Alunos chegam no sábado para participarem de experiências acadêmicas e interculturais

Entre os dias 27 de fevereiro a 10 de março, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza a III International School. O Programa é uma iniciativa da Assessoria Internacional da Unisc e tem como objetivos atrair estudantes de universidades estrangeiras parceiras, promover experiências acadêmicas e interculturais, entre outros. Esta edição terá a participação de 21 estudantes estrangeiros vindos da Alemanha, Colômbia, Equador, Peru, Polônia e República Tcheca.

Foto: Estudantes que estiveram na edição anterior

international DivulgaçãoUnisc

Como a interação cultural é um dos pontos importantes do programa, todos os estrangeiros terão uma experiência com uma família de acolhida. A Assessoria Internacional buscou e recebeu cadastro de famílias dispostas a viver essa experiência e acolher estudantes do programa. São 18 famílias que irão acolher, pela primeira vez, um estrangeiro.  "A Unisc é muito grata a todas as famílias que estão fazendo parte do programa e abrindo sua casa ao mundo para acolher, de forma gratuita, estrangeiros da III International School", destaca a coordenadora da Assessoria Internacional, Cristiana Mueller.

Saiba mais

A estrutura do programa é toda gerenciada pela Assessoria Internacional que divulga a oportunidade às universidades parceiras. Estas, selecionam os alunos conforme requisitos específicos e, nomeiam os estudantes, que podem ser de qualquer curso.

O tema central desta edição é interdisciplinar e por isso permite a participação de alunos de diferentes áreas. O foco é sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que as atividades buscam relacionar a um ou mais dos ODS, bem como interação em projetos e visitas a empresas locais.

Todas as atividades serão realizadas em língua inglesa por professores e colaboradores da Unisc engajados com a internacionalização e com os ODS. A língua foi escolhida para permitir o acolhimento de alunos de qualquer parceira da Unisc.

Programação

Os estudantes vão participar de uma programação intensa. Entre elas tour pela Unisc; workshop de Português; oficinas de sabonete, gastronomia, Português, extração de DNA; palestras sobre empreendedorismo e marketing; tour por Santa Cruz do Sul; visitas à fábrica de cerveja da Heilig, Imply, JTI e Parque da Gruta; atividade cultural no CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz; além de outras atividades.