Os sentidos de 'PACIENTE' na formação em saúde: perspectivas em Debate.
Profa. Dra. Aline Aver Vanin.
Descrição: As desigualdades em saúde não podem ser reduzidas a diferenças entre indivíduos ou grupos de indivíduos de acordo com suas características biológicas. Elas estão associadas a injustiças relacionadas a aspectos como educação, ocupação, raça, etnia, local de moradia, entre outros, que atravessam cada pessoa de modo peculiar. Nesse sentido, esta pesquisa pretende discutir a inteligibilidade acerca de corpos ditos outros na formação em saúde. Mais especificamente, a pergunta que orienta esta pesquisa é: qual é o estereótipo consagrado de paciente ideal presente nos Projetos Pedagógicos de cursos de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia? Recorreu-se a uma abordagem metodológica alinhada à Linguística de Corpus, que possibilita levantar a frequência de unidades lexicais, a contextualização semânticoconceitual, e a forma como essas unidades estão colocadas nos textos. Para a realização deste estudo, o corpus de pesquisa foi composto por oito Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cursos de saúde de duas universidades federais de um estado no sul do Brasil. A análise das ocorrências foi perspectivada pela fundamentação teórica dos Modelos Cognitivos Idealizados e sua relação com a categorização de estereótipos sociais. Trata-se de um estudo em fase inicial, a partir do qual já é possível destacar que parece haver um continuum entre o paciente genérico, ideal, e aquele atravessado por determinantes sociais de saúde, o paciente dito outro.
A realização linguística da experiência de mulheres com câncer de mama: um estudo nas áreas de Linguística, Informática e Saúde.
Profa. Dra. Aline Aver Vanin
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a investigar a emergência de metáforas conceptuais no discurso de pacientes de câncer em depoimentos publicados virtualmente, a partir de uma interface entre as áreas da Linguística, da Informática e da Saúde. Parte-se do pressuposto de que o uso de metáforas conceptuais é inerente à comunicação cotidiana, e que tais aspectos são indícios da forma como a cognição humana interpreta o mundo. Para tanto, será tomada como base a arquitetura teórico-metodológica da Linguística Cognitiva a fim de analisar, em contextos da área da saúde, como a expressão da experiência relacionada à doença pode dar indícios sobre a verdadeira faceta da doença para cada indivíduo. A expressão linguística de percepções físicas e psíquicas, emoções, sentimentos, em geral, é permeada de elementos concretos que designam domínios os mais abstratos da cognição. Nesse sentido, a concretização de metáforas conceptuais na língua indica como determinadas experiências estão sendo elaboradas pelo sujeito que as profere. Com vistas a lançar um olhar mais atento para essas realizações linguísticas na área da saúde, propõe-se, neste projeto de ensino e pesquisa, coletar, organizar e analisar a expressão (e o uso) das metáforas conceptuais do discurso de pacientes de câncer. Tendo enfoque em diferentes instâncias de atenção à e de atendimento em saúde, a pesquisa com esse direcionamento visa a coleta, observação e análise do discurso dessas pacientes por meio de seus depoimentos em redes sociais, blogs e fóruns de discussão sobre o tema. O projeto tem duas justificativas norteadoras: (1) pela construção de um corpus de relatos de experiência de pacientes com câncer, que poderá ser disponibilizado para estudos na área da saúde; e (2) por lançar luz à importância da atenção ao discurso ligado a relatos de experiência da expressão de percepções físicas e psíquicas, a fim de, ao se divulgarem os resultados das análises, conscientizar profissionais da área de saúde sobre a atenção e o cuidado sobre o que se diz e, principalmente, sobre o que se ouve. De maneira geral, os objetivos dessa busca são: (a) coletar dados do discurso de pacientes que vivenciam ou já vivenciaram alguma neoplasia; (b) observar a realização linguística de metáforas conceptuais no contexto da saúde a partir de depoimentos em redes sociais, blogs e fóruns de discussão virtuais; (c) envolver estudantes e profissionais das áreas da Saúde, da Computação e da Linguística na construção, organização e análise do corpus com depoimentos sobre experiências com câncer; (d) discutir sobre como o discurso de pacientes com a doença reflete sua realidade subjetiva no âmbito físico, psíquico, mental e emocional; (e) divulgar amplamente o corpus e as análises possíveis de seu conteúdo a fim de gerar debate sobre a importância da atenção ao discurso de pacientes com essa doença; (f) conscientizar o (futuro) profissional de saúde sobre a importância de uma escuta e de um diálogo empático com seu paciente, de modo a apoiar a construção de valores éticos na formação do profissional de saúde e em sua atuação futura.
Grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias.
Profa. Dra. Ana Claudia Munari Domingos
Descrição: O grupo integra professores de diversas áreas da pesquisa em leitura, para promover a interdisciplinaridade na discussão sobre mídias, midiação e literacia midiática, em duas linhas de pesquisa: Estudos de mediação em leitura e Estudos literários e midiáticos. A primeira busca reunir pesquisas que investiguem processos de mediação do conhecimento envolvendo a linguagem, em suas diferentes expressões e a Educação Básica. O intuito é evidenciar as implicações educacionais da experiência de ler ao reconhecer que os mecanismos de compreensão e atribuição de sentido que tanto derivam, quanto redimensionam a interação entre sujeitos e deles com o mundo em uma relação mediada por artefatos culturais, sendo o
mais evidente a própria linguagem. A segunda congrega as pesquisas de professores das áreas de Literatura, Filosofia, Educação e Comunicação. São projetos que se situam no campo mais amplo das teorias literárias e estéticas, mas voltam-se, de forma mais específica, para os temas das narrativas, dos estudos de literatura em sala de aula e dos estudos literários em torno de autores, temáticas ou historiografia literária, bem como das interfaces entre literatura e mídia.
Intermidialidade: objetos, teorias, metodologias e práticas.
Profa. Dra. Ana Claudia Munari Domingos
Descrição: Nos últimos anos, as pesquisas da área de Literatura Comparada têm incluído a perspectiva midial, preferindo pensar o conceito de mídia para a produção cultural em vez de texto, para que se possa compreender, justamente, o papel das tecnologias nas práticas de comunicação quer dizer, da leitura e da produção de textos. Compreender as especificidades das mídias e suas linguagens é essencial para alcançarmos o todo complexo do sistema cultural, que inclui a literatura. Essa perspectiva tem sido bastante cara aos documentos que regem as práticas na Educação Básica, a exemplo da BNCC. E a Intermidialidade é o espaço ideal para este estudo, pois analisa as relações entre as mídias, o que exige o conhecimento sobre seus elementos suas linguagens, suas funções, seus efeitos. Orientado por duas principais perspectivas de estudo que se complementam, este projeto de pesquisa dá continuidade ao primeiro a partir do financiamento da Bolsa de Produtividade em Pesquisa. A primeira dessas perspectivas é o estudo da Intermidialidade, o que invoca pensar sobre seu espaço de atuação: teorias, metodologias e objetos de análise e, assim, também práticas de leitura das mídias. Aqui, o objetivo é selecionar e organizar os principais conceitos e taxonomias que possam ajudar a
compor uma metodologia de leitura das mídias. O segundo viés deste projeto, uma espécie de aplicação do primeiro, ampara-se nos documentos que orientam as propostas metodológicas para o ensino de Linguagens e Linguagens e suas tecnologias, áreas do conhecimento da Base
Nacional Comum Curricular, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para propor metodologias de multiletramento para a leitura e compreensão das mídias a partir das teorias de Intermidialidade.
Linguagens e suas tecnologias: leitura das mídias na Educação Básica.
Profa. Dra. Ana Claudia Munari Domingos
Descrição: O projeto de pesquisa se debruça sobre os estudos realizados no projeto Linguagens e suas tecnologias: intermididalidade e leitura a fim de, a partir daquelas discussões, propor metodologias para a leitura das mídas adequada aos pressupostos da BNCC, para os estudantes
dos Cursos de Licenciatura e para os professores da Educação Básica.
Escola, escuta, vocalidade e experiência poética de ler.
