Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Ceder) da Universidade de Los Lagos (ULagos) e o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançaram o livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile”.  O lançamento ocorre em decorrência de trabalhos colaborativos entre as duas Universidades.

O texto foi editado pelo pesquisador do Ceder, Marcel Thezá Manríquez; pela pesquisadora da Universidade do Chile, Daniella Gac Jiménez; e pelos pesquisadores da Unisc, professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Cidonea Machado Deponti no âmbito do acordo de colaboração entre a Universidade de Los Lagos e a Universidade de Santa Cruz do Sul, em vigor desde 1997.

Marcel Thezá explicou que o livro é um dos resultados frutíferos obtidos no âmbito do projeto de cooperação: "Políticas Públicas, Novos Arranjos Institucionais e Participação Social: Um estudo comparativo das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e no Chile", apoiado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito da Chamada Fapergs/Capes 06/2018, Programa de Pós-Graduação Internacionalização no Rio Grande do Sul, promovida em 2018.

“Este projeto envolveu também a realização de diversas atividades como intercâmbio de professores e estudantes, promoção de eventos científicos, realização de missões de trabalho, preparação e apresentação conjunta de projetos de investigação e publicações científicas. Estas atividades têm contribuído para o aprofundamento e consolidação das relações de cooperação e associação existentes entre a Unisc e a ULagos”, afirmou Thezá.

O livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile” pode ser baixado gratuitamente através do link (clique aqui).

*Com informações da assessoria de imprensa de ULagos

DSC 0403 scaled 1

Professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Marcel Thezá Manríquez