AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

O Centro de Estudo Pesquisa em Administração é uma entidade de caráter científico da Universidade de Santa Cruz do Sul  - UNISC, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas

Atividades do CEPAD, juntamente com o Departamento de Ciências Administrativas e o Curso de Administração

I - do intercâmbio com instituições e pesquisadores do país e do exterior, bem como com entidades, e organizações, públicas ou privadas, que tenham interesse na promoção de iniciativas vinculadas às suas finalidades;
II - de reuniões científicas, como seminários, painéis, treinamentos, análises, dentre outros;
III - da organização de material de apoio e estudo com vistas a proporcionar base de dados para o desenvolvimento de investigações regionais no campo das ciências administrativas;
IV - da divulgação de documentos, como relatórios, revistas, boletins, livros, relacionados com a produção científica realizada pelo CEPAD;
V - de estudos, visando à criação de cursos de pós-graduação de Administração;
VI - de estímulo à participação dos professores e alunos nas atividades de pesquisa científica no campo de conhecimento das ciências administrativas;
VII - de simpósios, seminários, painéis e congressos de temas específicos da Administração.

I - realizar estudos, análises e investigações sobre a teoria e o ensino, abrangendo os campos de conhecimento das ciências administrativas;
II - promover a difusão, em nível de sociedade, de conhecimentos sobre as ciências administrativas;
III - promover o desenvolvimento das linhas de pesquisa no campo das ciências administrativas;
IV - fomentar a pesquisa na área da administração;
V - desenvolver as linhas de pesquisa do CEPAD;
VI - promover, através de suas atividades, a articulação da UNISC com a comunidade;
VII - promover a participação de professores e alunos nas atividades pertinentes ao CEPAD, visando o aumento qualitativo do conhecimento;
VIII - propor e organizar simpósios, seminários, painéis e congressos estabelecendo a integração e a troca de conhecimento na área das ciências administrativas.

Nome do grupo: GRUPO DE ESTUDOS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
Status do grupo: certificado pela instituição
Ano de formação: 2000
Data da última atualização: 21/08/2007 16:12
Líder(es) do grupo: Juvir Luiz Mattuella - juvir@terra.com.br
Jorge Francisco Bertinetti Lengler - jlengler@terra.com.br
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Órgão: Departamento de Ciências Administrativas  Unidade: Cepad
Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo deverão atender as demandas na área de gestão de negócios das empresas e instituições inseridas na área de abrangência da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O resultado das pesquisas serão publicados em revistas técnicas e científicas da Universidade e de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais ou estrangeiras. Cabe salientar que a UNISC encabeça o Conselho Reginal de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (COREDE) e dentro deste contexto o grupo deverá atuar principalmente junto as pequenas e médias empresas, não somente na colaboração para a solução de seus problemas mas também propiciar treinamento para que seus responsáveis possam gerir o negócio. Também é preocupação do Grupo a gestão de agronegócios e meio ambiente. Neste sentido a atuação se voltará à organização da produção e do planejamento das unidades produtivas, estudo de mercado, diagnóstico e busca por alternativas para viabilidade das pequenas unidades familiares que representam mais de 90% das propriedades agrícolas da região.

Estrutura e Dinâmica Organizacional

Esta linha de pesquisa envolve os estudos relacionados a dinâmica organizacional, com os elementos internos da organização e atinentes aos seus objetivos, metas e indicadores de avaliação. A temática abordada engloba, entre outros temas, a organização da produção, estratégias de marketing, competências, comportamento organizacional e gestão econômico-financeira.

Relações com o ambiente de negócios

Esta linha de pesquisa engloba estudos relacionados com o ambiente externo da organização, abrangendo temas relativos à cadeia de produção e a prospecção das tendências conjunturais e estruturais do mundo dos negócios. Os principais temas pesquisados dizem respeito às relações de mercado com os clientes, fornecedores e interorganizacionais, a avaliação das mutações conjunturais do mercado e a responsabilidade socio-ambiental das organizações.

