Atividade envolveu alunas do Curso de Pedagogia

Na disciplina de Docência e Ciências Humanas nos Anos Iniciais, do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), estudantes contaram a história da boneca africana "Abayomi" por meio de vídeo com animação de recortes. A ideia surgiu após um desafio do professor Rudimar Serpa de Abreu às alunas Mylena Eduarda Vogt Stuelp, Gabriela Santos de Oliveira, Vanessa Gisele Rutsatz, Mariana Pimentel Fischer e Camila Stankievicz da Rosa.

Segundo o professor, a proposta foi criada após estudos e seminários sobre a cultura afro e afro-brasileira, com intuito de construir um um objeto de aprendizagem para trabalhar com os alunos. Para isso, pesquisaram sobre a boneca Abayomi. “A boneca africana Abayomi é uma criação artesanal originária do Brasil. Essa boneca tem uma história especial por trás de seu nome, que significa "alegria" em Yoruba, uma língua africana. A boneca Abayomi foi criada durante o período da escravidão no Brasil como uma forma de resistência e afirmação da identidade negra”, explica o professor.

A técnica usada para criação do vídeo, animação de recortes, é uma metodologia envolvente e divertida que pode despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. “Além disso, ela estimula habilidades cognitivas, criativas e sociais. Os professores podem adaptar essa metodologia de acordo com os objetivos de aprendizagem e conteúdos curriculares, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, complementa.

Saiba mais

Durante a época da escravidão, as mulheres escravizadas não tinham acesso a brinquedos para as crianças. Então, elas usavam panos velhos para criar bonecas simples, sem costura, que poderiam ser facilmente escondidas dos olhos dos senhores de escravos. Essas bonecas eram feitas com nós e amarradas com cuidado para formar a estrutura do corpo.

A tradição da boneca Abayomi foi resgatada nos anos 1990 e ganhou reconhecimento como símbolo de resistência e empoderamento feminino negro. Hoje em dia, a boneca Abayomi é usada como uma forma de valorizar a cultura afro-brasileira, ensinar sobre a história da escravidão e promover a autoestima e identidade das crianças negras.

A confecção das bonecas Abayomi geralmente é realizada com tecidos coloridos, e o método de amarração dos nós é utilizado para formar o corpo. Essa técnica simples permite que as crianças também criem as próprias bonecas, promovendo a criatividade e a conexão com a cultura africana.

Fotos:Divulgação Unisc

gravaçãodovídeo