Profa. Dra. Ângela Cogo Fronckowiak
Descrição: Para o grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem, o tema da vocalidade? ou performance vocal? segundo Paul Zumthor, surgiu a partir do estudo da fenomenologia da imaginação em Gaston Bachelard. Compreendemos que a dificuldade de conceber a linguagem enquanto propositora de? realidades?, banaliza os processos de mediação das experiências leitoras, enquanto vigor do agir em linguagem. Contudo,
adesões aos projetos do grupo pelas redes públicas e privadas de Educação Básica da região dos Vales demonstraram que a performance do corpo-voz favorece a experimentação do potencial poético da palavra, principalmente em gêneros como a poesia, que apelam à imagem e à intercorporalidade. Neste estudo, realizaremos um levantamento das obras premiadas na categoria? Poesia? pela FNLIJ, suas particularidades e como têm sido compartilhadas entre alunos dos professores parceiros. Intencionamos investigar os vínculos entre a qualidade estética destes textos,
a proposta de abordagem livre fomentada pelo grupo de pesquisa e aquela proporcionada pelos educadores quando da sistematização da leitura com seus alunos. Desejamos auxiliar os professores a reconhecerem que a forma escolar menospreza a dimensão poética da educação e que os adultos podem empenhar-se em garantir aos jovens, na organicidade da sua atuação, as ações de ler, compreender e escreverassumindo os riscos que elas supõem.
Ler literatura: a mediação da leitura literária e a BNCC.
Profa. Dra. Ângela Cogo Fronckowiak
Descrição: Enquanto documento normativo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementa políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. Do ponto de vista da formação para a mediação da leitura literária, o documento traz fragilidades que buscamos investigar. O objetivo é compreender a proposta de formação para a mediação de modo longitudinal, atravessando as três etapas formativas da Educação Básica e não apenas em relação ao ensino da Literatura no Ensino Médio, componente curricular inserido enquanto
integrante da disciplina de Língua Portuguesa na Base. O estudo possibilitará a compreensão do processo, desde os campos de experiência na Educação Infantil (EI) até a área de Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio (EM). Ainda, em consonância com os coletivos de professores
que acompanham os projetos de extensão? A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica e Lendo as Mídias na Educação Básica: experiências, linguagens, tecnologias pretendemos propor oficinas, cursos e espaços de formação para ampliar a compreensão e a vivência no tema.
As tecnologias da comunicação sob o enfoque dos Estudos Culturais: elaboração de proposição teórico-metodológica.
Profa. Dra. Ângela Cristina Trevisan Felippi
Descrição: O projeto de pesquisa está construído na direção de uma agenda de estudos que privilegia as relações entre Tecnologia, Comunicação e Cultura e suas implicações político-culturais, com vistas a compreender a onipresença das tecnologias da comunicação e suas implicações na materialidade e na subjetividade presente nas práticas sociais. Almeja-se a apropriação e a incorporação derecentes discussões e o aprimoramento de desenhos metodológicos para pesquisa relacionada às imbricações de Tecnologia, Comunicação e Cultura a partir da área de Comunicação, visando atuação interdisciplinar contemplando a intersecção com as áreas de Desenvolvimento Regional e de Letras.
Comunicação, Cultura e Desenvolvimento: aproximações a partir dos Estudos Culturais (Fase II).
Profa. Dra. Ângela Cristina Trevisan Felippi
Descrição: O projeto objetiva dar sequência às pesquisas de construção de propostas teórico-metodológicas para o estudo da comunicação e da cultura no âmbito das áreas do Planejamento Urbano, Regional e Demografia (PURD) e as Letras. Com base na teoria dos Estudos Culturais e suas matrizes britânica e latino-americana, a pesquisa se desenvolve por alguns objetos de estudo, construídos na perspectiva dos estudos espaciais e de linguagem, explorados a partir de alguns protocolos metodológicos devedores dos circuitos da cultura. Há atenção a temáticas afetas tanto ao Desenvolvimento Regional, quanto aos processos de Leitura e Cognição.