Estrutura e Dinâmica Organizacional

Esta linha de pesquisa envolve os estudos relacionados a dinâmica organizacional, com os elementos internos da organização e atinentes aos seus objetivos, metas e indicadores de avaliação. A temática abordada engloba, entre outros temas, a organização da produção, estratégias de marketing, competências, comportamento organizacional e gestão econômico-financeira.

Relações com o ambiente de negócios

Esta linha de pesquisa engloba estudos relacionados com o ambiente externo da organização, abrangendo temas relativos à cadeia de produção e a prospecção das tendências conjunturais e estruturais do mundo dos negócios. Os principais temas pesquisados dizem respeito às relações de mercado com os clientes, fornecedores e interorganizacionais, a avaliação das mutações conjunturais do mercado e a responsabilidade socio-ambiental das organizações.

Estudos Organizacionais - Desafios Contemporâneos
Organizadores: Dalva Maria Righi Dotto e Juvir Luiz Mattuella
Ano: 2008
ISBN 978-85-7578-192-0

Dalva Righi Dotto (Coordenadora)

Titulação: Doutor
Regime: TI 40
Vinculação da instituição: Adjunto

Pesquisas:

Título: AGLOMERADOS EMPRESARIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCENTRAÇÕES DE ATIVIDADES PRODUTIVAS EM MUNICÍPIOS/REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Carlos Alberto Mello Moyano
Ingo Paulo Kessler
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2008 a 31/12/2009

Resumo: O presente projeto, aglomerados empresariais: uma análise comparativa de concentrações de atividades produtivas em municípios/regiões do Rio Grande do Sul, vincula-se à linha de pesquisa gestão de negócios do Grupo de Estudos em Gestão de Negócios do CNPQ e do Centro de Pesquisa em Administração (CEPAD) ligado ao Departamento de Ciências Administrativas. A estratégia baseada na mobilização de apoio às aglomerações produtivas especializadas tem ganhado uma revelada preferência por parte das políticas públicas de geração de emprego e renda e de desenvolvimento regional e local. Para que essa estratégia seja implementada é necessário, primeiramente, que seja realizado um trabalho de identificação e mapeamento geográfico das aglomerações produtivas existentes, indicando o setor, a localização, o número de estabelecimentos, o número de trabalhadores, o grau de especialização e a densidade da atividade e do setor. Diante destas dificuldades, o desafio desta proposta de pesquisa é, por um lado, viabilizar os meios teórico-metológicos de pesquisa para construir, analisar e transformar dados e informações sobre desenvolvimento em conhecimentos que subsidiem o processo decisório-estratégico regional frente às respectivas especificidades de vocações regionais e empresariais.
Objetivo: Pesquisar, classificar dados empresariais e inter organizacionais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, de forma a constituir um banco de dados e análises referentes a concentrações de diferentes atividades produtivas por municípios e regiões do Estado.


Título: A cooperação empresarial e seus reflexos nas redes de empresas de pequeno porte do setor de varejo alimentício do Rio Grande do Sul, na dinâmica do desenvolvimento regional
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Modalidade do Projeto:
Pesquisa
Duração: 01/03/2002 a 31/12/2005

Resumo: O setor de varejo alimentício em lojas, no Rio Grande do Sul, tem se caracterizado pela grande representatividade de atuação de grandes empresas (hipermercados e supermercados convencionais). Atuando paralelamente às grandes empresas do setor, estão os supermercados de pequeno porte. São micro, pequenas e médias empresas, com menor economia de escala que estão procurando, através da união em redes de empresas, aumentar sua competitividade, a exemplo das empresas de pequeno porte do norte da Itália. No Brasil tem-se verificado um crescimento acentuado deste modelo de associativismo, em especial no Rio Grande do Sul, onde redes de empresas de pequeno porte de varejo alimentício têm-se proliferado. Desta forma, com ações compartilhadas, em que estrategicamente mantém a individualidade, estas pequenas empresas enfrentam a concorrência e mantém a lucratividade. Tendo como objetivo realizar um estudo no setor de varejo alimentício, com foco nos supermercados de pequeno porte, associados em redes empresariais do Rio Grande do Sul, identificando as interfaces da relação das empresas entre si, os fatores competitivos e os reflexos destas associações no desenvolvimento regional, o presente projeto foi qualificado em banca no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, da UNISC, para elaboração de tese de doutorado. 
Objetivo: realizar um estudo no setor de varejo alimentício, com foco nos supermercados de pequeno porte, associados em redes empresariais dop Rio Grande do Sul, identificando as interfaces da relação das empresas entre si, os fatores competitivos e os reflexos destas associações no desenvolvimento regional.


