AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Engenharia de Produção

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

Palestra com Ambev  
No mês de setembro de 2019 alunos do curso de Engenharia de Produção participaram de um evento com com membros do time da Cervejaria Ambev de Santa Cruz do Sul. Foi explicado como funciona toda a estrutura da unidade, focando principalmente na estrutura logística, e também sobre o programa de estágio para 2020.

 


VISITA AO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA AFUBRA

Visita Centro de Distribuição da Afubra realizada no dia 18/09/19 com alunos da turma de Logística e Distribuição do curso de Engenharia de Produção da Unisc. Foram apresentadas as instalações da empresa e explicado a forma de operação do CD. Foram feitas demonstrações dos equipamentos de movimentação e explicadas as diferenças entre equipamentos similares mas de marcas e modelos diferentes.

 


Engenharia de Produção visita GAM


Em 21/08/19 alunos da disciplina de Logística e Distribuição do curso de Engenharia de Produção, acompanhados do Prof. Rafael Guedes, visitaram a Distribuidora de Medicamentos GAM. Foram apresentadas as instalações da empresa onde os alunos puderam conhecer o processo de movimentação e armazenagem, separação/picking, conferência e controles aplicados ao processo logístico.

 

 

 

 


Engenharia de Produção e a cocriação a partir de problemas reais

 

No dia 27 de agosto, alunos da disciplina de Gestão e Tecnologia da Inovação, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pela professora Liane Mahlmann Kipper, visitaram a empresa Mercur de Santa Cruz do Sul.

Segundo a professora, a disciplina possibilita aos estudantes o contato com planejamento e desenvolvimento de soluções inovadoras, sendo que um dos desafios será um processo de cocriação a partir de problemas reais propostos pela empresa, com intuito de fomentar o desenvolvimento de melhorias ou soluções para geração de produtos, serviços ou metodologias.  


Engenharia de Produção participa do IV Sigepro

Alunos e professores do curso de Engenharia de Produção da Unisc estiveram presentes no IV Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (Sigepro), ocorrido no dia 17 de agosto, na UCS (Caxias do Sul). O Sigepro é organizado por estudantes e vem se consolidando entre os maiores eventos da área no Sul do Brasil, sendo uma excelente oportunidade para compartilhar experiências, adquirir conhecimentos e aumentar a rede de contatos.


Engenharia de Produção no Rotary Day 

O curso de Engenharia de Produção da Unisc e o Projeto Re-Inventar estiveram presentes no Rotary Day, evento que ocorreu sábado, 29 de junho de 2019, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, numa promoção dos quatro clubes de Rotary International de Santa Cruz do Sul, da Casa da Amizade, do Rotaract e do Interact.

 


Aula de Empreendedorismo da Engenharia de Produção

Alunos da turma de Empreendedorismo (Prof. Silvio Ferreira) do curso de Engenharia de Produção da Unisc realizaram atividades no Espaço de Conworkin Lote 779. Uma aula diferente de um Curso que se destaca por ser diferente!

 

Engenharia de Produção em visita à John Deere

 

No dia 29 de maio, acadêmicos do curso de Engenharia de Produção visitaram a fábrica da John Deere, em Montenegro. Acompanhados pelo professor Jorge André Ribas Moraes, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das fábricas mais modernas instaladas no Rio Grande do Sul. A ação faz parte de um portfólio de visitas que o curso realiza todos os semestres.


Engenharia de Produção realiza relato de experiência na 3ª International Week

 

Alusiva à programação da 3ª International Week da Unisc, o curso de Engenharia de Produção realizou, no dia 4 de junho, a atividade Relato de Experiência Internacional, com o acadêmico do curso Ezequiel Kaufmann e com o Engenheiro Gabriel Loebens. Ezequiel fez intercâmbio no Canadá e Gabriel foi para o EUA enquanto estudavam no curso. O evento mostrou a importância que uma experiência fora do país pode agregar ao currículo profissional e pessoal. 


Cervejaria Ambev palestra para Engenharia de Produção

 

Na noite de 15 de maio, acadêmicos do curso de Engenharia de Produção participaram de uma bate-papo com gerentes e supervisores da Cervejaria Ambev - unidade Santa Cruz do Sul. Além de compartilhar um pouco a história, cultura e princípios da Companhia, os convidados também falaram sobre as oportunidades que o profissional de Engenharia de Produção pode ter dentro empresa. 

 


Visita Técnica a empresa TRAMONTINA 

No dia 07/05/19 os alunos do curso de Engenharia de Produção da Unisc realizaram uma visita técnica na empresa Tramontina na cidade de Carlos Barbosa. Além de visitar toda a estrutura fabril da empresa, conheceram também como funciona o Sistema de Gestão Ambiental implantado. Os alunos foram acompanhados do Prof. Jorge André Ribas Moraes. Conforme o coordenador do curso, Prof. André Luiz Emmel Silva, "visitas técnicas são realizadas todos os semestres, e propiciam aos estudantes a oportunidade de contato com o meio industrial onde podem observar na prática os conteúdos estudados em sala de aula".

