A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas, até o próximo dia 9, para o curso "Mitologia Pessoal e Psicologia Junguiana: uma experiência através da Arteterapia". Podem ser feitas pelo site unisc.br, aba Ensino, em seguida, Cursos de Curta Duração, ou na Central de Atendimento no bloco 1.

A aula vai refletir, de maneira introdutória, sobre a importância das narrativas mitológicas e do contato pessoal com a mitologia, a partir dos recursos de intervenção da Arteterapia e Arte-educação, para o desenvolvimento humano e o processo de individuação. Vai ocorrer no próximo dia 23, das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas na Unisc, campus de Santa Cruz do Sul.

Na programação, introdução aos conceitos de mitologia, narrativas mitológicas, arquétipos e símbolos a partir da perspectiva da psicologia Junguiana e Joseph Campbell; definição e conceito de mito como narrativa simbólica, ritualística e ancestral, referente aos grandes temas humanos e desafios existenciais; função e poder do Mito; a jornada do herói e suas etapas; o processo criativo e a produção artística na construção do mito pessoal no processo de individuação (criatividade, intuição, emoções, percepção, simbolização, imaginação, consciência e inconsciente (pessoal e coletivo).

O curso será ministrado por Ana Maria Melo de Pinho, psicóloga, doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da  Unisc, mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Arteterapia pela Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires (UNA).

curta Duracao 2024 Mitologia Pessoal e Psicologia Junguiana