Título: Responsabilidade Socioambiental Corporativa no Varejo Brasileiro
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Dorangela Retzke Dias
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2006 a 31/12/2007

Resumo: Responsável por mais de 10% do Produto Interno Bruto do país, o varejo constitui-se num setor de expressivas mudanças frente à realidade competitiva internacional. Os grandes ´players´ internacionais determinam o ritmo e a dinâmica deste setor que tem o desafio de fazer com que os produtos e serviços cheguem aos consumidores. Empresas de atuação internacional desembarcam no Brasil motivadas pelo potencial de crescimento verificado no setor do varejista. Tendo em vista um ambiente competitivo turbulento e instável verificado na atualidade, muitos conceitos, valores e idéias têm passado por reavaliação e reformulação, em todos os segmentos da sociedade. Desta forma, muitas organizações têm descoberto que a consciência socioambiental é muitas vezes não só necessária como lucrativa. Assim, a pesquisa a ser realizada procurará desvendar informações que possam ser relevantes, do ponto de vista estratégico, para o setor de varejo brasileiro.
Objetivo: Diagnosticar e elaborar prognósticos a respeito da inserção da variável de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) na estratégia de negócios das maiores empresas de varejo brasileiro, visando gerar um instrumento gerencial adaptado para este setor.


Título: SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO PARA A PEQUENA PROPRIEDADE RURAL
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Carlos Honorato Schuch Santos
Dalva Maria Righi Dotto
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2008 a 31/12/2009

Resumo: O produtor precisa ter a exata dimensão do seu mercado e opiniões dos agentes que nele operam para poder programar sua produção de forma a atender as demandas do mesmo. A improvisação e o empirismo, na estrutura atual do mercado, são coisas de um passado remoto que não tendem a se repetir. O produtor precisa se conscientizar de que sua atuação no mercado deve ser altamente profissional e, para isto, deve conhecer todas as facetas do campo em que atua. Cada vez mais tornase primordial o conhecimento do que o consumidor deseja para poder programar a produção a fim de que os desejos do mesmo sejam satisfeitos. Além disso, quanto maior a distância entre a produção primária do consumo final, ou seja, quanto maior o número de agentes de intermediação, mais difícil e complexo torna-se para o produtor primário o descortinamento exato da tendência do mercado. Neste sentido, o produtor precisa reorganizar seus negócios tendo por base conhecimento de alternativas produtivas ou nichos de mercado em que possa desenvolver suas atividades com certa garantida de ter melhores chances de competir. Para tanto, é necessário que ele desenvolva planos de negócios que lhe propiciem uma visão antecipada das possibilidades competitivas, pois caso contrário poderá experimentar insucessos empresariais que podem colar em risco seu ganho de subsistência. Dentro desta perspectiva, o presente estudo busca identificar alternativas de produção para os pequenos produtores do Vale do Rio Pardo.

Objetivo: O objetivo central do estudo consiste em determinar um conjunto de atividades agropastoris que possam sem implementadas nas pequenas propriedades agrícolas da região do Vale do Rio Pardo e que sejam viáveis para propiciar ao produtor retornos econômicos com base nos recursos nelas disponíveis.


