de tributação é a mais vantajosa para a empresa.

Palavras-chave: Planejamento tributário, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real

 

 

Nome: Letícia Milena Etges

Título:  Controles internos: um estudo de caso em organização contábil do município de Santa Cruz do Sul/RS

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Clari Schuh

Professor Convidado: Renê Luiz Seibert

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 73 p.

Resumo:

A presente pesquisa teve como objetivo verificar a existência de controles internos e a partir dos dados levantados propor e implantar controles internos na organização contábil objeto de estudo. Neste sentido, a discussão teórica proporcionou o conhecimento de conceitos fundamentais como contabilidade, auditoria, controles internos e contabilidade gerencial e seus objetivos. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva com a abordagem do problema qualitativa e em relação aos procedimentos um estudo de caso e levantamento ou survey. Inicialmente investigou-se as rotinas da organização nos setores da contabilidade, pessoal e fiscal através de controles internos e entrevista e aplicação de questionário com o gestor. Após obtido os dados, os mesmos foram analisados e confrontados com o que a teoria retrata ser necessário para um eficaz controle interno em organizações. A literatura baliza que as normas por si só não validam um resultado positivo. Precisa ter um esforço com uma cultura organizacional voltada para a execução das normas, como um meio para alcançar seus objetivos, os quais todos os membros compartilham na organização. Os resultados encontrados indicam controles internos frágeis, o que pode ter influência da cultura organizacional. Sugere-se a adoção dos controles internos para mais segurança nas informações geradas pela organização.

Palavras-chave: Controles Internos. Auditoria. Cultura Organizacional. Organizações Contábeis.

 

Nome: Karin Cristini Kist Baierle

Título:  Análise de viabilidade econômica e financeira de um mercado em Passo do Sobrado

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Renê Luiz Seibert

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 53 p.

Resumo:

O presente trabalho aborda a análise econômica e financeira de um mercado e açougue localizado em Rincão de Nossa Senhora, interior da cidade de Passo do Sobrado. O objeto geral do estudo é apresentar gastos iniciais, concorrentes diretos e indiretos e analisar a principal cesta de negócios que compõe a maior parte de receita bruta do estabelecimento.  A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa realizada por meio de pesquisa descritiva exploratória. Foram coletados dados referente ao investimento inicial, período de operação Janeiro/2016 a agosto/2016 e feita a projeção para dois próximos períodos. Por fim, após os dados coletados e analisados, se constatou que o projeto apresentado é viável, seu retorno se apresenta no quinto ano, o estudo contemplou uma análise de três períodos, os mesmos apresentaram resultados favoráveis.

Palavras-chave: Viabilidade Econômica e Financeira, Mercado e Açougue

 

 

Nome: Bruna Fagundes Leal

Título:  Práticas de governança corporativa com ênfase em controles internos na área do backoffice em uma cooperativa de crédito

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 59 p.

Resumo:

O termo Governança Corporativa vem sendo muito discutido e inserido no contexto das organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos, movimento presente também nas Sociedades Cooperativas de Crédito, que buscam maneiras de se adaptarem ao mundo dos negócios. Desta forma o IBGC em 2015 criou o guia das melhores práticas de governança específicas para cooperativas. Assim, o presente trabalho apresenta a estrutura de Governança aplicada na Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste RS e sua Política de controles internos em concordância com o Compliance. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, através de entrevista e questionário junto à sociedade cooperativa com análise dos materiais disponibilizados pela mesma, e descreve e explica os dados coletados no período de 01/03/2016 a 30/09/2016. Como resultado do estudo, constatou-se que a ferramenta criada para o controle internos dos processos no Backoffice de contas ajuda a medir a segurança na padronização dos processos e assim mitigar os erros que acontecem.

Palavras-chave: Governança. Controles internos. Cooperativa de crédito. Backoffice.

 

Nome: Daiane Cristina Mora

Título:  Análise comparativa das demonstrações contábeis da Metalúrgica Mor através de indicadores

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: novembro de 2016

Número de páginas: 89 p.

