No dia 6 de março, o curso de Fisioterapia organizou a capacitação intitulada Insuficiência Respiratória Aguda na ELA e na DPOC: Detecção Precoce e Protocolo de Suporte Básico de Vida. Os palestrantes foram o enfermeiro-chefe do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz (HSC), Anderson Barreto de Moraes, e a professora Dulciane Nunes Paiva. A capacitação foi teórico-prática, abordando os suportes ventilatório e de oxigenação na IRA e o protocolo de Parada Cardiorrespiratória. Estagiários dos três campos de estágios curriculares em Fisioterapia (Saúde Coletiva, Ambulatorial e Hospitalar) foram o público-alvo, além de fisioterapeutas e enfermeiros residentes do HSC, docentes fisioterapeutas e acadêmicos do curso de Enfermagem, também da Unisc.
A iniciativa objetivou a maior preparação na formação acadêmica em saúde para algumas situações de emergência, uma vez que pacientes com diferentes diagnósticos de patologias respiratórias e neuromusculares são assistidos em seus campos de prática, além de proporcionar ações conjuntas entre os estagiários dos três níveis de atenção em saúde da Fisioterapia e outras profissões, em especial a Enfermagem.
Defesa de Tese
No dia 24 de julho a professora Patrícia Oliveira Roveda, do Departamento de Educação Física e Saúde / Curso de Fisioterapia fez a defesa de sua tese de doutoramento no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM intitulada “Professor Orientador de Estágio Curricular da Área da Saúde: Trajetória Profissional e Modos De Atuação”.
A referida pesquisa foi orientada pela Professora Dra. Silvia Maria de Aguiar Isaia e coorientada pela Professora Dra. Hedioneia Maria Foletto Pivetta, ambas da UFSM. Objetivou averiguar a relação entre a trajetória profissional e a configuração dos estágios curriculares supervisionados nos modos de atuação docente em sete cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional).
A banca examinadora foi multidisciplinar composta pelo Professor Dr. Fisioterapeuta Luiz Fernando Calage Alvarenga da UFRGS, pela Professora Dra. Enfermeira Mara Regina Teixeira Marchiori da UFN, pela Professora Dra. Psiquiatra Mirian Barbosa e pela Professora Dra. Pedagoga Ana Carla Powaczuk da UFSM o que possibilitou diferentes olhares sobre o estudo bastante elogiado pela relevância do tema e composição da escrita articulada, além dos desfechos encontrados e desenvolvidos.