Título: Avaliação dos serviços de logística empresarial do Vale do Rio Pardo e Taquari
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Dalva Maria Righi Dotto
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2006 a 31/12/2007

Resumo: A logística, a partir do século XXI, passou a ser considerada estratégica, pois pode contribuir, de uma forma decisiva, para alavancar a competitividade das empresas ou cadeias de suprimento como um todo. As atividades logísticas podem e devem ser desenhadas e implementadas a partir de um conjunto de atributos previamente determinados e avaliadas quanto a sua importância. Alguns pesquisadores já desenvolveram alguns conjuntos de atributos que devem ser considerados pelos operadores logísticos de uma forma geral ( Hijjar, 2003; Fleury e Silva, 2003). O presente trabalho estuda a relação do ?valor atribuído aos atributos x importância do atributo? tomando como referência os serviços de operadores logísticos, e pretende identificar os atributos encontrados a partir de quatro situações: a) Coerência positiva; b) Coerência negativa; C) Não coerência positiva; d) Não coerência negativa. O universo pesquisado é formado pelas empresas do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquarí que usam os serviços de operadores logísticos 
Objetivo: O objetivo central do trabalho consiste em identificar os atributos que um operador logístico deve possuir para satisfazer as necessidades das empresas do Vale do Rio Pardo e Taquari.


Título: ESCORE III - Estudos Comparados sobre Dinâmicas de Desenvolvimento Setorial, Organizacional e Regional
Equipe: Coordenador(es):
Dieter Rugard Siedenberg - dieters@unisc.br
Participante(s):
Dalva Maria Righi Dotto
Milton Luiz Wittmann
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2007 a 31/12/2008

Resumo: O Grupo ESCORE foi estruturado no contexto das atividades desenvolvidas no PPGDR/UNISC em 1998. Até 2001 o Grupo desenvolveu pesquisas vinculadas ao Projeto ESCORE I. Em 2002 o Grupo passa a constar oficialmente no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, desenvolvendo suas atividades sob o Projeto ESCORE II. Este projeto tem seus principais resultados expressos na publicação de dois livros e um dicionário, além de vários artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos e/ou apresentados em eventos científicos. O Projeto ESCORE III aqui apresentado configura-se, a exemplo dos dois projetos anteriores ja encerrados, como um projeto 'guarda-chuva', que abrange quatro diferentes investigações científicas e uma atividade-síntese comum. São elas: a) análise da responsabilidade social empresarial em Empresas de Pequeno Porte; b) análise dos processos de gestão ambiental em indústrias fumageiras; c) análise de aglomerados empresariais e relações interorganizacionais; d) análise dos investimentos públicos municipais e sua relação com indicadores socioeconômicos; e) revisão e ampliação do Dicionário do Desenvolvimento Regional. Cada uma das investigações acima propostas está devidamente estruturada enquanto sub-projeto de pesquisa, contendo o devido referencial teórico-metodológico. 
Objetivo: Coordenar e congregar as investigações científicas desenvolvidas pelos pesquisadores do Grupo ESCORE no período de 2007-2008, que visam analisar comparativamente diferentes dinâmicas de desenvolvimento setorial, organizacional e regional, numa abodagem integrada e interdisciplinar.


Airton Garcia da Silva

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Adjunto D


Ana Cláudia Schaack

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A

Pesquisas:

Título: Relação entre os valores pessoais dos gestores e a estratégia de exportação das empresas gaúchas
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Ana Claudia Schaack
Dorivaldo Brites de Oliveira
Jaime Laufer
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2005 a 31/12/2006

Resumo: A globalização da economia e, conseqüentemente, a abertura dos mercados proporcionaram uma expansão do comércio mundial que alcançou um volume de comercialização de 5,5 trilhões de dólares no início dos anos 2000. Há vinte anos antes este volume não atingia os 2 trilhões de dólares. Estes novos mercados tornaram-se oportunidades viáveis e naturais para empresas domésticas que apresentavam viés para o crescimento (Cavusgil; Zou, 1994). Entretanto, a internacionalização da oferta traz em seu bojo uma série de elementos que se revestem de relevância para o sucesso e efetividade destas estratégias na busca de novos mercados e, dentre estes, julga-se que os valores pessoais dos executivos desempenhem papel importante neste processo. Não se quer com isto dizer que os valores pessoais dos executivos são determinantes diretos da internacionalização da oferta de produtos por parte das organizações, mas sim, de que eles, juntamente com outros elementos, corroboram para definir o ambiente organizacional que conduz a tal intento. Assim sendo, este estudo tem como objetivo principal verificar a influência dos valores pessoais dos gestores sobre as estratégias mercadológicas de empresas exportadoras. Para alcançar os objetivos propostos por este estudo, realizar-se-á uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. As empresas que farão parte da amostra serão selecionadas tendo por base o cadastro da Federação de Indústrias e Empresas do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.