Resumo:

A análise da composição e evolução econômico-financeira de uma empresa é extremamente importante, tanto para o conhecimento de sua atuação quanto para planejamentos futuros de gestão. O presente trabalho teve como objetivo analisar os demonstrativos e indicadores contábeis da empresa Metalúrgica Mor nos exercícios de 2013, 2014 e 2015, trazidos monetariamente ao ano de 2015 por meio do índice IGPM, além da análise comparativa nos anos 2014 e 2015 com uma empresa do mesmo ramo. O estudo se desenvolve a partir do Referencial Teórico dos assuntos a serem abordados, seguido, posteriormente, pelas análises e construção de gráficos e tabelas da empresa alvo de estudo e a de comparação. A pesquisa como sendo de caráter descritiva, documental e qualitativa, o presente estudo concluiu que a empresa Metalúrgica Mor apresentou vários pontos merecedores de atenção nos exercícios em estudo, principalmente em 2015, onde acabou retornando prejuízo líquido em seu demonstrativo de resultado, sendo este oriundo de diversos fatores como alta nas variações cambiais, diminuição nas vendas e acúmulo de estoque, acreditando-se isto ser reflexo da crise econômica que se instalava no Brasil neste período.

Palavras-chave: Análise de demonstrativos. Indicadores. Índices contábeis.

 

 

Nome: Stéfani Tais Ody

Título:  Análise econômico-financeira de empresas de cinco setores da economia brasileira

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Daniel Wartchow

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 125 p.

Resumo:

O presente trabalho realizou uma análise de empresas inseridas em cinco setores da economia brasileira e que vendem suas ações na BM&FBOVESPA. As empresas foram escolhidas baseando-se em uma reportagem da Revista Exame que mencionava sobre investir na Bolsa de Valores, que juntamente com o site Tororadar, sugeria algumas empresas dos diversos setores da economia brasileira como melhores investimentos. Com o intuito de verificar as informações contidas tanto no site quanto na Revista, além de analisar as empresas escolhidas e caracterizá-las, justificando a escolha e assinalando as vantagens de investir nas ações das empresas escolhidas, deu-se o presente trabalho. Foi feita inicialmente a análise horizontal e vertical, com intuito de verificar as oscilações e representatividade das contas nos períodos analisados. Além disso, foram utilizados índices econômico-financeiros de liquidez, estrutura de capital, rentabilidade, prazos médios, necessidade de capital de giro e saldo de tesouraria, e ainda, as empresas foram medidas no Termômetro de Kanitz. O diagnóstico dos índices encontrados foi satisfatório para todas as empresas, entretanto se sobressaíram alguns setores, como o de consumo, financeiro e de energia, principalmente em bons índices de liquidez e rentabilidade. No desenvolvimento do trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, uma vez que se baseou em referencial teórico e coleta e dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, já que trata de assuntos já discutidos em livros e artigos científicos, e utilizou-se de documentos de segunda mão, ou então, documentos já elaborados pelas empresas. E por estar delimitadas à algumas empresas inseridas em setores da economia do país e que vendem seu capital na Bolsa de Valores, é também uma pesquisa descritiva.

Palavras-chave: setores da economia; índices econômico-financeiros; Termômetro de Kanitz.

 

Nome: Ricardo Daniel Angnes

Título:  Proposta de Gestão Financeira com ênfase no fluxo de caixa para uma empresa de Pequeno Porte

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Eduardo Fernando Watte

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 60 p.

