A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Capão da Canoa, firmou um termo de parceria com a Químea Soluções Ambientais para coleta/recebimento de resíduos eletrônicos. O material poderá ser descartado em um ecoponto dentro da universidade.

No ecoponto poderão ser descartados teclados, mouses, celulares e acessórios, fios e cabos de força, drives, MP3, placas, fontes, memórias, disco rígido, conectores, cooler, estabilizadores, Cds e DVDs, pen drives, caixas de som, disquetes, modem e demais resíduos eletrônicos (televisor, micro-ondas, liquidificador etc.) e de telefonia.

Segundo a coordenadora do campus de Capão, Sandra Santos, a ideia surgiu visando a destinação ambientalmente correta desses resíduos, pois quando a vida útil desses produtos chega ao fim, esses mesmos elementos podem representar sérios riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente se não forem descartados adequadamente. “Os materiais que não puderem ser reaproveitados devem ser descartados com segurança, em espaços preparados e devidamente regularizados para esse tipo de descarte, evitando a contaminação do solo e da água. É importante ressaltar que esse tipo de resíduo não deve ser descartado em lixeiras comuns ­ou embrulhar em jornais ou plástico.”