AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Ementa

Trabalho nas Organizações; A relação entre tecnologia e trabalho; Fundamentos da Gestão do Conhecimento; Aprendizagem nas Organizações; Noção de Competências; Tipos de competências: individuais, gerenciais e organizacionais; Gestão de Competências; Culturas e Valores Organizacionais na Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual e Gestão de Competências; Inteligência Organizacional e competitividade. Estudo dos conceitos de inovação, seus reflexos estratégicos em relação ao desempenho das firmas e suas aplicações no mundo corporativo. Discussão de modelos de gestão para desenvolvimento da capacidade inovadora no ambiente empresarial.

Estudo de conceitos relacionados à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, com abordagens baseadas em Modelos e Criatividade para promover o processo de descoberta do conhecimento e de mudanças.

 

Bibliografia

BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade Social e Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2013. 

BATISTA, E. O. Sistemas de Informação: O Uso Consciente da Tecnologia para o Gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2008. 

BAUER, R. Gestão da Mudança, Caos e Complexidade nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2009. (Livro Eletrônico)

BESANT, J.; TIDD J. Inovação em Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman 2009.

BROWN, Tim et al. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHRISTENSEN, M. C.. O Dilema da Inovação. São Paulo: M.Books, 2012. 

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2012. 234 p. ISBN 9788520346990.

MAGGI, Bruno; DWYER, Tom; CARUSO, Luiz Antonio Cruz. Trabalho, tecnologia e organização. São Paulo: Blucher, 2007. 100 p. ISBN 9788521204220.

MATOS, A. C. M. Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2014. 

MENU PRINCIPAL