Resumo:

A gestão financeira é uma peça chave para as empresas que buscam continuidade no mercado brasileiro. Podemos definir a gestão e os controles financeiros como uma importante ferramenta para tomar decisões corretas e trazer benefícios às empresas. Muitas organizações de pequeno e médio porte ainda não fazem um controle eficaz de suas finanças. Com um enfoque especial no fluxo de caixa, buscou-se verificar como desenvolver e demonstrá-lo de forma a ser útil na gestão e planejamento da empresa. Através da realização de um estudo de caso e de uma pesquisa qualitativa em uma empresa de pequeno porte que presta serviços de corretagem de seguros foram coletados os dados necessários para a realização deste estudo. Quanto aos objetivos, fez-se uma pesquisa descritiva para coleta dos dados a serem analisados. Fez-se uma projeção do fluxo de caixa e consequente comparação com o fluxo real, visando fazer uma análise mais profunda do desempenho da empresa. Com base nisto, verificou-se que a empresa ainda não possui um controle seguro de seu fluxo de caixa, o que pode comprometer a gestão dos seus recursos financeiros. Constatou-se que seus controles quanto aos ingressos e desembolsos de recursos são realizados, porém não existe um controle efetivo dos fechamentos mensais de caixa. Além disso, foi proposto um novo plano de contas para o seu fluxo de caixa, visto que a utilização de um modelo muito complexo pode dificultar análises mais simplificadas.

Palavras-chave: Gestão financeira – Controles financeiros - Fluxo de caixa.

 

Nome: Jordana Carissimi

Título:  Perícia Contábil: quais os resultados da elaboração de um parecer técnico pericial.

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Ana Paula Batista da Silva

Professor Convidado: José Rocha Saldanha

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 48 p.

Resumo:

A Perícia Contábil é uma área no qual se aplica todos os conhecimentos científicos da Contabilidade, pois visa diretamente o patrimônio. Sendo prerrogativa do profissional da contabilidade, com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade. O perito e o assistente técnico são detentores dos conhecimentos que irão evidenciar a veracidade dos fatos, transcrevendo sua opinião técnica sempre que a lide necessitar, na forma de laudo e parecer técnico contábil. Também são orientados através de Normas e Legislações a sua profissão. A Perícia Contábil pode ser aplicada na esfera judicial, extrajudicial, semijudicial e arbitral. No primeiro momento serão conceituados os aspectos, características e evolução da perícia contábil, entrelaçando a teoria com a prática para assim poder atingir os objetivos propostos e com isso emitir o Parecer Técnico Contábil. O processo em estudo apresentou a seguinte situação como parte autora uma senhora portadora da doença Carcinoma de Mama em Metástase Hepática sem condições de manter seu tratamento em uma clínica particular, sendo o réu da questão o Estado do Rio Grande do Sul com objetivo de Antecipação de Tutela. Após a análise do processo, foi elaborado o planejamento do trabalho, e realizado o levantamento dos cálculos com os gastos do tratamento da parte autora. Sendo levantado o valor de R$ 75.356,32 como gastos em seu tratamento. Assim o valor bloqueado das contas do Estado realmente foi utilizado. E através do parecer técnico contábil contribuiu - se com a verdade dos fatos em questão.

Palavras-chave: Perito Assistente, Parecer Técnico Contábil, Perícia Contábil, Contabilidade.

 

 

Nome: Bruna Mueller

Título:  Análise gerencial em uma microempresa familiar

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 53 p.

Resumo:

A falta de gestão das micros e pequenas empresas, dificulta a sobrevivência dessas organizações que muitas vezes o empresário se torna o responsável por atividades operacionais e gerenciais. O presente estudo, teve como objetivo, analisar as informações econômicas e financeiras de um mercado de pequeno porte familiar, localizada no município de Vale do Sol – RS, com base em dados nos meses de agosto, setembro e outubro de 2016. O alcance do objetivo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso e uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objetivo do estudo. Por tratar-se de uma pequena empresa os controles eram inseguros, sendo necessário um acompanhamento diário para obter os dados utilizados no estudo. Após elaboração e análise da margem de contribuição, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa e DRE pode-se concluir que a empresa apresenta faturamento superior ao ponto de equilíbrio. No período analisado do fluxo de caixa teve-se mais saídas do que entradas, utilizando a empresa de suas reservas de caixa. Na elaboração da DRE teve-se resultados positivos que confirma a viabilidade econômica da empresa, que necessita manter os controles para a tomada de decisão e para atingir os resultados desejados.

