16/10/2015 - VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional

Globalização em Tempos de Regionalização – Repercussões no Território

O Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional é um evento bianual, promovido pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual. A partir de 2002, quando foi realizada a sétima edição nacional, o evento adquiriu abrangência internacional, com periodicidade bianual, através das edições de 2004, 2006 e 2008. O V Seminário Internacional foi realizado em 2011 e teve como tema CEPAL – 60 Anos de Desenvolvimento na América Latina e o VI Seminário foi realizado em 2013, tendo como tema Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional.

A sétima edição, que ora apresentamos, terá como tema Globalização em Tempos de Regionalização – Repercussões no Território e contará com a participação de palestrantes/pesquisadores de Instituições brasileiras, além de convidados da Argentina, do México, da França, de Portugal, entre outros. Quatro mesas redondas, abordando os temas Ações Coletivas em Dinâmicas Regionais;  A institucionalização dos processos de regionalização; A dimensão multiescalar do Desenvolvimento Regional – o papel do Estado; e Construção de conhecimento em Desenvolvimento Regional – aportes teórico-metodológicos, orientarão as reflexões ao longo do evento.

Dentre os objetivos do evento destacam-se:

- Disseminar conhecimentos produzidos na área do Desenvolvimento Regional, promover o intercâmbio entre pesquisadores de Instituições Brasileiras e destes com pesquisadores de Instituições de outros países, além de aproximar recém-graduados e pesquisadores/profissionais de outras áreas do conhecimento ao debate sobre temas relacionados ao Desenvolvimento Regional.

- Proporcionar o debate e a análise do processo de globalização, enfatizando movimentos de resistência, enquanto expressões de espacialidades e temporalidades particulares, que se manifestam no território através da regionalização;

- Oportunizar a divulgação de novos conhecimentos produzidos na área do Desenvolvimento Regional, através da apresentação de Comunicações de Pesquisa pelos participantes do evento;

- Promover a interação e a troca de experiências entre docentes/pesquisadores e alunos/pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Universidades brasileiras.

Para discutir o tema Globalização em Tempos de Regionalização – Repercussões no Território,  parte-se da constatação de que a  Globalização, enquanto processo, vem promovendo a homogeneização das formas do que e do como produzir, do que consumir, vem homogeneizando os destinos turísticos, os hábitos alimentares, os saberes e os sabores envolvidos nesse processo.

Nesse sentido a Globalização é um movimento uno e único, concatenado, de certa forma até previsível, que vai cegando a nossa capacidade de ler a realidade como expressão da diversidade, diversidade que revela acúmulos de tempo próprios, formando arranjos territoriais diversos no território, que nós definimos como regiões.

Globalização em Tempos de Regionalização - Repercussões no Território, fala do movimento que tensiona a realidade atual – fala da força dos movimentos que homogeneízam e da força dos movimentos que resistem, que reagem, que se organizam e se reorganizam;

Fala da força dos movimentos que, ao homogeneizarem, generalizam, a partir de modelos interpretativos padronizados, amplamente validados, e da força dos movimentos que, ao reconhecerem a diversidade, afirmam as regiões como expressões de arranjos particulares carregados de tempos diversos no território.

Assim, a relevância científica do evento se expressa na análise desses movimentos e na concretude que assumem, nas suas dimensões temporais e espaciais.

Com a realização do VII SIDR pretende-se contribuir com o debate sobre temas relevantes da área do Desenvolvimento Regional, uma vez que o evento reúne pesquisadores de diversas regiões do país e do exterior, voltados ao tema. Ênfase especial recai sobre os Programas de Pós-Graduação da área, vinculados à Rede de Pesquisa do Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR, o qual também realizará sua reunião anual, por ocasião do evento.

A contribuição dos palestrantes, bem como os artigos apresentados pelos participantes, serão publicados nos Anais do evento, disponibilizados em formato on line. Além disto, os textos das palestras e os melhores trabalhos de comunicações de pesquisa serão publicados em forma de coletânea (impressa).

Media Center