Este curso tem como foco a capacitação de profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social que atuam com a primeiríssima infância, promovendo uma formação qualificada voltada ao acompanhamento do desenvolvimento infantil com atenção especial aos aspectos subjetivos e relacionais. A proposta parte do reconhecimento da importância das experiências iniciais na constituição psíquica do sujeito, buscando instrumentalizar os participantes para a detecção, prevenção e intervenção precoce quando algo não vai bem no processo de desenvolvimento de um bebê. Serão abordados indicadores de sofrimento psíquico, sinais de risco na relação entre o bebê e o Outro, bem como estratégias de cuidado que contemplem também quem exerce a função materna, reconhecendo a importância de “cuidar de quem cuida”. A formação também se propõe a dar visibilidade ao sofrimento psíquico na primeira infância, oferecendo subsídios para que profissionais que atuam na saúde, na educação, no judiciário e na assistência social possam identificar precocemente quadros de risco subjetivo, favorecendo intervenções a tempo e evitando que situações potencialmente reversíveis se agravem ou se cronifiquem. O curso sustenta práticas que apostam na estruturação do sujeito, criticando abordagens reducionistas e medicalizantes que contribuem para a patologização excessiva da infância. Ao integrar teoria e prática, a proposta busca oferecer uma base sólida para uma atuação interdisciplinar sensível, ética e comprometida com o desenvolvimento saudável do bebê e com a promoção do bem-estar nas relações iniciais.
Realidade atual das demandas de tratamento na infância e a importância da detecção precoce;
Reflexões sobre a legislação vigente relacionada à detecção precoce e à primeira infância;
Fundamentos clínicos da detecção precoce no acompanhamento do desenvolvimento infantil;
A estrutura não decidida na infância: articulação entre maturação, estruturação psíquica e desenvolvimento;
A interdependência entre aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento;
A importância da atuação intersetorial entre saúde, educação, assistência social e área da deficiência;
Diferenciação entre os níveis de prevenção: primária, secundária, terciária e quaternária na saúde mental infantil;
A lógica e a crítica dos instrumentos de detecção precoce na primeira infância;
Aposta na estruturação psíquica versus patologização precoce da infância;
Prevenção em saúde e suas especificidades na saúde mental: aposta clínica x visão higienista;
Apresentação da pesquisa IRDI: contexto histórico, metodologia, instituições envolvidas e validação;
Estudo dos indicadores da pesquisa IRDI com apoio de vídeos demonstrativos;
Análise de casos clínicos e vídeos de evolução, evidenciando a relevância da intervenção precoce diante de estruturas não definidas.
O curso se dirige a todos os profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência que intervêm com a primeiríssima infância, estudantes dos últimos anos de graduação e demais interessados no assunto.
Julieta Jerusalinsky e Maribél de Salles de Melo
20 horas (12h presenciais e 8h materiais complementares)
Data |
Horário |
Local |
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24 de Outubro (Sexta-feira) |
18h às 22h |
UNISC |
25 de Outubro (Sábado) |
08h às 17h30min |
UNISC |
Até 06/10/2025 na internet e na Central de Atendimento.
R$899,97 ou 3x de R$299,99
À vista, com desconto de 30% (não cumulativo com outros descontos): R$629,98
Descontos para funcionários, alunos e ex-alunos |
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30% |
Na forma de pagamento à vista, é possível realizar o pagamento com cartão de crédito, através do pagseguro. Modalidade que permite um parcelamento direto com a operadora, sendo que a Unisc não interfere nas taxas de juros cobradas.
No pagamento parcelado, a 1ª parcela é paga no ato da matrícula e as demais parcelas terão o vencimento no dia 08 dos meses subsequentes.
O tipo de desconto pode ser escolhido no momento da matrícula.
Os descontos não são cumulativos.
Entre em contato presencialmente com a Central de Atendimento - Bloco 1, sala 105. (Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min), ou pelo telefone (51) 3717-7425 (ramal 1066), ou pelo e-mail curtaduracao@unisc.br.
A UNISC reserva-se o direito de alterar o cronograma das aulas previamente informado ou cancelar o curso se o número mínimo de inscritos previsto em projeto não for atingido.