 

Engenharia de Produção proporciona um Bate-Papo com Especialistas em Gestão de Projetos

Com o objetivo de proporcionar aos alunos condições de conhecer os conteúdos sobre Gestão de Projetos, desenvolvendo o seu senso crítico para desempenhar atividades nas organizações, foi promovido no dia 11/04/2019 um Bate Papo com quatro especialistas em Gestão de Projetos. Os especialistas trataram de assuntos importantes na gestão de projetos como por exemplo: Planejamento e controle de projetos na prática, métodos ágeis, como funciona um escritório de projetos e gestão de projetos na área da saúde.

Segundo a professora do curso de Engenharia de Produção, Dra. Liane M. Kipper, o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) comenta que atualmente mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido na execução dos mais distintos tipos de projetos. Isso significa que 12 trilhões de dólares de toda a riqueza mundial são gastos com o esforço de melhorar, criar ou construir algo, por meio da gestão de projetos. O PMI também indica que existem cerca de 500 mil profissionais certificados em 185 países, mas mesmo assim, faltam pessoas qualificadas para atuar na gestão de projetos tão importante no contexto da transformação digital.

 

Palestrantes:

João Azevedo - Agile Coach, fundador do Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA), atualmente trabalha no banco Dell com implantação SFDC nos EUA e Europa.

Fabrício Izaguirre Mendes - Planejador de CapEx LA&C, Mestre em Sistemas e Processos Industriais, e Engenheiro de Produção

Michele Braum - Coordenadora do Escritório de Projetos da UNISC, Mestre em Direito.

Cátia Milena Lopes - Gerente de Projetos – MV S/A, e Consultora de Projetos em Gestão em Saúde, Doutora em Engenharia de Produção.

 

Visita técnica a Hbier Garten

Os acadêmicos da disciplina de Sistema Produtivo do curso de Engenharia de Produção, visitaram no dia 05 de dezembro de 2018 a empresa Hbier Garten de Santa Cruz do Sul, acompanhados pelo professor Jorge André Ribas Moraes. Além de conhecer as instalações realizaram um workshop de encerramento.


Visita técnica as empresas Portobello e Docol Metais Sanitários

Os acadêmicos da disciplina de Planejamento e Controle de Produção II do curso de Engenharia de Produção, visitaram nos dias 08 e 09 de novembro de 2018 as empresas Portobello (Tijucas/SC) e Docol Metais Sanitários (Joinville/SC), acompanhados pelo professor André Luiz Emmel Silva.
Atualmente a Portobello é a maior empresa de cerâmicas do Brasil, atendendo além do mercado interno, vários países dos cinco continentes, e a Docol Metais Sanitários é uma das líderes do segmento no Brasil e exporta para mais de 40 países, também nos cinco continentes.


Visita ao Centro de Distribuição da Afubra

Alunos da disciplina de Logística e Distribuição do Curso de Engenharia de Produção em visita ao Centro de Distribuição da Afubra, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul. Visita realizada no dia 12/11/18, acompanhados pelo Prof. Rafael Guedes de Azevedo. O grupo conheceu todo o processo logístico, as instalações, sistemas de armazenagem e movimentação do CD.  


Visita Técnica a Siemens Iriel  

No dia 24/10/18 os alunos das turmas de Engenharia de Qualidade e Sistemas Produtivos do curso de Engenharia de Produção da Unisc realizaram uma visita técnica na Siemens Iriel na cidade de Canoas. Além de visitar o parque fabril da empresa, conheceram também como funciona o sistema de qualidade que a empresa possui. Os alunos foram acompanhados dos professores Letícia Diesel e Jorge André Ribas Moraes.


Visita a Distribuidora de Medicamentos GAM

Alunos da disciplina de Logística e Distribuição do curso de Engenharia de Produção da Unisc visitaram em  23/10/18 a Distribuidora de Medicamentos GAM. Acompanhado do Prof. Rafael Guedes de Azevedo, conheceram a história da empresa e tiveram contato com os processos de armazenagem, separação/picking e todo o sistema de movimentação da GAM.


Visita a MERCOPAR

No dia 03 de outubro de 2018, acadêmicos da Engenharia de Produção da Unisc, acompanhado do Professor Fernando Sansone, visitaram a 27ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul. A Mercopar é hoje um empreendimento consolidado, que ocupa um espaço importante no setor industrial brasileiro, e uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. Para os acadêmicos, é uma oportunidade para ter contato com novas tecnologias, que estão ou estarão presente em nossas industrias.


Acadêmico da Engenharia de Produção realizou estágio na Argentina

Três estudantes dos cursos das Engenharias da Unisc estiveram na Argentina, no período de 9 de julho a 7 de agosto, para a realização de estágios, bem como para visitas e outras atividades, desenvolvidas em parceria com a Universidad Tecnológica Nacional de San Rafael (UTN). Os acadêmicos Amanda Sehn (Engenharia Civil), Cássio Guilherme Battisti (Engenharia de Produção) e Gabriel Ribeiro Segatto (Engenharia Agrícola) participaram do intercâmbio resultante de um convênio firmado entre a Unisc e a UTN, que permite a mobilidade acadêmica para estágios.  

Para a chefe do Departamento de Engenharia e Ciências Agrárias, Letícia Diesel, estágios como esse são sempre importantes para a formação. “Esse processo de aprendizado em que o aluno vivencia experiências profissionais contribui para a fluência de outro idioma, além do amadurecimento, agregando conhecimento e se tornando importante para o  seu futuro profissional e para a sua vida pessoal”, salientou.

