O evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades online e presenciais

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro será realizada a XV Jornada Acadêmica do Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades online e presenciais, no Auditório do Memorial e no bloco 10 na Unisc. As inscrições para ouvintes-dialogantes seguem até o próximo dia 20. O tema deste ano é “A educação que temos e a educação que queremos: da Educação Básica à pesquisa acadêmica”.

A Jornada tem como objetivos socializar e discutir com a comunidade as pesquisas e reflexões desenvolvidas junto ao PPGEdu, bem como de intelectuais no campo das ciências humanas e educação. Ainda, promover debates de questões emergentes no campo da pesquisa em educação e em ciências humanas; debater a respeito do processo formativo de pesquisadores da área da educação, desde a Educação Básica à pesquisa acadêmica.

Para mais informações como inscrições acesse o perfil no Instagram @discentes_ppgedu ou entre em contato pelo e-mail discentesppgedu.unisc@gmail.com

28/09 - Quinta-feira - Auditório do Memorial da Unisc

18 horas – Momento Cultural com Grupo de Pesquisa Escuta Poética/UFRGS. Piá Brincante.

19 horas – Recepção com presença das representantes discentes (Carina dos Santos e Ana Maria de Pinho) e coordenação do PPGEdu (Sandra Richter).

19h15 - Mesa de discussão com o professor Ricardo Boklis Golbspan (UFRGS). Tema: “A relação entre público e privado: da educação básica à pesquisa acadêmica”

20h30 – Debate e perguntas.

21h30 – Encerramento

29/09 - Sexta-feira (manhã) - bloco 10 da Unisc

08h30 – Apresentação de Trabalhos

Eixos temáticos:

Eixo 1 - Linguagem, Experiência Intercultural e Educação.

Eixo 2 - Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.

Eixo 3 - Educação, Trabalho e Emancipação.

11h30 - Encerramento.

Tarde e noite - Auditório do Memorial da Unisc

13h30 - Mesa com Egressos. Pensar a educação que queremos. Ações Afirmativas.

Egressos convidados: Maria Cristina Graeff Wernz, Gisele Dhein, Falconiere Leone Bezerra de Oliveira.

16h30 – Encerramento

19 horas – Recepção com representante discente (Carina dos Santos, Ana Maria de Pinho).

19h15 - Mesa de discussão com Daianny Madalena Costa (UNISINOS); Cristianne Maria Famer Rocha (UFRGS) e Olga Lucía Reyes Ramírez (Universidad de La Sabana). Tema: “A educação que temos e a educação que queremos: da Educação Básica à pesquisa acadêmica”

20h30 - Debates e perguntas

21h30 - Encerramento.

30/09 - Sábado (manhã)

08h30 – Oficinas - Práticas educativas:

- Turma do Xadrez, com a professora e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Elisete Maria Groff. Local: bloco 10 da Unisc

- Leitura e produção de textos nos anos iniciais do EF, com o professor e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Rodrigo Luiz Barelo. Local: bloco 10 da Unisc

- Ateliê gastronômico, com a professora e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Cibele Rohers da Silva. Local: bloco 10 da Unisc

- Biodança, Arte e Educação, com a professora e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ana Maria Melo de Pinho e oprofessor e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Jeferson Diogo de Oliveira Santos. Local: Memorial da Unisc

10 horas - Círculo de Cultura (compartilhar as experiências das oficinas).

11h30 – Encerramento