No dia 6 de março, o curso de Fisioterapia organizou a capacitação intitulada Insuficiência Respiratória Aguda na ELA e na DPOC: Detecção Precoce e Protocolo de Suporte Básico de Vida. Os palestrantes foram o enfermeiro-chefe do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz (HSC), Anderson Barreto de Moraes, e a professora Dulciane Nunes Paiva. A capacitação foi teórico-prática, abordando os suportes ventilatório e de oxigenação na IRA e o protocolo de Parada Cardiorrespiratória. Estagiários dos três campos de estágios curriculares em Fisioterapia (Saúde Coletiva, Ambulatorial e Hospitalar) foram o público-alvo, além de fisioterapeutas e enfermeiros residentes do HSC, docentes fisioterapeutas e acadêmicos do curso de Enfermagem, também da Unisc.

A iniciativa objetivou a maior preparação na formação acadêmica em saúde para algumas situações de emergência, uma vez que pacientes com diferentes diagnósticos de patologias respiratórias e neuromusculares são assistidos em seus campos de prática, além de proporcionar ações conjuntas entre os estagiários dos três níveis de atenção em saúde da Fisioterapia e outras profissões, em especial a Enfermagem.

Disciplina: Prevenção em Saúde II
Dia 22/10 (turno noite)
Tema: "Prática em Ginástica Laboral"
Convidada: Ana Carolina Franceschette (Profissional de Educação Física - SESMT HSC)
Curso: Fisioterapia (possui acadêmicos do curso de Educação Física)
Docentes vinculados a disciplina: Éboni Marília Reuter e Patrícia Oliveira Roveda.
Docente que organizou e executou a atividade: Éboni Marília Reuter

Disciplina: Saúde Pública
Dia 17/10 (turno noite)
Tema: "Sistema Único de Saúde: sabendo mais sobre a estrutura e a gestão".
Convidado: - Ramon Schwengber (Fisioterapeuta e Secretário Municipal de Saúde - Venâncio Aires).
Curso: Biomedicina e Fisioterapia. (possui acadêmicos dos cursos de Farmácia e Serviço Social).
Docentes vinculados a disciplina: Éboni Marília Reuter

Disciplina: Bioética e Ética Profissional em Fisioterapia
Dia 23/10: Roda de conversa "Conflitos éticos na pesquisa: quais as discussões na atualidade?".
Convidada: Andreia Rosane de Moura Valim (UNISC).
Curso: Fisioterapia
Docentes vinculados a disciplina: Éboni Marília Reuter, Andrea Lúcia Gonçalves da Silva e Dulciane Nunes Paiva.
Docente que organizou e executou a atividade: Éboni Marília Reuter

Defesa de Tese

No dia 24 de julho a professora Patrícia Oliveira Roveda, do Departamento de Educação Física e Saúde / Curso de Fisioterapia fez a defesa de sua tese de doutoramento no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM intitulada “Professor Orientador de Estágio Curricular da Área da Saúde: Trajetória Profissional e Modos De Atuação”.

A referida pesquisa foi orientada pela Professora Dra. Silvia Maria de Aguiar Isaia e coorientada pela Professora Dra. Hedioneia Maria Foletto Pivetta, ambas da UFSM. Objetivou averiguar a relação entre a trajetória profissional e a configuração dos estágios curriculares supervisionados nos modos de atuação docente em sete cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional).

A banca examinadora foi multidisciplinar composta pelo Professor Dr. Fisioterapeuta Luiz Fernando Calage Alvarenga da UFRGS, pela Professora Dra. Enfermeira Mara Regina Teixeira Marchiori da UFN, pela Professora Dra. Psiquiatra Mirian Barbosa e pela Professora Dra. Pedagoga Ana Carla Powaczuk da UFSM o que possibilitou diferentes olhares sobre o estudo bastante elogiado pela relevância do tema e composição da escrita articulada, além dos desfechos encontrados e desenvolvidos.