"Realizar um intercâmbio é ter a chance de se conhecer melhor, poder viver e crescer através das novas e distintas experiências. Nestes 30 dias que vivi outra cultura, conheci novas pessoas, me habituei a outra língua e pude obter experiências profissionais através do estágio, tenho a certeza de que cresci muito como pessoa e também como profissional (AMANDA SEHN - Engenharia Civil).

“A vivência em um outro país faz com que tenhamos a necessidade de nos adaptarmos a um novo idioma, a novas culturas e hábitos. Foi um período desafiador e de um grande aprendizado. Tive o privilégio de estagiar em uma grande empresa, que me deu todos os suportes necessários para poder aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aliar com a prática. É gratificante saber que pude deixar minha contribuição neste período de trabalho e voltar com uma experiência a mais” (CÁSSIO GUILHERME BATTISTI-Engenharia de Produção).


Acadêmicos de Gestão da Tecnologia e Inovação visitam a MERCUR

No dia 29 de junho os acadêmicos da disciplina de Gestão da Tecnologia e Inovação do curso de Engenharia de Produção foram visitar o LAB da Mercur- Laboratório de Inovação Social. Foram recebidos pelo Sr João Vogt que coordena as atividade do LAB. A Mercur é uma empresa que está na vanguarda de novos modelos de gestão e o seu LAB funciona como um desenvolvimento de produtos em cocriação com as pessoas que tem uma necessidade,ou seja, em contato direto com as pessoas e a sociedade.
 


Engenharia de Produção visita espaço de Coworking - Lote 779

Na noite do dia 21 de junho, acadêmicos da disciplina de Empreendedorismo para Engenharia, acompanhados do professor Silvio Cesar Ferreira da Rosa, realizaram uma atividade no Lote 779 com o objetivo de conhecer um modelo de Coworking e saber a estruturação do plano de negócios deste empreendimento. 

 

 

 

"Roda de conversa com a franqueada da Arezzo"

 

Na noite do dia 12 de junho, junto a disciplina de Economia Industrial foi realizada uma "Roda de Conversa" sobre alianças Estratégicas. A convidada foi a empresária da Franqueda da Arezzo, Nicole Battisti.  

 

VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP)

Entre os dias 23 e 25 de maio de 2018, o acadêmico Fabricio Heck do curso de Engenharia de Produção participou do VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), na cidade de Salvador, BA. No evento, foi apresentado o trabalho intitulado "Sistemas de produção e tecnologias limpas: aproveitamento de águas da chuva na construção civil" orientado pelo professor Jorge André Ribas Moraes. O evento teve como tema a Influência da indústria 4.0 nos atuais sistemas de produção, e seus impactos na economia e na sociedade.

 

 

 


Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção visitam quatro empresas na Serra Gaúcha

Entre os dias 24 e 26 de maio alunos do curso de Engenharia de Produção da UNISC estiveram na serra gaúcha acompanhados do professor Daniel Augusto Hoppe visitando e aprendendo muito com empresas importantes da região. As pautas foram relacionadas com as disciplinas de Engenharia do Produto, Gestão de Projetos e Informática aplicada a Engenharia. Tudo relacionado com a gestão das informações e organização dos projetos para o desenvolvimento de novos produtos. As primeiras três visitas foram em empresas do ramo da moda, que dependem de uma agilidade incrível para entender as tendências de mercado, projetar as novas coleções e lançar os produtos com a maior assertividade e no menor tempo possível. O pessoal da Anselmi de Farroupilha nos recebeu com muito carinho, apresentando todo o processo de produção e a gestão que tornou uma empresa familiar em uma das maiores malharias do país. Em seguida, na Grendene, podemos debater por horas sobre o método de coordenação de projetos de desenvolvimento de calçados injetados, baseado em Stage Gates, com profissionais altamente qualificados. A empresa também de Farroupilha é uma das pioneiras nos investimentos na indústria 4.0 no país, tendo como grande parceira nesse projeto a poderosa Siemens. A terceira empresa do ramo da moda foi a Dakota, localizada em Nova Petropolis. Lá podemos conhecer todo o processo produtivo de calçados femininos de couro e com insumos poliméricos, verificar os processos de inspeção e garantias da qualidade nos laboratórios de testes de produtos e também debater as estratégias de lançamentos dos produtos. Por fim, a ultima empresa visitada foi de outro ramo, uma vinícola. Conhecemos e debatemos por algumas horas o processo de fabricação de suco, vinhos e espumantes, bem como todos os parâmetros de controle químico e biológico importantes para a produção de bebidas de alta qualidade. A viagem de estudos, que deve seguir ocorrendo anualmente, foi considerada por unanimidade uma oportunidade ímpar de aprendizado e integração, valiosa para a formação desses futuros Engenheiros.

 

 

 


Acadêmicos da disciplina de Gestão da Manutenção visitam instalações do McDonald's

Acompanhados pelo professor Fernando Sansone, os alunos da disciplina de Gestão da Manutenção, do curso de Engenharia de Produção, visitaram as instalações do McDonald's de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 09 de abril e teve como objetivo conhecer o processo de manutenção e a gestão dos equipamentos de uma das maiores redes mundiais de fast food.


Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção visitam o Parque Eólico de Osório

No dia 26 de abril de 2018, alunos do curso de Engenharia de Produção e os Mestrandos e Doutorandos do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UNISC visitaram o Complexo Eólico de Osório acompanhados pelos docentes Jorge André Ribas Moraes e Diosnel Antônio Rodriguez Lopez. Na ocasião o instrutor da ENERFIN - administradora do Complexo, falou aos alunos e docentes sobre a importância da Gestão Ambiental e como o uso de Tecnologias Limpas podem contribuir para a geração de energia no nosso estado.

 

“Acadêmicos da Engenharia de Produção visitam a empresa ECOCITRUS”

No dia 23 de abril, as turmas dos cursos de Engenharia de Produção, Química Industrial e Engenharia Química visitaram as instalações e os processos da Ecocitrus, no município de Montenegro/RS. Na visitação à agroindústria foi possível observar e infraestrutura de processamento de frutas para elaboração e óleos essenciais e sucos e também conhecer, através da explanação do Sr. Ernesto Kasper, a bela história da cooperativa na produção de frutas cítricas orgânicas e as certificações nacionais e internacionais. Já na usina de compostagem pode-se observar a transformação de resíduos sólidos e líquidos em biofertilizantes e biogás. A atividade está integrada a disciplina de Ciência e Tecnologia Ambiental, do curso de Eng. de Produção.


Engenharia de Produção promove ação solidária

No dia 22 de março de 2018 o curso de Engenharia de Produção realizou a doação de material escolar à EMEF Guilherme Hildebrand, localizada no bairro Progresso em Santa Cruz do Sul. A arrecadação ocorreu durante a Ação Solidária desenvolvida em parceria com os cursos de Administração, Gastronomia e Nutrição. Além desta, mais duas atividades ainda estão em andamento: assessoria na elaboração de um projeto de conscientização ambiental e oficinas de reaproveitamento de alimentos para pais de alunos." As atividades foram alusivas a celebração dos 25 anos de existência da Universidade, onde ações comunitárias foram realizadas.

 


 

Cursos de Engenharia da Unisc em intercâmbio na Argentina

 

 

Um grupo de 29 acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unisc, acompanhados pelos professores Rafael Guedes de Azevedo, Silvio Cesar Ferreira da Rosa e das funcionárias Daniele Roesch e Taismara Diana Scherer, estão participando de um intercâmbio na Universidad Tecnológica Nacional de San Rafael (UTN), em Mendoza (Argentina).

O grupo saiu de Santa Cruz do Sul no dia 27 de janeiro e retorna no dia 8 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão visitas técnicas em Secadero de Frutas, Bodegas, Fábrica de Azeite de Oliva, Plantação de Oliveiras, Distintas Usinas Hidrelétricas (Los Reyunos, Nihuiles), assim como aulas temáticas/teóricas em língua espanhola, frutas secas, usinas hidrelétricas, astronomia, engenharia e gestão, critério de decisão, sistemas de irrigação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e patrimônio cultural.

O convênio entre a Unisc e a UTN iniciou em 2007 e vem se fortalecendo a cada ano, proporcionando aos alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul e da UTN conhecimentos e vivências culturais de relevância à formação acadêmica e cidadã pelas relações criadas durante a viagem.

Esse intercâmbio técnico é organizado anualmente pelos cursos de Engenharia da Unisc, proporcionando ao acadêmico o contato com o ambiente real de outro país e cultura, diferentes costumes, idioma e organização, tornando-se, assim, um diferencial na sua formação.

*Publicado por Josemar Santos


Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção visitam as empresas Docol e Karsten em SC

Docol

 

Karsten

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, acadêmicos da disciplina de Planejamento e Controle da Produção II, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor André Luiz Emmel visitaram as fábricas da Karsten, em Blumenau (SC), e da Docol Metais Sanitários, em Joinville (SC).

A Karsten é uma das maiores indústrias de cama, banho, mesa e tecidos de decoração no Brasil. Já a Docol Metais Sanitários é uma das líderes do segmento no Brasil, exportando para mais de 40 países em todos os continentes, e conta com um parque fabril de 720.000 m².

“Todos os anos dezenas de visitas são realizadas, proporcionando ao acadêmico o contato com o ambiente real de uma empresa, sua dinâmica e organização. Empresas da região, de fora do Estado e de países vizinhos fazem parte do roteiro de visitas do curso", destacou o coordenador do curso, André Emmel.


Acadêmicos da Engenharia de Produção visitam a Philip Morris

Acompanhados pelo professor Fernando Sansone, os alunos da disciplina de Gestão da Manutenção, do curso de Engenharia de Produção, realizaram uma visita à empresa Philip Morris de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 20 de novembro e teve como objetivo conhecer o setor de planejamento e controle de manutenção, bem como alguns equipamentos utilizados no processo.

*Publicado por Josemar Santos


Acadêmicos de Engenharia de Produção visitam a empresa GAM

Fotos: Divulgação

 

 

Estudantes da disciplina de Logística e Distribuição, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor Rafael Guedes de Azevedo e divididos em duas turmas, visitaram, nos dias 18 e 25 de outubro, a empresa GAM, distribuidora de produtos farmacêuticos, localizada em Santa Cruz do Sul. O grupo foi recebido e acompanhado pelo gerente de Logística do turno da noite, Haroldo Cardoso Corrêa.

