Doação foi feita pela empresa Cristallux

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a doação de um painel de iluminação da empresa Cristallux, especializada em soluções de iluminação artificial. O equipamento, que possui diferentes tipos de luminárias e lâmpadas de LED, será utilizado para fins de estudos e pesquisas sobre iluminação artificial no Laboratório de Conforto Ambiental da Instituição, servindo de apoio para as aulas das disciplinas do curso.

O painel de iluminação doado foi entregue pelos funcionários da Cristallux, que apresentaram e explicaram o funcionamento do equipamento para todos os presentes. O recebimento foi feito pelo professor Cícero Corrêa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com a subcoordenadora do curso, Alessandra Gobbi Santos, professores, Diretório Acadêmico e os estudantes do curso.

A ideia da doação surgiu a partir do contato da empresa Cristallux com a coordenação do Curso de Arquitetura no final do ano de 2023, onde foi exposta a importância do estudo de elementos de iluminação natural para o estudante. A partir daí, a bolsista do Laboratório de Conforto Ambiental, Pietra Borges Christmann, realizou medições e detalhou as necessidades para a empresa, que se dispôs a fazer a doação do painel de iluminação.

O professor Cícero explica que o painel de iluminação é um recurso didático que vai auxiliar os alunos a compreenderem melhor os conceitos e as técnicas de iluminação artificial, que são fundamentais para o projeto de arquitetura. “Com o painel, podemos demonstrar na prática as diferentes especificações de lâmpadas de LED e luminárias, que um profissional da área pode utilizar em seus projetos, como a temperatura de cor, o índice de reprodução de cor, o fluxo luminoso, a eficiência energética, entre outros”, diz.

O coordenador também ressalta que a doação do painel é fruto de uma parceria entre a Unisc e a empresa Cristallux, que visa colaborar com a aprendizagem dos estudantes. “A intenção é costurar novas parcerias com a empresa e o curso que possam beneficiar a formação dos nossos alunos”, afirma.

O painel de iluminação já está instalado no Laboratório de Conforto Ambiental, que fica no bloco 52 da Unisc, e está disponível para uso dos professores e alunos do curso.

20240229 185047

20240229 190529