AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Farmácia

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

Farmácia-Escola em Passo do Sobrado

 

 

No dia 25 de outubro, a Farmácia-Escola da Unisc esteve presente no Encontro Regional de Aposentados Rurais, em Passo do Sobrado, onde estiveram presentes mais de 600 aposentados rurais de vários municípios vizinho. A convite do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, o professor Ediberto de Oliveira Machado palestrou sobre Uso Racional de Medicamentos, abordando o tema a partir dos cuidados com os medicamentos no domicílio, risco do uso abusivo de antiinflamatórios e analgésicos e cuidados especiais envolvendo o uso contínuo de medicamentos.

 


Busca de conhecimentos: alunos da Unisc visitam o Hospital de Clínicas em Porto Alegre

No dia 8 de outubro, os alunos da disciplina de Genética dos cursos de Farmácia e Biomedicina realizaram uma visita técnica ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), juntamente com suas professoras, Lia Possuelo e Aline Schuster. A visita aconteceu no Centro de Pesquisa Experimental (CPE) do HCPA, que promove a integração entre os diferentes grupos de pesquisadores e a racionalização de recursos de pesquisa na área de Genética/Biologia Molecular e Patologia clínica. Disponibiliza infraestrutura completa para as atividades em laboratórios multiusuários e área física para o desenvolvimento de projetos específicos em laboratórios temáticos. Sua missão é gerar e divulgar conhecimento e incrementar a formação de recursos humanos na área de pesquisa científica em saúde, contribuindo para a inovação e para o desenvolvimento técnico-científico de excelência, observados os princípios éticos, o respeito aos pacientes, aos animais de pesquisas e à comunidade.

A visita contou com uma apresentação inicial de um vídeo institucional. Logo após, a visita ao CPE foi guiada pelo coordenador do Centro e por uma pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gastroenterologia e Hepatologia do HCPA, Marina Seibert.  Segundo as professoras da disciplina, a atividade promoveu uma reflexão entre os discentes sobre a importância das aplicações clínicas da biologia molecular, genética, histopatologia e da pesquisa, o que vem a despertar o interesse pela área e pela pesquisa.

 


Projeto de extensão Pró-Saúde realiza atividades sobre hepatites

Fotos: Divulgação

 

 

Os alunos bolsistas do projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, promoveram a Semana de Combate às Hepatites Virais, nos Postos de Saúde e no Centro Odontológico do município. O objetivo foi informar e sensibilizar a comunidade sobre hepatites virais, encorajando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Foram realizadas salas de espera nas Estratégias de Saúde da Família Faxinal, Arroio Grande e Senai e no Centro Odontológico, no período de 9 a 11 de julho.

Um total de 72 pessoas das comunidades locais e profissionais da saúde participaram das atividades. Os estudantes distribuíram fôlderes e cruzadinhas sobre o tema. Na sala de espera das unidades de saúde, ocorreu o jogo Pega ou Não Pega, com o intuito de esclarecer as formas de transmissão das hepatites. Foi aplicado ainda, com os dentistas e os auxiliares de saúde bucal de cada unidade, um questionário sobre os riscos de contaminação na rotina odontológica.

 


Pró-Saúde realiza ações sobre o colesterol

Foto: Divulgação

 

Os alunos bolsistas do projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc promoveram, no decorrer do mês de agosto, ações de prevenção às doenças cardiovasculares, com enfoque no controle dos níveis de colesterol. Foram realizadas salas de espera nas Estratégias de Saúde da Família Cohab, Senai e Avenida, na Escola Educar-se e no projeto Uniama.

Ao todo, 75 pessoas foram diretamente informadas e alertadas sobre a temática. Os bolsistas produziram infográficos, maquete de um vaso sanguíneo e uma atividade interativa, como forma de jogo educativo de alimentos que seriam bons e ruins para nossa alimentação e perguntas construtivas do porquê este alimento foi escolhido.

 


Farmacêutico é a 2ª profissão com mais contratações no ano

 

 

O mercado de trabalho para farmacêuticos segue em ritmo aquecido. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a segunda de nível superior que mais gera novos empregos com carteira assinada no Brasil.

