AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Engenharia Civil

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

Visita Técnica à Obra da Construtora Cigha - Disciplina Segurança Industrial

No dia 20 de novembro os acadêmicos matriculados na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho ministrada pela professora Letícia Diesel estiveram em visita técnica nas obras da construtora Cigha na construção do Residencial e Comercial München, onde que foi destacado os aspectos sobre segurança em um canteiro de obra.

 

 


Visita Técnica à Estação de Tratamento de Água do DMAE Moinhos de Vento - Porto Alegre.

No dia 18 de novembro, os alunos da Engenharia Civil e Ambiental visitaram a Estação de Tratamento de Água do DMAE Moinhos de Vento, em Porto Alegre, acompanhados do Professor Adilson Becker Jr. Lá foi possível observar na prática o tratamento de água e detalhes importantes no dimensionamento e operação destes sistemas.  Além disso, conhecer um ponto histórico da nossa Capital, mergulhando no início do sistema de água no século passado. A ETA tem capacidade para tratamento de 2000 litros por segundo de água e mantém-se em plena operação com um sistema muito bem concebido.
 

 

 


Visita Técnica a Usina Hidrelétrica do Itaipu.

Nos dias 23 e 24 de setembro acadêmicos do curso de Engenharia Civil acompanhados dos professores Cícero Pimentel Correa e Letícia Diesel, estiveram visitando a Usina Hidrelétrica de ITAIPU BINACIONAL em Foz do Iguaçu / PR, onde seguiu a seguinte programão:  Na chegada um filme institucional visitas às áreas externas e internas, passagem pelo canal da Piracema, mirante central, barragem Principal (Catedrais), com vista do leito original do rio Paraná, sala de despacho de carga (SDC), sala de controle central (CCR), Hall dos geradores, eixo da unidade geradora, crista da barragem.  Nesta oportunidade, visitaram também uma das sete maravilhas da natureza – Cataratas do Iguaçu /PR.

 

 

 


Visita Técnica a obra da VÊNETO Empreendimentos Imobiliários

UNISC e SINDUSCON parceiros na formação de profissionais de qualidade! 
No dia 03 de junho foi realizada uma visita técnica ofertada pela disciplina de Construção I do curso de Engenharia Civil ministrada pelo professor Ricardo Glauche nas obras da construtora Vêneto Empreendimentos  Imobiliários.
Segue os registros:
 
 

Visita Técnica a empresa CORSAN de Santa Cruz do Sul

No dia 28 de novembro, os alunos da disciplina de Saneamento para Engenharia Civil I visitaram as instalações da Corsan em Santa Cruz do Sul, sob acompanhamento do Prof. Adilson Becker Jr e orientações do Coordenador Operacional da Corsan Eng. Geraldo Fontoura e Maria Beatriz Wenzel. Na oportunidade, visitaram a Estação de Tratamento de Água, bem como a nova ETA compacta, instalada neste ano e em operação atualmente para aumentar capacidade de tratamento de água, em virtude da demanda crescente de água na cidade. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) da Corsan, instalação pioneira na região que permite o acompanhamento, gestão e operação de todo o Sistema de Abastecimento de Água em Santa Cruz do Sul, em tempo real, desde controle de bombas de recalque, válvulas redutoras de pressão, nível de reservatórios da cidade e acompanhamento de pontos críticos de pressão na rede de abastecimento de água.  

 

 


Visita Técnica as Obras do Condomínio Parque Europa em Santa Cruz do Sul

No dia 21 de maio os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, estiveram visitando a “Obras do Condomínio Parque Europa em Santa Cruz do Sul”, no momento foi abordado os temas de execução de estaca raiz em terreno raso (pouco intemperizado) embutidas na rocha de basalto. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Leandro Olivio Nervis sendo que, a atividade está vinculada as disciplinas de Fundações e Obras de Terra.