A literacia midiática digital na prática docente do Ensino Médio em escolas de Santa Cruz do Sul-RS
Profa. Dra. Cristiane Lindemann
Descrição: A cultura contemporânea, denominada por alguns autores de cibercultura, se caracteriza pela emergência dos media digitais, pela manipulação de informações binárias e pelo fluxo de mensagens planetário, multimodal e bidirecional, em que o receptor se torna, também, um potencial emissor (LEMOS, 2004). O impacto deste processo é vivenciado por diferentes campos do saber, incluindo a Educação, o que exige dos gestores e professores uma atualização das práticas pedagógicas e até mesmo o rompimento de alguns paradigmas. Quando falamos na docência no Ensino Médio, torna-se latente refletir acerca da chamada "literacia digital", não tanto no que tange às questões técnicas, pois estas os jovens da Geração Z (que nasceram entre 1997 e 2010 e vivem de forma hiperconectada) já dominam, mas sim no que se refere a competências e habilidades adequadas ao contexto, que qualifiquem a formação intelectual desses estudantes ? o que, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aparece sob designação do termo ?competências para o século XXI?. Para que isso seja viabilizado, é fundamental o engajamento dos professores, que assumem papel de mediadores em sala de aula. Frente a tal cenário, e considerando a relevância dos conteúdos midiáticos no processo de ensino-aprendizagem, propomos, nesta pesquisa, compreender como a literacia midiática digital é abordada nas práticas pedagógicas dos docentes de Ensino Médio de escolas de Santa Cruz do Sul-RS. Como metodologia, prevemos a aplicação de questionários e a realização de grupos focais.
Docência, linguagem e tecnologias: tecendo redes com a Educação Básica
Prof. Dr. Felipe Gustsack
Descrição: Resumo Docência e campos de atuação de professores em exercício e em formação, suas linguagens e tecnologias compõem o tema deste projeto. A questão de pesquisa é: Como vem sendo experienciada e compreendida à docência por professores/as das licenciaturas da UNISC, de licenciandos/as e de colegas que já atuam na Educação Básica? Investigar concepções de docência e como ela se constitui, mediada por multimodalidades de linguagens e tecnologias, configura o seu objetivo geral. A metodologia está concebida como qualitativa, adotando a estratégia da cartografia e as técnicas de grupos focais, não excluindo outras possibilidades. Os campos empíricos envolvem os cursos de licenciatura da UNISC e as articulações da universidade com escolas da Educação Básica. Estudos acerca da linguagem, tecnologias e docência na ação e formação de professores formam a base teórica desta pesquisa. Considerando esses recortes conceituais, a pesquisa será realizada articulando
diferentes áreas do conhecimento e a circularidade da pesquisa, ensino e extensão. A expectativa é contribuir com reflexões para a constituição e fortalecimento de redes de cooperação em torno de propostas educativas que visem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida no contexto contemporâneo de inovações.
Narrativas hermanas: aproximações e distanciamentos na produção contemporânea de escritoras brasileiras, argentinas e uruguaias.
Prof. Dr. Rafael Eisinger Guimarães
Descrição: O projeto de pesquisa propõe um estudo comparativo da narrativa de autoria feminina do século XXI nos sistemas literários argentino, uruguaio e brasileiro, tendo como recorte inicial autoras nascidas nas décadas de 1970 e 1980 e cuja obra, publicada a partir dos anos 2000, esteja já consolidada no mercado editorial, tomando como critério de verificação de tal reconhecimento a obtenção de prêmios literários e/ou a inclusão em listagem como as do projeto Bogotá39 e da Revista Granta. Dentre as autoras previamente elencadas para o estudo estão as brasileiras Carol Bensimon, Carola Saavedra, Natalia Borges Polesso e Tatiana Salem Levy, as argentinas Mariana Enríquez, Samanta Schweblin e Selva Almada, e as uruguaias Inés Bortagaray e Fernanda Trías. A partir da análise deste corpus literário, se buscará apontar movimentos de aproximação e distanciamento em termos de tema e estilo entre as narrativas estudadas, com vistas a esboçar um panorama que aponte algumas recorrências e tendências na autoria feminina produzida contemporaneamente ao sul da América do Sul.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Personalizado: Abordagem com estilos cognitivos, agentes pedagógicos e internet das coisas.