Carlos Alberto Mello Moyano

Titulação: Doutor
Regime: TP20
Vinculação da instituição: Adjunto

Pesquisas:

Título: A relação entre as autoimagens das mulheres de Santa Cruz do Sul
Equipe: Coordenador(es):
Carlos Alberto Mello Moyano - carlos@unisc.br
Participante(s):
Modalidade do Projeto:
Pesquisa
Duração: 01/01/2007 a 31/12/2007

Resumo: Um estudo enfocando o conhecimento do ?eu? de consumidoras de diversas cidades do MERCOSUL, justifica-se pela necessidade de conhecer as similitudes e diferenças delas com a finalidade de permitir o desenvolvimento ou adaptação de produtos e marcas às necessidades delas. Conforme Carl Rogers existe uma tendência básica em direção à auto-realizaçao: ?O organismo tem uma tendência e um empenho básico ? realizar, manter e promover o organismo que se encontra em processo de vivência?. Tomando-se por base esta afirmação, e frente à importância do conhecimento da consumidora como instrumento para melhor satisfazer ? lha definiu-se o problema de pesquisa deste estudo como sendo a identificação das variáveis que integram o ?eu?, assim como a mensuração do ?eu atual? e do ?eu ideal?, e sua influência nas decisões de consumo.

Objetivo: O objetivo central do presente estudo é o de identificar o ?eu atual? e o ?eu ideal? das consumidoras de três cidades do MERCOSUL e examinar a influência desses conceitos nas decisões de consumo.


Título: A relação entre satisfação e valores pessoais dos compradores no varejo da cidade de Santa Cruz do Sul
Equipe: Coordenador(es):
Carlos Alberto Mello Moyano - carlos@unisc.br
Participante(s):
Modalidade do Projeto:
Pesquisa
Duração: 01/05/2008 a 31/12/2009

Resumo: O estudo será efetuado sobre compradores de varejo de confecção e bens domésticos. Os fatores que justificam a seleção desses setores de atividades são os seguintes: em primeiro lugar, a restrição a poucos setores de atividades possibilita reduzir o número de variáveis externas intervenientes como é o caso da intensidade da competição e turbulência do mercado, entre outras; finalmente, pela importância desse setor comercial, originando interesse pela pesquisa e pelas contribuições que dá ao problema proposto.

Objetivo: O objetivo central do presente estudo é o de examinar a influência dos valores pessoais na satisfação dos compradores do varejo de Santa Cruz do Sul.


Título: AGLOMERADOS EMPRESARIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCENTRAÇÕES DE ATIVIDADES PRODUTIVAS EM MUNICÍPIOS/REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Carlos Alberto Mello Moyano
Ingo Paulo Kessler
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2008 a 31/12/2009

Resumo: O presente projeto, aglomerados empresariais: uma análise comparativa de concentrações de atividades produtivas em municípios/regiões do Rio Grande do Sul, vincula-se à linha de pesquisa gestão de negócios do Grupo de Estudos em Gestão de Negócios do CNPQ e do Centro de Pesquisa em Administração (CEPAD) ligado ao Departamento de Ciências Administrativas. A estratégia baseada na mobilização de apoio às aglomerações produtivas especializadas tem ganhado uma revelada preferência por parte das políticas públicas de geração de emprego e renda e de desenvolvimento regional e local. Para que essa estratégia seja implementada é necessário, primeiramente, que seja realizado um trabalho de identificação e mapeamento geográfico das aglomerações produtivas existentes, indicando o setor, a localização, o número de estabelecimentos, o número de trabalhadores, o grau de especialização e a densidade da atividade e do setor. Diante destas dificuldades, o desafio desta proposta de pesquisa é, por um lado, viabilizar os meios teórico-metológicos de pesquisa para construir, analisar e transformar dados e informações sobre desenvolvimento em conhecimentos que subsidiem o processo decisório-estratégico regional frente às respectivas especificidades de vocações regionais e empresariais.
Objetivo: Pesquisar, classificar dados empresariais e inter organizacionais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, de forma a constituir um banco de dados e análises referentes a concentrações de diferentes atividades produtivas por municípios e regiões do Estado.