 

 

 


Visita Técnica na EPTC e TRENSURB na cidade de Porto Alegre

Na sexta-feira do dia 20/04/2018 os alunos do curso de engenharia civil, da disciplina de Introdução aos Transportes da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) realizaram duas visitas técnicas na cidade de Porto Alegre para conhecer o sistema de mobilidade da EPTC e TRENSUB.

Na manhã os alunos foram recepcionados na EPTC pelo Diretor de operações, Fábio Berwanger Juliano, tiveram uma palestra técnica com o engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim e um debate em educação com os agentes Diego Marques e André Rabello, houve também visita à central de controle do monitoramento da mobilidade, com informações do gerente da área, Paulo Ramires. Toda a visita também foi acompanhada pelo assessor institucional Aldo Borges.

No período da tarde os alunos foram recepcionados na TRENSURB, recebidos pelos Engenheiro Civil, Eng. Ambiental e Eng. Eletricista responsáveis pelo sistema de trens, conheceram o sistema de controle e monitoramento em tempo real e visitaram o aeromóvel, com explicação do seu funcionamento e infraestrutura.

 

 

 


Visita Técnica na empresa Eliane Revestimento Cerâmicos e nas obras de MAX PLAZA e  Residencial Brasil

Nos dias 12 e 13 de abril, os professores Leticia Diesel e Cícero Corrêa acompanharam os acadêmicos das disciplinas de Materiais de Construção I (Engenharia Civil) e Tecnologia da Construção III (Arquitetura e Urbanismo) em visitas técnicas em industrias e obras da construção civil.

A primeira visita técnica, realizada no dia 12 de abril, foi na Fábrica de Revestimentos Cerâmicos Eliane, no município de Cocal do Sul – SC, em que foram apresentadas as novas tendências e especificações técnicas de revestimentos cerâmicos para obras na construção civil.

No outro dia, durante a manhã foi realizada a visita técnica no Empreendimento Maxplaza da Construtora Melnick, em Canoas. Nessa obra o objetivo foi que os acadêmicos acompanhassem os diversos sistemas e técnicas construtivas, organização do cronograma e das soluções arquitetônicas sobre multifuncionalidade do empreendimento que consiste em torres dividas em hotel, comercial, área da saúde e residencial, ambos com conceito de alto padrão.

Na parte da tarde a obra visitada foi o Residencial Brasil da Viezzer Engenharia, também no município de Canoas, no sistema construtivo em alvenaria estrutural, diferente da obra anterior que era em concreto armado. Como são quatro torres, os acadêmicos puderam acompanhar vários estágios e processos de execução do empreendimento.

“Acadêmicos visitam o sistema de captação de água bruta no Rio Pardinho, e a Estação de Tratamento de Água CORSAN de SCS”

 

 

No dia 22 de Novembro, os alunos da Engenharia Ambiental e Engenharia Civil visitaram o sistema de captação de água bruta no Rio Pardinho, e a Estação de Tratamento de Água CORSAN de Sta Cruz do Sul, acompanhados do Prof. Adilson Moacir Becker Jr. pela disciplina de Hidráulica. Os alunos foram recebidos por Maria Beatriz Wenzel, responsável da CORSAN, que acompanhou a visitação e explicou os detalhes desde o sistema de captação de água, reservação de água no lago dourado, tratamento na ETA e posterior distribuição na rede de água da cidade. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar na prática a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula referente a disciplina de Hidráulica.


Visita Técnica FG EMPREENDIMENTO e DOCOL METAIS SANITÁRIOS

Entre os dias 15 a 18 de novembro acadêmicos do curso de Engenharia Civil, estiveram visitando uma obra em construção e conhecendo os seus processos construtivos, o edifício residencial Olympo Tower, com 44 pavimentos da construtora FG EMPRENDIMENTOS na cidade de Balneário Camboriú / SC. Os acadêmicos também estiveram conhecendo os processos e produtos da empresa DOCOL Metais Sanitários na cidade de Joinville / SC, acompanhados pelos professores Cicero Pimentel Correa e Letícia Diesel.