Palavras-chave: Análise gerencial; Microempresa; Margem de contribuição; Ponto de equilíbrio; Fluxo de caixa.

 

Nome: Taismara Andréa Mattheis

Título:  Ferramentas do planejamento estratégico e proposta de gestão financeira através de fluxos de caixa para uma empresa de pequeno porte do seguimento familiar

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Elói Almiro Brandt

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 60 p.

Resumo:

Existem inúmeras ferramentas de gestão e métodos que dão suporte para tomada de decisões, melhorando a atuação da empresa no mercado e tornando-a mais competitiva. Para utilizar as ferramentas mais apropriadas para cada empresa e para aplicar da melhor forma os métodos disponíveis nas organizações, se faz necessária a elaboração de um planejamento estratégico englobando as áreas da empresa. O objetivo principal deste estudo é elaborar ferramentas do planejamento estratégico e apresentar uma proposta de gestão financeira através de fluxos de caixa em uma empresa comercial de pequeno porte familiar, considerando o desenvolvimento dos fluxos de caixa para elaborar controles gerenciais e projetar resultados. Em termos metodológicos, o estudo quanto aos objetivos contempla uma pesquisa descritiva, aos procedimentos caracteriza-se por uma pesquisa documental, quanto a abordagem do problema o presente trabalho abrange uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da observação de campo, entrevistas e elaboradas planilhas no Microsoft Excel. O resultado apontou que a definição das diretrizes organizacionais fornece elementos essenciais para que o gestor determine o rumo a ser seguido pela empresa, utilizando a matriz SWOT, para análise do ambiente, foi possível elaborar um plano de ação, a fim de equilibrar e melhorar o desempenho da organização, as elaborações, projeções e comparativos dos fluxos de caixa permite que a empresa se antecipe as dificuldades futuras, encontrando assim as soluções mais adequadas e a sua utilização possibilita que a empresa tenha o acompanhamento das suas atividades financeiras.

Palavras-chave: Planejamento estratégico e financeiro, fluxo de caixa, gestão financeira, diretrizes organizacionais, análise do ambiente, controles gerenciais.

 

Nome: Cristiane Santelmo Mota

Título:  Desempenho do executivo no município de Santa Cruz do Sul no período de 2011 a 2015 sob as métricas da Lei de Responsabilidade Fiscal

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Vânia Stiebbe Peiter

Professor Orientador: Patricia Sostmeier

Professor Convidado: Márcia Rosane Frey

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 56 p.

Resumo:

O estudo teve por objetivo identificar o desempenho do poder executivo no município de Santa Cruz do Sul sob as métricas da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em decorrência do desregramento da gestão dos recursos público, a instituição da LRF teve o intuito de disciplinar as finanças públicas e garantir o equilíbrio fiscal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada no período de 2011 a 2015. Para a obtenção dos dados, foi utilizada a técnica de levantamento de dados documental, por meio de relatórios FINBRA publicados no site da Secretaria do Tesouro Nacional. Buscou-se nesses documentos dados referentes às métricas estabelecidas pela LRF: despesa com pessoal, dívida consolidada líquida, garantias e operações de crédito. Com base na análise pode-se constatar que relativo ao cumprimento dos limites legais fixados pela legislação, o desempenho foi positivo nas métricas despesa com pessoal, dívida consolidada líquida e operações de crédito, enquanto que a concessão de garantias apresentou desempenho nulo, visto que não houve valores registrados em nenhum dos anos no período analisado. Os resultados permitem concluir que o poder executivo no município estudado está em acordo com os parâmetros estabelecidos pela lei.

Palavras-chave: Gestão Fiscal. LRF. Desempenho. Poder Executivo

 

 

Nome: Luana Gouvêa

Título: Simples Nacional ou Lucro Presumido: Qual é a melhor opção para o representante comercial?

