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Os valores institucionais da Ética, da Democracia e da Participação, são intensamente vivenciados em todas as práticas avaliativas da Universidade. São esses valores, combinados à cultura de avaliação instalada na Instituição, que auxiliam na definição do Marco Referencial do Programa de Avaliação Institucional da UNISC - PAIUNISC.

Esse Marco Referencial, além ser um conjunto de preceitos, explicita o “ser” do processo de avaliação institucional da UNISC e indica os referenciais que devem nortear os entendimentos e as práticas de avaliação na Universidade.

Para UNISC, a avaliação é institucional sob três aspectos, conforme as diretrizes propostas pelo SINAES: i) o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da Instituição; ii) os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnicos administrativos e membros da comunidade externa; e iii) os processos avaliativos seguem os procedimentos institucionais e se utilizam da infraestrutura da Universidade.

A concepção de avaliação institucional emerge do Projeto Pedagógico Institucional, onde a UNISC expressa a sua razão de ser uma universidade comunitária comprometida com a qualidade. Além disso, reforça o entendimento de avaliação como processo que vai além de um exercício de levantamento de opiniões e constatações sobre os múltiplos aspectos da vida da Universidade.

Na UNISC, a avaliação institucional é concebida como um processo dinâmico, intencional e sistemático que busca subsídios e fundamenta diagnósticos. Esses resultados são indispensáveis para a gestão na tomada de decisões e orientam as estratégias na busca permanente de melhoria da qualidade institucional, incidindo sobre sujeitos, processos, fluxos e estruturas.

O processo avaliativo visa garantir que o planejamento seja cada vez mais eficiente e eficaz, por meio da identificação de potencialidades e de oportunidades de melhoria, orientando diretrizes e critérios para a definição de políticas institucionais.

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