A apresentação começou com vídeo institucional e uma breve explicação sobre a empresa, sua história e áreas de atuação. Em seguida, os acadêmicos visitaram as dependências da GAM e conferiram todo o sistema de movimentação, armazenagem, separação dos materiais e preparação dos pedidos para remessa. Ao final da visita, os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes


Estratégia Empresarial 

 

Na disciplina de Economia Industrial ministrada pela professora Rejane Alievi foi realizada palestra com os Coordenadores da Empresa Mercur, João Vogt (setor de inovação) e Antonio Bechueti (setor de produção). O tema abordado foi sobre a trajetória de crescimento da empresa Mercur e estratégias de mercado quanto à diversificação e diferenciação dos produtos. O evento ocorreu na terça-feira a noite, 24 de outubro de 2017, e os alunos gostaram muito do conteúdo apresentado pelos palestrantes, pelo aprendizado e troca de conhecimento.


Foto: Divulgação

 

Entre os dias 19 e 22 de outubro, pela terceira vez neste ano, os alunos do curso de Engenharia de Produção participaram de mais uma etapa da Stock Car 2017 no circuito de Tarumã, em Viamão. As outras duas participações foram no Velopark e em Santa Cruz do Sul.

Segundo o professor Fernando Sansone de Carvalho, a Unisc é a única Universidade convidada para que os acadêmicos trabalhem junto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) nos circuitos do Rio Grande do Sul. Os estudantes realizam trabalhos de pesagem de carros e pilotos, lacração de pneus, controle de saída de box e observação de dentro dos boxes do cumprimento do regulamento durante a corrida, ocupando o cargo de auxiliar técnico dos comissários.

A parceria com a CBA teve início na etapa de Santa Cruz do Sul, em 2012, e, aos poucos, foi expandindo a atuação para abranger todas as etapas do Estado neste ano.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

Engenharia de Produção coleta amostras de água no Rio Pardinho

Divulgação

 

No dia 21 de outubro, a turma da disciplina de Ciências e Tecnologia Ambiental, do curso de Engenharia de Produção, acompanhada pelo professor Adilson Ben da Costa, realizou atividade de campo. O objetivo foi a coleta e a análise de amostras para determinar a qualidade da água do Rio Pardinho em três pontos: Balneário Passo das Pedras, Balneário Panke e Balneário Engelmann.

As informações coletadas serão usadas para redigir um relatório de qualidade da água, em função da Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Índice de Qualidade da Água (IQA). 

*Publicado por Felipe Nopes

 

Foto: Divulgação

 

Acadêmicos da disciplina de Logística e Distribuição, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor Rafael Guedes de Azevedo, visitaram, no dia 27 de setembro, a empresa Fruki, no município de Lajeado (RS). O grupo foi recebido pelo analista de processos da Bebidas Fruki S.A., João Líbio.

A apresentação começou com a explanação da história da empresa e da linha de produtos. Líbio apresentou o processo logístico da Fruki e, em seguida, o grupo conheceu o setor de produção, onde foram mostradas todas as linhas de produção, desde a formação da pré-forma, sopro, envase, rotulagem e formação do fardo.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

 

 

 

 

Divulgação

 

Acadêmicos da disciplina de Ciência e Tecnologia Ambiental, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Adilson Ben da Costa, visitaram, no dia 18 de setembro, a empresa Adama Brasil, no município de Taquari (RS). O grupo foi recebido pelo engenheiro e coordenador de Produção e Manutenção, Ricardo Plentz, e pelo supervisor de Segurança e Meio Ambiente, Luciano Gravina Porto.

Na oportunidade, os alunos conheceram o processo produtivo de agroquímicos da empresa e o centro de distribuição de produtos, bem como os setores de controle de qualidade, de tratamento e de gerenciamento de resíduos. A Adama Brasil faz parte do grupo israelense Adama Agricultural Solutions Ltda., fundado em 1945, com sede em Tel Aviv, Israel. Desde 2011, a ChemChina, maior empresa química da China e uma das 500 maiores do mundo, passou a ter o controle acionário do grupo, que registra faturamento global de US$ 3,1 bilhões. 

*Publicado por Felipe Nopes

 

Engenharia de Produção realiza visitas técnicas na Semana Acadêmica

 

Dentro da programação da Semana Acadêmica de 2017, os acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção realizaram duas visitas técnicas. Na terça-feira (12/09), acompanhados do professor Fernando Sansone de Carvalho, foram à Candelária visitar a empresa Gazin. Conheceram todo o processo produtivo dos estofados e colchões, desde a fabricação das espumas até a montagem dos molejos bonnel e pocket. Ainda visitaram o showroom e tiraram dúvidas sobre formas de controles da produção e indicadores utilizados no processo.


Já na quinta-feira (14/09) foram até a cidade de Venâncio Aires conhecer as instalações da Refrimate. Acompanhados do professor Daniel Augusto Hoppe, visualizaram os processos de recebimento e organização de matéria prima, corte de bobinas metálicas, estamparia, dobra, moldagem de plásticos, injeção de poliuretano em moldes, controle de qualidade, entre outros, para a fabricação de produtos do segmento de refrigeração comercial.

