AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Medicina

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

O biotério da Universidade de Santa Cruz do Sul tem por finalidade receber animais de laboratório para atendimento das atividades acadêmicas de pesquisa dos cursos. O objetivo do biotério é oferecer condições de avanços em pesquisas científicas, nas diversas áreas do interesse universitário. Busca estimular a pesquisa obedecendo todos os procedimentos éticos e que não causem sofrimento aos roedores. Os projetos somente poderão ser desenvolvidos, após a análise da CEUA (seja aferido se há mérito e contribuição para a ciência, se obedecem os princípios de não sofrimento animal e se a pesquisa não poderá ser desenvolvida de outras formas alternativas que dispensem o uso de animais.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2021

Área total: 43,34m²

 

 

 

 

O Laboratório de Anatomia Humana esta destinados a aulas teóricas, práticas, armazenamento e disponibilização de peças anatômicas naturais e sintéticas para uso durante as aulas de anatomia e estudos individuais dos acadêmicos.

 

Localização: Bloco 20 Salas: 2001, 2002, 2003, 2009, 2010

Área total: 207,41m²

 

 

 

 

O laboratório prioriza as atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão nos níveis de graduação e pós-graduação. É um laboratório basicamente de ensino contíguo ao Laboratório de Biotecnologia e Genética que é principalmente de pesquisa. A estrutura básica oferecida aos acadêmicos serve para que ele tenha uma formação básica na área e possa desenvolver o seu interesse científico, pois acaba vivenciando e interagindo ao longo do seu curso com as diferentes atividades desenvolvidas pelos professores pesquisadores e seus bolsistas de iniciação científica e mestrandos que desenvolvem seus projetos de pesquisa com o apoio destes laboratórios podendo assim complementar a sua formação de acordo com o seu interesse.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2016

Área total: 55,27m²

 

Utilizado, dentre outras atividades, para as aulas práticas de determinação de: triglicerídeos, glicemia, colesterol HDL e LDL, lipídios, desnaturação de proteínas,  extração de DNA, enzimas, aminoácidos, amilase, carboidratos, uroanálise, dosagem de hemoglobina glicada e eletrólitos.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2024

Área total: 65,12m²

 

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação, pós-graduação, bem como para o desenvolvimento de diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, estágios curriculares e voluntários. Dentre outras atividades, realizam-se práticas de fisiologia do sistema cardiovascular, pressão arterial, capacidade pulmonar, permeabilidade de membrana, homeostasia. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise, conforme regulamento. Utilizado também, como sala de apoio para as práticas com cobaias, aulas do Laboratório de Técnica Cirúrgica, práticas do Laboratório de Anatomia Humana, e área de estudo.

Localização: Bloco 20 Sala 2014

Área total: 66,46m²

 

 

 

 

O laboratório prioriza as atividades relacionadas à pesquisa e a extensão nos níveis de graduação e pós-graduação. Sendo utilizado também, como apoio no desenvolvimento de atividades básicas de ensino. Este laboratório funciona de forma integrada com a Laboratório Biologia Molecular e Biofísica e graças a esse estrutura integrada, podem ser desenvolvidas desde atividades de aulas práticas básicas como o isolamento e a purificação de proteínas e enzimas, extração de DNA, RNA e PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) até testes de genotipagem e caracterização molecular de organismos procariotos e eucariotos, análise de risco para doenças de predisposição genéticas, análise de expressão gênica, clonagem molecular entre outras atividades. Além disso, ensaios de genotoxicidade ambiental e humana nos quais são avaliadas as substâncias que podem causar dano ao DNA também podem ser desenvolvidas.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2017

Área total: 28,47m²

 

 

 

 

O ensino de habilidades é centrado no aluno, resgatando suas experiências anteriores e estimulando-o a estudar e aprofundar seus conhecimentos, à medida que vai tomando contato e realizando diferentes procedimentos.

Alguns princípios são importantes para o permanente e crescente estímulo aos alunos de medicina, dentre eles, a interação entre teoria e prática, visando a potencialização e o sinergismo para a adequada capacitação e realização dos procedimentos práticos.

