AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Comunicação Institucional

Campi

Santa Cruz do Sul

Modalidade

Presencial

 

Retirada e reserva de materiais do estúdio (câmeras, flashes, lentes, luzes, tripés, rebatedores, etc)

Backup de imagens dos alunos em aula e repasse em dispositivos móveis para os mesmos. Auxílio aos professores durante o período que estiverem nos estúdios, tanto no apoio com câmera quanto na montagem de iluminação/tripé para aluno ou professor. Auxílio também, tanto professores como alunos, na hora de montar cenários, luzes contínuas, flashes, câmeras, para obter uma fotografia/vídeo.

Em variadas disciplinas, seja Fotojornalismo, Foto Publicitária, Iluminação, há diversas atividades durante as disciplinas, começando pela retirada de câmeras, introduzindo o aluno a manuseá-las, assim como utilização de flashes externos, tanto no estúdio quanto fora do estúdio. Utilização de rebatedores, de gelatinas coloridas para determinadas cores na fotografia/vídeo, flashes do estúdio, luzes contínuas, montagem de cenários, captura de imagens tanto no estúdio (fundo branco) quanto na mesa de still (estúdio de mesa) para imagens de produtos, mais voltadas à publicidade. Ao lado do estúdio, onde havia o laboratório fotográfico, há agora um “camarim”, onde os modelos podem trocar de roupa e/ou se maquiarem. O espaço é sempre utilizado, em várias disciplinas.

Localização: Bloco 14 - Sala 1403

Área total: 46,84m²

 

 

 

 

 

O Laboratório de Ensino de Rádio é utilizado pelos alunos dos Cursos da área da Comunicação para as seguintes atividades:

  • Gravação de programas de rádio
  • Gravação de comerciais
  • Gravação de jingles
  • Gravação de músicas
  • Gravação de locuções e dublagens para vídeo
  • Gravação de áudio auxiliar (foley) para vídeo
  • Gravações de áudio de modo geral
  • Edição de áudio em geral
  • Mixagens de música

Além disso, o laboratório atende um projeto de extensão promovido pelos Cursos da Comunicação junto ao CAPS – Centro de Apoio Psicossocial. Onde os usuários da entidade gravam um programa de rádio que é exibido às quintas-feiras pela Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul.

Localização: Bloco 14 - Sala 1402

Área total: 24,86m²

 

 

 

 

 

Saídas de técnicos, carro e equipamentos com alunos inclusive fora do município de Santa Cruz do Sul para gravação de trabalhos acadêmicos (reportagens, curtas, documentários, clipes, vídeos em geral). Controle de retirada e reserva de materiais do estúdio (câmeras, lentes, luzes, tripés, rebatedores, microfones, gravadores de som, cabos, cartões, etc).Reserva do laboratório de redação para edição de vídeos e áudio. Onde os técnicos auxiliam/ensinam os professores e alunos para realização dos trabalhos. Auxílio aos professores durante o período que estiverem nos estúdios, tanto no apoio com câmera, quanto na montagem de iluminação/tripé para aluno ou professor. Auxílio também, tanto professores como alunos, na hora de montar cenários, luzes contínuas, câmeras, vídeo. Em variadas disciplinas, seja telejornalismo, produção em telejornalismo I e II, curta-metragem, documentário I e II, Produção e direção de programas para TV I e II, Edição e montagem de produtos audiovisuais, Projetos experimentais, RTVC I e II, Teoria e técnica do audiovisual, há diversas atividades durante as disciplinas, começando pela retirada de câmeras, introduzindo o aluno a manuseá-las, assim como utilização de luzes e câmeras para externa e para o estúdio. Utilização de rebatedores, de gelatinas coloridas para determinadas cores no vídeo, luzes contínuas, montagem de cenários, captura de imagens tanto no estúdio (fundo azul ou verde) para imagens de produtos, mais voltadas à publicidade. Em trabalhos específicos quando a proposta do trabalho é realizar um telejornal, se precisa dos 4 funcionários para sua execução: 1 para operar o tricaster (vídeo), 1 para operar o áudio e 2 para operar as câmeras no estúdio de tv.

Localização: Bloco 14 - Sala 1401

Área total: 95,84m²

 

 

 

 

 

O Laboratório de Redação é usado por disciplinas práticas que envolvem áudio, vídeo, foto e montagem gráfica. Seu uso ocorre também em trabalhos de edição de áudio e vídeo, em especial de finalização de filmes, de telejornais e radiojornais. A Redação atende atividades e disciplinas realizadas nos laboratórios de Rádio, TV e Fotografia. São feitos trabalhos de pesquisa e elaboração de roteiros, sincronização de áudio e vídeo.

Localização: Bloco 14 Sala 1409

Área total: 31,42

 

 

 

 

 

Para atender as disciplinas: Editoração Eletrônica, Jornalismo Impresso I, Jornalismo Digital, Fotografia em Jornalismo, Jornalismo Impresso II, Editoração em Jornalismo, Jornalismo de Revista I, Jornalismo Impresso III, Jornalismo de Revista II, Fotografia em Relações Públicas, Produção Audiovisual em Relações Públicas , Produção Científica em Comunicação, Produção Digital em Relações Públicas, Laboratório Audiovisual, Roteiro, Áudio I, Montagem , Áudio II, Produção em Audiovisual, Direção de Arte em Audiovisual, Computação Gráfica, Direção de Fotografia, Produção em Televisão I, Curta-Metragem I, Produção em Televisão II, Documentário I, Curta-Metragem II, Produção para Web, Documentário II, Produção Audiovisual para Publicidade, Redação em Publicidade e Propaganda I, Introdução à Comunicação Visual e às Artes Gráficas, Fotografia em Publicidade e Propaganda, Redação em Publicidade e Propaganda II, Direção de Arte I, Direção de Arte II, Produção online em Publicidade e Propaganda I , Propaganda Política e Eleitoral, Produção online em Publicidade e Propaganda II, Campanha Publicitária, Produção de Conteúdo para Multiplataformas. São disciplinas práticas que trabalham edição, montagem, produção, pesquisa entre outros.

Localização: Bloco 17

 

MENU PRINCIPAL