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Márcia Rosane Frey

Professor Orientador: Laércio Rogério Friedrich

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 46 p.

Resumo:

O planejamento tributário é considerado uma importante ferramenta para redução de custos, pois visa a diminuição dos gastos tributários através da escolha certa do regime de tributação a ser adotado. Diante disso, o presente trabalho elaborou um planejamento tributário para a empresa Gilberto da Silva Portella ME, que atua no ramo de serviços, especificamente representação comercial de materiais elétricos. Tendo em vista que a empresa adota atualmente o Sistema Lucro Presumido e que a empresa poderia adotar o Sistema Simples Nacional, visto que este abrange a atividade exercida desde o ano de 2015, foram calculados os impostos devidos para o ano de 2015 pelos dois regimes. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e documental referente ao ano de 2015, caracterizada como descritiva e qualitativa. Após foi feita a apuração pelo regime Lucro Presumido, seguido da apuração pelo regime Simples Nacional. Concluídos os cálculos, é apresentado uma análise comparativa, demonstrando qual dos dois regimes é, de fato, o menos oneroso para a empresa, e verifica-se que o Simples Nacional é a forma de tributação mais econômica. Por fim é feita uma projeção dos ganhos futuros, e conclui-se que, caso a empresa aderir ao regime proposto economizará cerca de 8% em relação ao atual regime.

Palavras-chave: Planejamento Tributário, Lucro Presumido, Simples Nacional.

 

 

Nome: Paloma Vania Wendel

Título:  Análise e controle do fluxo de caixa como ferramenta gerencial em uma microempresa no ramo de engenharia ambiental

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Eduardo Fernando Watte

Professor Convidado: Fernando B. B. Fontoura

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 69 p.

Resumo:

O controle e o acompanhamento das atividades financeiras tornam-se cada vez mais necessários para uma gestão de excelência nas empresas. Neste contexto, a gestão financeira exerce um papel de extrema importância dentro das organizações. O objetivo deste trabalho é analisar o faturamento, o ciclo de contas a pagar e a receber do primeiro semestre de 2016 da microempresa Straatmann & Wendel Ltda., que atualmente não possui estas análises e sugerir a implantação de controles e ferramentas para uma melhor organização financeira. Quanto a tipologia de pesquisa quanto aos objetivos aplicou-se a pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos aplicou-se a pesquisa documental e quanto a abordagem do problema aplicou-se a pesquisa qualitativa. Os resultados apurados indicam que a microempresa não possui controles financeiros, o que a deixa com uma margem grande para erros no momento da tomada de decisões. Desta forma, percebe-se que o controle de fluxo de caixa implantado irá auxiliar a microempresa a obter melhores resultados e reduzir o risco de erros se for bem estruturado.

Palavras-chave: Gestão financeira, fluxo de caixa, controles internos

 

 

Nome: Claudia Daniele Schaefer

Título: Perícia Contábil Trabalhista

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Ana Cristine Heinen

Professor Convidado: Clari Schuh

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 95 p.

Resumo:

A perícia contábil é de grande importância na solução dos litígios trabalhistas, pois esta é um meio de prova eficaz para auxiliar no esclarecimento dos fatos. Assim, o objetivo principal desse estudo foi realizar perícia contábil com enfoque na área trabalhista e realizar a análise, e os cálculos e procedimentos práticos necessários para a comprovação dos resultados indicados pela sentença do juiz. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva e documental, analisando e coletando os documentos necessários para a realização dos cálculos pertinentes ao processo, a fim de identificar se os litígios trabalhistas estão sendo interpretados da maneira correta pelo perito contador. Os resultados apontaram que o processo em análise apresenta várias divergências entre os cálculos efetuados por uma das partes integrantes do litígio, e os cálculos realizados no desenvolvimento deste trabalho, além de ter abordado outro problema enfrentado nesse meio, a inobservância da obrigatoriedade que esses cálculos têm, de serem realizados por profissionais da área contábil. A proposta inicial sugeriu avaliar os processos trabalhistas quanto a análise do perito contador, deixando assim a sugestão para que outros trabalhos abordem quais os possíveis problemas que podem ser enfrentados ao deixar que outros profissionais que não sejam da área contábil realizem esse trabalho de prerrogativa do perito contador.