Profa. Dra. Rejane Frozza
Descrição: Desenvolvimento de novos recursos baseados em recomendação de conteúdos e internet das coisas, por meio de vestíveis, no ambiente virtual de aprendizagem, integrando-os no processo de interação com usuários para coleta de dados que auxiliem nas características dos estilos de aprendizagem e, assim, atingir melhorias na personalização do ambiente e contribuir para um efetivo processo de ensino-aprendizagem.
Estudos das literaturas negro-afro-brasileira, africanas de língua portuguesa e afro-hispano-americanas: enfrentamentos anticoloniais.
Profa. Dra. Rosane Maria Cardoso
Descrição: Em artigo de 2017, Zulma Palermo, pesquisadora que integra e é cofundadora do grupo de Investigação Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade, propõe a articulação possível e necessária entre uma concepção decolonial da literatura e da cultura e os estudos comparados que se formaram desde as últimas décadas do século XX (acesso à versão traduzida,de 2021, pelo DOI 10.12957/ek.2021.62331). Por meio dessa articulação, trata-se de se compreender o comparatismo a partir de um método contrastivo entre práticas sociais e discursivas muito distintas, procedentes de culturas radicalmente distintas convivendo em um mesmo espaço-tempo, o que permite compreender as relações culturais (e econômicas) de dominação, resistência, adaptação ou diglossia. (Palermo, 2021, p. 251). O contexto histórico-social no qual se insere essa proposição é o latino-americano, entretanto, e conforme perspectivação da autora, estudos comparados contrastivos são relevantes para afirmar as diferenças epistemológicas, de modo positivo, em outras realidades sócio-históricas marcadas pela colonialidade. Desse modo, esta pesquisa abarca alguma/s temática/s dentre as seguintes (registradas em ordem alfabética, tentando-se rasurar qualquer ordenação de relevância): aspectos teórico-críticos da Literatura Comparada na atualidade: desafios e perspectivas plurais diante das colonialidades de poder e de saber do mundo globalizado; diálogos entre a literatura negro-afro-brasileira, as literaturas africanas de língua portuguesa e as latino-americanas (considerando-se as polêmicas sobre esse último termo e as muitas possibilidades de relações entre essa tríade: estudos comparativos contrastivos entre a primeira com as terceiras; entre as segundas e as terceiras, num campo aberto de problematizações éticas e políticas possibilitadas pela literatura); problemáticas implicadas no estudo contrastivo dessas literaturas em sala de aula, em todos os níveis de ensino.
O romance histórico de autoria afro-feminina: voz, memória e narrativa.
Profa. Dra. Rosane Maria Cardoso
Descrição: Esta pesquisa aborda a escravidão negra na América Latina e no Caribe em narrativas contemporâneas filiadas ao gênero romance histórico. Em meados do século XX, o gênero romance histórico sofreu uma revisão significativa, no âmbito latino-americano, dado que a sua
construção não era, em definitivo, conciliável com o estudo teórico clássico proposto por György Lukács, em 1930. La Nueva Novela Histórica (NNH) encontrou em Fernando Aínsa e em Seymour Menton intérpretes que lograram pensar o discurso historiográfico ficcional latino-americano a partir características de representação intrínsecas à categoria. Passadas décadas, no entanto, a leitura do acervo de obras contemporâneas exige que se amplie o olhar sobre o referido gênero, contemplando perspectivas como, por exemplo, a autoria feminina e a narrativa advinda da diáspora africana, conforme assinala Daiana do Nascimento Santos (2021). Para pensar sobre a ficção histórica referente a essas categorias, a presente pesquisa discute o papel da memória no romance histórico contemporâneo escrito por mulheres negras sobre a temática da escravidão na América Latina e caribenha. A memória, neste estudo, é compreendida como releitura da história oficial, como memória traumática e, ainda, como memória identitária, considerando que a identidade está relacionada com a noção de sujeito e o silenciamento é uma forma de apagamento da existência.
Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: Concebido em resposta ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021, lançado em maio de 2021, após 14 meses de a Organização Mundial da Saúde ter anunciado a pandemia de COVID-19, o projeto de pesquisa INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E/OU HÍBRIDO tem como objetivo geral integrar a pesquisa na área das neurociências da leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido. A fim de alcançar esse objetivo, o projeto se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1. Planejar propostas metodológicas de educação para a leitura, adaptadas ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltadas à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 2. Produzir material didático (impresso, ebooks, podcast e videoaulas) objetivando a educação para a leitura, adaptado ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, voltado à educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos], ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental; 3. Ofertar quatro cursos de formação continuada para professores da educação básica, em formato híbrido (presencial e online síncrono), voltados à educação para a leitura, direcionados a professores da educação infantil (creche i [0 a 1a6m] e creche ii [1a7m a 3a11m], pré-escola [4 e 5 anos]), ciclo de alfabetização (primeiro ao terceiro ano), ciclo do quarto ao sexto ano e ciclo do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. O projeto foi contemplado com recursos da FAPERGS, no valor global de R$ 42.000,00.
Integrating reading research into educational practices: a focus on early childhood.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: O projeto de cooperação estratégica? INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD? (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas educacionais: um foco na infância) tem como objetivo geral ampliar o intercâmbio
do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, cuja área de concentração está voltada aos estudos sobre a leitura em seus aspectos linguísticos, literários e midiáticos, com instituições de pesquisa conceituadas no exterior, a fim de intensificar parcerias e qualificar a pesquisa em
leitura no Brasil. Importante considerar que no âmbito do PPGL Unisc, a leitura pode ser entendida tanto em sentido amplo (como a maneira de compreender e de interpretar a multimodalidade presente nas várias linguagens), quanto em sentido estrito (habilidade de decodificar um código, como o alfabético, condição sine qua non para a compreensão leitora), já que se desdobra em aspectos internos (cognitivos) e externos (culturais), com repercussões sociais indiscutíveis. A proficiência em leitura engloba desde os níveis mais básicos (do reconhecimento de letras e da decodificação, por exemplo) até níveis que contemplam o estabelecimento de múltiplas inferências, comparações e contrastes com precisão e
detalhamento, bem como avaliação crítica de textos complexos. As condições para transitar por esses níveis são construídas paulatinamente ao longo de anos de experiência com a linguagem oral e escrita. Nessa linha, o presente projeto busca contribuir para a qualificação de pesquisas
com foco na leitura e nas habilidades necessárias para a aprendizagem da leitura, visando ao desenvolvimento científico e a sua integração às práticas educacionais.
Investigando linguagem e cognição durante a aprendizagem da leitura por crianças e adultos.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: No presente projeto, buscamos aprofundar a compreensão sobre os efeitos da aprendizagem da leitura sobre a linguagem e a cognição em crianças e adultos iletrados. Qual o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que tem pouca experiência como leitoras? Qual o comportamento dos olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência de longos anos de escolarização que talham o conhecimento sobre gêneros e tipos textuais, sobre a modalidade escrita da língua e automatizando os processos subjacentes à leitura fluente? Em que medida o comportamento observado nesses dois grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações explícitas no texto, e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora. Avançar na busca de respostas a essas questões
pode orientar a elaboração de propostas pedagógicas mais eficazes, que contribuam para a universalização da aprendizagem da leitura e para a qualificação da compreensão leitora.
Leitura: aspectos linguísticos, literários e midiáticos.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: O projeto LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos tem como objetivo contribuir para a consolidação do PPGL Unisc, cuja área de concentração volta-se para a pesquisa sobre leitura, por meio da atuação de dois bolsistas de pós-doutorado na pesquisa, orientação e docência. Como objetivo geral contribuir para a consolidação do PPGL - Mestrado e Doutorado, cuja área de concentração volta-se para a pesquisa sobre a leitura, nas perspectivas dos estudos linguísticos, literários e midiáticos. O Edital Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico tem como financiador a Capes.