 

 
 

Visita Técnica a Usina Hidrelétrica do Itaipu e Obras da Usina do Baixo Iguaçu

Entre os dias 30 de agosto a 03 setembro acadêmicos do curso de Engenharia Civil, estiveram visitando a Usina Hidrelétrica de ITAIPU BINACIONAL em Foz do Iguaçu / PR, acompanhados dos professores Leandro Nervis e Letícia Diesel. Nesta oportunidade, também foi realizada uma visita técnica na obra da construção da UHE - Usina do Baixo Iguaçu em Capanema /PR da construtora ODEBRECHT, cujo acompanhamento se deu pelo engenheiro responsável pela execução da obra Giancarlo Pedro, onde que expôs todos os processos construtivos da Usina. 

 

Visita Técnica München Open Mall & Residence

 

Os alunos do Curso de Engenharia Civil participaram na tarde do dia 29 de maio de uma visita técnica na obra do München Open Mall & Residence, localizada no centro de Santa Cruz do Sul, sendo está, organizada pela disciplina Higiene e Segurança do Trabalho. A visita teve como objetivo verificar as ações de segurança do trabalho aplicadas em obras de construção civil.

Acompanhados pelo engenheiro de segurança Marco Aurélio e pela técnica de Segurança do Trabalho Elaine Nogueira e pela Elis Regina Klock da área de Marketing e relacionamento os alunos realizaram a atividade proposta pela Profª Leticia Diesel.

Através da observação dos locais de trabalho e do contato com profissionais da área, foi possível a aplicação dos conceitos apreendidos em sala de aula de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

 

Visita a uma obra de contenção para a implantação de dois subsolos

Trata-se de uma contenção em parede diafragma com reforço através da execução de 3 linhas de tirantes provisórios. A obra localiza-se em Canoas-RS, onde será implantado um edifício comercial. Na oportunidade da visita estavam sendo executados os tirantes, os quais ficavam inseridos integralmente em solo e a perfuração era realizada por processo de jateamento d'água.

   

 

Usina de Reciclagem

No dia 27 de março de 2017, os alunos da disciplina de Engenharia Ambiental dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação e Arquitetura e Urbanismo da UNISC, acompanhados da professora Rosí Cristina Espindola da Silveira estiveram visitando a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos (UTRS) e Galpão de Reciclagem (GR) de Santa Cruz do Sul. Ambos estabelecimentos estão sob a responsabilidade da COOMCAT – Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul, a qual também é responsável pela coleta seletiva solidária (CSS) em 9 bairros da cidade, além de estar articulada com outras cooperativas da região formando uma rede de catadores. A UTRS recebe todos os resíduos da coleta convencional do município, realizada por uma empresa contratada, onde é feita a triagem para fim de reciclagem de uma pequena parcela dos mesmos, sendo a sua maioria disposta em frente à uma precária estação de transbordo e transportada para o aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão. Esse transporte rodoviário também é realizado pela empresa que faz a coleta convencional (orgânico e rejeitos), inclusive a coleta dos resíduos despejados nos conteiners da área central da cidade. Já o GR recebe apenas os resíduos da CSS, a qual é realizada pelos catadores credenciados na coleta porta a porta através de seus carrinhos, ou pelo caminhão gaiola de propriedade da COOMCAT. Na UTRS os alunos foram recepcionados pela Ângela e no GR pela Vera, ambas lideranças da cooperativa. Elas ministraram palestra e orientaram as visitas.

   

   

 

 

ITAIPU BINACIONAL

No dia 11 de maio foi o dia dos acadêmicos do Curso de Engenharia Civil conhecer as dependências de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a maior em produção de energia atualmente: a ITAIPU BINACIONAL.

Foi possível ver de perto o eixo de uma das turbinas, bem como o barramento, o lago formado, as salas de comando e controle da produção o laboratório de tecnologia do concreto da usina entre outros departamentos.

E ainda, os acadêmicos do Curso puderam conhecer uma das maravilhas do mundo as Cataratas do Iguaçu.

 

 

 

 

MENU PRINCIPAL