 

Aluna de Engenharia de Produção realiza estágio na Argentina

Divulgação

 

A acadêmica do curso de Engenharia de Produção, Thaís Dotto Rigotti, retornou recentemente do estágio de 40 dias realizado na cidade de San Rafael, na Argentina. Durante o período de 2 de junho a 12 de agosto deste ano, a aluna estagiou na empresa Plastiandino, fabricante de embalagens flexíveis. “O estágio me proporcionou uma experiência incrível, como vivenciar novas culturas, novos costumes e novos desafios. É algo que recomendo para todos os colegas estudantes de Engenharia de Produção”, relata.

O intercâmbio faz parte de um convênio firmado entre a Unisc e a Universidade Tecnológica Nacional (UTN), que permite a mobilidade acadêmica para estágios, para cursos de extensão de curta duração e até mesmo para cursar um ou mais semestres integrais na Argentina.

*Publicado por Felipe Nopes

 

Semana de bancas da Engenharia de Produção 2017-1

Divulgação

 

Na semana de 19 a 23 de Junho de 2017 aconteceram as bancas dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção da Unisc. Na segunda-feira à noite, dois trabalhos foram apresentados para uma plateia que lotou o Auditório do Bloco 19. Faziam-se presentes professores, acadêmicos, familiares e comunidade. Já na tarde de terça e quarta, o ponto alto foi a presença do professor Guillermo Gillen, da Universidade Tecnológica Nacional da Argentina, como avaliador convidado nas bancas. No decorrer da semana, 16 trabalhos foram apresentados.

Engenharia de Produção visita a fábrica da Coca-Cola

Divulgação

 

Na tarde do dia 13 de junho de 2017, alunos da disciplina de Qualidade e Produtividade, do curso de Engenharia de Produção, realizaram visita técnica à fábrica da Coca-Cola, localizada em Porto Alegre. Na oportunidade, foi apresentado, de forma lúdica, o processo produtivo da bebida e um resgate da história do refrigerante. No início da visita, o grupo foi levado até a frente da fábrica por um ônibus especial, reformado e decorado com as cores da marca.

Na sequência, os visitantes passaram por vários ambientes, como a Loja de Soda, que reproduz o local onde a Coca-Cola era vendida no século 19; a Sala da História, onde são exibidas a trajetória do refrigerante no Brasil e as suas campanhas; e a Sala do Cadastro, na qual o grupo recebeu crachás de identificação e equipamentos de proteção individual. Em seguida, os integrantes da Unisc conheceram a linha de produção da fábrica e visualizaram o processo de fabricação da Coca-Cola, através de um mirante sobre as seis linhas de produção do local. 

*Publicado por Felipe Nopes

Turma de Engenharia de Produção conhece a empresa Mercur

A turma da disciplina de Qualidade e Produtividade, do curso de Engenharia de Produção da Unisc, realizou uma visita à empresa Mercur, localizada no Centro de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no dia 29 de maio de 2017 e teve como principal objetivo conhecer o sistema de Gestão da Qualidade implantado pela companhia, que possui diferentes setores de atuação.

Após a apresentação do sistema com base na ISO 9001 que a empresa adota, os alunos visitaram a área industrial e tiveram a oportunidade de conhecer os processos de produção no setor de borracha. O grupo da Unisc também visitou o Laboratório de Inovação Social, que tem por objetivo promover interações entre a Mercur e a comunidade.

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

5º Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP)

 

Entre os dias 24 e 26 de maio de 2017, as acadêmicas do curso de Engenharia de Produção, Aline Cristine Rutsatz, Juliana Dalcin, Ketlin Maiara Schultz, Marina Sallaberry e Milena Severo, participaram do 5º Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), na cidade de Joinvile, Santa Catarina. Durante o evento, apresentaram o trabalho Eco inovações e os sistemas produtivos numa empresa do setor de entretenimento, realizado na disciplina de Sistemas Produtivos, orientadas pelo professor Jorge André Ribas Moraes.

 

Visita Venax - Venâncio Aires

Em 24 de abril de 2017 os acadêmicos da disciplina de Planejamento e Controle da Produção I, acompanhados do professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção, André Luiz Emmel Silva, visitaram as instalações da empresa Venax na cidade de Venâncio Aires. "As visitas técnicas oferecidas pelo curso de Engenharia de Produção são oportunidades para que nossos estudantes tenham contato com a realidade fabril, o chão de fábrica e processos de fabricação que não conseguimos reproduzir em sala de aula", relata o professor André.

  

 

 

Aluno da Engenharia de Produção participa do Programa Summer School no Equador

A Unisc participou, pela primeira vez, do Programa Summer School, da Universidad Internacional SEK, em Quito (Equador). A conferência ocorreu de 10 a 21 de abril de 2017, tendo como tema The world´s new economical order. Foram cinco estudantes de graduação da Instituição selecionados para participar do programa, sendo eles: Aléxia da Silva Ellwanger (Relações Internacionais); Cleison Henrique Pilger (Engenharia de Produção); Daniele da Penha Gomes Plácido (Pedagogia); Henrique Luis Schmidt (Ciência da Computação); e Nycole de Almeida Bassoaldo Mór (Relações Internacionais).