Carlos Honorato Schuch Santos

Titulação: Doutor
Regime: TP20
Vinculação da instituição: Adjunto C

Pesquisas:

Título: SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO PARA A PEQUENA PROPRIEDADE RURAL
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Carlos Honorato Schuch Santos
Dalva Maria Righi Dotto
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2008 a 31/12/2009

Resumo: O produtor precisa ter a exata dimensão do seu mercado e opiniões dos agentes que nele operam para poder programar sua produção de forma a atender as demandas do mesmo. A improvisação e o empirismo, na estrutura atual do mercado, são coisas de um passado remoto que não tendem a se repetir. O produtor precisa se conscientizar de que sua atuação no mercado deve ser altamente profissional e, para isto, deve conhecer todas as facetas do campo em que atua. Cada vez mais tornase primordial o conhecimento do que o consumidor deseja para poder programar a produção a fim de que os desejos do mesmo sejam satisfeitos. Além disso, quanto maior a distância entre a produção primária do consumo final, ou seja, quanto maior o número de agentes de intermediação, mais difícil e complexo torna-se para o produtor primário o descortinamento exato da tendência do mercado. Neste sentido, o produtor precisa reorganizar seus negócios tendo por base conhecimento de alternativas produtivas ou nichos de mercado em que possa desenvolver suas atividades com certa garantida de ter melhores chances de competir. Para tanto, é necessário que ele desenvolva planos de negócios que lhe propiciem uma visão antecipada das possibilidades competitivas, pois caso contrário poderá experimentar insucessos empresariais que podem colar em risco seu ganho de subsistência. Dentro desta perspectiva, o presente estudo busca identificar alternativas de produção para os pequenos produtores do Vale do Rio Pardo.

Objetivo: O objetivo central do estudo consiste em determinar um conjunto de atividades agropastoris que possam sem implementadas nas pequenas propriedades agrícolas da região do Vale do Rio Pardo e que sejam viáveis para propiciar ao produtor retornos econômicos com base nos recursos nelas disponíveis.


Cristina Luisa Eick

Titulação: Mestre
Regime: TP20
Vinculação da instituição: Assistente A


Dieter Rugard Siedenberg

Titulação: Doutor
Regime: TP 30
Vinculação da instituição: Adjunto B

Pesquisas:

Título: ESCORE III - Estudos Comparados sobre Dinâmicas de Desenvolvimento Setorial, Organizacional e Regional
Equipe: Coordenador(es):
Dieter Rugard Siedenberg - dieters@unisc.br
Participante(s):
Dalva Maria Righi Dotto
Milton Luiz Wittmann
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2007 a 31/12/2008

Resumo: O Grupo ESCORE foi estruturado no contexto das atividades desenvolvidas no PPGDR/UNISC em 1998. Até 2001 o Grupo desenvolveu pesquisas vinculadas ao Projeto ESCORE I. Em 2002 o Grupo passa a constar oficialmente no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, desenvolvendo suas atividades sob o Projeto ESCORE II. Este projeto tem seus principais resultados expressos na publicação de dois livros e um dicionário, além de vários artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos e/ou apresentados em eventos científicos. O Projeto ESCORE III aqui apresentado configura-se, a exemplo dos dois projetos anteriores ja encerrados, como um projeto 'guarda-chuva', que abrange quatro diferentes investigações científicas e uma atividade-síntese comum. São elas: a) análise da responsabilidade social empresarial em Empresas de Pequeno Porte; b) análise dos processos de gestão ambiental em indústrias fumageiras; c) análise de aglomerados empresariais e relações interorganizacionais; d) análise dos investimentos públicos municipais e sua relação com indicadores socioeconômicos; e) revisão e ampliação do Dicionário do Desenvolvimento Regional. Cada uma das investigações acima propostas está devidamente estruturada enquanto sub-projeto de pesquisa, contendo o devido referencial teórico-metodológico. 
Objetivo: Coordenar e congregar as investigações científicas desenvolvidas pelos pesquisadores do Grupo ESCORE no período de 2007-2008, que visam analisar comparativamente diferentes dinâmicas de desenvolvimento setorial, organizacional e regional, numa abodagem integrada e interdisciplinar.


