ROSANE MACHADO ROLLO realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidad de Jaén (UJA, Espanha), sob a supervisão da Profa. Dra. Sara Moreno Câmara, período de setembro de 2025 a maio de 2026.
MORGANA PEREIRA DA COSTA realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, México), sob a supervisão da Profa. Dra. Marcela Gómez Sollano, de setembro a dezembro de 2025.
CARINA FERREIRA DOS SANTOS realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL, Portugal), sob a supervisão do Prof. Dr. Tiago Almeida, de novembro de 2024 a março de 2025.
NAYOLANDA COUTINHO LOBO AMORIM DE SOUZA realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina), sob a supervisão da Profa. Dra. Fernanda Saforcada, de setembro de 2024 a janeiro de 2025.
ANA MARIA MELO DE PINHO realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF, Argentina), sob a supervisão do Prof. Dr. Sebastián Daniel Castiñeira, de abril a junho de 2024.
CARINE JOSIÉLE WENDLAND realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidad Autónoma Nacional de México (UNAM, México), sob a supervisão da Profa. Dra. Andrea Olmos e do Prof. Dr. Antonio Carrillo Avelar, de novembro de 2023 a abril de 2024.
MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS realizou seu estágio pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior/PDSE, na Universidade do Minho (UMinho, Portugal), sob a supervisão da Profa. Dra. Lia Raquel Moreira Oliveira, de novembro de 2019 a abril de 2020.
CHRISTIAN AARÓN CRUZ CRUZ, doutorando do Programa de Pós-graduação em Pedagogia, da Universidad Autónoma Nacional de México (UNAM, México), realizou seu estágio pelo Programa Move La América/Capes, de maio a julho de 2025, no PPGEdu/Unisc, sob a supervisão da Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti.
PAULA ANDREA SERNA CARMONA, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Formación en Diversidad, da Universidad de Manizales (UManizales, Colômbia), realizou seu estágio de doutoramento, de outubro a novembro de 2023, no PPGEdu/Unisc, sob a supervisão da Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti.
LEIDY CAROLINA CARDONA, doutoranda do Programa de Pós-graduação Formación en Diversidad, da Universidad de Manizales (UManizales, Colômbia), realizou seu estágio de doutoramento, de setembro de 2021 a maio de 2022, no PPGEdu/Unisc, sob a supervisão da Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti.
Doutorado (2017-2021). Maria de Fátima de Lima das Chagas. Cotutela: Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Orientação: Profa. Dra. Lia Raquel Moreira Oliveira.
Mestrado (2020-2022). Sandra Veronica Barzallo Mora. País de origem: Equador. Bolsa institucional de incentivo à internacionalização/Unisc.
Universidad Internacional - SEK, Equador
Universidad Nacional de Tres de Febrero - UNTREF, Argentina
Universidad Pedagógica Nacional - UPN, Colômbia
Universidade do Minho - UMINHO, Portugal
Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo: O Observatório da Educação do Campo no Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP) articula ensino, pesquisa e extensão a partir das lutas contra o fechamento das escolas no/do campo, contra os agrotóxicos, em defesa da agricultura familiar agroecológica e da educação do campo como um direito. Trata-se de uma articulação entre Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL) e GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais na Universidade de Santa Cruz do Sul liderado pela Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti (PGEdu/Unisc). O ObservaEduCampoVRP integra uma rede de observatórios regionais com pesquisadores/as vinculados/as a diferentes universidades gaúchas, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, colabora com o Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (APPeAL), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
Observatório do Ensino Médio: O Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná tem por objetivo reunir estudantes, educadores/as e pesquisadores/as dos diversos níveis e modalidades de ensino que tenham interesse em compartilhar ideias, temas e pesquisas sobre ensino médio, juventude, suas relações com a escola e com o mundo do trabalho. Desenvolve atividades de pesquisa e de extensão universitária com a participação do GP-CNPq: Currículo, memórias e narrativas em Educação liderado pelo Prof. Dr. Éder da Silva Silveira (PPGEdu/Unisc).
Observatório de Educação e Biopolítica: O Observatório de Educação e Biopolítica (OEBIO) reúne pesquisadores/as interessados/as nos estudos pós-estruturalistas, especialmente nos estudos foucaultianos, e suas interseções com a Educação. O OEBIO é uma iniciativa do GP-CNPq: Identidade e Diferença na Educação liderado pelo Prof. Dr. Mozartt Linhares da Silva (PPGEdu/Unisc).
Projetos de Pesquisa coordenados por docentes do PPGEdu/UNISC com participação de pesquisadores/as de IES estrangeiras:
(2024- Atual). Educação do campo, educação popular e trabalho reprodutivo: instrumentos pedagógicos das/nas Escolas Famílias Agrícolas no Vale do Rio Pardo-RS, coordenado pela Profa.Dra. Cheron Zanini Moretti e integrado pela Profe. Dra. Marcela Gomes Sollano (Universidad Nacional Autónoma de México) e prof. Ms. Christian Aarón Cruz Cruz (Universidad Nacional Autónoma de México).