Palavras-chave: Perícia Contábil Trabalhista, Perito Contador, Processo Trabalhista.

 

 

Nome: Bruna Dionele Severo de Oliveira

Título:  Planejamento tributário com ênfase em tributos federais para uma empresa do ramo farmacêutico    

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Jaqueline Silveira

Professor Convidado: Ricardo André Machado

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 68 p.

Resumo:

A realização de um planejamento tributário em busca de redução de impostos é uma ferramenta fundamental para a gestão organizacional. Ao efetuar este planejamento, cada regime tributário é analisado através de simulação de apuração, conforme os parâmetros legais. Como objetivo, este trabalho visou apurar os tributos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ) para o regime tributário Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, com base nas informações do primeiro semestre de 2016 e analisar os resultados obtidos a fim de apresentar a opção menos onerosa para uma empresa do ramo farmacêutico. Iniciou-se com a coleta de dados e informações necessárias à execução da pesquisa. Após, esses dados foram analisados e relacionados com os objetivos propostos, então iniciou-se a apuração do PIS e COFINS pela sistemática cumulativa e não-cumulativa, seguida da apuração da CSLL e IRPJ pelo Lucro Presumido e Lucro Real. Diante do faturamento analisado do exercício 2015, a empresa está impossibilitada de optar pelo regime do Simples Nacional por ultrapassar o limite de faturamento. Após toda apuração realizada, concluiu-se que o atual regime adotado pela empresa, o Lucro Presumido é o menos oneroso. Isso foi explicado pelo baixo custo, altas aplicações financeiras e poucas despesas apropriadas, gerando um lucro real muito maior do que o lucro definido pelos percentuais de presunção.  Por fim, gerou-se várias considerações, uma delas foi bem evidenciada, relevante no contexto atual: a falta de informação disponibilizada ao profissional da contabilidade prejudica a própria empresa.

Palavras-chave: Planejamento Tributário, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

 

 

Nome: Caroline Facco Klafke

Título:  Análise do alcance das metas dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) na Região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra do Estado do Rio Grande Do Sul

Membros da Banca Examinadora:

Coordenador da banca: Elói Almiro Brandt

Professor Orientador: Márcia Rosane Frey

Professor Convidado: Ana Cristine Heinen

Data da banca: dezembro de 2016

Número de páginas: 76 p.

Resumo:

No ano de 2000, representantes de 191 países membros das Nações Unidas, estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), tendo como objetivo reduzir as desigualdades mundiais. No entanto, como o desempenho dos países não estava sendo satisfatório, foi criada em 2010 a Municipalização dos ODM, que passou a verificar os indicadores sociais, ambientais e econômicos dentro dos municípios. Assim foi possível obter resultados mais satisfatórios, pois passou-se a observar mais detalhadamente os locais onde não há condições adequadas para viver. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar em duas regiões do estado do Rio Grande do Sul, Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, a adesão da municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o alcance das metas até o final de 2015. Este estudo é uma pesquisa descritiva qualitativa-quantitativa e os dados para análise foram levantados mediante pesquisa documental nos Relatórios Nacionais de Acompanhamento e Portal ODM. Como resultado, verificou-se que poucos municípios das regiões Vale do Rio Pardo e Centro-Serra aderiram a Municipalização. Em relação ao alcance das metas, verificou-se que a região Centro-Serra apresentou melhores resultados do que a região do Vale do Rio Pardo.

Palavras-chave: ODM, Municipalização dos ODM, Vale do Rio Pardo-RS, Região Centro-Serra-RS.

 

MENU PRINCIPAL