Pesquisa

Anualmente a DPPSS lança edital para bolsas de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio, dos Programas Institucionais CNPq e Fapergs - Edital PIBIC-Ensino Médio/CNPq.

O edital é aprovado no Conselho Acadêmico - CONAC e segue o Cronograma das Atividades de Extensão, de Pesquisa e de Inovação.

Edital Nº 07/2022 - PIBIC Ensino Médio CNPq Edital Nº 06/2023 - PIBIC Ensino Médio CNPq

Edital Nº 07/2022 - PIBIC Ensino Médio CNPq Aditivo 1 ao Edital 06/2023 - PIBIC Ensino Médio CNPqPIBIC Ensino Médio CNPq

Vigência: 12 meses

Carga horária: 8 horas semanais

Remuneração: R$ 300,00 mensais (conforme tabela de valores CNPq)

A indicação do bolsista é realizada pelo docente orientador por e-mail (pesquisa@unisc.br), após a confirmação da cota. Abaixo os arquivos a serem enviados.

Arquivos:

1. Ficha de Indicação do Bolsista Selecionado
  2. Histórico escolar e comprovante de frequência do ano em curso, fornecido pela Secretaria da Escola.
  3. Cópia do CPF e RG do aluno.
  4. Termo de Sigilo Bolsista
  5. PDF do Currículo Lattes do aluno (gerado e publicado na Plataforma Lattes - www.cnpq.br)
    OBS.: O aluno deve ter conta corrente no Banco do Brasil (não pode ser conta poupança e nem conta conjunta).

Após a análise da DPPSS, o aluno é cadastrado na Plataforma Carlos Chagas.

O bolsista receberá um e-mail automático para aceitar o termo de concessão e informar os dados bancários.

O bolsista deverá aceitar o termo da bolsa até o dia 15 do mês corrente (mês da indicação), para a bolsa ser ativada e o pagamento ser realizado até o 10º dia útil do mês seguinte.

O docente comunica a DPPSS sobre a substituição do bolsista através do e-mail pesquisa@unisc.br

A DPPSS orienta o docente em relação aos prazos para nova indicação. O docente consulta na aba "Indicação do bolsista - Documentação", os documentos a serem preenchidos e necessários para o novo bolsista.

O bolsista que está se desvinculando da bolsa deverá entregar relatório, independente de quantos meses atuou na bolsa. Ver roteiro na aba “Entrega de Relatório”.

A vigência das bolsas é de 12 meses, tendo início em setembro do ano corrente e finalizando no mês de agosto do ano seguinte.

Após o término da bolsa (agosto) o aluno tem 30 dias para fazer a entrega do relatório ao orientador, conforme roteiro abaixo.

O docente encaminha o Relatório do Bolsista para o e-mail pesquisa@unisc.br.

Após análise da DPPSS, o relatório é avaliado pelo Comitê Científico Unisc.

Finalizando a avaliação, o docente recebe o parecer do Comitê.

O atestado do aluno poderá ser solicitado à DPPSS.

Arquivo:

Roteiro para elaboração do relatório