Os estudantes estiveram acompanhados pelo professor do Departamento de Ciências Econômicas, Heron Begnis. Além de supervisionar o grupo, Begnis proferiu uma palestra na International Conference, com o título Connecting the South of Brazil do the World.

Entre as atividades realizadas pelos estudantes do Brasil, do México e da Polônia, estiveram aulas diárias de Espanhol e sobre a economia local, empreendedorismos, cultura equatoriana, educação ambiental, ecologia, entre outros. Além das aulas, os estudantes participaram de visitas culturais na cidade de Quito e passaram um final de semana na Reserva Ecológica de Limoncocha, que pertence à Universidad Internacional SEK. 

 

Grupo no Monumento a la Mitad del Mundo (Monumento no Meio do Mundo), ponto que divide o hemisfério sul e norte do globo.

 

VISITA TÉCNICA A PARKER

Neste último dia 25 as turmas de Manutenção Industrial, Gestão Estratégica da Produção, Desenho Assistido por Computador, Desenho Técnico e Fenômenos de Transporte dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, acompanhadas dos prof. Fernando Sansone e Flávio Thier, visitaram a empresa Parker em Cachoeirinha - RS. Foi mostrado os escritórios com contato direto à produção, com gerenciamento visual massivo, seguido das chamadas “mini fábricas” com os processos de fabricação de bombas hidráulicas, válvulas e atuadores.

 

 

Estudantes de Engenharia de Produção e Química realizam estudos no Arroio Preto

No dia 8 de abril de 2017, os alunos da disciplina de Ciência e Tecnologia Ambiental, dos cursos de Engenharia de Produção e de Química, realizaram uma saída de campo para um estudo comparativo da qualidade da água, mediante variáveis químicas e físicas, em três pontos ao longo do Arroio Preto, em Santa Cruz do Sul, através de variáveis físicas e químicas desse recurso hídrico.

Desenvolvendo um diagnóstico ambiental do Arroio Preto, identificando influências antrópicas sobre o meio ambiente, com o auxílio da aplicação do Protocolo de avaliação rápida de impacto ambiental em ecossistemas lóticos sul-brasileiros de Lobo et. al, 2011. 

Posteriormente, com os dados coletados a campo, os alunos desenvolveram um relatório na forma de artigo. Para avaliar a qualidade da água, ainda foram utilizados a Resolução Conama n°357/2005, bem como o Índice de Qualidade da Água (IQA), 2012, por meio da utilização do Software IQAData, versão 2015.

  

Engenharia de Produção realiza visita técnica na serra gaúcha

Nos dias 17 e 18 de março de 2017, os alunos do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor Daniel Augusto Hoppe, da disciplina Engenharia do Produto, estiveram nas cidades de Ivoti e Gramado, na serra gaúcha, visitando indústrias do ramo de bebidas.

O intuito da viagem foi conhecer parte da cadeia produtiva e debater com os fabricantes os detalhes do processo de concepção e de desenvolvimento de cervejas, cachaças, vinhos e espumantes. No restante do semestre, os alunos irão desenvolver o projeto de uma cerveja, passando pelo levantamento e tratamento de informações de mercado, concebendo soluções para o produto em si, considerando desde o design da embalagem até campanhas de marketing. “Os conhecimentos adquiridos auxiliam na familiarização dos alunos com a engenharia do produto e com os problemas de desenvolvimento e fabricação, gerando oportunidades de debates sobre inovações nesses processos”, salientou o professor Daniel Augusto Hoppe.

 

Grupo da Unisc realiza estudos na Argentina

Um grupo de 27 acadêmicos, dois docentes e dois funcionários, dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, da Unisc, está realizando estudos na Universidade Tecnológica Nacional (UTN), na região de Los Reyunos, no estado de Mendoza, na Argentina. Na instituição, os visitantes participam de atividades multidisciplinares, como aulas teóricas e práticas, palestras e visitas técnicas, que contemplam todas as engenharias.

Dentre os assuntos abordados estão o desenvolvimento regional da Argentina; os aproveitamentos hidráulicos na região; a análise de riscos em empresas, obras, construção de represas e centrais hidroelétricas; a introdução à astronomia; a fabricação de frutas secas e conservas; e a gestão voltada à engenharia. O grupo partiu de ônibus de Santa Cruz do Sul no dia 22 de janeiro e retorna nesta sexta-feira, 3 de fevereiro. Antes da viagem, os participantes realizaram um curso intensivo de língua espanhola na Unisc para a preparação linguística.

Segundo o professor André Luiz Emmel Silva, que acompanha o grupo na Argentina, o intercâmbio propicia aos estudantes o contato com uma nova cultura nos âmbitos social, econômico e ambiental. “Além disso, oportuniza a prática de um idioma adicional diretamente em seu contexto real, na comunicação do dia a dia com pessoas nativas”, salienta. A viagem é uma promoção anual do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, por meio do Acordo de Cooperação firmado com a UTN em 2007 e intermediado pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

“Os esforços dos docentes e das secretárias do departamento, com o apoio da AAII, têm permitido, ao longo de 10 anos, o contínuo desenvolvimento de todas as ações propostas e firmadas entre as instituições, bem como resultados qualitativos e quantitativos de grande significância à internacionalização dos cursos de engenharia. Até o momento, o intercâmbio permitiu a mobilidade de 502 pessoas através dessa parceria”, ressalta a coordenadora da AAII da Unisc, Cristiana Verônica Mueller.

