AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Este é o quarto ano que o evento ocorre. Todo ano novas temáticas e formatos são propostos

No último dia 24, no auditório Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), iniciaram as atividades da IV Semana de Inclusão e Acessibilidade da Unisc, por meio de duas rodas de conversas, organizada pelo Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) e Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação.  

A abertura ocorreu às 19 horas com as boas-vindas da professora e diretora de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica da Unisc, Giana Diesel Sebastiany e da coordenadora do NAAC, psicóloga Raquel Ribas Fialho. A atividade foi voltada para a comunidade acadêmica e externa, professores e gestores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A primeira roda intitulada “Caminhos da educação inclusiva: da escola até a pós-graduação” tiveram como convidados o pedagogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daverlan Dalla Lana; a bióloga e mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, Morgana Pereira da Costa; e como mediadora a educadora especial e intérprete de libras do NAAC, Keila Cavalheiro Oliveira. Os convidados relataram as histórias de vida e experiências profissionais sobre inclusão.

A segunda roda de conversa intitulada “Caminhos da educação inclusiva: acessibilidade, recursos e projetos” contou com a presença de Cleide Lovatto Pires, docente e coordenadora do projeto Escola Inclusiva da Unisc; de Patrícia Oliveira Roveda, docente e coordenadora do projeto Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação da Unisc; da psicopedagoga da APAE de Santa Cruz do Sul,  Deise Assman. Teve como mediadora a docente da Unisc Betina Hillesheim. As convidadas fizeram relatos e houve debate e interação entre os presentes sobre o que temos e o que precisamos ter para uma educação inclusiva de qualidade.

Para a professora Cleide Pires o evento foi uma experiência de potência amorosa, onde foi possível dizer, mas sobretudo ouvir o outro. “São oportunidades coletivas como esta, que nutrem possibilidades de continuar e reafirmam a importância da relação estreita entre comunidade e universidade.”

Para as acadêmicas e bolsistas do curso de Fisioterapia Thaine Fonseca e Andréia Port o momento proporcionou uma visão bem diferente da que se vê no cotidiano, porque a luta das pessoas com deficiência passa muitas vezes despercebida. “Foi possível perceber o quanto a inclusão e a educação transformam a vida das pessoas, dando autonomia e acima de tudo dignidade para as pessoas com deficiência.” 

Já para Keila foi um prazer poder mediar diálogos tão potentes e empoderados. “Ter duas falas tão verdadeiras e complexas certamente atingiu o objetivo do evento que era de promover, sensibilizar e dar voz para as pessoas com deficiência.”

Este é o quarto ano que a Semana de Inclusão e Acessibilidade – Viva a Diferença acontece. Todo ano novas temáticas e formatos são propostos. “A parceria entre setores e projetos na Unisc tem sido uma excelente experiência que propicia momentos únicos de trocas e aprendizados, experiências estas que são levadas para a vida pessoal e profissional dos estudantes, técnicos-administrativos, docentes e comunidade externa que participa”, comenta a professora Patrícia Roveda. 

 

Cuidar-se Inclusivo

Dentro das atividades da semana, ocorreu o evento Cuidar-se Inclusivo,  em que o NAAC junto do Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação realizaram as oficinas de promoção do bem-estar em parceria com os cursos da Nutrição, Estética e Cosmética, Odontologia, Comunicação Social, Fisioterapia e Gastronomia da Unisc. O evento foi alusivo ao Agosto Laranja, mês da Pessoa com Deficiência. 

Foram realizadas oficinas de relaxamento com meditação guiada, alongamento, automassagem, avaliação e orientações nutricionais, cuidados faciais, saúde bucal e de fotografia. Os seguintes funcionários, professores e estudantes da Unisc trabalharam nas oficinas: Nutrição com professora Fabiana Assmann Poll e estudantes Jaqueline Garmatz, Júlia Garcia, Eduarda Henn, Eduarda Magalhães, Carolina Shultze e Matheus Lamas; Estética e Cosmética e Fisioterapia com as professoras Paula Bianchetti e Patrícia Roveda com os estudantes Jonas Vogt, Júlia de Moraes, Eduarda Siqueira, Márcia da Silva e Djennifer da Rosa; Odontologia com a professora Sonia Hermes e estudantes Martina  Wingert e Jenniffer Paludo; Comunicação Social com os funcionários Victor de Castro,  Giancarlo Santorum e Ismael Flores Dias. 

O evento contou com a participação de intérpretes de libras, alunos da APAE de Santa Cruz do Sul, jovens aprendizes da Empresa Mercur e da Unisc totalizando em torno de 40 pessoas. Ao final da tarde aconteceu um momento integrador com um lanche coletivo e foi entregue um biscoito laranja como lembrança do momento, produzido pelo curso de gastronomia da Unisc.

MENU PRINCIPAL