Evento discute as transformações digitais no âmbito da gestão pública e promoverá minicursos gratuitos para servidores públicos

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é a anfitriã do XII Congresso Internacional de Direito Administrativo, evento que começou nesta quarta-feira, 8, e encerra nesta sexta-feira, 10. São oito painéis com 30 palestrantes internacionais de oito diferentes países e 20 palestrantes nacionais de diferentes Estados do Brasil, seguindo a temática "Administração Pública, Inovação Tecnológica e Política Pública". Além disso, é oferecido um curso de formação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos intitulado “Encontro Nacional de Contratação Pública e Licitações no Âmbito Municipal”

A abertura, na noite desta quarta, reuniu diversos palestrantes do país e de fora dele, além de estudantes, professores da Unisc e profissionais da área. Na fala inicial, o reitor da Universidade, Rafael Frederico Henn, não deixou de enaltecer a importância do Congresso para a Instituição e para Santa Cruz do Sul. “Este evento tem parceria com a PUC do Paraná, por intermédio do professor Emerson Gabardo, uma Universidade comunitária, assim como nós. A Universidade Comunitária é um modelo forte no Sul do país, em que a maioria delas surgiu após os anseios da comunidade em que estão inseridas, com a finalidade de atender essas comunidades com ensino, pesquisa, extensão e inovação. Fazemos isso e nos sentimos honrados em sediar e participar de um evento como esse que evidencia o caráter comunitário.”

Também na abertura, falou a presidente da Associação Internacional de Direito Administrativo, Teresita Rendón Huerta Barrera. Ela agradeceu o apoio da Unisc e evidenciou o caráter comunitário. “Uma Universidade admirável tanto na cultura como no ensino, pesquisa e extensão. Quero expressar meu reconhecimento, não só por abrir suas portas, mas também pelo empenho na realização do evento, em especial à professora Caroline Müller Bitencourt.”

E foi a professora Caroline, coordenadora do evento, que anunciou a abertura oficial do evento. “Que tenhamos uma sociedade mais inclusiva, democrática, que respeita os direitos humanos e concretiza políticas públicas. O Congresso não é só um espaço acadêmico, mas compartilhamento de vivências e espero que esses dias sejam também de transformação nas nossas relações pessoais.”

Também estiveram presentes na abertura, o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul e egresso do Curso de Direito da Unisc, Elstor Desbessell; o secretário de Planejamento e Governança de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari; o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Unisc, Luiz Egon Richter; o subcoordenador do Curso de Direito da Unisc em Santa Cruz do Sul, Cássio Arend; e o coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito, André Viana Custódio.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

geraldireito

Cássio Arend, Caroline Müller Bitencourt, Teresita Rendón Huerta Barrera, Elstor Desbessell, Rafael Henn, Everton Oltramari, Luiz Egon Richter e André Viana Custódio

geraldireito1