Procurando integrar conhecimentos, habilidades e competências, o estudante é desafiado a interagir com situações cada vez mais complexas. Através de estações estruturadas, ele aprende a denominação e o adequado manuseio dos diversos materiais utilizados nos principais campos da medicina e treina, de maneira simulada, por meio da utilização de manequins, os procedimentos mais comumente utilizados na rotina médica.

  • Estações de Habilidades Semiológicas e de Comunicação
  • Estação Suporte Avançado à Vida I
  • Estação Suporte Avançado à Vida II
  • Estação Suporte Avançado à Vida Neonatal e Pediátrica
  • Estação de Acesso Vascular Periférico Central

 

Localização: Hospital Santa Cruz

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação, pós-graduação, bem como para o desenvolvimento de diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, estágios curriculares e voluntários. Dentre outras atividades realiza-se: testes rápidos e teste de ELISA para a detecção de antígenos e anticorpos, contagem de células sanguíneas, esfregaço de sangue. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise, conforme regulamento. Obs.: Futuras instalações do Laboratório Escola, em 2019.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2012

Área total: 47,14m²

 

 

 

 

O laboratório de Histologia e Patologia tem como função preparar lâminas de histologia animal, histologia bucomaxilofacial, histologia vegetal, parasitologia, patologia bucal e patologia geral. Além disso, o laboratório é responsável pelo processamento histopatológico de lesões biopsiadas na clínica de odontologia. Ainda, o laboratório dá suporte a diversos trabalhos de conclusão de curso, mestrados, doutorados, estágios curriculares e também oferece bolsas PROLAB remunerado e voluntário que contribuem com a formação dos alunos da universidade.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2022

Área total: 26,80m²

 

 

 

 

Apoiar e assessorar a comunidade acadêmica, na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, articulando-as ao processo de ensino e de aprendizagem, bem como às práticas pedagógicas.

 

Localização: Bloco 17

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação e pós-graduação, onde trabalham com o isolamento de microrganismos, técnicas de coloração, culturas bacterianas e fúngicas, análise microbiológica de alimentos, cosméticos, fármacos, água, solo, testes rápido e teste de ELISA para detecção de antígenos e anticorpos, morfologia microbiana, quantificação de DNA, contagem de células sanguíneas, observação de parasitas (ovos, cistos e larvas), antibiograma, coprocultura e outros. Bem como, para o desenvolvimento de diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, estágios curriculares e voluntários. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2019

Área total: 57,95m²

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação e pós-graduação, onde trabalham com o isolamento de microrganismos, técnicas de coloração, culturas bacterianas e fúngicas. Também são realizadas análises microbiológicas de alimentos, cosméticos, fármacos, água, solo e outros. Bem como, para o desenvolvimento de diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, estágios curriculares e voluntários. Sua estrutura física e didática proporciona os meios necessários para o desenvolvimento das atividades propostas, que proporcionam o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise.

 

Localização: Bloco 20 Salas 2015 e salas de Apoio I e II

Área total: 56,76m²

 

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação e pós-graduação, que envolvem o uso de microscópio e a sua correta utilização, onde são visualizadas lâminas permanentes e temporárias. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise, conforme regulamento.

Localização: Bloco 12 Sala 1201

Área total: 66,01m²

 

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação e pós-graduação, que envolvem o uso de microscópio e lupa. Dentre as atividades realizadas estão: visualização de lâminas permanentes, análise de microrganismos em diferentes amostras de água, coloração de mucosa oral, visualização de cortes temporários de tecido vegetal e fúngico. Estudo de animais taxidermizados. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise, conforme regulamento.

Localização: Bloco 12 Sala 1202

Área total: 66,29m²

<
 

 

 

 

 

O Laboratório de Modelos anatômicos é destinado a aulas teóricas e práticas com modelos anatômicos sintéticos e naturais.

Localização: Bloco 12 Sala 1203

Área total: 53,21m²

 

 

 

 

 

O laboratório/ambulatório é utilizado por estudantes do curso de Medicina para a realização de aulas práticas e monitorias no aprendizado de:

  • Técnicas de semiologia médica.
  • Anamnese e exame físico nos padrões necessários ao diagnóstico;
  • Entrevista médica associada ao exame físico completo.