O trabalho dos olhos durante a aprendizagem da leitura em crianças e adultos iletrados: investigando linguagem e cognição por meio dos movimentos oculares.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os movimentos oculares realizados por crianças e adultos em fase de alfabetização, contribuindo para uma maior compreensão dos processos cognitivos subjacentes e decorrentes da aprendizagem da leitura. Em projeto
desenvolvido no período de 2016 a 2019, reunimos um conjunto de dados junto a crianças e adultos iletrados e ex-iletrados, buscando investigar possíveis efeitos da aprendizagem da leitura sobre a linguagem e a cognição, em especial memória e funções executivas. No presente
projeto, buscamos aprofundar a compreensão sobre esses efeitos a partir da metodologia de rastreamento ocular (eyetracking), em crianças e adultos iletrados em fase de aprendizagem inicial da leitura. Acreditamos que parte dos problemas apresentados por leitores iniciantes brasileiros decorrem de práticas pedagógicas equivocadas, que se baseiam em concepções equivocadas, talvez condizentes com o comportamento observado em leitores experientes (GABRIEL; KOLINSKY; MORAIS, 2016), mas que não se aplicam a leitores aprendizes. Qual o comportamento dos olhos durante as tentativas de leitura de crianças que ainda não aprenderam a ler ou que tem pouca experiência como leitoras? Qual o comportamento dos
olhos de adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência de longos anos de escolarização que vão talhando nosso conhecimento sobre gêneros e tipos textuais, sobre a modalidade escrita da língua e automatizando os processos subjacentes à leitura fluente? Em que medida o comportamento observado nesses dois grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações explícitas no texto, e se é como a atenção é
direcionada para os aspectos relevantes para a leitura e a compreensão leitora. Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder, a fim de contribuir para a criação de leitores.
Pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição.
Profa. Dra. Rosângela Gabriel
Descrição: As pesquisas na área conhecida como (neuro)ciência da leitura têm avançado nas últimas décadas graças a novas ferramentas, tais como os rastreadores oculares (eye tracking), métodos de neuroimagem (fMRI) e potenciais de eventos relacionados (ERPs). No presente projeto, buscamos estabelecer possíveis relações entre a percepção e a atenção na leitura, a partir do rastreamento ocular, a fim de contribuir para a compreensão dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura em crianças e adultos. Dentre as questões de pesquisa a serem respondidas, destacamos: Qual o comportamento dos olhos de crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência décadas de escolarização? Em que medida o comportamento observado nesses grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações visualmente explícitas no texto (estratégias topdown e botton-up), e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora? A metodologia de rastreamento ocular permite aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir padrões que relacionam percepção (intrínseca ao usuário) e atenção (capturada pelo eye-tracking) na navegação de usuários em textos. O desenvolvimento de pesquisa que contribua com novas técnicas para estudos na área de experiência do usuário (user experience - UX) pode auxiliar na identificação de dificuldades durante a atividade de leitura e na proposta de intervenções que busquem minimizar essas dificuldades. A busca de uma ciência da leitura mais universal, que integre conhecimentos sobre línguas como o português, voltada a contextos sociais diversos como o brasileiro, pode contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados para ensinar a ler e a compreender, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos.
Dicionário Paralímpico: linguagem inclusiva e acessibilidade digital.