(2022 - Atual). Aprendizagens interculturais com os guarani e kaingang na educação básica, coordenado pela profa. Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes e integrado pela Profa. Dra. Olga Luci Reyes Ramires (Universidad de La Sabana, Colômbia).
(2023 - 2024). Princípios educativos e metodología de investigación con las mujeres Wayuú, coordenado pela profa. Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes e supervisionado pela Profa. Dra. Olga Luci Reyes Ramires (Universidad de La Sabana, Colômbia).
(2018 - 2022). Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina, coordenado pelo prof. Dr. Éder da Silva Silveira e integrado pelo Prof. Dr. Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile).
Projetos de Pesquisa coordenados por docentes de IES estrangeiras com participação de pesquisadores/as do PPGEdu/UNISC:
(2022 - Atual). Los sentidos de la escuela en los umbrales del siglo XXI: alternativas pedagógicas, saberes, sujetos y experiencias en la construcción del proyecto por venir de la educación latinoamericana, coordenado pela profa. Dra. Marcela Gómez Sollano e pela Profa. Dra. Martha Corenstein Zaslav (Universidad Nacional Autónoma de México (APPeAL/UNAM, México), financiado pelo Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnológica (PAPIIT-UNAM) sob o registro institucional IN400222.
Grupos de Pesquisa coordenados por docentes do PPGEdu/UNISC com participação de pesquisadores/as de IES estrangeiras:
GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, liderado pela Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti, participam: Marcela Gómez Sollano (UNAM, México), Christian Aarón Cruz Cruz (UNAM, México), Marco Antonio Villarruel Oviedo (Colégio de México, México); Leidy Carolina Cardona Hernández (Universidad del Quindío, Colômbia).
GP-CNPq: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, liderado pelo Prof. Dr. Éder da Silva Silveira, participa: Myriam Southwell (Universidad Nacional de La Plata, Argentina).
GP-CNPq: Peabiru - Educação Ameríndia e Interculturalidade, liderado pelas Profas. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS) e Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes, participa: Olga Lucía Reyes Ramírez (Universidad de La Sabana, Colômbia).
Grupos de Pesquisa coordenados por pesquisadores/as de IES estrangeiras com participação de docentes do PPGEdu/UNISC
Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (APPeAL/UNAM, México), liderados pelas profas. Dras. Marcela Gómez Sollano (UNAM, México) e Martha Corenstein Zaslav (UNAM, México), participa: Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti.
Redes de Pesquisa
Red Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina/APPeAL (México, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Brasil), liderados pelas Profas. Dras. Marcela Gómez Sollano (UNAM, México) e Adriana Puiggrós (UBA, Argentina). https://appealmexico.wixsite.com/appealmx
Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación/ALIE, presidido pela Profa. Dra. por Fernanda Saforcada (UBA, Argentina). https://alie.lat/sobre-alie
2024. Professora Visitante. Dra. Olga Lucia Reyes Ramirez (Universidad de La Sabana, Colômbia)
2024. Professor Visitante. Dr. José Alejandro Tasat (UNTREF, Argentina)
2024. Professor Palestrante. Dr. Luis Bonilla-Molina (CLACSO, Venezuela)
2023. Professor Visitante. Dr. Antonio Villarruel (Colégio de México, México)
2023. Professor Palestrante. Dr. Ezequiel Aleman (Universidade do Iowa, EUA)
2022. Professora Palestrante. Dra. Silvia Costa-Abós (Universitat de Barcelona, UB)
2022. Professora Palestrante. Dra. Marcela Gómez Sollano (UNAM/APPeAL, México)
2022. Professora Palestrante. Dra. Martha Corenstein Zaslav (UNAM/APPeAL, México)
2022. Professora Palestrante. Dra. Martha Josefina Franco García (Universidad Pedagógica Nacional/APPeAL, México)
2021. Professor Palestrante. Dr. Bruce P. Braun (University of Minnesota, EUA)
2021. Professora Palestrante. Dra. Rosa Elva Zúñiga López (CEAAL-México)
(2022, Chile). La Otra Educación. Universidad Católica Silva Henriquez. Diplomado: Pedagogías colaborativas y protagonismos de las niñeces. Módulo 3. Educación, Territorio y Niñeces: Políticas, Prácticas y Proyecciones desde América Latina. Sesión 6: “Desafíos y proyecciones en torno al desarrollo de alternativas educativas transformadoras”. Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti
(2022, México). Universidad Nacional Autónoma de México. Red APPEAL. Seminario: Formación de sujetos de la educación en América Latina (Delimitación del campo problemático en la construcción del proyecto por venir de la educación latinoamericana). Sesión: "La disputa por la educación: Tensiones y articulaciones en la relación educador-educando/opresor-oprimido (Situación límite, inédito viable y esperanza)". Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti
(2022, Uruguay). Universidad de La República. Red APPEAL. Seminario Saberes socialmente productivos y educación: sujetos, contextos y experiencias. Sesión: "La praxis educativa, mediaciones político-pedagógicas y los diversos modos en que los saberes se transmiten". Profa. Dra. Cheron Zanini Moretti