Dorângela Retzke Dias

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente D

Pesquisas:

Título: Responsabilidade Socioambiental Corporativa no Varejo Brasileiro
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Dorangela Retzke Dias
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2006 a 31/12/2007

Resumo: Responsável por mais de 10% do Produto Interno Bruto do país, o varejo constitui-se num setor de expressivas mudanças frente à realidade competitiva internacional. Os grandes ´players´ internacionais determinam o ritmo e a dinâmica deste setor que tem o desafio de fazer com que os produtos e serviços cheguem aos consumidores. Empresas de atuação internacional desembarcam no Brasil motivadas pelo potencial de crescimento verificado no setor do varejista. Tendo em vista um ambiente competitivo turbulento e instável verificado na atualidade, muitos conceitos, valores e idéias têm passado por reavaliação e reformulação, em todos os segmentos da sociedade. Desta forma, muitas organizações têm descoberto que a consciência socioambiental é muitas vezes não só necessária como lucrativa. Assim, a pesquisa a ser realizada procurará desvendar informações que possam ser relevantes, do ponto de vista estratégico, para o setor de varejo brasileiro.
Objetivo: Diagnosticar e elaborar prognósticos a respeito da inserção da variável de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) na estratégia de negócios das maiores empresas de varejo brasileiro, visando gerar um instrumento gerencial adaptado para este setor.


Dorivaldo Brites de Oliveira

Titulação: Mestre
Regime: INT
Vinculação da instituição: Assistente D

Pesquisas:

Título: Relação entre os valores pessoais dos gestores e a estratégia de exportação das empresas gaúchas
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Ana Claudia Schaack
Dorivaldo Brites de Oliveira
Jaime Laufer
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2005 a 31/12/2006

Resumo: A globalização da economia e, conseqüentemente, a abertura dos mercados proporcionaram uma expansão do comércio mundial que alcançou um volume de comercialização de 5,5 trilhões de dólares no início dos anos 2000. Há vinte anos antes este volume não atingia os 2 trilhões de dólares. Estes novos mercados tornaram-se oportunidades viáveis e naturais para empresas domésticas que apresentavam viés para o crescimento (Cavusgil; Zou, 1994). Entretanto, a internacionalização da oferta traz em seu bojo uma série de elementos que se revestem de relevância para o sucesso e efetividade destas estratégias na busca de novos mercados e, dentre estes, julga-se que os valores pessoais dos executivos desempenhem papel importante neste processo. Não se quer com isto dizer que os valores pessoais dos executivos são determinantes diretos da internacionalização da oferta de produtos por parte das organizações, mas sim, de que eles, juntamente com outros elementos, corroboram para definir o ambiente organizacional que conduz a tal intento. Assim sendo, este estudo tem como objetivo principal verificar a influência dos valores pessoais dos gestores sobre as estratégias mercadológicas de empresas exportadoras. Para alcançar os objetivos propostos por este estudo, realizar-se-á uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. As empresas que farão parte da amostra serão selecionadas tendo por base o cadastro da Federação de Indústrias e Empresas do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.