Localização: Hospital Santa Cruz - Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina (UAA)

 

 

 

 

 

 

 

 

O laboratório de Técnicas cirúrgicas e Anestésicas é um cenário de ensino-aprendizagem no qual são adquiridas pelos alunos as habilidades fundamentais e mais importantes no tratamento de todos os tipos de ferimentos traumáticos, de lesões cutâneas, abscessos e abordagem cruenta das vias aéreas. As noções de antissepsia, assepsia e esterilização são abordadas do início ao final do período letivo. Todos os quesitos para participação do aluno em equipes cirúrgicas são treinados desde o início do semestre. As estratégias de ensino envolvem uma sequência de ações que são basicamente:

 

  • Demonstração do funcionamento do laboratório de técnica operatória, o que simula de forma fidedigna um centro cirúrgico de um hospital de porte médio;
  • Treinamento de antissepsia de mãos e antebraços, paramentação e colocação de luvas cirúrgicas;
  • Conhecimento pleno, montagem de mesa e manuseio de instrumental cirúrgico básico, incluindo colocação/retirada de lâminas de bisturi, montagem de agulhas em porta-agulha, bem como, treinamento da sinalização e passagem de instrumental entre membros da equipe;
  • Conhecimento e manuseio de diversos tipos de fios cirúrgicos;
  • Treinamento de todos nós cirúrgicos;
  • Habilidades na realização de anestesia local incluindo a escolha do anestésico e diluições;
  • Aprendizado das técnicas de sutura com pontos todos os tipos de pontos utilizados na prática médica em línguas de suínos provenientes do matadouro municipal;
  • Conhecimento de monitorização dos sinais vitais e verificação de concentração de gases sanguíneos;
  • Realização de abordagem incruenta e cruenta da via aérea superior

Localização: Bloco 20 Sala 2013

Área total: 155,28m²

 

 

 

 

O Laboratório de Zoologia é destinado para o desenvolvimento de atividades vinculadas a Projetos de Pesquisa e Extensão (graduação e pós-graduação). Dispõe sua estrutura também a atividades acadêmicas básicas na área de Zoologia, desde o recebimento de material biológico, até sua destinação nas Coleções científicos e didáticos da UNISC. Possui interligação com sala 1223, servindo de extensão do espaço físico durante o dia.

 

Localização: Bloco 12 Sala 1222

Área total: 28,75m²

 

 

Sala de aula, utilizado para aulas de graduação (principalmente à noite), bem como para atividades na área de Zoologia (TCC, Práticas, Projetos de pesquisa e extensão) ao longo do dia.

 

Localização: Bloco 12 Sala 1223

Área total: 65,73m²

 

 

 

 

O laboratório é utilizado para a realização de aulas práticas de graduação e pós-graduação, que envolvem o uso de microscópio e lupa. Dentre as atividades realizadas estão: visualização de lâminas permanentes, análise de microrganismos em diferentes amostras de água, coloração de mucosa oral, visualização de cortes temporários de tecido vegetal e fúngico, estudo de animais taxidermizados. Proporciona os meios necessários para desenvolver o conhecimento científico dos seus usuários, no exercício de suas habilidades tais como: criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, senso de crítica e análise, conforme regulamento.

Localização: Bloco 12 Sala 1204

Área total: 61,60m²

 

 

 

É um laboratório anexo ao Laboratório de Histologia e Patologia, equipado com microscópios, capelas de exaustão, baterias de coloração e diversos equipamentos que propicia aos alunos a realização de aulas práticas de técnicas histológicas e análises microscópicas de Histologia e Patologia.

 

Localização: Bloco 20 Sala 2023

Área total: 59,29m²

 

 

 

 

Consultas às especialidades médicas em 21 ambulatórios nas especialidades de pediatria, ginecologia, traumatologia, nefrologia e clínica em geral. Além dos atendimentos ambulatoriais, são realizados procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

 

Localização: Hospital Santa Cruz - Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina (UAA)

 

MENU PRINCIPAL