Profa. Dra. Rove Luiza de Oliveira Chishman
Descrição: Neste projeto de pesquisa, pretende-se dar continuidade ao estudo das convergências entre Semântica de Frames e Lexicografia Digital, realizado no âmbito do projeto Dicionário Paraolímpico e a natureza enciclopédica dos frames semânticos. No contexto de compilação do Dicionário Paralímpico, objetiva-se, neste novo ciclo de estudos, investigar os desafios da linguagem inclusiva e da acessibilidade digital na construção de um recurso lexicográfico baseado em frames semânticos. Assim como em outros empreendimentos de pesquisa sob a coordenação da proponente, esta proposta mostra o interesse em aproximar os estudos semânticos, com destaque para a Semântica de Frames (Fillmore, 1982, 1985), teoria filiada à Linguística Cognitiva, e a Lexicografia Digital, em especial no que se refere à compilação de produtos dicionarísticos com linguagem inclusiva e adequados a consulentes com necessidades especiais. A fim de compreender melhor os compromissos deste projeto, é importante fazer menção ao projeto que resultou no desenvolvimento do Field: dicionário trilíngue de expressões do futebol. As implicações desse empreendimento nos levaram a
enveredar por uma perspectiva até então pouco explorada nas atividades do grupo de pesquisa. Trata-se da área da Lexicografia e suas disciplinas relacionadas, como a Terminologia e a Terminografia. O caráter essencialmente aplicado dessa investigação nos forçou a olhar de forma mais detida para questões genuinamente lexicográficas. No processo de desenvolvimento do Field, receberam destaque o planejamento das entradas, a definição das headwords, as características lexicais do vocabulário do domínio do futebol, a compilação do corpus comparável e o design da ferramenta. Contudo, ainda que tenhamos ciência de que avançamos na compreensão dessa interface, fica evidente a importância de se aprofundarem as investigações acerca das peculiaridades de um dicionário paralímpico baseado em frames, comprometido com a temática da inclusão e com pressupostos de acessibilidade digital. Nesse sentido, este projeto assume dois compromissos principais. O primeiro é de natureza teórica: diz respeito à investigação acerca da descrição lexicográfica de frames semânticos a partir do uso de linguagem inclusiva, no contexto das Modalidades Paralímpicas. Assim como Ostermann (2015) e LHomme (2010), partimos da hipótese de que não apenas a Semântica de Frames, mas a Linguística Cognitiva como um todo, tem muito a contribuir para práticas lexicográficas que se voltem às necessidades específicas de seus consulentes. Para confirmar tal hipótese, reiteramos o segundo compromisso, de ordem aplicada: dar continuidade ao desenvolvimento do recurso lexicográfico Dicionário Paralímpico, cuja versão beta teve como ponto de partida a descrição da natação paralímpica. Em nossa agenda, reservamos especial destaque às parcerias que viabilizarão a construção de uma estrutura de acesso adequada a pessoas com deficiência, de modo que os verbetes enciclopédicos construídos a partir da expertise lexicográfica do grupo SemanTec possam ser disponibilizados de acordo com preceitos da acessibilidade digital.
Adaptação do nível de leiturabilidade de textos informativos de saúde para população idosa de baixo nível educacional.
Profa. Dra. Sabrine Amaral Martins
Descrição: O contingente de idosos brasileiros está em consoante crescimento, porém o baixo nível educacional dessa população limita o acesso a informações de saúde. Os materiais informativos escritos de saúde não são bem compreendidos devido a dificuldades de ordem conceitual e de ordem linguística como escolha de léxicos pouco frequentes, extensão textual, excesso no uso da voz passiva, acarretando uma demanda cognitiva maior no entendimento das informações ali disponibilizadas. Algumas modificações já têm sido sugeridas e realizadas, como aquelas relativas à legibilidade dos textos. No entanto, pouco se tem feito para tornar a linguagem desses textos mais compreensível, conforme o nível educacional de seus leitores, por exemplo. Por essa razão, o presente estudo tem por objetivo adaptar o nível de leiturabilidade de textos informativos sobre saúde destinados à população idosa, considerando o baixo nível educacional dessa faixa etária. Serão utilizados seis textos da revista Seleções, com
adaptações relativas ao índice Flesch de leiturabilidade, extensão textual, incidências de substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, elementos coesivos, frequência de palavras disponibilizadas no software Coh-Metrix-Port (ALUISIO et al., 2010), seguidos de uma tarefa de compreensão com perguntas abertas e uma atividade de cloze. Participarão do estudo 16 idosos saudáveis, com idades entre 60-85 anos e nível educacional até cinco anos. Todos realizarão testes de leitura, de letramento em saúde e neuropsicológicos de memória além da tarefa. Com essas adaptações, pretende-se contribuir para melhorias na compreensão dos textos sobre saúde pela população idosa e apresentar mais contribuições da linguística nessa área tão incipiente no Brasil, buscando mostrar novas estratégias para facilitar a compreensão dos materiais informativos sobre saúde pelos indivíduos com baixo nível educacional.