No total, 11.028 profissionais da área foram contratados no período, número inferior apenas ao de enfermeiros, com 13.310 novos empregos. A carreira está à frente de segmentos tradicionais como administração, contabilidade, medicina e nutrição. Em 2018, a profissão já havia se destacado ao figurar na terceira colocação no ranking, com 41.257 novos postos de trabalho, atrás da análise de desenvolvimento de sistemas (51.102) e da enfermagem (50.495). Mas em 2019, a média mensal de vagas é de 3.676, contra 3.438 do ano passado.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, o resultado é reflexo do crescente investimento do mercado farmacêutico no modelo de assistência à saúde, que contribui também para movimentar a produção da indústria farmacêutica. O grande varejo tem sido um dos principais polos de geração de empregos no mercado farmacêutico. Segundo a Abrafarma, o número de profissionais do setor em atuação nas 25 maiores redes de drogarias do país saltou 19% em dois anos – de 20.337 em maio de 2017 para 24.220 em maio deste ano.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 


Equipe do Pró-Saúde visita a Secretaria de Educação de Santa Cruz

 

 

No dia 13 de junho, bolsistas e professoras vinculados ao projeto de extensão do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) visitaram a secretária municipal de Educação Jaqueline Marques.  O objetivo foi apresentar o projeto e discutir propostas para inserção das ações de educação em saúde do projeto nas escolas do município.

 

Sugira sua divulgação

 


 Curso de Farmácia em visita técnica ao Centro de Biotecnologia da Ufrgs

No dia 20 de maio, os estudantes do curso de Farmácia, acompanhados pelas professoras Lia Possuelo e Jane Renner, fizeram uma visita técnica ao Centro de Biotecnologia (CeBiot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre (Ufrgs), referência internacional na área. Na oportunidade, os acadêmicos assistiram uma palestra do diretor do CeBiot, professor Giancarlo Pasquali, que apresentou a história e a estrutura do centro.  Após, conheceram a estrutura laboratorial, equipamentos que são utilizados para prestação de serviços e todas as empresas incubadas na Incubadora do Cebiot. A visita era uma das atividades propostas na disciplina de Biotecnologia Farmacêutica.

 

 

 


Curso de Farmácia desenvolve atividade para trabalhadoras rurais

 

 

No dia 31 de maio, o professor Ediberto de Oliveira Machado, representando a Farmácia-Escola e o curso de Farmácia, ministrou uma palestra com o tema Uso Racional de Medicamento. A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul, por meio de um convite da responsável pelo Serviço Social, Salete Faler, e do presidente Renato Goerck. Estiveram presentes o grupo de mulheres trabalhadoras rurais, que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e relatar suas práticas com relação ao uso de medicamentos. “É sempre gratificante e motivador ter a oportunidade de estar discutindo temas básicos junto à comunidade regional”, disse o professor Ediberto.

 


Curso de Farmácia faz viagem de estudos ao Paraná

 
 

Um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia da Unisc, acompanhados pela professora Arlete Klafke, visitou a indústria farmacêutica homeopática Waldomiro Pereira e a indústria cosmética O Boticário, em Curitiba (PR). A viagem de estudos ocorreu nos dias 6 e 7 de maio, por meio da disciplina de Cosmetologia, e teve como objetivo conhecer as estruturas físicas e os processos industriais da fabricação de cada empresa.

A indústria Waldomiro Pereira produz medicamentos homeopáticos há mais de 85 anos. Sua linha de produtos é consagrada no mercado por propiciar tratamentos mais naturais, sendo um segmento especifico de atuação do farmacêutico. Já no Boticário o grupo teve a oportunidade de visualizar as áreas de produção de maquiagens, perfumes e emulsões, bem como conhecer a área de Pesquisa e Desenvolvimento.

 “A oportunidade de aproximar os alunos com as práticas profissionais, ouvir depoimentos de profissionais que atuam na área e principalmente visualizar a possibilidade de se inserir e atuar em um mercado em constante evolução motivou o grupo, que terá como tarefa na disciplina o desenvolvimento de um cosmético inovador”, comentou a professora Arlete Klafke.

 


Curso de Farmácia visita a empresa GAM

 Foto: Divulgação

 

Os calouros do curso de Farmácia da Unisc, por meio da disciplina de Introdução às Ciências Farmacêuticas, ministrada pelo professor Ediberto de Oliveira Machado, realizaram visita técnica à Distribuidora de Medicamentos GAM, situada no Distrito Industrial, no município de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 21 de março. Na oportunidade, os acadêmicos puderam conhecer a estrutura física da empresa e as tecnologias utilizadas na gestão, assim como visualizaram as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico, sendo essa uma área privativa de trabalho como responsável técnico.

 


 

Estudantes de Farmácia participam de recepção de boas-vindas

Fotos: Divulgação

 

 

No dia 19 de março, na sala 101 da Unisc, ocorreu a recepção de boas-vindas aos estudantes do curso de Farmácia, com a palestra do farmacêutico Dimas Souza Pramod, que abordou a temática Sinapses Farmacêuticas. O evento contou com a presença dos acadêmicos de todos os semestres e de docentes do curso. “Demos as boas-vindas a todos e destacamos que a Universidade está à disposição para acompanhá-los durante o caminho para o sucesso”, destacou a coordenadora do curso, professora Chana de Medeiros da Silva.

MENU PRINCIPAL