Ernani Tadeu de Oliveira

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A


Geraldo Sellins

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A


Hélio Klinger

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Adjunto E


Ingo Paulo Kessler

Titulação: Mestre
Regime: INT
Vinculação da instituição: Adjunto E

Pesquisas:

Título: AGLOMERADOS EMPRESARIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCENTRAÇÕES DE ATIVIDADES PRODUTIVAS EM MUNICÍPIOS/REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL
Equipe: Coordenador(es):
Dalva Maria Righi Dotto - dalva@unisc.br
Participante(s):
Carlos Alberto Mello Moyano
Ingo Paulo Kessler
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2008 a 31/12/2009

Resumo: O presente projeto, aglomerados empresariais: uma análise comparativa de concentrações de atividades produtivas em municípios/regiões do Rio Grande do Sul, vincula-se à linha de pesquisa gestão de negócios do Grupo de Estudos em Gestão de Negócios do CNPQ e do Centro de Pesquisa em Administração (CEPAD) ligado ao Departamento de Ciências Administrativas. A estratégia baseada na mobilização de apoio às aglomerações produtivas especializadas tem ganhado uma revelada preferência por parte das políticas públicas de geração de emprego e renda e de desenvolvimento regional e local. Para que essa estratégia seja implementada é necessário, primeiramente, que seja realizado um trabalho de identificação e mapeamento geográfico das aglomerações produtivas existentes, indicando o setor, a localização, o número de estabelecimentos, o número de trabalhadores, o grau de especialização e a densidade da atividade e do setor. Diante destas dificuldades, o desafio desta proposta de pesquisa é, por um lado, viabilizar os meios teórico-metológicos de pesquisa para construir, analisar e transformar dados e informações sobre desenvolvimento em conhecimentos que subsidiem o processo decisório-estratégico regional frente às respectivas especificidades de vocações regionais e empresariais.
Objetivo: Pesquisar, classificar dados empresariais e inter organizacionais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, de forma a constituir um banco de dados e análises referentes a concentrações de diferentes atividades produtivas por municípios e regiões do Estado.


Ione Sardão da Silva

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A


Jaime Laufer

Titulação: Mestre
Regime: INT
Vinculação da instituição: Adjunto D

Pesquisas:

Título: Relação entre os valores pessoais dos gestores e a estratégia de exportação das empresas gaúchas
Equipe: Coordenador(es):
Participante(s):

Ana Claudia Schaack
Dorivaldo Brites de Oliveira
Jaime Laufer
Modalidade do Projeto: Pesquisa
Duração: 01/01/2005 a 31/12/2006

Resumo: A globalização da economia e, conseqüentemente, a abertura dos mercados proporcionaram uma expansão do comércio mundial que alcançou um volume de comercialização de 5,5 trilhões de dólares no início dos anos 2000. Há vinte anos antes este volume não atingia os 2 trilhões de dólares. Estes novos mercados tornaram-se oportunidades viáveis e naturais para empresas domésticas que apresentavam viés para o crescimento (Cavusgil; Zou, 1994). Entretanto, a internacionalização da oferta traz em seu bojo uma série de elementos que se revestem de relevância para o sucesso e efetividade destas estratégias na busca de novos mercados e, dentre estes, julga-se que os valores pessoais dos executivos desempenhem papel importante neste processo. Não se quer com isto dizer que os valores pessoais dos executivos são determinantes diretos da internacionalização da oferta de produtos por parte das organizações, mas sim, de que eles, juntamente com outros elementos, corroboram para definir o ambiente organizacional que conduz a tal intento. Assim sendo, este estudo tem como objetivo principal verificar a influência dos valores pessoais dos gestores sobre as estratégias mercadológicas de empresas exportadoras. Para alcançar os objetivos propostos por este estudo, realizar-se-á uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. As empresas que farão parte da amostra serão selecionadas tendo por base o cadastro da Federação de Indústrias e Empresas do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.


Leonardo José Andriolo

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A


Lisiane Celia Palma

Titulação: Mestre
Regime:
Vinculação da instituição:


Luciana Antonia Tremea

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente


Luciane Vandréia Hentschke

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente


Luiz Alberto Morales Alves

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente


Márcio Almeida Espíndola

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente


Rafael Frederico Henn

Titulação: Mestre
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Assistente A


Rolando Beulke

Titulação: Doutor
Regime: Horista
Vinculação da instituição: Adjunto A


Vanderlei Becker Ribeiro

Titulação: Mestre
Regime: INT
Vinculação da instituição: Adjunto E

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