AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

2011

- Realização da Pesquisa Educação e tecnologias da informação: uma análise a partir dos estudantes que participaram do VIVA UNISC em 2011
- Avaliação dos estudantes formandos da Graduação.
- Avaliação do desempenho docente e das coordenações de cursos de Graduação/Pós-Graduação.
- Participação no Evento Seminário SINAES – Desafios e Perspectivas, oferecido pelo Inep/MEC, em Brasília.
- Suporte a cursos, departamentos e setores nos processos avaliativos.
- Operacionalização das deliberações da Comissão Própria de Avaliação.

2010

- Recebimento da Comissão de Avaliação Institucional Externa, indicado pelo INEP/MEC, de acordo com as diretrizes do SINAES.
- Início da avaliação do Programa de PGSS em Promoção da Saúde.
- Avaliação da Infraestrutura e dos Serviços da Graduação.
- Início da Avaliação On-Line pelos estudantes da PGSS.
- Aplicação da metodologia de grupos focais na avaliação de programas/projetos de extensão.
- Realização da Pesquisa de Clima Institucional junto aos docentes e técnicos administrativos.
- Implantação do Sistema de Registro da Produção Docente.
- Seminário de Avaliação da Graduação.

2009

- Avaliação dos cursos de extensão.
- Avaliação das atividades dos projetos continuados de extensão pela comunidade beneficiada.
- Avaliação dos estudantes formandos da Graduação.
- Avaliação dos estudantes egressos da Pós-Graduação.
- Avaliação das coordenações dos cursos de Graduação.
- Participação na Coordenação do Seminário dos 15 anos do PAIUNG.

2008

- aprovação do PAIUNISC IV – 2008-2012 pelo Conselho Universitário.
- início da digitalização da produção intelectual e técnica dos docentes (ano-base 2007).
- redefinição dos indicadores de avaliação do desempenho na docência da pós-graduação lato sensu.
- implantação de formulários de leitura ótica para a avaliação da pós-graduação lato sensu.
- realização da avaliação dos serviços e da infra-estrutura institucional junto aos estudantes de graduação e de pós-graduação.
- realização da avaliação dos cursos de extensão do Centro de Línguas.
- Realização da Pesquisa de Clima Institucional.

2007

- Realização da Pesquisa de Imagem da UNISC.
- redefinição dos indicadores de avaliação do desempenho na docência da graduação.
- avaliação dos processos institucionais dentro do Projeto Novo Olhar.
- disponibilização dos resultados da avaliação da pós-graduação stricto sensu através do Sistema de Avaliação On-Line.
- início da construção do PAIUNISC IV – 2008-2012.
- UNISC assume a coordenação do PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional do COMUNG.

2006

- preenchimento do Formulário Eletrônico de Avaliação Externa.
- recebimento da Comissão de Avaliação Institucional Externa, indicado pelo INEP/MEC, de acordo com as diretrizes do SINAES.
- divulgação do Relatório Final de Avaliação Institucional Externa.
- início do processo de Avaliação do Desempenho Docente.
- realização do Curso de Extensão em Gestão de Processos de Avaliação Institucional, aberto aos profissionais desta área que atuam em IES no país.

2005

- protocolização do pedido de avaliação externa junto ao INEP e à CONAES.
- realização da Avaliação e Perfil dos Alunos Diplomados da Graduação quanto aos Cursos da UNISC e Situação quanto à Empregabilidade.
- realização do II Seminário das CPA’S do Rio Grande do Sul.
- finalização do Relatório Final de Auto-Avaliação.
- preenchimento do Formulário Eletrônico de Avaliação Externa.

2004

- aperfeiçoamento do processo de avaliação da dimensão da graduação.
- consolidação da avaliação da dimensão da pós-graduação stricto sensu.
- realização da pesquisa de satisfação entre alunos e professores em relação à infra-estrutura e aos serviços intitucionais.
- realização da pesquisa de satisfação entre a comunidade em relação aos serviços institucionais.
- criação da CPA.
- finalização do PAIUNISC fase III – 2004-2006.