*Publicado por Felipe Nopes

 

Alunos da Engenharia de Produção retornam de intercâmbio na América do Norte

Dois alunos do curso de Engenharia de Produção da Unisc retornaram recentemente do intercâmbio iniciado no ano passado. Os estudantes permaneceram um ano nos países de destino, onde participaram do Programa Ciência sem Fronteiras. O projeto teve por objetivo possibilitar a realização de estágio acadêmico na área de estudo.

O acadêmico Gabriel Henrique Loebens, 21 anos, viajou para os Estados Unidos em junho de 2015, quando cursava o 5º semestre, e retornou em julho deste ano. Ele estudou na University of Alabama, em Huntsville. Para Loebens, uma das maiores experiências foi viver em dois lugares completamente diferentes.

“Morei no Alabama, um estado mais conservador, onde as pessoas são mais fechadas e não gostam de se expor muito. Depois, mudei para a Califórnia para fazer o estágio na San Jose State University. Morar na Califórnia foi algo inexplicável devido à energia do lugar e das pessoas. O sentimento era de estar dentro de um filme”, conta. O estudante destaca, também, a oportunidade que teve de conhecer lugares como Grand Canyon, New York, Miami, Boston, Las Vegas, Loas Angeles e diversos parques nacionais.

Já a acadêmica Carolina Kohmann, 21 anos, viajou para o Canadá em setembro de 2015, quando cursava o 6º semestre, e retornou em agosto deste ano. Durante esse período, ela estudou na University of Toronto, na cidade de Toronto. Para Carolina, jovens que desejam atingir o sucesso nos dias de hoje precisam estar abertos às mudanças. “Viver uma experiência internacional é algo que traz não só desenvolvimento pessoal, como também autoconhecimento e vontade de fazer mais e melhor”, afirma.

A aluna elogiou a estrutura da universidade que frequentou no Canadá e destacou a oportunidade de participar de aulas e de palestras com profissionais da América do Norte, além do estágio que realizou na Unilever, em Toronto. Para ela, essas experiências foram fundamentais para expandir o seu conhecimento na área de Lean Manufacturing e, ainda, aprimorar a sua capacidade de relacionamento interpessoal.

“Viver no Canadá foi uma prova contínua de aceitação do próximo, já que por ser um país de imigrantes, é necessário saber lidar não só com diferentes personalidades, mas também com culturas e religiões do mundo inteiro, e a todo o momento”, relata Carolina.

carolina kohmann canadagabriel loebens EUA
 

FRUKI

No dia 13 de setembro de 2016, alunos do curso de Engenharia de Produção visitaram a empresa de bebidas FRUKI, na cidade de Lajeado, acompanhados do professor Daniel Augusto Hoppe, a visita integrou a Semana Acadêmica do curso.

 

Chocolates DIVINE

No dia 22 de Novembro de 2016, aconteceu a visita a empresa de chocolates DIVINE, na cidade de Encantado oferecida pela disciplina de Qualidade e Produtividade, acompanhados da professora Leticia Diesel junto a Coordenação do curso.

 

Engenharia de Produção em SC para visita técnica

Nos dias 17 e 18 de novembro, acadêmicos da disciplina de Planejamento e Controle da Produção II, do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelos professores André Luiz Emmel e Letícia Diesel, visitaram as fábricas da Karsten, em Blumenau (SC), e da Docol Metais Sanitários, em Joinville (SC).

Com 133 anos de história, a Karsten é uma das maiores indústrias de cama, banho, mesa e tecidos de decoração no Brasil. Já a Docol Metais Sanitários é uma das líderes do segmento no Brasil, exportando para mais de 40 países em todos os continentes, e conta com um parque fabril de 720.000 m².

“Todos os anos dezenas de visitas são realizadas, proporcionando ao acadêmico o contato com o ambiente real de uma empresa, sua dinâmica e organização. Empresas da região, de fora do Estado e de países vizinhos fazem parte do roteiro de visitas do curso", destacou o coordenador do curso, André Emmel.

 

 
 

Engenharia de Produção visita Distribuidora de Medicamentos GAM

O professor da disciplina de Logística e Distribuição, Rafael Guedes de Azevedo, acompanhou um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção na visita técnica à Distribuidora de Medicamentos GAM, realizada no dia 21 de outubro, em Santa Cruz do Sul. Os estudantes conheceram a empresa e obtiveram informações sobre a área de estocagem; os sistemas de movimentação e de armazenagem; o processo de separação/preparação de pedidos e cargas; e os sistemas de controle dos processos de movimentação e de armazenagem.

 

visita gam

 

 

 

Acadêmicos participam do 36º Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Entre os dias 3 e 6 de outubro, os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção, Matheus André Mallmann e Raissa Hickmann Corbellini, participaram do 36º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Durante o evento, Matheus e Raissa apresentaram os trabalhos Panorama dos trabalhos de conclusão do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul e O uso das ferramentas Brainstorming e 5w2h no planejamento de combate a incêndio em indústrias de tabaco, respectivamente, ambos orientados pelo professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unisc, André Luiz Emmel Silva.

MENU PRINCIPAL