Na manhã dessa terça-feira, 2, ocorreu o primeiro encontro do evento SOS Redação – De olho no Enem, no auditório do Colégio Bom Jesus. No total, mais de 330 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de escolas de Venâncio Aires, Mato Leitão e Vale Verde participaram da atividade que teve realização do Na Pilha!, Folha do Mate e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires. O objetivo da ação foi levar mais conhecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também, lançar o projeto da Unisc, o Aquece Enem.

A aula de redação, que é o foco do evento, foi ministrada pela professora Luana Schonarth, do Grupo Redação, que interagiu e compartilhou dicas e caraterísticas da prova. “Mais do que falar sobre um texto dissertativo-argumentativo, é preciso entender quem é o redator, vocês, que farão a  prova em novembro”, afirma. Ela explicou os caminhos para facilitar e conseguir uma boa nota dos avaliadores da prova e, principalmente no que pode ser usada a nota do Enem, como em oportunidades como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A coordenadora do campus da Unisc de Venâncio Aires, Andréia Haas, destacou que o intuito da universidade na realização do evento, é de divulgar o exame e o período de inscrições, que inicia no dia 5 de junho. “O Enem é uma oportunidade ímpar, queremos conscientizar para que o máximo de alunos façam a prova que abre muitos caminhos.”

Na noite de terça, ocorreu ainda o segundo encontro do evento, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem. A aula foi destinada para os alunos do Ensino Médio do CAJ.

Aquece Enem

Durante o evento ocorreu o lançamento do projeto Aquece Enem, uma ação pedagógica da Unisc que busca ajudar os alunos a identificarem as dificuldades e as corrigir para irem bem na prova. “No Aquece vamos trabalhar as disciplinas e com o evento focamos na redação, os aprendizados necessários para fazer o Enem”, afirma Andréia. As escolas já podem se inscrever para participar do projeto da Unisc.

Cíntia Andrade Gollmann, que atua no setor de Relacionamento da Unisc, explica que o Aquece Enem será um simulado on-line sobre todas as áreas da prova, que será aplicado em sala de aula, durante o mês de agosto. Após, será divulgado o gabarito e as correções das questões em vídeos gravados pelos professores da Unisc. Os resultados de cada escola serão avaliados pela equipe da Unisc e a instituição preparará uma palestra exclusiva para cada escola com base nas dificuldades apontadas pelo simulado. As palestras serão feitas nos meses de setembro e outubro, pelos professores da universidade e Totem Vestibulares.

A programação do projeto encerra no mês de novembro com dois grandes eventos. No dia 1º de novembro terá um aulão pré-Enem, no Auditório Central da Universidade, também com transmissão pelo YouTube. E no dia 14 de novembro ocorre o Viva Unisc, o maior evento da instituição para os alunos conhecerem a universidade, infraestrutura e os cursos oferecidos.

Texto e fotos: Luana Schweikart/Folha do Mate

napilha

napilhaAndreia

Coordenadora do campus da Unisc de Venâncio Aires, Andréia Haas