2003

- Criação do Informativo da Avaliação Institucional.
- Reestruturação da CAI - Comissão de Avaliação Institucional.
- Realização do Seminário "PAIUNG: uma década de Avaliação Institucional integrada".
- Lançamento da publicação das Universidades Comunitárias Gaúchas: "Avaliação Institucional Integrada: os dez anos do PAIUNG".
- Implantação do Sistema de Avaliação on-line para a avaliação da graduação.

2002

- Criação da AAInst - Assessoria de Avaliação Institucional.
- Graduação: avaliação das disciplinas, do desempenho docente, auto-avaliação discente e docente, avaliação do curso e do coordenador.
- Gestão: aplicação do instrumento de avaliação da gestão por meio da Pesquisa de Clima institucional.
- Pesquisa: realização da segunda etapa da avaliação da pesquisa, envolvendo os professores coordenadores ou integrantes de projetos de pesquisa em desenvolvimento, e bolsistas de iniciação científica dos programas PUIC-UNISC, PIBIC-CNPq e BIC-FAPERGS.

2001

- Realização do III Seminário Temático do PAIUNG "Avaliação institucional face às políticas públicas".
- Graduação: análise de relatórios, implementação de melhorias nos cursos, avaliação dos alunos egressos e dos estágios curriculares.
- Pesquisa: realização da primeira etapa de avaliação da pesquisa pelas unidades acadêmicas (departamentos, programas de pós-graduação, centros e núcleos de pesquisa e grupos de pesquisa).

2000

- Realização do "IV Encontro Nacional sobre Avaliação Institucional no Contexto das IES Comunitárias".
- Graduação: avaliação da disciplina, do desempenho docente, auto-avaliação discente e docente e avaliação do curso e do coordenador, tanto nos cursos em regime regular, quanto no regime especial de férias.

1999

- Criação do PAIUNG II.
- Criação do PAIUNISC II - segunda fase.
- Criação das subcomissões de avaliação: subcomissão da graduação, subcomissão da pós-graduação, subcomissão da pesquisa, subcomissão da extensão e subcomissão da gestão.
- Definição de variáveis e indicadores para as dimensões da graduação, da pós-graduação, da pesquisa, da extensão e da gestão.

1997

- Avaliação dos egressos e dos departamentos.
- Lançamento das publicações "Avaliação dos Cursos" e "Avaliação de Disciplinas e Desempenho Docente".
- Realização do Seminário de Articulação de PAIUNG "Resultados e Perspectivas".
- Realização do II Seminário Temático do PAIUNG "Construção do Conhecimento e Sociedade".

1996-1997

- Avaliação do desempenho docente e das disciplinas pelo PAIUNISC 1996-1997.

1995

- Avaliação dos cursos de graduação pelo PAIUNISC 1994-1995.
- Realização do Seminário Institucional "Avaliando a Avaliação".

1994

- Criação do PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
- Criação do PAIUNG - Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas.
- Criação do PAIUNISC - fase I.
- Criação da CAI - Comissão de Avaliação Institucional da UNISC.
- Criação das CACs - Comissões de Avaliação por Cursos.

1993

- Avaliação dos cursos de graduação com a ampliação dos itens avaliados e a implantação de novos instrumentos.
- Avaliação do desempenho de atividades do ensino, da pesquisa e da extensão no Departamento de Biologia e na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas.

1992

- Institucionalização do processo de Avaliação Institucional da UNISC.
- Avaliação dos cursos de graduação da UNISC.

1991

- Avaliação do Curso de Letras pelos discentes.

1986 a 1989

- Realização da primeira etapa da avaliação curricular do Curso de Educação Física (pré-resolução n.º 03/87 do CFE).

1986 a 1988

- Realização da avaliação do Curso de Estudos Sociais com o projeto elaborado dentro do Programa de Apoio à Educação Superior "Nova Universidade", da SESu/MEC.

1986

- Colocado em ação o Projeto "Avaliação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Departamento de Educação".

MENU PRINCIPAL